You are here
Home > Bairros e Áreas de Roma > Aventino/Circo Máximo > Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor

Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor

Uma ótima pedida se você estiver em Roma nos fins de semana é ir até a feirinha do Mercato di Campagna Amica, uma espécie de farmers market, bem ali pertinho do Circo Máximo. A iniciativa é promovida e apoiada pela Coldiretti, associação que conta com 1,5 milhões de associados no setor da agricultura. Coldiretti está para Coltivatori Diretti (Cultivadores Diretos).

A ideia é promover os pequenos empresários do setor agrícola e comestíveis, para que os produtos sejam vendidos diretamente do produtor ao consumidor. Posso dizer que o mercado é uma gracinha, frequentado por muitos locais, famílias com crianças, mas também por muitos turistas.

mercado-em-roma

O mercado é coberto, mas tem um pátio na parte de trás que funciona um pouco como uma espécie de picnic urbano: a gente pode comprar os produtos nas barraquinhas, sentar, comer e beber num ambiente bem simples e descontraído.

mercado-em-roma-2

Além das barracas que vendem salames, queijos, azeite, pão, doces, sorvete italiano deliciooooso, tem uma pequena trattoria que vende um almoço completo por 6 euros (um prato de comida e água). Com mais 1 euro é possível pedir também um copo de vinho. A cada semana a trattoria muda, então a gente sempre prova comidas e modos de cozinhar diferentes.

mercado-em-roma-3
Olhem como esse grupo de franceses está bem descontraído e soltinho… depois de váriossss copos de vinho! O ambiente é mesmo bem informal.

Com o fato que há esse pátio externo fechado, o lugar é escolhido por famílias com crianças, como a minha, porque os pequenos podem brincar em um ambiente bem seguro.

mercado-em-roma-4

A grande maioria dos produtores têm o maior prazer em contar um pouco sobre a fabricação do produto, sobre a sua empresa, enfim… existe uma interação direta entre as duas pontas da cadeia de distribuição curta, ou seja, entre produtor e consumidor. Algo bem diferente do que acontece nos normais supermercados e até feiras de bairro. Mesmo que em algumas feiras já encontremos barracas de frutas, verduras e até de ovos de galinha, que são de cooperativas de produtores.

mercados-em-roma-5

Infelizmente fomos muito glutões e quando lembrei de tirar fotos, já havíamos consumido parte do que compramos. Mas nosso almoço foi praticamente feito de pão, queijos, salame, presunto, água, vinho e sorvete de sobremesa. Algumas pessoas em mesas próximas às nossas compraram cestinhos de morango para a sobremesa.

mercado-em-roma-6

Se você estiver em Roma durante um final de semana, dê uma passadinha lá. E para nossa sorte, quase ao lado do mercado tem uma filial de Cristalli di Zucchero, que nos últimos anos ganhou o título do melhor bar e patisserie de Roma. Vale muito a pena conferir.

mercados-de-roma-7

Endereço: Via di San Teodoro 74

Aberto aos sábados das 9 às 18h., e aos domingos das 9 às 16h. Em julho abre somente aos sábados e fecha no mês de agosto.

Como chegar: o meio mais rápido é pegar o metrô linha B e descer na parada Circo Máximo.

Nota: sendo uma feira, não há banheiros no local. A alternativa é usar o banheiro de um dos bares mais próximos. Saiba que alguns bares só fornecem a chave do banheiro se o cliente consumir pelo menos um cafezinho, que geralmente custa de 0,90 centavos a 1,20. 

Leia outros posts relacionados com dicas do que fazer nos arredores:

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com



Booking.com

Compre seus ingressos agora e pule a file!

Ingressos para o Coliseu, Museus Vaticanos, Galleria degli Uffizi e inúmeras atrações no mundo todo, sem ter que enfrentar filas.

Para mais ingressos, visite a página de ingressos do Roma Pra Você.

Similar Articles

2 thoughts on “Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor

  1. Adoro feiras e mercados e com esse post queria muito ir nesse que compra direto dos produtores, só que chegamos em Roma domingo a tarde e vamos embora sexta. Além desta feira vocês indicam outra bem legal e que não seja armadilha para turistas? Queremos comprar queijos, pães e azeites italianos

Deixe uma resposta

Top
Close