You are here
Home > Bairros e Áreas de Roma > Aventino/Circo Máximo > Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor

Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor

Uma ótima pedida se você estiver em Roma nos fins de semana é ir até a feirinha do Mercato di Campagna Amica, uma espécie de farmers market, bem ali pertinho do Circo Máximo. A iniciativa é promovida e apoiada pela Coldiretti, associação que conta com 1,5 milhões de associados no setor da agricultura. Coldiretti está para Coltivatori Diretti (Cultivadores Diretos).

A ideia é promover os pequenos empresários do setor agrícola e comestíveis, para que os produtos sejam vendidos diretamente do produtor ao consumidor. Posso dizer que o mercado é uma gracinha, frequentado por muitos locais, famílias com crianças, mas também por muitos turistas.

mercado-em-roma

O mercado é coberto, mas tem um pátio na parte de trás que funciona um pouco como uma espécie de picnic urbano: a gente pode comprar os produtos nas barraquinhas, sentar, comer e beber num ambiente bem simples e descontraído.

mercado-em-roma-2

Além das barracas que vendem salames, queijos, azeite, pão, doces, sorvete italiano deliciooooso, tem uma pequena trattoria que vende um almoço completo por 6 euros (um prato de comida e água). Com mais 1 euro é possível pedir também um copo de vinho. A cada semana a trattoria muda, então a gente sempre prova comidas e modos de cozinhar diferentes.

mercado-em-roma-3
Olhem como esse grupo de franceses está bem descontraído e soltinho… depois de váriossss copos de vinho! O ambiente é mesmo bem informal.

Com o fato que há esse pátio externo fechado, o lugar é escolhido por famílias com crianças, como a minha, porque os pequenos podem brincar em um ambiente bem seguro.

mercado-em-roma-4

A grande maioria dos produtores têm o maior prazer em contar um pouco sobre a fabricação do produto, sobre a sua empresa, enfim… existe uma interação direta entre as duas pontas da cadeia de distribuição curta, ou seja, entre produtor e consumidor. Algo bem diferente do que acontece nos normais supermercados e até feiras de bairro. Mesmo que em algumas feiras já encontremos barracas de frutas, verduras e até de ovos de galinha, que são de cooperativas de produtores.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

mercados-em-roma-5

Infelizmente fomos muito glutões e quando lembrei de tirar fotos, já havíamos consumido parte do que compramos. Mas nosso almoço foi praticamente feito de pão, queijos, salame, presunto, água, vinho e sorvete de sobremesa. Algumas pessoas em mesas próximas às nossas compraram cestinhos de morango para a sobremesa.

mercado-em-roma-6

Se você estiver em Roma durante um final de semana, dê uma passadinha lá. E para nossa sorte, quase ao lado do mercado tem uma filial de Cristalli di Zucchero, que nos últimos anos ganhou o título do melhor bar e patisserie de Roma. Vale muito a pena conferir.

mercados-de-roma-7

Endereço: Via di San Teodoro 74

Site: http://www.campagnamica.it/la-nostra-rete/mercato/mercato-di-campagna-amica-del-circo-massimo-di-roma/

Aberto aos sábados e domingos das 8 às 15h. Em julho abre somente aos sábados e fecha no mês de agosto.


Como chegar: o meio mais rápido é pegar o metrô linha B e descer na parada Circo Máximo.

Nota: sendo uma feira, não há banheiros no local. A alternativa é usar o banheiro de um dos bares mais próximos. Saiba que alguns bares só fornecem a chave do banheiro se o cliente consumir pelo menos um cafezinho, que geralmente custa de 0,90 centavos a 1,20. 


Leia outros posts relacionados com dicas do que fazer nos arredores:

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

16 thoughts on “Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor

  1. Adoro esses tipos de “Farmers Market” com produtos frescos de produtores locais! Melhor lugar para se fazer um delicioso pique-nique! Quando for a Roma, quero ir! Beijos xará!

  2. Lu, que maldade! Estou morrendo de vontade de comer salame italiano… Então, acho muito legal esses mercados que tentam diminuir os intermediários e aproximar o produtor ao consumidor final. Com certeza, são produtos com mais qualidade e mais “fresquinhos”. E essa ideia de poder comer ali a 7 euros (7 porque eu peço o vinho, rsrs) é maravilhosa, ainda mais mudando as trattorias. Acho que iria bater ponto ali toda semana, rsrs. Adorei, Lu

  3. Que show!!! Dou muito valor para mercado municipal e feiras de produtores local. Isso é trabalhar a sustentabilidade no Turismo. Como você disse, essa interação entre turista e comunidade não exitem em grandes mercados.

  4. Sou super fã desses farmers market! Degustar coisas locais e diferentes, curtir o ambiente etc Dica anotada pra quando eu voltar a Roma. Saudades da Itália, dos italianos e da comida =)

  5. Que delicia esse post! Amo Roma, mas nunca tive tempo de ir para um mercado aí. Acho que faria isso que ficasse mais dias e esivesse hospedada em um apartamento. Assim preparia a comida. Muito bom o texto, deu vontade de voltar <3

  6. Adoro feiras e mercados e com esse post queria muito ir nesse que compra direto dos produtores, só que chegamos em Roma domingo a tarde e vamos embora sexta. Além desta feira vocês indicam outra bem legal e que não seja armadilha para turistas? Queremos comprar queijos, pães e azeites italianos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top