You are here
Home > Bairros e Áreas de Roma > Aventino/Circo Máximo > Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor

Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor

Uma ótima pedida se você estiver em Roma nos fins de semana é ir até a feirinha do Mercato di Campagna Amica, uma espécie de farmers market, bem ali pertinho do Circo Máximo. A iniciativa é promovida e apoiada pela Coldiretti, associação que conta com 1,5 milhões de associados no setor da agricultura. Coldiretti está para Coltivatori Diretti (Cultivadores Diretos).

A ideia é promover os pequenos empresários do setor agrícola e comestíveis, para que os produtos sejam vendidos diretamente do produtor ao consumidor. Posso dizer que o mercado é uma gracinha, frequentado por muitos locais, famílias com crianças, mas também por muitos turistas.

mercado-em-roma

O mercado é coberto, mas tem um pátio na parte de trás que funciona um pouco como uma espécie de picnic urbano: a gente pode comprar os produtos nas barraquinhas, sentar, comer e beber num ambiente bem simples e descontraído.

mercado-em-roma-2

Além das barracas que vendem salames, queijos, azeite, pão, doces, sorvete italiano deliciooooso, tem uma pequena trattoria que vende um almoço completo por 6 euros (um prato de comida e água). Com mais 1 euro é possível pedir também um copo de vinho. A cada semana a trattoria muda, então a gente sempre prova comidas e modos de cozinhar diferentes.

mercado-em-roma-3
Olhem como esse grupo de franceses está bem descontraído e soltinho… depois de váriossss copos de vinho! O ambiente é mesmo bem informal.

Com o fato que há esse pátio externo fechado, o lugar é escolhido por famílias com crianças, como a minha, porque os pequenos podem brincar em um ambiente bem seguro.

mercado-em-roma-4

A grande maioria dos produtores têm o maior prazer em contar um pouco sobre a fabricação do produto, sobre a sua empresa, enfim… existe uma interação direta entre as duas pontas da cadeia de distribuição curta, ou seja, entre produtor e consumidor. Algo bem diferente do que acontece nos normais supermercados e até feiras de bairro. Mesmo que em algumas feiras já encontremos barracas de frutas, verduras e até de ovos de galinha, que são de cooperativas de produtores.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

mercados-em-roma-5

Infelizmente fomos muito glutões e quando lembrei de tirar fotos, já havíamos consumido parte do que compramos. Mas nosso almoço foi praticamente feito de pão, queijos, salame, presunto, água, vinho e sorvete de sobremesa. Algumas pessoas em mesas próximas às nossas compraram cestinhos de morango para a sobremesa.

mercado-em-roma-6

Se você estiver em Roma durante um final de semana, dê uma passadinha lá. E para nossa sorte, quase ao lado do mercado tem uma filial de Cristalli di Zucchero, que nos últimos anos ganhou o título do melhor bar e patisserie de Roma. Vale muito a pena conferir.

mercados-de-roma-7

Endereço: Via di San Teodoro 74

Site: http://www.campagnamica.it/la-nostra-rete/mercato/mercato-di-campagna-amica-del-circo-massimo-di-roma/

Aberto aos sábados e domingos das 8 às 15h. Em julho abre somente aos sábados e fecha no mês de agosto.


Como chegar: o meio mais rápido é pegar o metrô linha B e descer na parada Circo Máximo.

Nota: sendo uma feira, não há banheiros no local. A alternativa é usar o banheiro de um dos bares mais próximos. Saiba que alguns bares só fornecem a chave do banheiro se o cliente consumir pelo menos um cafezinho, que geralmente custa de 0,90 centavos a 1,20. 


Leia outros posts relacionados com dicas do que fazer nos arredores:

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.

 


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

16 thoughts on “Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor

  1. Adoro feiras e mercados e com esse post queria muito ir nesse que compra direto dos produtores, só que chegamos em Roma domingo a tarde e vamos embora sexta. Além desta feira vocês indicam outra bem legal e que não seja armadilha para turistas? Queremos comprar queijos, pães e azeites italianos

  2. Que delicia esse post! Amo Roma, mas nunca tive tempo de ir para um mercado aí. Acho que faria isso que ficasse mais dias e esivesse hospedada em um apartamento. Assim preparia a comida. Muito bom o texto, deu vontade de voltar <3

  3. Sou super fã desses farmers market! Degustar coisas locais e diferentes, curtir o ambiente etc Dica anotada pra quando eu voltar a Roma. Saudades da Itália, dos italianos e da comida =)

  4. Que show!!! Dou muito valor para mercado municipal e feiras de produtores local. Isso é trabalhar a sustentabilidade no Turismo. Como você disse, essa interação entre turista e comunidade não exitem em grandes mercados.

  5. Lu, que maldade! Estou morrendo de vontade de comer salame italiano… Então, acho muito legal esses mercados que tentam diminuir os intermediários e aproximar o produtor ao consumidor final. Com certeza, são produtos com mais qualidade e mais “fresquinhos”. E essa ideia de poder comer ali a 7 euros (7 porque eu peço o vinho, rsrs) é maravilhosa, ainda mais mudando as trattorias. Acho que iria bater ponto ali toda semana, rsrs. Adorei, Lu

  6. Adoro esses tipos de “Farmers Market” com produtos frescos de produtores locais! Melhor lugar para se fazer um delicioso pique-nique! Quando for a Roma, quero ir! Beijos xará!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top