You are here
Home > Atrações > 10 programas super interessantes perto do Coliseu

10 programas super interessantes perto do Coliseu

 tour guiado em roma 728x90

Conhecer o Coliseu, junto com o Fórum Romano e o Palatino, é uma das visitas mais fantásticas da capital italiana. Se depois de visitar o Coliseu, ou quem sabe antes, você quiser explorar mais a área nos arredores, saiba o que fazer e para onde ir. A seguir 10 programas super interessantes perto do Coliseu.


Ludus Magnus: as ruínas da escola de treinamento dos gladiadores

O Ludus Magnus é um pequeno sítio arqueológico ali bem do lado de fora do Coliseu. Infelizmente boa parte foi coberta pela asfaltagem da estrada e pelas construções no entorno.

 

O Ludus Magnus ou A Grande Escola de Treinamento dos Gladiadores era a sede principal de outras três academias existentes em Roma, onde eles se preparavam para as exibições na arena e sobreviver às feras!

O que vemos hoje são os restos de 14 cubículos de 20 metros quadrados. Segundo os arqueólogos não foram encontrados restos de camas ou móveis, o que faz deduzir que os gladiadores dormiam no chão.

perto-do-coliseu-2

As ruínas vieram à luz em 1937 durante a obra para a construção de um prédio, e em 1939 também foram encontrados os túneis que conduziam os gladiadores diretamente do Ludus Magnus ao Coliseu.

Todos aqueles que eram feridos nas lutas da arena também eram levados para lá!

Visita ao subterrâneo do Coliseu e ao terraço panorâmico


As casas romanas do Celio

O Celio é uma das antigas colinas sobre as quais Roma foi fundada, junto, por exemplo, com o Palatino e o Monte Capitólio.

Como tantas atrações, essas casas romanas foram descobertas “por acaso” durante a restauração da Basílica de São João e São Paulo. Coloquei o “por acaso” entre aspas porque sabemos que fazer escavações em uma área a menos de 500 metros do Coliseu significa encontrar com certeza alguma antiguidade.

perto-do-coliseu-4
Um dos afrescos que resistiram até os nossos dias. Foto: Lalupa. Wikimedia Commons de domínio público.

Pois bem, ali se encontra um conjunto de casas romanas do séc. II ao séc. IV d.C., as chamadas insulae romane. Eram as casas populares, o que nós hoje chamaríamos de prédio ou condomínio.

No total foram encontrados 20 casas, das quais 13 ainda possuem os afrescos antigos. As construções são de várias épocas, porém a mais antiga pressupõe-se que seja do ano 111 d.C.

perto-do-coliseu-5
Acho simplesmente emocionante imaginar que pessoas viveram nesse lugar há pelo menos 1500-1600 anos. Foto: Lalupa. Wikimedia Commons de domínio público.

Sucessivamente no final do século IV e durante o séc V d.C. essas casas foram compradas por um único proprietário, que as anexou à sua Domus (a “mansão” dos ricos e poderosos da época). Até que séc. V quase tudo foi enterrado para construir a Basílica e só veio à luz catorze séculos depois.

Case romane del Celio

Site: http://www.caseromane.it/it/

Endereço: Clivo di Scauro

Dias, horários e preço: Fecha às terças e quartas-feiras. Abre todos os outros dias, das 10 às 13h e das 15 às 18. Custa 8 euros e é grátis até 12 anos.


Visitar o claustro renascentista da faculdade de Engenharia

A faculdade de Engenharia da Universidade de Roma La Sapienza, ou para os locais La Sapienza, possui um lindo claustro renascentista conhecido como “Chiostro di San Pietro in Vincoli”.

perto-do-coliseu-6
Foto: Lalupa. Wikimedia Commons de domínio público.

Descobri esse claustro à época em que meu marido trabalhou no departamento de engenharia. Foi uma verdadeira surpresa encontrar um claustro medieval no pátio de uma universidade.

Conforme nos informa o site da Faculdade, o claustro foi provavelmente projetado pelo arquiteto florentino Giuliano Da Sangallo, um dos preferidos de Lorenzo de’ Medici, que foi seu mecenas. Ele possui um pórtico retangular e em cada lado há sete ou oito arcos sustentados por belos capitéis iônicos com o brasão da família nobre Della Rovere.

No centro do claustro também há um poço.

perto-do-coliseu-8
Foto: Lalupa. Wikimedia Commons de domínio público.

Nos dias de formatura, os engenheiros recém-formados costumam aproveitar o belo ambiente para tirar fotos. No verão o claustro hospeda concertos de música e outros eventos, como festivais cinematográficos ao ar livre.

Facoltà di Ingegneria Università La Sapienza

Site: http://www.ing.uniroma1.it/drupal/drupal/strutture/sale-del-chiostro

Endereço: Via Eudossiana 18.

O campus da Universidade abre de segunda à sextas das 8 às 19h, e aos sábados das 8 às 13h.


O Moisés de Michelangelo, na Basílica de San Pietro in Vincoli

Literalmente ao lado da faculdade de Engenharia da Sapienza se encontra a Basílica di San Pietro in Vincoli (trad. Livre: São Pedro Acorrentado).

moisés-de-michelangelo

Ela é uma das igrejas mais bonitas e pouco visitadas de Roma, apesar de possuir um tesouro inestimável: o Moisés de Michelangelo. Na minha humilde opinião, um dos mais belos trabalhos do gênio renascentista.

moises-michelangelo2

Bem pertinho do Coliseu, o Moisés de Michelangelo para ser admirado

Basílica di San Pietro in Vincoli

Endereço: Piazza di San Pietro in Vincoli, 4/a

Dias e Horários: Todos os dias. De Abril a Setembro, das 8 às 12:30 e das 15 às 19h – De Outubro a Março: das 8 às 12:30 e das 15 às 18h


Um café ou happy hour “rico” com vista deslumbrante para o Coliseu

Se seu orçamento não estiver apertado, uma boa opção é tomar um café ou um happy hour no terraço panorâmico do hotel cinco estrelas Palazzo Manfredi.

Se trata de uma oportunidade única de ver o Coliseu “do alto” e assistir ao calar da tarde tomando um prosecco nesse maravilhoso terraço, com vista para uma das sete maravilhas do mundo antigo é um super programa.

perto-do-coliseu-9
Foto: Divulgação

O único porém é que não dá para gastar menos de 10 euros em um café da manhã e nem menos de 15 euros em um happy hour.

Digamos que o “plus” da vista tem o seu preço.

Palazzo Manfredi

Site: http://www.palazzomanfredi.com/it/

Endereço: Via Labicana 125


Basílica de Santo Stefano Rotondo, a surpreendente igreja com planta redonda

A Basílica de Santo Stefano Rotondo não trai o seu nome. Não gostaria de dar uma informação errada, mas acredito ser uma das poucas e raras igrejas totalmente redondas (it.: rotonda) de Roma.

Mais um pequeno tesouro que descobri por pura curiosidade: tinha uma consulta médica no hospital San Giovanni (que fica praticamenteao lado) e vi um prédio meio medieval. Senti uma vibe “Ken Follett” e fui descobrir o que existia.

perto-do-coliseu-10
Foto: Pinterest

Para minha surpresa, vi esse lugar mágico onde eu era a única pessoa!

Ela foi construída no séc. V d.C. (440-460), atualmente pertence ao colégio pontifício germânico-hungárico e é a igreja nacional da Hungria em Roma.

Maravilhe-se você também com seus antiquíssimos afrescos.

Basilica di Santo Stefano Rotondo

Site: http://www.santo-stefano-rotondo.it/

Endereço: Via di Santo Stefano Rotondo 7

Dias e horários: Todos os dias. Das 10 às 13h e das 14:30 às 17:30


Bater perna no charmosíssimo Bairro Monti

Como gosto de dizer: Monti é o único bairro realmente pitoresco que pode concorrer com o Trastevere.

bairro-monti-roma-6

Não por acaso Woody Allen o escolheu como locação para o filme Para Roma com Amor. O bairro é de um charme único: prédios cobertos por caramanchões, vasinhos de plantas nas janelas e ótima gastronomia.

Ali há escolhas de comidas e bebidas para todos os gostos e bolsos, e acredito ser um bairro de Roma praticamente isento de pegadinhas contra turistas.

bairro-monti-roma-5

O bairro também hospeda nos finais de semana uma feirinha de moda artesanal super hype, o Mercato Monti. Caminhando pelas suas ruas também encontramos galerias de arte, brechós, perfumarias artesanais e muitos estilistas que fazem uma moda bem personalizada e super criativa.

Monti, o bairro pitoresco que pode destronar o Trastevere

Gastronomia em Monti: três ótimas opções na badalada Via Urbana

Gastronomia em Monti: La Vacca ‘Mbriaca


Fazer compras ou comer no farmers market no Circo Máximo

Aos sábados e domingos tem lugar um das melhores feirinhas diretamente do produtor ao consumidor: o Mercato di Campagna Amica. Além das barracas de feira, cujos produtores trazem tudo diretamente dos seus sítios e fazendas, nas várias barraquinhas é possível comprar e provar queijos, embutidos, azeite extravirgem puríssimo italiano, vinhos.

mercado-em-roma-6

Todos os finais de semana uma trattoria é convidada para pilotar o fogão, etão é possível comer um prato principal a partir de 6 euros.

Aqui em casa gostamos de comprar várias comidinhas (pão, verduras, queijos, salames, etc.) nas barracas, e acompanhado de um copo de vinho, fazemos o nosso “piquenique improvisado”, porque há mesinhas ao ar livre.

mercado-em-roma-3
Esse grupo de franceses comprou várias comidinhas, sentaram aqui (viram como é bem informal?) e se refastelaram.

Mercato di Campagna Amica

Via di San Teodoro 74

Aberto aos sábados das 9 às 18h., e aos domingos das 9 às 16h. Em julho abre somente aos sábados e fecha no mês de agosto.

Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor


Visitar a Domus Aurea, a Casa Dourada do Imperador Nero

A poucos passos do Coliseu se encontra a Domus Aurea, a Casa Dourada construída pelo imperador Nero. Suas paredes eram decoradas com folhas de ouro e ela ía mais ou menos do Palatino até chegar ao Esquilino, ou seja, até quase a Estação Termini.

Depois do seu suicídio, aos 30 anos, em 9 de junho de 68, os imperadores que o sucederam procuraram desaparecer com a memória histórica de Nero, o que chamamos comumente de danatio memoria.

perto-do-coliseu-11

Trajano enterrou completamente a Domus Aurea, e foi isso que fez com que ela permanecesse “selada” embaixo de toneladas de terra até o Renascimento.

Se não me falha a memória eu havia visitado a Domus Aurea em 2002 e logo depois ela ficou fechada durante anos. Voltou a reabrir e atualmente de segunda a sexta-feira existe um trabalho de restauração, e aos sábados e domingos as visitas estão abertas ao público. Por hora estão sendo vendido bilhetes até 31/12/2016, mas vamos cruzar os dedinhos para que em 2017 as visitas continuem sendo oferecidas.

perto-do-coliseu-12

Por isso retornei em novembro de 2016 e foi emocionante relembrar o que vi há tantos anos. As visitas são guiadas pelos arqueólogos que trabalham na restauração e é uma incrível viagem no tempo para salvar a Domus Aurea. E os arqueólogos também contam muitas curiosidades dos trabalhos de restauração.

Domus Aurea

Site: http://archeoroma.beniculturali.it/cantieredomusaurea/

Endereço: Via della Domus Aurea 1

Dias e horários: Sábados e Domingos das 9 às 17h. Ela ficou aberta durante 2015 e 2016, mas ainda não se sabe como será em 2017.


Uma refeição ou happy hour sabby chic no Caffè Propaganda

O Caffè Propaganda é um dos bistrôs (com bar) mais charmosos de Roma, ali bem pertinho do Coliseu.

caffe-propaganda-colosseo

O local abre a partir de meio-dia e só fecha após a meia-noite. O ambiente lembra um pouco a atmosfera dos cafés parisienses, com peças retrô e uma maravilhosa vitrine de macarons. Aliás o próprio local se define como “bistrô com cara e jeito parisiense”.

Então você pode passar por lá para um café, um lanche, uma refeição completa e, nos finais de semana, o brunch fica super cheio (aconselho reservar).

Caffè Propaganda

Site: http://www.caffepropaganda.it/

Via Claudia 15

Comer perto do Coliseu: Caffè Propaganda


Um mapa com todos os endereços. Você só tem que escolher o seu programa e curtir:

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa

A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comprar os produtos de várias seguradoras. Além de garantir o menor preço, o seu seguro pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Descontos de 5% para pagamentos à vista com boleto bancário. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não confie na sorte.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com

 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito.



Booking.com

Similar Articles

32 thoughts on “10 programas super interessantes perto do Coliseu

  1. Oi Lu, falou em arqueologia e história, já quero ir. E este seu post me deixou com mais vontade ainda. Um dos meus maiores desejos em Roma é visitar a Domus Aurea, porque vi muito sobre ela na faculdade aqui de história da arte e arqueologia. Fico imaginando como deve ser maravilhoso fazer a visita com os arqueólogos. Tomara mesmo que as visitas continuem. Adorei o post!!! beijos

    1. Virei “aloka” das visitas com arqueólogos, porque, realmente você sai de lá com uma aula e uma volta ao passado incríveis.
      Obrigada por comentar e beijo procê tb

  2. Nossa, pena só ler esse post agora, rssss, pois quando fomos a Roma, fomos ao Coliseu, mas não fomos na maioria destas atrações próximas. Fica a dica para uma próxima ida até lá. Valeu!

    1. E olha que eu me limitei a 10, porque quero fazer outro com as igrejas com subterrâneos e outras surpresas!
      Um abraço e obrigada por comentar,
      Luciana

  3. quanta coisa legal para fazer! normalmente o pessoal só fala do Coliseu, visita e vai embora…tem que aproveitar muito! adorei a Basílica di San Pietro in Vincoli!!

  4. Como disse o Luiz, Roma é uma cidade interminável mesmo. Tanta coisa para ver, fazer, sentir, provar. Entre essas suas sugestões, por exemplo, não conheço praticamente nada, apesar de ter assado quase uma semana na cidade. Shame on me… (ou um motivo mais para voltar, quem sabe!) 🙂

    1. Pois é. Saio de casa para recolher material para os posts e a lista nunca acaba.
      Obrigada por comentar,
      Luciana

  5. Olá Lu!!!! Não sei se este é o local adequado para minha pergunta (me desculpe se não for)… Gostaria de saber o que você acha de Roma em JUNHO? Seria muito calor / muitos turistas? Como seria uma comparação com MAIO? Poderia me ajudar? Obrigada!

    1. Junho tem bem mais turistas que Maio e é o “limite” do calor suportável. Mas é a partir de Julho é que, além de ser bem quente, a massa de turistas aumenta ainda mais.
      Não sei se fui clara, mas em caso de dúvidas, volte a perguntar.
      Abraços,
      Luciana

  6. Oi Luciana. Dá simplesmente para ir ao bar do hotel Palazzo Manfredi e tomar uma bebida para apreciar a vista, mesmo não sendo hóspede? Obrigada

  7. Olá, em maio estive em Roma e fui conhecer as Casas Romanas do Celio e a Basílica di Santo Stefano. Visitas imperdíveis!

Deixe uma resposta

Top
Close