Início Hospedagem Onde Ficar em Roma : Melhores Bairros + Mapas

Onde Ficar em Roma [2023]: Melhores Bairros + Mapas

Publicado em:

Onde ficar em Roma é uma das maiores dúvidas de quem visita a Cidade Eterna.

Como em toda cidade turística, há uma oferta enorme de lugares onde se hospedar em Roma, cidade com acomodação cara, nem sempre condizente com o número de estrelas oficialmente declaradas pelos hotéis.

Então a grande pergunta é: onde se hospedar em Roma com comodidade, perto das atrações, restaurantes e poder fazer (quase) tudo a pé? E, claro, com diárias a bom preço, melhor ainda!

Neste post há dicas certeiras sobre os bairros do centro de Roma, com a descrição de cada um (É bom? Fica perto dos pontos turísticos? É seguro?), e dicas de hotéis estratégicos para você, amigo(a) viajante.

Como quase todas as principais atrações estão no centro da cidade, as dicas que você lerá são para quem quer ficar no centro, mas aqui no blog também há dicas de hotéis a preços econômicos em bairros residenciais em outro post.

3 DICAS RÁPIDAS:

ONDE SE HOSPEDAR EM ROMA PERTO DOS PONTOS TURÍSTICOS

Como a maioria dos pontos turísticos estão espalhadas pelo centro histórico de Roma, os melhores bairros onde se hospedar em Roma e fazer tudo a pé são: Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza di Spagna:

  1. Hotel em Roma nos arredores da Fontana di Trevi. Dica: Relais Fontana di Trevi
  2. Hotel em Roma nos arredores do Pantheon. Dica: Hotel Adriano
  3. Hotel em Roma nos arredores da Piazza di Spagna. Dica: Hotel San Silvestro

onde ficar em roma

ONDE FICAR EM ROMA? DESCRIÇÃO DOS BAIRROS CENTRAIS

A seguir um índice com os tópicos divididos por bairros de Roma. Você só precisa clicar nos links para ir direto para o que mais interessa:

  • Onde ficar em Roma gastando pouco? Nos 3 bairros conhecidos como Bairro Termini: Esquilino, Castro Pretorio e San Lorenzo;
  • Hospedagem em Roma perto dos pontos turísticos? Nos bairros que formam o “miolo de Roma”: Fontana di Trevi, Piazza di Spagna e Pantheon;
  • Onde ficar em Roma em áreas residenciais perto do centro? Em San Giovanni: perto da Basílica de São João de Latrão;
  • Onde ficar em Roma em áreas mais elegantes e silenciosas? Bairros Sallustiano e Ludovisi perto da famosa Via Veneto;
  • Hospedagem em Roma em áreas pitorescas? Trastevere e Monti;
  • Onde ficar em Roma perto do Vaticano? No Bairro Prati: que conta com 3 linhas de metrô

Agora que já você ja leu o índice, vamos às explicações bem detalhadas sobre cada um dos bairros para hospedagem em Roma.

UM MAPA PARA ENTENDER OS BAIRROS DO CENTRO

onde ficar em roma

HOTÉIS PERTO DA ESTAÇÃO TERMINI: FICAR NO ESQUILINO, EM CASTRO PRETORIO OU EM SAN LORENZO?

A primeira coisa que você precisa saber ao escolher onde ficar em Roma é que na verdade não existe Bairro Termini.

Termini é o nome da maior estação de trens da Itália. De um lado da estação fica o bairro Esquilino e do outro lado o bairro Castro Pretorio. E, digamos que, “no rabinho” da estação fica San Lorenzo.

Entenda bem as diferenças, principalmente entre o Esquilino e Castro Pretorio, porque são fundamentais na hora de escolher um hotel em Roma perto da Estação Termini.

Entrada lateral da Estação Termini que dá para a Via Marsala

Esquilino: o lado “feinho” de Termini

Os hotéis mais baratos de Roma estão no Esquilino, no lado direito da estação (para quem a vê de frente). Área bem multiétnica, com inúmeras lojas de comerciantes chineses e indianos. E também um vai e vem frenético de turistas, a qualquer hora do dia e da noite.

Importante saber que, se a sua experiência de viagem é “conhecer a Europa com cara de Europa”, escolher um hotel em Termini definitivamente não é para você. Com certeza há lugares melhores onde ficar em Roma.

Ao meu ver, as ruas mais “problemáticas onde se hospedar em Roma” são aquelas que ficam coladas na Estação: Via Giovanni Giolitti e Via Marsala. O início da Via Giolitti é feio demaissss para ficar hospedado.

Mas ela vai melhorando da metade em diante, na altura da feira coberta do bairro.

Superado o estupor, esse lado de Termini é super animado: há fantásticos museus, igrejas antiquíssimas, bares, restaurantes, teatro com musicais, teatro para óperas e balés, um campus universitário. Também dá para chegar a pé no badalado bairro Monti e ir a pé até o Coliseu.

Leia também:

Onde fica o Esquilino? Clique aqui para ver no mapa do Google.

Na foto um dos quartos do Hotel Amalfi

A seguir uma seleção de hotéis no Esquilino:

Hotel Amalfi (3 estrelas) O Hotel Amalfi fica nos arredores da Basílica de Santa Maria Maggiore e perto da Via Merulana e do charmosíssimo Bairro Monti. O hotel fica a cerca de 20 minutos a pé do Coliseu. Veja mais sobre esse hotel aqui.

UNA HOTELS Decò Roma (4 estrelas) O UNA HOTELS faz parte de uma rede de hotéis com decoração moderna, minimal e elegante, amplos espaços e café da manhã farto. O hotel fica a pouquíssimos metros da Estação Termini. Veja mais sobre esse hotel aqui.

Castro Pretorio: o lado arrumadinho de Termini

Apesar da rua mais colada na estação (Via Marsala) ser bem movimentada, já a partir do primeiro quarteirão, nem nos damos conta que estamos perto do fuzuê da estação Termini. Esse lado da estação é silencioso, limpo e organizado.

Castro Pretorio é cercado por quartéis, hospeda algumas embaixadas e a biblioteca central de Roma, mas não é tão animado e nem tem tantas opções de lojas, bares, etc. quanto o Esquilino.

A parte mais interessante fica ali nos arredores com a Via XX Setembre, principalmente a Via Goito e Via Palestro, que ficam perto da Embaixada Alemã e da Embaixada do Reino Unido, além de ficar perto de uma porta monumental protejada por Michelangelo: a Porta Pia.

Onde fica Castro Pretorio? Clique aqui para ver no Mapa do Google

Um dos quartos do moderno The Guardian

A seguir uma seleção de hotéis em Castro Pretorio:

The Guardian (4 estrelas – Voto 9.0) – O The Guardian fica bem de frente para a Embaixada Britânica em Roma. Ali por perto é bem seguro e tranquilo, com bons bares e restaurantes. O metrô fica a 5 minutos a pé. Veja mais sobre esse hotel aqui.

NH Collection Roma Palazzo Cinquecento (5 estrelas – voto 8.8) O NH Collection faz parte de uma rede renomada. Fica imediatamente fora da Estação Termini. Ideal para quem vai utilizar muito os meios de transporte ou fazer viagens de bate e volta para outras cidades. Veja mais sobre esse hotel aqui.

San Lorenzo: bairro universitário e rock ’n’ roll

San Lorenzo é o terceiro dos bairros coladinhos em Termini. Ali fica a maior universidade da Itália, a Università di Roma La Sapienza.

Pode ser uma ótima opção onde ficar em Roma para um viajante que quer curtir baladinhas alternativas e espaços squat.

Para quem curte programas diurnos, há duas possibilidades de programas alternativos: os museus universitários (e gratuitos) no campus da La Sapienza e o cemitério monumental do Verano (um dos cemitérios que faz parte da rede de cemitérios monumentais europeus).

Tem muito lugar cool para comer, beber, para happy hour, etc. A atmosfera do bairro é bem alternativa, mas, nos finais de semana é meio “terra de ninguém”, para quem gosta de baladas mesmo! Lota demais e devido à ZTL (Zona de tráfego limitado) não é possível estacionar e nem circular por algumas ruas.

Onde fica San Lorenzo? Clique aqui para ver no mapa do Google

Um dos quartos do hotel Ateneo Garden Palace

A seguir uma seleção de hotéis em San Lorenzo:

Hotel Laurentia (3 estrelas – Voto 8.5) – O Hotel Laurentia tem uma ótima relação qualidade-preço. Uma ótima vantagem também é a recepção disponível 24 horas por dia. Veja mais sobre esse hotel aqui.

Villa San Lorenzo Maria (3 estrelas – Voto: ) – Hotel três estrelas com belos ambientes e áreas comuns e também jardins externos. O que mais impressionou os hóspedes é a limpeza impecável dos quartos e ótimo café da manhã. Veja mais sobre esse hotel aqui.

Ateneo Garden Palace (4 estrelas – Voto: ) – Hotel quatro estrelas em um edifício grande e completamente restaurado. Os quartos também são espaçosos e com o hotel tem ótimo atendimento aos hóspedes. Veja mais sobre esse hotel aqui.

Leia também:

MONTI: BAIRRO CHARMOSO E “LEVEMENTE BOÊMIO” ENTRE A TERMINI E O COLISEU

Monti foi escolhido por Woody Allen como cenário do filme Para Roma com Amor e, se você é um amante da gastronomia boa (e barata), o bairro é endereço certo.

O bairro fica estrategicamente bem localizado entre a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, Via Nazionale e Via dei Fori Imperiali. Ou seja: você irá a pé pro Coliseu. E de quebra ainda vai a pé ver a escultura do Moisés, obra de Michelangelo.

Uma das ladeirinhas charmosas de Monti, com casinhas e prédios medievais

Entenda um detalhe importante ao escolher a sua hospedagem: Monti é um bairro enorme. Mas a parte mais charmosinha, fica na área onde eu marquei no mapa (clique aqui), com exceção da Via Cavour, que é estratégica, mas sem charme.

Muitos hotéis de Monti, na verdade estão na Via Nazionale, uma das principais avenidas de Roma. (veja mapa aqui)

Melhor meio de locomoção: linha B do metrô. A Estação Cavour fica exatamente entre Termini e Coliseu. Monti tem várias lojinhas e laboratórios de moda prêt-à-porter, perfumarias artesanais e uma das feiras de artesanato mais fashion da capital italiana: o Mercato Monti.

Um dos quartos do Hotel Boutique Nazionale

A seguir uma seleção de hotéis em Monti

Hotel Boutique Nazionale (3 estrelas – Voto 8.5) – O hotel Boutique Nazionale fica na parte mais movimentada (mas não menos agradável de Monti): a Via Nazionale. Essa ampla avenida é uma das principais ruas de compras em Roma. Veja mais sobre esse hotel aqui.

Duca d’Alba Hotel (4 estrelas – Voto: 8.6) – O Duca d’Alba é estrategicamente bem localizado: 1 minutinho a pé da saída do metrô Cavour, menos de 10 minutos a pé para o Coliseu. Cercado de bares, restaurantes e lojinhas de roupas, sapatos e artesanato. Veja mais sobre esse hotel aqui.

Boschetto 124 Apartment (Apartamento – Voto 9.8) – O Boschetto 124 é um apartamento bonito, amplo, bem decorado e com 2 quartos. Os hóspedes deixam sempre ótimas avaliações.  Veja mais sobre esse apartamento aqui.


Booking.com


HOSPEDAGEM NA VIA VENETO: BAIRROS LUDOVISI E SALLUSTIANO

Ludovisi: o bairro onde fica a Via Veneto

Ludovisi é o bairro onde fica a famosa Via Veneto, símbolo da Dolce Vita dos anos 60. Há muitos meios de transporte e é alcançada pela linha A do metrô .

Há hotéis baratos, mas ali também há uma das maiores concentrações de hotéis cinco estrelas de Roma. O bairro não é muito animado e tem poucas atividades comerciais, a menos que você seja fã do Hard Rock Cafè, que atrai multidões de turistas, sobretudo americanos.

Então se você gosta de ter tudo ao seu alcance, a poucos metros do seu local de hospedagem, esse não é o lugar ideal onde ficar em Roma.

Onde fica o bairro Ludovisi? Clique aqui para ver o mapa do Google

Sallustiano: o vizinho da Villa Borghese e da porta projetada por Michelangelo

Sallustiano é o “carrapatinho” do bairro Ludovisi. Ele fica entre Castro Pretorio, Ludovisi e Parioli (um dos bairros abastados de Roma).

Ele é mais animado, tem bastante comércio, pois é um bairro tanto residencial quanto comercial, com muitos escritórios e sedes de empresas privadas e públicas, além de Ministérios e até uma sede do Banco Central.

Tem muito legal bom para comer, desde sorveterias famosas e de ótima qualidade, a várias lanchonetes (do sanduíche gourmet às pizzas) passando por restaurantes “a quilo”, padarias e algumas das melhores mercearias de queijos e salumes da cidade.

Não tem metrô por lá, mas uma quantidade grande de linhas de ônibus para o centro da cidade. E se você gosta de caminhar, chega ao centro histórico em cerca de meia hora de caminhada.

Onde fica o bairro Sallustiano? Clique aqui para ver o mapa do Google

Como podem ver, podemos contar nos dedos o número de hotéis no Sallustiano, porque é um bairro mais corporativo. A seguir uma seleção de hotéis nos bairros Ludovisi e Sallustiano:

Hotel Alexandra (3 estrelas – voto 8.4) O Hotel Alexandra fica na famosa Via Veneto e tem a vantagem de estar a poucos do metrô e também perto das principais atrações da cidade como, por exemplo, a Fontana di Trevi. Veja mais sobre esse hotel aqui.

Ludovisi Palace Hotel (4 estrelas – voto 8.5) O Ludovisi Palace Hotel está a cerca de 250 metros da estação do metrô Spagna, na saída que fica próxima à Via Veneto e à Villa Borghese e Galleria Borghese. Veja mais sobre esse hotel aqui.

Hotel Eden – Dorcester Collection (5 estrelas – voto 9.5) O Hotel Eden é um dos mais exclusivos de Roma, com um terraço panorâmico com fantástica vista para a área mais nobre da cidade. Veja mais sobre esse hotel aqui.



Booking.com


SAN GIOVANNI: O BAIRRO DE UMA DAS BASÍLICAS PAPAIS DE ROMA

San Giovanni fica logo depois de Termini e é servido pelas linhas A e C do metrô. É um bairro com uma densidade habitacional assustadora, e hospedar-se aqui não é uma boa ideia para quem quer se deslocar por Roma de carro.

catedral de roma sao joao
A fachada da Basílica de São João de Latrão

A vantagem de ficar em San Giovanni: bairro central, mas residencial. Tem ruas para compras, restaurantes, tem a primeira loja da Pompi (o melhor Tiramisù de Roma), pizzarias, lojas de departamentos, etc.

Para quem gosta de caminhar e seguindo os atalhos certos, dá para chegar ao Coliseu em menos de meia hora de caminhada. Além do metrô, há muitas linhas de ônibus para todos os cantos da cidade.

Também é possível visitar o parque da Ápia Antiga, fazer piqueniques e até alugar uma bicicleta para percorrer o maior parque antigo de Roma.

Enfim, para quem também quer conhecer outras localidades, do bairro é possível chegar facilmente (de carro!) aos Castelli Romani, região de colinas com lagos e vinhedos, cujas cidades mais famosas são Castel Gandolfo, Frascati e Nemi.

Onde fica San Giovanni? Clique aqui para ver o mapa do Google.

A seguir uma seleção de hotéis em San Giovanni

Hotel Re di Roma (3 estrelas – voto 8.7) O Hotel Re di Roma é um três estrelas moderno e que fica bem pertinho do metrô San Giovanni, o qual vai deixar você perto das principais atrações turísticas de Roma. Veja mais sobre esse hotel aqui.

Best Western Rome Piccadilly (3 estrelas – voto 8.4) O Best Western fica localizado a menos de 3 quilômetros do centro histórico de Roma e a poucos minutos da Basílica Papal de São João de Latrão e perto do metrô. Veja mais sobre esse hotel aqui.

Best Western Cinemusic Hotel (4 estrelas – voto 8.4) O Best Western é um quatro estrelas da rede Bestwern, cuja decoração temática é inspirada na música e no cinema. O hotel fica a poucos minutos do metrô, possui um terraço panorâmico. Veja mais sobre esse hotel aqui.

Clique aqui e busque mais de 350 hotéis em San Giovanni

O CENTRO HISTÓRICO OU “MIOLO” DA CIDADE: A MELHOR ÁREA ONDE FICAR EM ROMA

Centro Historico: os bairros das principais atrações turísticas

O “miolo” do centro de Roma é conhecido como Centro Histórico porque nele se concentra a “história” de Roma.

Ali estão as praças mais famosas _Praça Navona, Campo de’ Fiori e Praça de Espanha entre outras_ e aquelas atrações que todos querem ver como a Fontana di Trevi, o Pantheon, o Campidoglio, etc.

Além das principais ruas de compras de Roma, como a Via del Corso ou a rua das compras de luxo, a Via Condotti. Os hotéis nessa área não são baratos, mas acredito ser uma das melhores áreas onde ficar em Roma, para fazer tudo a pé.

Hospedagem entre Fontana di Trevi, Piazza di Spagna e Piazza del Popolo

A Fontana di Trevi, a Piazza di Spagna e a Piazza del Popolo distam aproximadamente 10 minutos a pé uma da outra. Ali você estará perto de atrações turísticas como Fontana di Trevi, Fontana del Tritone, Piazza di Spagna, Piazza del Popolo.

Também estará cercado de tudo: cafeterias chiques com museu dentro, bares históricos, restaurantes, mirantes com vistas panorâmicas, ruas comerciais com muitas lojas (Zara, Nike, Sephora, Mac Cosmetics, Kiko Cosmetics, H&M, etc.), sorveterias e pelas ruas das compras de luxo (Gucci, Prada, Louis Vuitton, Bulgari, Dior, Valentino, Hermès, Burberry, etc.): in primis a Via Condotti.

As regiões são cobertas pela linha A do metrô: enquanto a Fontana di Trevi fica a cerca de 500m da parada do metrô (linha A – Estação Barberini), a Piazza di Spagna e a Piazza del Popolo possuem suas próprias paradas de metrô: Spagna e Flaminio, respectivamente.

Leia Mais:

Campo de’ Fiori e Praça Navona

Essa área de Roma tem bem menos opções de hotéis e/ou são hotéis menores e mais discretos.

Campo de’ Fiori é uma das mais belas praças medievais de Roma e os arredores são cheios de charme, com seus Palácios Renascentistas.

Por ali também é possível comer bem com preços médios: bons panifícios, confeitarias, mercearias de frios e vinhos, uma das melhores pizzarias gourmet da capital e restaurantes.

E dá pra fazer bastante coisa a pé: a Piazza Navona está ali do lado, e o Vaticano a menos de 20 minutos em passo moderado. Ah! E em menos de 10 minutos dá para chegar a pé ao Trastevere.

Praça Navona nas primeiras horas do dia

A Praça Navona é a praça barroca mais importante e bonita de Roma e hospedar-se por ali permite fazer quase tudo a pé. Inclusive chega-se rapidamente também ao Vaticano.

Indispensável dizer que há ótimas ruas de compras em pequenas lojinhas artesanais e algumas das lojas de antiquariato mais importantes de Roma (tenha em mente essas ruas: Via del Governo Vecchio e Via dei Coronari). Há muitos museus, bares, restaurantes e até supermercados.

Onde fica o centro histórico? Clique aqui para ver o mapa do Google.

A seguir uma seleção de hotéis no centro histórico:

Hotel Madrid (3 estrelas – voto 8.3) O Hotel Madrid é um pequeno hotel, mas super bem localizado. Fica no “miolo” turístico de Roma, a poucos metros da Piazza di Spagna (localização com metrô) e do comércio de luxo da Via Condotti. Veja mais sobre esse hotel aqui.

Hotel delle Nazioni (4 estrelas – voto 8.5) O Hotel delle Nazioni é um 4 estrelas com uma localização invejável: está a pouquíssimos passos da famosa Fontana di Trevi. Veja mais sobre esse hotel aqui.

PRATI E TRASTEVERE: HOTÉIS EM ROMA, MAS DO OUTRO LADO DO RIO TIBRE

Prati: o bairro onde na verdade fica o Vaticano

Prati é um bairro de classe média onde pululam escritórios de advogados e tabeliães, afinal por ali se encontram os tribunais civil e penal de Roma, o Supremo Tribunal Federal e a Procuradoria da República, além de alguns quartéis militares.

ruas de compras em roma

Para mim é uma das melhores opções para quem precisa escolher onde ficar em Roma.

Bairro interessante pelos bares e restaurantes, por lá também há boas ruas para compras, principalmente a Via Cola di Rienzo, rua de marcas internacionais e locais.

Não de menos, Prati é um dos bairros no qual o Vaticano foi “plantado” em cima. Portanto, você estará bem pertinho dos Museus do Vaticano, da Praça São Pedro e do Castelo Sant’Angelo e a uns 15 minutos a pé até a Praça Navona e também para o Trastevere.

O bairro é servido pela linha A do metrô e possui muitas linhas de ônibus, além do bondinho (VLT).

Onde fica Prati? Clique aqui para ver o mapa do Google.

Leia o texto: Hospedagem no Vaticano: hotéis perto do metrô para uma seleção de ótimos hotéis em Prati

O boêmio e pitoresco Trastevere

O charme do Trastevere é caminhar pelos seus becos medievais, seus prédios estreitos, suas praças. À noite, há um frenético vai e vem de quem está procurando diversão para todos os bolsos e gostos.

trastevere o que fazer

O bairro boêmio tem suas áreas tranquilas também, e mais com cara de bairro residencial: pros lados da Piazza San Cosimato, onde fica a feirinha livre do bairro, e também nos arredores do Ministero della Pubblica Istruzione, quase na subida para o Gianicolo.

O Trastevere acomoda todos os estilos, gostos e bolsos. O metrô não alcança o bairro, que é bem servido pelos meios de transporte.

Onde fica o Trastevere? Clique aqui para ver o mapa do Google.

Mais do que hotéis em Roma, o Trastevere possui muitas opções de hospedagem em B&B e apartamentos. Alguns B&B estão mais bem cotados do que hotéis tradicionais:

3 estrelas: Hotel Santa Maria | Residenza San Calisto | Hotel Il Villino

4 estrelas: VOI Donna Camilla Savelli | Hotel Ripa Roma | Hotel La Rovere

5 estrelas: Gran Melia Rome

Cobrança da taxa de hospedagem em Roma. Saiba o que é e quanto custa

A Itália não é o único país do mundo a cobrar a taxa de hospedagem ou a taxa turismo. Ela também é adotada na França e nos Estados Unidos, por exemplo. Ela se chama “imposta di soggiorno”, popularmente conhecida como “tassa di soggiorno”.

Na minha opinião nada justifica que nós turistas paguemos uma taxa aos cofres do governo do país que visitamos, além de já ter que pagar a nossa diária ao hotel.

298480_721538_Tassa_di_s_12919701_display
Cartaz de protesto da rede hoteleira de Bergamo. Crédito: ecodibergamo.it

Aqui na Itália o governo “justificou” a cobrança dizendo que o imposto seria usado exclusivamente para melhorar os serviços ao turista. A associação hoteleira protestou, mas mesmo assim a lei que aprova esse imposto foi aprovada.

No que consiste a taxa de hospedagem em Roma?

  1. Ao se hospedar em um hotel, pensão, alugar um apartamento cada hóspede paga uma taxa adicional que vai dos 2 euros (para campings) a 7 euros (para hotéis 5 estrelas).
  2. A taxa é cobrada até dez dias de hospedagem em um mesmo hotel. Ao se hospedar por 10 dias, mas mudar de hotel uma ou mais vezes, o hóspede terá que pagar a taxa.
  3. Crianças até 10 anos não pagam. Alguns hotéis gentilmente oferecem a gratuidade para menos de 18 anos e idosos acima de 65 anos.

Qual é o preço da taxa?

  • Os hotéis 1 ou 2 estrelas cobram 3 euros por dia
  • Os hotéis 3 estrelas cobram 4 euros por dia
  • Os hotéis 4 estrelas cobram 6 euros por dia
  • Os hotéis 5 estrelas cobram 7 euros por dia. Obviamente alguns hotéis dessa categoria simplesmente isentam seus clientes da taxa. Pagar pelo menos 500 euros em uma diária e ainda ter que desembolsar 7 euros por dia é piada. Ademais, acho que é uma vergonha para o hotel.
  • Outras categorias como B&B (pensões familiares sem estrelas e AirBnB) cobram 3,50 euros por dia.
  • Campings cobram 2 euros por dia por um máximo de 5 dias
  • Albergues estão isentos dessa cobrança.

Para ler sobre a lei e saber sobre eventuais mudanças nos preços, visite o link da Prefeitura de Roma. Clique aqui.

MAIS DICAS ONDE FICAR EM ROMA E NO RESTO DA ITÁLIA:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

187 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Luciana,
    Eu e minha esposa reservamos o Relais Fontana di Trevi, para junho próximo, uma de suas indicações, a primeira de fato. Procurávamos um hotel com um quarto maior mas ficou muito difícil de achar. O que achamos de maior tamanho não incluia café da manhã e então descartamos. O quarto do Relais Fontana di Trevi que reservamos tem 18m². É mesmo tão difícil achar hoteis 3 estrelas com quartos/suites maiores em Roma, na mesma faixa de preço que o Relais Fontana di Trevi? Desde já, muito agradecido pelo teu site e por tuas valiosas informações.

    • Sim, não é fácil achar 3 estrelas no centro com quartos “padrão Estados Unidos”. Digo isso porque tb vejo essa diferença bem gritante.

    • Não tenho referências sobre esse hotel. A localização é central, mas é uma área onde à noite tem um pouco de moradores de rua.

  2. Oi Luciana, obrigado pela indicações, realmente são muito uteis.

    Uma orientação, vc recomenda o hotel Duca d’Alba Hotel, voce ainda recomenda ele em relação localização e segurança? Ou vc teria outras recomendação nessa região?

    Obrigado,
    Adans

  3. Oi Luciana , ótimas dicas !!! Irei semana que vem com meu marido e ainda estamos na dúvida entre um B&B próximo ao Pantheon e o Tree Charme Spagna , que fica a 3 quadras da Fontana de Trevi … Teremos 4 dias e meio de visitas pela cidade , qual dessas localizações vc me aconselha ? Bjs

  4. Olá!
    Meu marido e eu vamos no final de abril para Roma. Compramos passagem sem ter planejado a estadia e passeios. Obrigada pelas informações, estão ajudando muito na decisão de hospedagem, agora estamos pesquisando hotéis em Trastevere e Monti.

  5. Luciana, boa tarde! Tudo bem? Meu marido e eu iremos passar o natal desse ano em Roma (2022), chegaremos dia 21 e ficaremos até o dia 28/12. Depois de tanto pesquisar os melhores locais para se hospedar em Roma e ficar cada vez mais em duvida rsrs, afirmo que seu texto foi o mais esclarecedor, mas ainda estou em duvida entre um hotel que encontrei próximo a Via Naziolale, que como pretendo visitar tudo a pé não sei se é longe e perigoso, principalmente a noite, ou se fico num hotel que fica em Campo de Fiori, que me deixa em duvida por ser numa região super central, se vamos estar confortavéis com todo o tulmuto de fim de ano tão próximo. Enfim queremos um local onde possamos caminhar a pé com segurança, inclusive a noite! Desde já agradeço, abraços!!
    Silvia

    • Via Nazionale é ótima e não é perigosa. Só não é muito movimentada à noite.
      Não acredito que Campo de Fiori terá tanto burburinho se não for na noite de reveillon.

  6. Olá Luciana, tudo bem?
    Vou para Itália em Dezembro de 2023 com a família e alguns amigos passar o Natal em Roma e estamos a procura de hoteis que ofereçam a ceia de Natal no dia 24. Você tem algum post a respeito disso? Imagino que os hotéis ofereçam, a um custo adicional é claro, a ceia de natal, certo?
    Obrigado.

    • Oi, Ulisses
      Não, eu não tenho posts sobre ceias natalinas. No entanto, os hotéis que oferecem esse serviço são as categorias obrigadas a terem restaurante: 4 e 5 estrelas.
      Abs,
      Luciana

  7. Lu, o que acha de hospedagem na via nazionale mas para o lado do metrô República? É perto de termini mas nem tanto, acha arriscado?

  8. Olá Luciana! Estou indo na primeira quinzena de outubro para Itália realizar o sonho de conhecê-la!
    Ficaremos 4 dias em dois casais!
    Queremos conhecer nesse período Florença e Veneza além de roma e Vaticano!
    Pensamos q apto pelo Airbn em um bairro bem localizado perto dos pontos principais seja melhor custo x beneficio visto o tempo que temos para realizar tudo …. Existem aptos q indicariam no Fontana de trevi? Ou qual melhor bairro nos indicaria ? Teria algum Airbn para nos indicar?
    Parabéns pelo blog! Muito completo!

    • Oi, Marianna
      Infelizmente não tenho dicas de apartamentos.
      Perto da Fontana di Trevi, ou Piazza di Spagna, ou Bairro Monti nas imediações do metro Cavour sao otimas areas.
      Abs,
      Luciana

  9. Olá. Vou em abril para Roma.. Gostaria de ficar em um bairro com comércio local mesmo, arte, artesanato, comida boa e claro que não seja tão longe dos pontos turísticos… Vc poderia me dar uma dica de bairro.? Adorei seu post

  10. oi, Luciana, sensacional suas informações. Minha filha viajará em janeiro e se hospedará por 5 dias na Via Braccio da Montone (Lazio). Você poderia me falar um pouquinho sobre este local? e quanto aos gastos com refeições, alguma dica? Sabe como é…mãe que deixa filho viajar sozinho fica assim, cheia de dúvidas. Abraços!

    • Essa hospedagem fica no Bairro Pigneto, ex bairro operário e atualmente muito famoso pela street art e por ter muitas baladinhas e lugares bons para comer.
      Um bairro legal, mas não saberia dizer se é seguro à noite. Eu prefiro frequentá-lo sempre durante o dia.
      Deem uma navegadinha no Google Maps para ver um pouco a cara do bairro.
      Boa viagem,
      Luciana

  11. Adorei as suas dicas de onde se hospedar em Roma, principalmente com tantas opções disponíveis. Fora que suas indicações servem para todos os tipos de orçamento e isso é fundamental para quem costuma viajar sempre.

  12. Prezada Luciana,
    Parabéns pelo blog!
    Vc tem dica de airbnb ou hotel com cozinha para uma familia de 4 (sem ter sofa-cama pois tenho 2 adolescentes que nao cabem mais no sofá) no centro historico? Serviria albergue ou hostel tb.
    obrigada!

  13. Prezada Luciana, minha negaria prestar exames para a faculdade de Medicina em julho. A única indicação que deram aelafôi hospedar-se na área da Nouva Fiera di Roma.
    Voce pode sugerir um local neste área? Ela ficara apenas 3 noites.
    Antecipadamente agradeco qualquer indicação que possa nos dar.

    • Vou dar 2 dicas, mas aconselho vocês darem uma olhada no Google Maps e estudarem um pouco a área.
      O trem que liga Roma a Fiumicino (o trem parador) para na Estação Fiera di Roma. Para ler sobre os trens, dê uma olhada aqui: https://www.romapravoce.com/aeroporto-fiumicino-roma-centro/
      Com dicas eu indicaria o B&B leonardo Rome Holidays, B&B La Fiera di Roma. Ambos ficam na Via Portuense, a poucos metros da Fiera di Roma.
      Essa é uma áreas mais periférica e bem colada ao aeroporto. Não é perigosa, mas afastada do centro.
      Abs e boa sorte para a sua filha,
      Luciana

  14. Que post mais completo de onde se hospedar em Roma, ainda não conheço a cidade mais achei o post mais do que essencial, já salvei.

  15. Oi Luciana. Adorei as suas dicas de onde ficar em Roma.

    Finalmente consegui ter uma ideia de em quais bairros vale a pena reservar minha hospedagem.

    Você acha que se eu for passar sete noites na cidade, vale a pena dividir a estadia em duas vizinhanças diferentes?

    Obrigado!

    • Em termos de prática não, porque consegue-se locomover bem pela cidade estando em qq bairro do centro. Mas se você quiser ter experiências diferentes, eu acho que vale sim.
      Talvez passar 2 noites em Trastevere ou Monti.
      Abs

  16. Adorei as dicas de onde ficar em Roma. Quando me hospedei na cidade fiquei perto da estação Termini, mas do lado feinho que você descreveu tão bem. Fiquei com um certo desapontamento, pois o hotel foi o pior da viagem. Roma foi a última cidade e rolou essa frustração. Acho que em uma próxima visita ficaria em San Lorenzo, pelo lado mais descolado e alternativo que você relatou.

    • Olha, nesse caso eu escolheria Monti: é bem charmosinho, tem muitas lojinhas e ateliês, e tb muito lugar legal para comer a bom preço.

  17. Estive em Roma em novembro de 2019 (pouco antes da covid chegar…
    Fiquei próxima ao Termini. Hotel Canadá. Não sei em qual dos lados da Termini eu estava. Mas gostei de tudo. O Hotel excelente. Staf muito atencioso e prestativo. Comentei com.a responsável do café da manhã que gosto de tomar suco de laranja natural. Ela mandava preparar para mim todas as manhãs. Super variedade de pães, queijos, frutas, geléias, chás (chás ingleses – eu particularmente não gosto. Acho muito fortes. ) e foi o único hotel que me hospedei na Itália que tinha banana. Nos demais hotéis – viajei pela Toscana e Veneza – não tinha banana nem suco natural.
    Quartos muito cômodos, espaçosos. Não tinha muito lugar para acomodar as malas (estava com minha mãe… 2 mulheres com malas volumosas… ficou difícil) O hotel só não tinha uma vista bonita. De resto, tudo me agradou: limpeza, atendimento, quartos silenciosos. Na rua do hotel tem umas 3 cantinas, uma padaria grande que serve lanches também e o Termini, que tem de tudo. A Termini fica a uns 3 quarteirões do hotel. Como alugamos carro, não sei dizer sobre os trens, metrôs e ônibus. Mas tem muito uber pela região…
    Gostei muito! Roma me encantou!

  18. Olá Juliana!
    Ficarei no Infinity hotel. Pelo mapa vi que dá uns 25 min à pé (desde Termini) e metrô será bem mais rápido, descendo na piazza Spagna. O desembarque com mala é muito ruim lá?

    • Não tem elevador, portanto, degraus de escada + alguns degraus de escada rolante.
      Arrastando uma mala e sem conhecer os atalhos para chegar na Péiazza di Spagna, a pé, leva-se muito mais do que os 25 minutos do Google Maps.
      Abs,
      Luciana

  19. Boa noite , estou amando suas dicas, e lendo cada comentário.
    Estou para ir à Roma ano que vem , estou entre o mês de março e setembro , qual seria o melhor período para viajar ?
    Também estava vendo alguns hotéis , e gostei tanto pelo valor , quanto pela estrutura do Colony hotel (localizado na Via Monterosi), você conhece ou indica ?
    Queria me hospedar em um hotel próximo tanto do aeroporto quanto dos pontos turísticos, pois ficarei apenas 6 dias.

    • Os arredores da Estação Cornelia é um bom bairro residencial, com várias ruas comerciais. Tem metrô, mas para curtir a parte mais turística de
      Roma você terá sempre que contar com os meios de transporte. Uns 15-20 minutos de viagem.
      Abs,
      Luciana

      • Obrigado Luciana pela presteza Ficarei em um Air BnB perto da estação Cornelia na altura Largo Boccea . Me pareceu realmente um bom bairro

    • Olha, eu não sou muito fã de airBnb porque já passei perrengue (na Austria), mas acho que o ideal é vc ver bem o rating do proprietario e fazer perguntas antes de alugar.
      Abs,
      Luciana

    • Informar-se sempre se os hotéis ou hospedagens possuem elevadores e se nos elevadores dá para entrar uma cadeira de rodas. Muitos não dão 🙁
      Abs,
      Luciana

    • Via Crescenzio fica bem pertinho do Vaticano. Vc vira à esquerda e depois à direita e vai ver a praça são pedro.

    • Acho que porque tem muito hotel que classifica para estrelas superiores à sua qualidade, e há várias pensões
      que oferecem um tratamento muito bom e personalizado.
      Abs,
      Luciana

  20. Oi Luciana. Reservei um hotel em Circonvalazione Gianicolense. Você poderia me ajudar? Como chego no local? estou perdida. Obrigada!

    • Eu sou suspeita porque eu adoro o Trastevere. Nao tem metro, mas chega VLT e o bairro é muito charmoso.
      Abs,
      Luciana

    • A Nomentana é uma avenida meio inspirada nos boulevards franceses, e se for nas proximidades da Piazza Bologna, ao meu ver é o melhor trecho.
      Entao, a resposta é sim!
      Abs,
      Luciana

    • Boa tarde, em março de 2023 vamos a Roma e nos hospedaremos no Hotel Aberdeen. É um bom hotel? A região é boa para passeios a pé? Estava na dúvida entre esse hotel e o que você indicou hotel re di roma.

      • Essa é uma área boa e segura, mas à noite não tem muito movimento. Não é o melhor ponto para passeios a pé, mas passam inúmeras linhas de ônibus e tem o metrô ali ao lado.

  21. Olá Luciana. Seu blog é bastante informativo, parabéns. Eu estou indo pra Roma por 3 dias em outubro com meu marido e queria uma hospedagem barata, mas nao muito ruim e de facil acesso ao aeroporto/centro histórico. To em duvida entre ficar do lado da estaçao Termini (Via Giovanni Giolitti) ou no hostel Scalini di Trastevere, no bairro Monteverde, q fica a 5min da estacao Roma Trastevere. Qual das duas localizaçoes voce optaria em termos de segurança e praticidade? Além disso, voce sabe se é tranquilo pra ir desse hostel até o aeroporto via transporte publico? Muitooo obrigada por compartilhar seu conhecimento!

    • Via Giolitti, descarte imediatamente. Uma das piores e mais feias ruas para se hospedar perto de Termini. Mas é prática!
      Quanto a Monteverde, é seguro, mas é um tantinho afastado das atrações. Vc vai levar meia hora pra ir e voltar.
      Sim, dá para chegar com transporte público.
      Abs,
      Luciana

  22. Adorei seu blog!Novembro não é o mês ideal mas o possível então pergunto: hospedagem centro,(Trevi,Panteon)ou Monti? Gostaria de um lugar com restaurante e cafés sem usar transporte….

    • Acho esse bairro ótimo! Morei lá por muitos anos, mas só vale a pena se seu hotel ficar perto da Via Gianicolense (onde passa o bonde 8 e o onibus H), porque
      são os meios mais eficazes para chegar ao centro histórico.
      Abs,
      Luciana

  23. Luciana, parabéns pelo texto, bastante esclarecedor. Estou pensando em me hospedar no B&B Hotel Roma Trastevere (Viale di Trastevere 249/D). Consideras uma boa localização? Obrigado

  24. Olá, vou estudar em Roma por 06 meses e estou quase fechando o aluguel de um apartamento no bairro portuense. É um bom bairro? Fica muito afastado do centro?

  25. Boa tarde,

    Muito bom o blog, esta de parabens. Pretendo viajar a Roma em Agosto 2019 em familia incluindo crianca. Gostaria de que recomenda-se hoteis no centro da cidade, mas que da para caminhar a pe para os pontos turisticos e gostaria de degustar da gastronomia Italiana (pastas, pizzas, etc)
    Silvia Ferreira

    • Olá, Silvia
      Nesse post sobre hotéis em Roma, há 4 links para hotéis e área de Roma onde dá para fazer tudo a pé.
      Abs,
      Luciana

  26. Acha que se ficar hospedada no La Controra Hostel, fico muito longe das atracções principaais? Estou indecisa entre ficar aí ou no lado direito de Termini… obrigada!

    • Considere que nem a Estação Termini fica perto das principais atrações turísticas.
      Quanto ao seu hotel, a estação de metrô mais próxima (Barberini) está fechada para obras e sem previsão atual de abertura.
      Mas ali por perto passa bastante ônibus e em 20-30 minutos a pé vc chega a muitos locais. Dê uma olhada e calcule as distâncias com o Google Maps antes de pensar
      em mudar de hotel.
      Abs,
      Luciana

  27. Oii! Adorei o post, muito detalhadinho! Para uma primeira vez em Roma (com economia), vc ficaria em Prati ou Termini? Obrigada.

  28. Olá! Obrigadíssima pelo post super completo. Gostaria de uma opinião sua. Fiz pré reserva para julho (4 dias) no Navona Nice Rooms, na Piazza Sforza Cesarini, para ficar perto de tudo. Só que como vamos também fazer um bate-volta a Pompéia e depois iremos de trem para Florença, agora fiquei na dúvida se a estação Termini vai ficar muito fora de mão. O que você acha?

  29. Roma é a cidade onde eternamente desejo voltar. Fui três vezes e fiquei sempre em lugares diferentes. Todos estimulantes. Gosto da descoberta, principalmente numa cidade apaixonante como esta. Belo post!

  30. Ola, Lu. tudo bem? Tenho uma duvida. Vou a Italia em marco de 2020 e preciso ficar no centro historico porque tenho um resquicio de dificuldade de locomocao por conta de um cancer, e normal praticamente todos os hoteis estarem esgotados com um ano de antecedencia pelos sites como booking e similares? Nao estou conseguindo encontrar acomodacao, excetuando-se as demasiadamente caras, com diarias de mais de 2000 euros ou as com pessimos reviews. Estou quase cancelando minha viagem e mudando meus panos por nao encontrar acomodacao. MUito obrigada!

  31. Uau, que post bem completinho! Muito bom! Quando viajo para Roma no esquema mochilão costumo, de fato, ficar na região do Termini! Muito bom conhecer as outras opções.

  32. Ameeeeei essa postagem!! Tirou muitas dúvidas. Escolhi o hotel baseada nessas dicas. Depois compartilho a experiência!

    • Oi, Ellen
      Primeiramente, obrigada pelo comentário. Fico muito feliz em saber que o blog ajuda a viajar melhor.
      Depois volte para contar a experiência.
      Abs,
      Luciana

  33. Oi, Lu! Parabéns pelo post! Muito rico de boas informações! 😉
    Meu marido foi transferido para Roma, no meu caso, gostaria de saber quais os melhores bairros para morar em Roma. A mudança foi repentina e confesso que estou um tanto perdida para saber em que bairro procurar apartamento.
    Espero que você possa abrir minha mente. Desde já, grata! 😉

  34. Parabéns e obrigada pelo post, Luciana. Estou em dúvida entre o hotel Savoy( Ludovisi) o 87( Via Del Tritone) Qual vc escolheria?

  35. Olá. Ótimas dicas. Será que você pode me ajudar com uma dica também? Ficar hospedado ao lado da estação piramide em Roma é bom? Localização um pouco longe do centro, mas é boa?

    • Não gosto daquele lugar ali à noite. Acho meio escuro e na praça em frente à estação tem os dias do sopão para os sem-teto.
      Não que seja perigoso (acho), mas não é o máximo para hospedagem.
      Abs,
      Luciana

  36. Boa noite!
    Estou com uma dúvida, será que vc poderia me ajuda? Chego em Roma dia 15, vindo do Rio de Janeiro pela Alitalia às 7:00 e meu marido chega também pela Alitalia, vindo de SP, às 7:15. Iremos em vôos separados e querianos nos encontrar antes da imigração. Vc sabe se dá?

    • Saber com certeza não sei, mas acho que dá, sim. Porque geralmente o controle de passaportes de estrangeiros costuma ser no mesmo lugar.
      Abs,
      Luciana

  37. Oi Lu, Bom Dia! Tudo bem ?

    Ótimo posto. Parabéns.
    por favor me dá uma dica. estou pensando em ir com minha família (total de 3 adultos) no ano novo para Roma.
    Estou em duvida quanto a hotel. Onde acha que seria um legal pra ficar ? gostaria de ficar num local de fácil acesso, fazer passeios a pé.
    Ficar perto do coliseu é bom ? Ou não seria uma boa ideia ?
    Obrigado, abraços

    • No meu modesto parecer, essa localização é bem contra-mão, e fora do centro!
      Não tem metrô, sô ônibus. E acho aqueles lados ali meio desertos à noite.
      Se puder, mude de hotel!
      Abs,
      Luciana

  38. Lu, estou escolhendo um lugar em trastevere.
    Duas dúvidas, pelo google maps, conseguirímos ir andando para as atraçoes turísticas, está dando em torno de 30 min.
    É isso mesmo?
    A outra dúvida, qual area de trastevere você recomeda? Que fique perto dos restaurantes?
    Obrigada por todas as dicas preciosas.

  39. A quem procura referências, fiquei no Prati e recomendo. Bairro relativamente tranquilo e bem servido por metrô, próximo ao Vaticano, Castelo Sant’Angelo e Pizza del Popolo, e com boas opções de restaurantes. Em uma próxima vez gostaria de ficar em Trastevere, é um bairro bem encantador, mas reitero que Prati é muito recomendável a quem vai turistar.

  40. Oi Luciana ! Adorei as dicas do seu site!
    Estou indo a Roma em abril/18 e achei um bom valor para se hospedar no hotel Villa Pirandello.
    O hotel tem ótimas avaliações, mas não é tao colado nas atrações turísticas, de modo que possa ir a pé.
    Saberia me dizer se é uma boa localização?
    Obrigado!

    • Guilherme,
      Já morei naquele bairro e é uma ótima área. A estação do metro está perto (Linha B), mas realmente não dá para fazer nada a pé.
      Esse lote onde está o hotel tb é bem residencial, portanto, você tb precisará caminhar um pouco para chegar até o “centrinho” do bairro para poder jantar, etc.
      Se isso não for um problema, vai na boa. Mas, reitero, se for sua primeira vez em Roma, saiba que nao é um hotel para dar um repousadinha rápida e depois sair e continuar turistando a pé.
      Abs,
      Luciana

  41. Bom dia, Luciana
    Acabei de conhecer seu blog e estou devorando todas as informações. Irem em setembro/2018 e estou em busca da melhor opção de hospedagem. Irei com uma criança de 6 anos. Qual o bairro que vc indica já que gostaria de ficar próxima das principais atrações turísticas?
    Muito obrigada,

  42. Oi Luciana, tudo bem? Primeiramente parabéns por todo seu zelo com esse post! Com certeza muitos foram ajudados por ele! Eu irei com uma amiga para um tour na Europa em Março e ficaremos em Roma por 5 dias. Gostaria de não precisar muito de meio de transporte (gostamos bastante de andar) e não nos interessa a vida noturna, gostamos mais da parte histórica mesmo. Acha que Monti é uma boa opção para a gente ou indica outro bairro? Além disso, estamos pensando em ir de manhã para Florença e voltar no fim da noite. Vale à pena? Muito obrigada!

    • Oi, Natacha,
      Monti é um bairro bem localizado, mas Monti exatamente onde? Porque é um bairro grande. Algumas áreas mais perto dos meios de transporte, outras menos.
      Acho que Florença mereceria 2 dias, mas se vcs só tem um, sim, vale a pena. Desde que escolham o que ver, programem um roteiro e comprem fura-filas se forem ver o Uffizi e/ou O Davi de Michelangelo.

  43. Artigo sensacional!
    Uma pequena pergunta: ficarei muito distante das atrações caso me hospede no bairro que fica pra baixo da estação de trastevere? Na curva do Tibre.

    • Oi, Carlos.
      Vc tem como me dizer exatamente onde?
      Em linhas gerais: você vai precisar de meios de transporte e pelo menos uns 20-30 minutos para ir e voltar ao centro histórico.
      Boa viagem,
      Luciana

  44. Boa tarde! O bairro Aventino,entre as estações Circo Máximo e Pirâmide é uma boa escolha para quem quer conhecer as principais atrações do centro com deslocamento a pé? A região é bem servida de restaurantes e cafés? Obrigado!

    • Não é não, Marcelo.
      Se você quiser compartilhar o link do hotel, posso dar uma resposta mais exaustiva.
      O Aventino é um bairro bem bonito (e caro!), mas tem poucas opções de gastronomia e diversão.
      De certo é agradável, mas não é assim tão perto que dê para ir e vir a pé, e nem dar aquela passadinha estratégica no hotel.
      Espero ter ajudado.
      Luciana

  45. Obrigada pela resposta Luciana…no fim acabamos escolhendo um outro hotel, dentro desse miolo do seu post, assim ficamos relativamente perto da estação central, mas numa área mais legal e charmosa!!! Seu post nos ajudou muito na decisão!!!

  46. Oi Luciana, primeiramente parabéns pelo site e pelo post que ajuda muito quem não conhece nada em Roma! Sua explicação me ajudou a reduzir minhas opções de hospedagem, mesmo assim preciso de uma auxílio! Eu vou a Roma pela primeira vez e estou em dúvida sobre me hospedar na Via dei Pettinari (B&B Pettinary Village) ou na Via Palermo (Hotel Virgilio), supostamente em Monti, mas fora desse miolo que você marcou! Em questão de segurança, preço para alimentação e maneira de deslocamento (vou de trem para Florença e quero fazer um bate e volta para Pompeia), qual a melhor escolha? Desculpa incomodar e obrigada!

    • Se vc pretende fazer bate-volta, o melhor é o da Via Palermo, porque dali são um máximo de 15 minutos até a Estação Termini.
      E a área é bem central.
      Abs,
      Luciana

    • Oi, Antonio
      Eu não gosto do Pigneto pelo seguinte motivo: tráfico de drogas nas ruas, principalmente no calar da tarde/noite.
      Fiquei impressionada a última vez que fui.
      Acho o bairro fofo e gosto de lá, mas não me hospedaria, porque às vezes o bicho pega (entre os traficantes, mas fica aquele ar de insegurança).
      Quanto estudava na Sapienza morei ao lado de San Lorenzo. Sendo bairro universitário, no fim de semana é terra de ninguém. Mas para quem gosta de baladas é ótimo!
      Mas, sabe… passei dos 40 (kkkkk) e pode ser que hoje eu tenha uma visão de alguém que quer estar longe das algazzaras.
      Obrigada por comentar.
      Abs,
      Luciana

  47. Estou surpreso com tantas infos!!! Estou indo em setembro e foi maravilhoso encontrar este post tao caprichado! Jogou duro!

  48. Um dos melhores post que li sobre Roma!!! Poderiam ser assim tantos outros, das demais cidades. Há de outras cidades na Itália?
    Parabéns!!!

  49. Muito útil e completo este post!
    Eu sempre costumo indicar bairros perto das estações centrais e no caso de Roma, indico Castro Pretorio.
    No entanto, um aluno certa vez escolheu um hotel perto da estação Anagnina. Segundo ele, o preço valeu pela distancia!
    😉

  50. Post beeeeem completo! Obrigada por ter elaborado um post tão detalhado sobre as áreas de Roma. Com certeza, está marcado aqui e irei utiliza-lo na próxima viagem!

  51. Post super completo. Tudo bem explicadinho para quem vai para Roma e não sabe onde ficar. Uma ajuda e tanto porque escolher hospedagem em Roma não é fácil. Obrigada por compartilhar

  52. Esse post respondeu todas as minhas dúvidas de onde ficar em Roma. Adorei! Já salvei nos favoritos. Obrigada pelas dicas!

  53. Oi Lu, parabéns pelo post, excelente! Sempre quis fazer algo parecido no blog mas sempre me complico… espero que me anime 😉 ! Abraço de Firenze, Denya

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: