You are here
Home > Comer e Beber > Gelateria Fassi: a sorveteria mais antiga da Itália

Gelateria Fassi: a sorveteria mais antiga da Itália

 tour guiado em roma 728x90

Ali pertinho da Estação Termini encontra-se a sorveteria mais antiga da Itália: Gelateria Fassi também conhecida como Palazzo del Freddo. Tudo começou em 1880 quando a família Fassi abriu um bar, mas logo começaram a fazer seus próprios sorvetes artesanais. Tiveram várias sedes em Roma: perto da Piazza Barberini, Piazza Navona, Via Piave e finalmente na Via Principe Eugenio. É importante ressaltar que o fundador Giovanni Fassi havia sido sorveteiro e confeiteiro real, ou seja, trabalhou para a realeza italiana, os Savoia.

Durante o período da ocupação nazista, a sorveteria _que fica bem próxima à antiga sede da embaixada alemã em Roma, que hoje em dia hospeda o Museo della Liberazione_tinha os oficiais alemãs da SS como clientes. Não havia escolha!

sorveteria-em-termini-2

Quando as tropas americanas liberaram Roma, o exército americano e a Cruz Vermelha fizeram um acordo com a sorveteria, para que virassem fornecedores oficiais de gelato para os soldados americanos durante um período de dois anos.

sorveteria em roma

Além de delicioso, o sorvete da Fassi é cheio de história!

sorveteria em termini

Voltei lá recentemente e estava bem lotada, mas era feriado. Não é a primeira vez que a vejo assim cheia, mas o caixa é super rápido e há muitos balconistas para servir. Entre a fila e esperar para sermos servidos, acho que aguardamos uns 10 minutos.

sorveteria-em-termini

Um ponto forte é que o copinho de 2,50 euros tem a mesma quantidade de sorvete de outras sorveterias que o vendem a 3 euros ou até 3,50 como a ótima Gelateria della Palma, por exemplo.

Ao lado da caixa tem umas amostras de plástico (super kitsch) mostrando o tamanho de todos os sorvetes que eles produzem: copinho, casquinha, biscoito recheado com sorvete, tortas de sorvete, etc. E uma coisa que achei bem fofa, é que eles distribuem gratuitamente cartões postais com fotos históricas e anúncios com propagandas antigas da sorveteria.

sorveteria-em-termini-7

Esta é uma ótima opção gastronômica nos arredores da Estação Termini.

Endereço: Via Principe Eugenio 65

Como chegar: A estação do metrô mais próxima é a parada Vittorio Emanuele (Linha A). Mas caminhar de Termini até lá leva uns 10 minutos.


Outras dicas para quem busca boas sorveterias na cidade:

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

6 thoughts on “Gelateria Fassi: a sorveteria mais antiga da Itália

  1. Por isso que eu sou apaixonada pela Itália, até uma “simples” gelateria é cheia de histórias pra contar 🙂

  2. Pingback: Por dentro do Esquilino, o bairro multiétnico de Roma | Turismo em Roma

Deixe uma resposta

Top