You are here
Home > Atrações > Termas de Caracalla, uma das mais suntuosas termas romanas

Termas de Caracalla, uma das mais suntuosas termas romanas

Muitos não sabem que foram os romanos a criar o SPA. Sim, o conceito do SPA para tratamentos nasceu com as termas, já que SPA significa Sanitas Per Acquam, ou seja, a Saúde através da água.

Piscinas de água quente, morna e fria, massagens, esfoliações, banhos para a estética e também para a saúde. Mas também um ambiente para diversão, para passar uma tarde de ócio. E geralmente no mesmo ambiente das termas também havia academias para praticar esportes. Mens sana in corpore sano!

termas-de-caracala-3
Logo na entrada há alguns quadros explicando como eram algumas ruínas das termas. Um fato interessante: uma das “cubas ou tanques”, hoje em dia é uma fonte na Praça Farnese, ao lado do Campo de Fiori. Não se sabe se à época essa cuba era uma fonte ou se era uma espécie de tanque.

Além do ócio e do prazer, e em um ambiente mais rebuscado das termas para a aristocracia e as termas particulares dos imperadores, também havia as termas públicas com o simples objetivo de…tomar banho! Hoje em dia a gente passa uma tarde na piscina, talvez fazendo um churrasquinho com os amigos… os antigos romanos iam as termas.

Hoje em dia ainda é possível visitar muitas ruínas de antigas termas romanas. Uma das mais bem conservadas é o complexo das Termas de Diocleciano, que na idade média foi transformado em igreja e convento pelas mãos de Michelangelo. Mas também há as ruínas de pelo menos dois complexos termais na cidade de Ostia Antiga, cujo chão possui maravilhosos mosaicos.

termas-de-caracalla-12

Mas quem visita Roma também pode dar um pulinho até as mais suntuosas e monumentais termas romanas: as Termas de Caracalla, ali pertinho do Circo Máximo.

As termas, construídas por ordem do imperador Caracalla entre 212 e 217 d.C. eram as mais suntuosas, e só foram superadas em riqueza e tamanho pelas Termas de Diocleciano.

termas-de-caracala-2

Mas como a Termas de Diocleciano foram em parte destruídas para construir alguns bairros e a estação Termini, e outra parte foi transformada por Michelangelo em edifícios de uso religioso, são as Termas de Caracalla aquelas que hoje em dia conseguem mostrar a real suntuosidade de uma terma romana, porque seus edifícios não foram transformados para uso religioso ou civil.

Uma curiosidade interessante é que apesar de suntuosas, as Termas de Caracalla eram termas para o “povão”, já que os ricos possuam termas mais “diferenciadas”, quais as Termas de Agripa, as Termas de Nero e as Termas de Trajano.

termas-de-caracalla-11
Aqui nessa parte ainda é possível ver um pequeno pedaço do revestimento em mármore.

Vários imperadores que sucederam Caracalla transformaram a estrutura das termas de Caracalla, fazendo reformas, aumentando ou diminuindo algumas áreas do complexo.

Devido às invasões barbáricas que se deram por quase vinte anos (535-553), os aquedutos foram parcialmente destruídos e com isso era impossível abastecer a cidade e as termas. Foi uma época de declínio para o império romano e para a cidade de Roma.

termas-de-caracalla-13

Nos séculos sucessivos as termas tiveram a mesma sorte que a grande maioria dos monumentos de Roma: foram saqueadas, parte do seu material precioso (como o mármore) foi retirado para construir outros monumentos. Na idade média as Termas de Caracalla serviram até de alojamento “ilegal” para peregrinos ou viajantes sem dinheiro que vinham a Roma. Era chegar lá, encontrar um lugar e dormir.

termas-de-caracalla-9
Os mosaicos estão super bem conservados e também é muito legal ver os diferentes tipos de composições gráficas

Apesar de tudo isso, hoje em dia ainda podemos ver parte das ruínas e testemunhar a sua grandiosidade.. Para nossa sorte, uma boa parte da sua pavimentação original chegou até os nossos dias e podemos admirar os belíssimos mosaicos em preto e branco, e também mosaicos coloridos de uma nuance única!

Além de poder admirar a grandiosidade do império romano, outra vantagem de visitar as Termas de Caracalla é que o local não é um daqueles monumentos lotados: tanto pelo seu tamanho, quanto, talvez, por não estar muito no miolo do circuito do turismo de massa.

termas-de-caracalla-11

E se você der a sorte de estar em Roma durante o verão, aproveite para assistir uma ópera ou balé nas Termas de Caracalla. Tive a oportunidade de ir e posso afirmar que é lindo ver o por do sol, e pouco a pouco o cair da noite, tendo as ruínas como pano de fundo. Todos os anos o Teatro dell’Opera di Roma transfere os seus espetáculos para o local, e é um dos eventos mais frequentados do verão romano. Não perca!

verão-em-roma
Essas são as fotos que fiz no ano passado, no mês de Junho. Fomos ver uma ópera-rock no dia do nosso aniversário de casamento. As duas primeiras fotos foram tiradas por volta das 19h e as duas últimas por volta das 22h. O ambiente é bem cenográfico, não é?

Termas de Caracalla

Site: http://archeoroma.beniculturali.it/siti-archeologici/terme-caracalla

Endereço: Via delle Terme di Caracalla

Horário: abertura às 9h e encerramento que vai das 17:30h no inverno às 19:30h no verão. Para ver os horários clique aqui.

Preço: 6 euros. Grátis no primeiro domingo do mês.

Como chegar: Descer na parada Circo Massimo, da linha B do metrô e dali caminhar uns

Leia outros posts relacionados com dicas do que fazer nos arredores:

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com



Booking.com

Compre seus ingressos agora e pule a file!

Ingressos para o Coliseu, Museus Vaticanos, Galleria degli Uffizi e inúmeras atrações no mundo todo, sem ter que enfrentar filas.

Para mais ingressos, visite a página de ingressos do Roma Pra Você.

Similar Articles

Deixe uma resposta

Top
Close