You are here
Home > Bairros e Áreas de Roma > Aventino/Circo Máximo > A Boca da Verdade: a máquina da verdade mais antiga do mundo!

A Boca da Verdade: a máquina da verdade mais antiga do mundo!

 tour guiado em roma 728x90

Roma está cheia de tesouros, alguns bem escondidos, que parecem segredos bem guardados. Uma das atrações mais curiosas e interessantes é A Boca da Verdade (em italiano: La Bocca della Verità) e parece não fazer muito sucesso com os turistas brasileiros.

boca_verdade

A Boca da Verdade é uma máscara grotesca e está localizada no pórtico da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, nas imediações do Teatro de Marcelo, Circo Máximo, Gueto Hebraico e bem pertinho do Trastevere. Na pracinha em frente à igreja também há uma área com templos antigos do séc II a.C. e que se chama Fórum Boario. A Igreja de Santa Maria in Cosmedin é uma igreja católica de rito grego, e todas as 6as feiras, às 18h, tem uma missa celebrada nessa língua. Também é possível visitar as catacumbas e tem uma lojinha de souvenir muito bem fornecida. No interior da loja há um mosaico bisantino do Séc VII d.C.

Roma_-_Santa_Maria_in_Cosmedin01
Confirmando o que eu afirmo aqui no post: observem a fila! Mesmo em dia de chuva há sempre muitos turistas. Crédito: Wikicommons

Não se sabe ao certo a origem da máscara, mas muitos acreditam que a sua função era de tampa de esgoto decorativa! Pela boca, olhos e nariz passava a água que deveria cair diretamente no esgoto.

20140218_102708
Turistas destemidas, sem algum medo de perder a mão! A visita ao monumento é grátis, mas se você estiver sozinho(a) e quiser que o guardião faça a sua foto, ele sugere deixar uma gorjetinha de 50 centavos. A partir de setembro de 2016 custa 2 euros.

A partir da Idade Média criou-se uma lenda sobre a função dessa boca: para saber se uma pessoa estava dizendo a verdade ou não, era necessário que ela colocasse a mão dentro da bocarra. Se ela estivesse mentindo, a boca devoraria a sua mão. Os homens levavam suas esposas e ao pedir que colocassem a mão na bocarra, desandavam a fazer perguntas. As preferidas eram sobre a (in)fidelidade conjugal. Ui, que medo!

audrey_hepburn_e_la_bocca_della_verita_a
Crédito da Foto: Divulgação

Em tempos recentes, A Boca da Verdade ficou famosíssima e ganhou apelo turístico graças ao filme Férias Romanas (Roman Holiday), com a maravilhosa Audrey Hepburn e com Gregory Peck. Saibam que graças a esse filme, Audrey Hepburn apaixonou-se por Roma, onde residiu nas décadas de 60 e 70.

A máscara grotesca é uma das atrações mais amadas pelos turistas japoneses. Sempre que passo por lá pelo menos 75% das pessoas que estão na fila são orientais. O guardião e o vendedor da loja até arriscam umas palavrinhas em japonês, e ouvem-se muitos “arigatôs”!

E você? Vai ter coragem de colocar a mão na bocarra?

Como chegar:

Para quem vem de Termini, a maneira mais fácil é pegar um meio de transporte que passe na Via Petroselli. Algumas linhas de ônibus que saem da Estação Termini: 170 e H

Quem visitar o Capitólio, Piazza Venezia, Circo Máximo, Gueto Judaico, Aventino, Testaccio estará naturalmente perto do monumento. São 5-10 minutinhos a pé. O metrô mais próximo é a linha B (a que passa no Coliseu), e a parada é Circo Massimo. Uns 10 minutinhos a pé, com uma subidinha ao sair do metrô.

Endereço: Via della Greca 4, Roma

Preço: 2 euros

Horário: das 9 às 17 no inverno, e das 9 às 18 nas demais estações do ano.

 

Outros posts relacionados:

Similar Articles

Top
Close