Roma está cheia de tesouros, alguns bem escondidos, que parecem segredos bem guardados.
Uma das atrações mais curiosas e interessantes é A Boca da Verdade (em italiano: La Bocca della Verità), mas parece não fazer muito sucesso com os turistas brasileiros.
A Boca da Verdade é uma máscara grotesca e está localizada no pórtico da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, nas imediações do Teatro de Marcelo, do Circo Máximo e bem pertinho do Trastevere.
Leia Mais:
- Buraco da Fechadura: um dos segredos de Roma
- Por que o Coliseu se chama Coliseu? O apelido pegou!
- Pantheon de Roma: história, arquitetura e curiosidades
Na pracinha em frente à igreja também há uma área com templos antigos do séc II a.C. e que se chamava Fórum Boario, na época do Império Romano.
A Boca da Verdade fica na entrada da Igreja de Santa Maria in Cosmedin é uma igreja católica de rito grego, onde todas as 6as feiras, às 18h, tem uma missa celebrada nessa língua.
Quanto à grotesca máscara de mármore, não se sabe ao certo a sua origem, mas muitos acreditam que a sua função era de tampa de esgoto decorativa!
Pela boca, olhos e nariz passava a água que deveria cair diretamente no esgoto. Era bem normal que as tampas de esgoto, que as placas de saída de água dos aquedutos e fontes tivessem decorações bizarras.
A partir da Idade Média criou-se uma lenda sobre a função dessa boca: para saber se uma pessoa estava dizendo a verdade ou não, era necessário que ela colocasse a mão dentro da bocarra.
Se ela estivesse mentindo, a boca devoraria a sua mão. Os homens levavam suas esposas e ao pedir que colocassem a mão na bocarra, desandavam a fazer perguntas. As preferidas eram sobre a (in)fidelidade conjugal.
Em tempos recentes, A Boca da Verdade ficou famosíssima e ganhou apelo turístico graças ao filme A Princesa e o Plebeu (Roman Holidays), com a maravilhosa Audrey Hepburn e com Gregory Peck.
++ Leia Mais | Filmes e séries que se passam em Roma
Saibam que graças a esse filme, Audrey Hepburn apaixonou-se por Roma, onde residiu dos anos 60 aos anos 80.
A máscara grotesca é uma das atrações mais amadas pelos turistas japoneses. Sempre que passo por lá pelo menos 75% das pessoas que estão na fila são orientais.
O guardião e o vendedor da loja até arriscam umas palavrinhas em japonês, e ouvem-se muitos “arigatôs”!
E você? Vai ter coragem de colocar a mão na bocarra?
Como chegar:
Para quem vem de Termini, a maneira mais fácil é pegar um meio de transporte que passe na Via Petroselli. Algumas linhas de ônibus que saem da Estação Termini: 170 e H
Quem visitar a, Piazza Venezia, Circo Máximo, Gueto Judaico, Aventino, Testaccio estará naturalmente perto do monumento. São 5-10 minutinhos a pé.
O metrô mais próximo é a linha B (a que passa no Coliseu), e a parada é Circo Massimo. Uns 10 minutinhos a pé, com uma subidinha ao sair do metrô.
Endereço: Via della Greca 4, Roma
Preço: 2 euros
Horário: das 9 às 17 no inverno, e das 9 às 18 nas demais estações do ano.
Dicas de o que fazer nos arredores da Boca da Verdade:
- O Buraco da Fechadura: um dos segredos mais bem guardados de Roma
- Passeio no Aventino: a maravilhosa vista panorâmica do Giardino degli Aranci
- Mercato Campagna Amica: delícias italianas diretamente do produtor ao consumidor
- Descobrindo o Trastevere: claustro medieval dentro de um hospital público
- Trastevere, Roma: Bairro do charme e da boemia [Roteiro + Mapa]
- Após anos de restauração, conheça o novo Circo Máximo
[…] Prova disso foi a fila que encontramos ao chegarmos lá! Pesquisando sobre essa máscara, li no blog Roma pra você uma história super interessante de que na verdade ela foi criada para ser usada como tampa de bueiro e que por ela passava esgoto! […]