You are here
Home > Atrações > Villa Maraini: a segunda (ou primeira?) vista panorâmica mais alta de Roma

Villa Maraini: a segunda (ou primeira?) vista panorâmica mais alta de Roma

 tour guiado em roma 728x90

Sendo uma cidade de colinas e sem prédios muito altos, Roma possui vários pontos fantásticos de onde podemos admirar uma bela vista panorâmica da cidade. Uma das mais cenográficas é da Torre Belvedere da Villa Maraini, sede do Instituto Suíço de Roma, nos arredores da Via Veneto.

Roma possui um skyline muito bonito e interessante, dominado por cúpulas e monumentos imponentes. Dentre as muitas vistas panorâmicas da cidade, como aquela dos terraços panorâmicos do Vittoriano e do Coliseu, ou ainda do Jardim das Laranjeiras e da cúpula da Basílica de São Pedro, nem todas nos permitem uma visão completa, ou seja, uma vista panorâmica a 360º graus.

Estes são os fundos da Villa Maraini, e aquela ali é a Torre Belvedere, com a vista panorâmica.

Mas existe um lugar em Roma, pouco conhecido inclusive para os moradores, que proporciona uma vista inesquecível: a Torre Belvedere, torre panorâmica da Villa Maraini, uma mansão construída no final do séc. 19, em uma colina artificial formada graças ao acúmulo de entulhos de demolições nos arredores.

Importante ressaltar, que os entulhos elevaram o terreno, que já fica em uma posição alta.

Assim que chegamos à torre, todos sacamos nossas máquinas e celulares, e também admiramos “a olho nu” a cidade do alto.

Os Maraini eram uma família riquíssima de industriais suíços, do setor da produção de açúcar de beterraba.

Quando abriram fábricas ao norte de Roma, e sucessivamente Otto Maraini entrou para a política, decidiram construir uma enorme mansão que os acolhesse durante a estadia na cidade.

Após o falecimento de Carolina Maraini, viúva do industrial, a mansão foi doada em 1946 à Confederação Suiça. Hoje é sede do Instituto Suiço de Roma, o qual promove a arte e a cultura entre a Suiça e a Itália. Todos os anos distribuem dez bolsas de estudos de duração anual para jovens artistas e pesquisadores suíços que necessitem morar na Itália para continuar seu percurso profissional.



Mas a vista panorâmica é a segunda ou a primeira mais alta de Roma?

Tradicionalmente a vista panorâmica completa (360º graus) mais alta de Roma é aquela da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Mas, alto lá! O Vaticano é um Estado independente, então se consideramos que o seu território não faz parte da cidade de Roma, os suíços ganham a parada!

Em tom de brincadeira, a guia tentou nos convencer que essa é efetivamente a vista mais alta de Roma.

Independente da disputa entre a Suiça e o Vaticano, posso dizer que a vista é WOW! Fenomenal!

Para quem conhece bem Roma é possível reconhecer várias cúpulas, tetos, monumentos e ver até os montes nos arredores da cidade.

Meu único porém foi ter reservado a visita das 17h, e quando subimos na torre (era final de outono), o dia já estava escurecendo. Se você for de Outubro a Março, reserve o horário das 15h, porque a luminosidade será maior e dá para fazer fotos muito mais bonitas. Claro, cruzando os dedos para que seja um dia ensolarado!

Por outro lado, confesso que, ver a cidade se iluminando, as luzes se acendendo e aquele céu avermelhado, deu uma emoção e uma sensação de paz incrível. Acho que para ficar perfeito, só se passasse um garçom com uma taça de champanhe!


Visitas guiadas

Poder admirar a cidade do alto, da Torre Belvedere é possível somente reservando um passeio guiado.

Onde: Villa Maraini, Instituto Suíço. Via Ludovisi, 48.

Site com informação para as visitas guiadas: http://www.istitutosvizzero.it/chi-siamo/dove/roma/visite/visite-guidate-1

Quando: Somente às segundas-feiras, às 15h e às 16h. Durante feriados, abrem mais um horário, geralmente às 17h.

Preço: 5 euros


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

4 thoughts on “Villa Maraini: a segunda (ou primeira?) vista panorâmica mais alta de Roma

  1. Nunca tinha ouvido falar desse lugar e na disputa entre Vaticano e Suíça só tem um vencedor: essa vista matadora. Ah! Adorei as cores das fotos. Esse horário que antecede o pôr do sol é mágico. Não sei se iria no meio da tarde ou faria como você e aproveitaria a visão do fim do dia. Mais uma dica anotada para a próxima viagem para Roma.

Deixe uma resposta

Top