You are here
Home > Atrações > Passeio e show noturno com luzes e efeitos 3D nos Fóruns Imperiais

Passeio e show noturno com luzes e efeitos 3D nos Fóruns Imperiais

Como é bom quando algum parente ou amigo vem me visitar em Roma, assim aproveito a “desculpa” para fazer algum programa que já fiz no passado, para apresentar aqui no blog.

Aproveitando a visita do meu irmão e o fato que em Julho estava quente demais para turistar ao ar livre durante o dia, compramos os bilhetes para o passeio noturno nos fóruns imperiais e para um fantástico show com efeitos em 3D que projetava imagens super coloridas nas ruínas, reconstruindo assim a Roma da antiguidade.

passeio-noturno-nos-foruns-imperiais-2
A Coluna de Trajano iluminada à noite

Com certeza esse é um daqueles passeios que você não pode e nem deve perder, se visitar a cidade entre abril e outubro.

Cada espetáculo dura pouco menos de 1 hora e compramos dois bilhetes: primeiro para o espetáculo em 3D com narração, e logo em seguida o passeio noturno e espetáculo dentro das ruínas dos fóruns imperiais. Saiba como foi.

Viagem no fórum de Augusto

O primeiro espetáculo é completamente estático porque nos sentamos em arquibancadas, para assistirmos a maravilhosas projeções muito coloridas nas ruínas.

Praticamente é como se fossemos ao cinema e lá tivéssemos uma grande aula de história. Como nosso espetáculo começava às 22h, a noite nos agraciou com uma brisa muito agradável.

Logo que as imagens começam a ser projetadas na parede do fórum de Augusto, escutamos a voz narradora (cada um tem o seu headset e a narração está disponível em italiano, inglês, francês, russo, espanhol, alemão, japonês, russo e chinês) que nos conduz em uma viagem de quase 2000 anos.

passeio-noturno-nos-foruns-imperiais
Caio Júlio César Otaviano, o nome de Augusto antes de subir ao poder. Já sacaram que a estação do metrô Ottaviano é em homenagem a ele, né? Aqui vocês podem ver uma das projeções de luz na parede das ruínas do Fórum de Augusto.

A história inicia com o assassinato de Júlio César e a triunfal subida ao poder de seu filho adotivo Augusto, que quando sobe ao poder ainda era chamado de Caio Júlio César Otaviano.

Muitos históricos afirmam que Augusto outrora proferira a seguinte frase sobre a grandiosidade de Roma: “Encontrei uma cidade de tijolo e deixarei uma cidade de mármore”.

passeio-nos-foruns-imperiais-3

Portanto, graças a reproduções com luzes (ora apontando, ora desenhando como se fosse o lápis de um arquiteto) vemos como eram as colunas, os templos e suas escadarias.

Como o fórum de Augusto ficava no meio do Fórum e Mercados de Trajano, Fórum de Nerva e Fórum da Paz, também existe uma breve reconstrução contando um pouco desses ambientes no seu máximo esplendor.

passeio-noturno-nos-foruns-imperiais-5

Mas o que também nos emociona é a narração, explicação e reconstrução do declínio do império romano, dos saques, da destruição e retirada de tudo o que era de mármore para construir outras vilas e até mesmo para usar tudo como material de construção.

Para terem uma ideia, no seu apogeu Roma, entre centro e periferia, chegou a ter 8 milhões de habitantes (a mesma quantidade de habitantes de Londres hoje em dia) e com o seu declínio chegou a ter somente 400.000 pessoas. Foi necessária a Idade Média e principalmente o Renascimento para que a cidade voltasse a ser povoada.

Principalmente a partir do século XIX é que começaram escavações contínuas… que continuam até os dias atuais.

Um espetáculo sinceramente lindo, educativo e emocionante.

Dica insider:

Há seis arquibancadas. Para ver bem o espetáculo as melhores arquibancadas são a segunda e a terceira arquibancadas (em ordem conforme a entrada). Eu estava sentada na quarta e também vi bem, mas saquei que da segunda e terceira dava para ver as imagens bem centralizadas. Portanto, chegue na fila uns 15-20 minutos antes!

Viajar e literalmente passear pelas ruínas do Fórum de César

Compramos os bilhetes para as 23:20h, para dar tempo de sair do espetáculo anterior e chegar sem pressa, apesar da outra entrada ficar bem pertinho.

Pois bem. Depois de tantos anos morando em Roma, pude definitivamente pisar naquela outra parte dos fóruns imperiais, que geralmente pode ser vista da rua, mas que não é aberta ao público.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

passeio-noturno-nos-foruns-imperiais-7
Ave César! Projeções do rosto de Júlio César

Hoje em dia perdemos um pouco a noção da continuidade dessa área arqueológica porque uma parte foi asfaltada durante o período fascista de Mussolini, para construir a Via Imperiale, que após a queda do regime mudou de nome para Via dei Fori Imperiali.

Nosso passeio começou pontualmente às 23:20h com acesso aos fóruns imperiais iluminados. Muito lindo ver a Coluna de Trajano de dentro da área arqueológica e também as colunas do antigo templo dedicado a esse imperador. Logo depois pegamos nossos headsets (eu em italiano e meu irmão em espanhol) e começamos a circular pelas ruínas. Em uma das paredes é projetado um vídeo bem semelhante a esse que coloquei aqui acima. São vídeos os anos 30 do século passado e que mostram o enorme trabalho de demolição e excavação das ruínas para construir a Via dei Fori Imperiali.

passeio-noturno-nos-foruns-imperiais-8
Algumas ruínas são iluminadas e explicadas em detalhes. Aqui três colunas do antigo templo de Vênus.

São vários pontos onde apertamos um controle remoto em direção a uma pequena luz laser, para escutarmos a narração que conta a quantidade enorme de terra que Trajano mandou retirar para construir o seu fórum, já que parte da área era uma colina.

Todo o percurso é feito por meio de passarelas de madeira.

passeio-noturno-nos-foruns-imperiais-13

Ruínas são iluminadas e reconstruídas com finíssimas linhas luminosas. A atmosfera é mágica.

É mostrado um pouco dos prédios que existiram no local ao longo dos tempos: bodegas de artesãos, escolas, ofícios públicos.

passeio-noturno-nos-foruns-imperiais-10
Uma projeção da expansão do império romano nas antigas ruínas da Cúria, o antigo senado romano.

Muito emocionante também aprender um pouco da história do prédio que abrigava o senado romano.

Para emoldurar a agradável noite, havia uma lua cheia lindíssima no céu de fim de Julho.

passeio-noturno-nos-foruns-imperiais-12

Os dois passeios são um modo mais do que agradável, interessante e super tecnológico de conhecer um pouco sobre as ruínas de Roma.

Dica insider:

Na penúltima parte do percurso ficamos uns 20 minutos sentados para ver projeções nas paredes e ruínas do Fórum de César. Primeiro as projeções são feitas de um lado e depois do outro. Sente-se na fileira à esquerda porque ela vai permitir assistir a maior parte das projeções sentados bem, na frente.

Preços, dias e horários:

Esse passeio maravilhoso está disponível somente nos meses em que “não chove”.

Fórum de Augusto

Duração 40 minutos – De 22 de Abril a 30 de Outubro.

A cada mês muda a hora, de acordo com o horário do crepúsculo.

Duração: 40 minutos.

Fórum de César

Duração 55 minutos – De 22 de Abril a 30 de Outubro.

A cada mês muda a hora, de acordo com o horário do crepúsculo.

Duração: 55 minutos

Preços: 15 euros para espetáculos, 25 euros se comprados juntos + maledetti 2 euros de reserva/impostos.

Site para informações, horários e reservas: http://www.viaggioneifori.it/

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.

É necessário reservar antes?

Reservei um dia antes, de manhã cedo. Não havia mais lugares para os espetáculos antes das 22h. Enquanto o espetáculo do Fórum de Augusto tinha bastante lugar, aquele para o Fórum de César tinha pouco mais de 20 vagas.


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

18 thoughts on “Passeio e show noturno com luzes e efeitos 3D nos Fóruns Imperiais

  1. Olá Luciana!
    Que post incrível!
    Estou indo para Roma em junho/2017 e estou aproveitando muito suas dicas.
    Gostaria de saber se você achou interessante fazer os dois passeios no mesmo dia, ou se indica que sejam feitos em noites separadas.
    Obrigada e beijo.

    1. Eu acho ótimo fazer os dois no mesmo dia, até porque as explicações são bem complementares.
      Se for e gostar, depois me conta.
      Um abraço e boa viagem,
      Luciana

  2. Que interessante! Estive no ano passado em Roma pela primeira vez e fiquei completamente apaixonada pela cidade. Pena não ter conhecimento destas projeções. Adorava ter visto. Bem, mais um bom motivo para voltar.

  3. Que incrível! Nunca havia ouvido falar sobre esse passeio, acredita? Com certeza farei quando for à Roma 🙂

  4. Que maravilhoso! Ainda não vi esse espetáculo! Já adorava Roma e estava louca para voltar, agora nem se fala. Muito obrigada pela dica. Vou tentar encaixar na minha próxima visita com toda certeza.

  5. Oi! Adorei essa dica de passeio! É possível que eu só consiga fazer um dos dois na minha viagem em maio. Eu não conseguindo fazer os dois, qual dos dois você recomendaria?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top