You are here
Home > Dicas práticas > Mala para Outubro em Roma: mês das Ottobrate ou Veranico Romano

Mala para Outubro em Roma: mês das Ottobrate ou Veranico Romano

Preparar a mala para Outubro em Roma exige uma certa “ciência”, e nossos grandes aliados serão os sites de meteorologia. Mas por que Outubro é um mês assim tão especial?

Apesar de já ser Outono, nesse mês acontece um fenômeno meteorológico: as correntes de ar quente da África ainda alcançam a Itália com uma boa intensidade. Com isso temos quase sempre um veranico, que aqui tem até um nome: Ottobrate Romane.

Faz bem parte da cultura local esperar por esses dias quentes, que ainda nos dão a ilusão de estarmos no verão. Tem muita gente que vai à praia (mesmo vestido), para tomar um solzinho e até pegar um bronzeadinho no rosto.

Então vamos a um passo a passo para você compreender como fazer as malas para Outubro:


Passo 1: Primeira ou Segunda Quinzena de Outubro

A primeira coisa a ter em mente é se você virá a Roma na primeira ou na segunda quinzena de Outubro.

Por que essa pergunta é fundamental?

Existe uma enorme probabilidade de termos veranico na primeira quizena de outubro. Na segunda quinzena, nos aproximaremos do mês de Novembro. E Novembro já é um mês que pode exigir uma mala de inverninho.

Aqui acima um print da Accuweather mostrando as temperaturas de Outubro. Mas se tivermos veranico, podemos chegar a pelo menos 28 graus.


Passo 2: Controlar as temperaturas nos sites de meteorologia

Como eu falei, o veranico depende das correntes de ar africanas. Há dias ou até uma inteira semana nas quais o calor é mais intenso. Pode acontecer da temperatura dar uma leve caída e 2 ou 3 dias depois voltar a dar uma esquentada.

Portanto, Outubro é um mês ainda “quente” considerando que já estamos no Outono, mas ao mesmo tempo existe uma boa possibilidade de oscilações de temperatura. Sobretudo na segunda quinzena.


Passo 3: Ter em mente as horas frias e as horas quentes

Nessa época do ano, considerando sempre o critério de primeira e segunda quinzena, saiba que:

Até pelo menos 10 horas da manhã fará um friozinho/fresquinho e conforme nos aproximemos do final do mês, o frio se estenderá até quase 11 da manhã

Ao nos aproximarmos do meio-dia até pelo menos as quatro (às vezes cinco da tarde), fará do calorzinho ao calorão, principalmente se você estiver caminhando pela cidade.

A partir das 17-18h a temperatura começa a cair. E com certeza, se você sair para jantar, ao deixar o restaurante vai precisar estar mais vestido.


Passo 4: Vamos aos finalmentes…  o que colocar na mala?

Para dias de Veranico ou primeira quinzena de Outubro

Para os dias mais quentes, ou pelo menos na primeira quinzena as principais dicas são as mesmas do texto sobre como preparar a mala para o mês de Setembro em Roma. Como uma única exceção é que eu talvez não colocasse sandálias na mala. E se o fizer, somente uma. Tenha também um casaco (não precisa ser um casaco super pesado), jaqueta/moletom/blazer, calça comprida (mas dá para usar saias, bermudas e vestidos) e echarpes leves.

A partir da segunda quinzena de Outubro

Essa é a hora de colocar roupas mais pesadas na mala, mas ainda não é a hora de colocar roupas extremamente pesadas. Me explico melhor:


Casacos

Casacos que aqueçam, mas sem necessidade de casacos forrados com lã, e nem de capuz.

Alguns modelos que podem funcionar:

Para sair na parte da manhã, se for muito cedo, use um cardigã com uma camiseta por baixo. Ou também: uma jaqueta ou moletem (que depois você pode amarrar na cintura) ou uma doudoune sem mangas (essa opção aqui mais válida para quem virá mais pra segunda quinzena de outubro).

Doudounne sem mangas

Outra peça que eu sempre aconselharia colocar na mala: esses “acolchoadinhos” dobráveis que vendem na Decathlon e a Uniqlo. Eles são super leves, mas aquecem como poucos:


Nos pés

Acredito não ser mais a época para sandálias. Pelo menos na primeira quinzena dá para usar bailarinas. Nesta época você pode optar por tênis ou sapatos fechados, mas não precisa ser botas pesadas e, sobretudo, não é necessário botas forradas. Pode chover, então é bom ter um sapato mais fechado.


Parte de baixo

Aconselho calças compridas. A partir da segunda quinzena não é mais a hora de calças super leves (tipo em tecido de linho), mas também não precisamos de calças térmicas e nem colocar meia calça ou segunda pele por baixo.

Para quem gosta de saias, pode ser bom trazer um par de meia calça (mas não precisa ser com fio pesado!) para proteger um pouco as pernas das temperaturas nas horas mais frias.


Acessórios

Ainda não é a hora de toucas, nem para luvas e, sobretudo, aposte em écharpes leves e pashminas. Tudo isso, óbvio, para as horas mais frias do dia. Por volta do meio-dia até meados da tarde pode fazer um calor considerável.


Leia Mais


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

2 thoughts on “Mala para Outubro em Roma: mês das Ottobrate ou Veranico Romano

  1. Oii! Tudo bem? Queria uma ajuda! Meu marido faz coleção de camisas de time e estaremos em Roma no final de outubro. Vc sabe informar onde encontramos lojas que vendam camisas de coleções passadas do Lazio e outros times a preços mais em conta?
    Ele pesquisou alguns lugares e as lojas costumam vender as camisas atuais, mas ele não faz questão de ser a nova. Se tiver algum outlet ou alguma loja que vc conheça e indique, ajudaria muito!!
    Obrigada

Deixe uma resposta

Top