You are here
Home > Bate-volta > Bagnaia e o esplêndido jardim italiano da Villa Lante

Bagnaia e o esplêndido jardim italiano da Villa Lante

Roma é uma cidade esplêndida. Mas dentro do nosso estado, a Região Lazio, existem províncias que reservam surpresas escondidas, pequenos tesouros que merecem e valem uma ou mais visitas.

Se seu tempo permitir, organize um bate e volta.

E a província de Viterbo, a Norte de Roma, e coladinha na Toscana e na Umbria, é uma verdadeira mineira de diamantes no que diz respeito a lugares mágicos e cinematográficos.

bagnaia-viterbo

Já tive o prazer de narrar um dos passeios pela cidade de Civita de Bagnoregio, cenário da novela Esperança da Rede Globo, e também sobre a magia hippie do burgo de Calcata. Pois bem, ambas ficam na província de Viterbo. Então, antes mesmo de apresentar o destino de hoje, dou uma dica: desbrave esses pequenos burgos, que ficam no meio do caminho (para quem viaja de carro) entre Roma e Siena. Passagem mais ou menos obrigatória!

E por lá, a alguns minutos dos muros medievais da cidade de Viterbo, cidade que hospedou o primeiro conclave papal da história, fica o pitoresco e silencioso burgo de Bagnaia. Casas de pedra, igrejas medievais, vovós e vovôs sentados nas pracinhas, roupas estendidas para fora da janela. Esse é o cenário local.

bagnaia-viterbo-2

Os arredores de Roma estão lo-ta-dos de pequenos burgos com casinhas de pedra, que nos catapultam diretamente em uma atmosfera de outros tempos. Assim é Bagnaia!

Ali a vida tem outro ritmo, sem a pressa e a correria das grandes cidades. Lugares em que todos sabem os nomes (e tudo da vida!) dos seus vizinhos, e onde muitos nem trancam as portas de casa com chaves.

bagnaia-viterbo-5

Aliás, conto uma curiosidade que me deixou boquiaberta: há alguns anos visitei um desses burgos perdidos no meio do nada, e havia quem deixasse a chave de casa na fechadura, do lado de fora da porta. Quando vi a primeira porta com chave, pensei que fosse um morador apressado ou esquecido. Mas quando vi a segunda e a terceira, percebi que a vida ali era assim!

Villa Lante: o jardim italiano mais bonito de 2011

Em 2011, Bagnaia ganhou as manchetes turísticas, porque o seu jardim italiano foi eleito como o mais bonito dentre todos os jardins italianos aqui do nosso país.

villa-lante-bagnaia-6

Se você não sabe o que é um jardim italiano, vou fazer um resumo bem básico. O jardim italiano tem nos seus principais elementos as fontes, as estátuas e uso de arbustos (como o buxinho) cortados em forma ornamental. Uma característica obrigatória é que nunca pode faltar água neste tipo de jardim. Por isso além das plantas ornamentais, também encontramos sempre muitos lagos, fontes e cascatas como aqueles da maravilhosa Villa D’Este, em Tivoli.

villa-lante-bagnaia-2

villa-lante-bagnaia-13
Um dos afrescos dentro da vila (cujo prédio está completamente vazio), mostra como ela era à época da sua construção.

Sua construção iniciou em 1511. Pensem! Apenas onze anos depois do Descobrimento do Brasil! O arquiteto responsável foi Jacopo Barozzi di Vignola, conhecido popularmente como Il Vignola, que também constriu o Palazzo Farnese em Caprarola (outro lugar imperdível em Viterbo), e a estupenda Igreja de Jesus (Chiesa del Gesù), em Roma, que fica no caminho entre a Piazza Venezia e a Piazza Navona.

villa.lante-bagnaia-8

villa-lante-bagnaia-9

O jardim é cheio de fontes e nele há uma paz absoluta. O local é muito cenográfico, não só pelo jardim. Depois que subimos os degraus e chegamos à parte mais alta, podemos ver o cume de alguns prédios da cidade e um pouco do burgo que está logo do lado de fora da Villa Lante. Tal perspectiva nós dá a impressão de estarmos em uma espécie de jardim suspenso.

villa-lante-bagnaia-3

Para quem está buscando um bate e volta, ou uma parada estratégica entre Roma e a Toscana, (e que seguem pela Via Cassia e não pela autoestrada A1) uma parada em Bagnaia será motivo para recordações de um lugar fantástico para o resto da sua vida.

villa-lante-bagnaia-4

villa-lante-bagnaia-18
Em uma das partes da vila, aberta ao público, podemos ver também esses maravilhosos afrescos.

Como chegar em Bagnaia com os meios de transporte

Uma boa opção é ir até a cidade de Viterbo, fazer um belo passeio por lá, ver as suas muralhas medievais, seu antigo burgo, o palácio papal e depois pegar o ônibus até Bagnaia. São mais ou menos 5 minutos.

villa-lante-bagnaia-12

Quem preferir ir direto a Bagnaia, pode pegar o trem Roma-Viterbo (a linha ferroviária que sai do Piazzale Flaminio, em Roma) e descer em Bagnaia. A estação está a poucos metros da Villa. Saiba que a mesma linha ferroviária termina em Viterbo, portanto, pode ser uma boa ideia ir até lá depois de visitá-la.

Não é uma viagem curta, pois o percurso leva cerca de 2 horas. Há trens a cada 20 minutos.

Informações úteis

Telefone: 0761-288008

Endereço: Via Jacopo Barozzi 71, Viterbo

Dias e horários: Aberta de terça a domingo

de 1 a 31 de março, das 8:30 às 17:30
de 1 de abril a 31 de outubro: das 8:30 às 16:30
De 1 de novembro a 28 de fevereiro, das 8:30 às 16:30

Preço: 5 euros e gratuito para menores de 5 anos

Procurando dicas de outros destinos nos arredores de Roma? Leia também:

 


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

Deixe uma resposta

Top