You are here
Home > Bate-volta > Civita di Bagnoregio: a “cidade que morre” nos revela toda a sua beleza

Civita di Bagnoregio: a “cidade que morre” nos revela toda a sua beleza

Civita di Bagnoregio ficou famosa no Brasil quando foram gravados os capítulos iniciais da novela Esperança. E como sabemos, as novelas no Brasil lançam modas, maneiras de falar, vestir e até destinos turísticos. Basta alguns personagens aparecerem em algum lugar cenográfico nos primeiros capítulos da novela (fórmula mais do que usada e abusada pelas novelas da Rede Globo), que no dia seguinte todos querem conhecer aquele lugar.

Então, se do outro lado do Atlântico, esse vilarejo ao norte de Roma e ao sul da Toscana, fez sonhar milhares de brasileiros que acompanharam a saga de Toni e Maria, para nós que moramos aqui na Itália, Civita di Bagnoregio é conhecida com a alcunha de “città che muore”, a cidade que morre.

civita-di-bagnoregio-3
O vale na parte baixa da cidade é um vale de “calanchi”. Os calanchi são essas reentrâncias formadas pela erosão de rochas argilosas.

Cività di Bagnoregio também faz parte da associação dos burgos mais bonitos da Itália.

Mas como uma cidade tão rara e antiga pode morrer?

Descobertas arqueológicas dão por certo que o vilarejo foi fundado há pelo menos 2500 anos, pela população etrusca.

civita-di-bagnoregio-4

Depois dos etruscos, foram os romanos que dominaram e habitaram a região, e o burgo que chegou até nós é de época medieval.

O risco verdadeiro da cidade “morrer” se dá a causa da erosão do terreno, assim como também acontece com o mágico e pitoresco burgo de Calcata.

civita-di-bagnoregio-5

Também é importante salientar que até 1965 não existia uma ponte para chegar ao lugar, e era necessário usar algumas picadas, trilhas e escadarias que partem da parte baixa do vale para chegar lá em cima. Com a enorme atração que a cidade tem sobre os turistas, os moradores só podem usar a ponte com seus meios de transporte de duas rodas em dias e horários de pouco trânsito, por motivos de segurança.

civita-di-bagnoregio-9
O burgo é uma meta muito visitada pelos italianos. Basta um dia de sol em início de primavera e o lugarejo fica cheio.

Outra razão histórica é que, se no passado as populações buscavam esses burgos no alto da montanha, com muralhas fortificadas e portas para se isolarem do mundo por motivo de segurança e sobrevivência, nos nossos tempos, algo do gênero é inimaginável e desnecessário.

civita-di-bagnoregio-10

Civita di Bagnoregio se esvaziou aos poucos, e deu vida a uma cidadezinha nova e moderna na parte baixa.

Estatísticas dão por certo que hoje em dia menos de vinte pessoas morem efetivamente na cidade. Todas as demais que possuem bares, restaurantes e pousadas (o burgo é um dos mais visitados da Itália) moram na cidade moderna ou nos arredores.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

civita-di-bagnoregio-7
Nasceu uma menina! Em uma “cidade que morre” é ainda mais emocionante ver que existe vida. Esses laçarotes são colocados nas portas das casas para anunciar a todos que nasceu uma criança. A cor já nos indica o sexo, certo?

Espero que Civita di Bagnoregio não morra nunca, mas, como o futuro é incerto, espero que você possa conhecer logo a beleza pitoresca dessa cidade.

Onde fica e como chegar?

Civita di Bagnoregio pertence à província de Viterbo, uma das cinco províncias da região Lácio. Bagnoregio dista aproximadamente 2 horas de carro para quem vem de Roma ou de Florença.

civita-di-bagnoregio-11
Esse prédio também só tem fachada. Toda a parte posterior é uma ruína.

Quem quiser chegar lá com os meios de transporte públicos deve pegar o trem até Orvieto e dali continuar a viagem com um ônibus. Ao chegar em Bagnoregio o ônibus deixa os passageiros na parte nova e moderna. Cabe a você deve decidir se quer caminhar até a ponte, ou se prefere pegar o minibus para se aproximar do burgo. Também é possível chegar a Bagnoregio saindo de Viterbo, mas acho que essa opção só é uma boa ideia se você já estiver em Viterbo. Para quem sai de Roma, o melhor mesmo é ir de trem até Orvieto.

civita-di-bagnoregio-6
Uma das várias casas abandonadas e em ruínas

Para ver os horários do trem até Orvieto consulte o site da Trenitalia. Para ver os horários do ônibus de Orvieto até Bagnoregio, consulte o site da empresa CoTral.

civita-di-bagnoregio-8
Quem ainda insiste em viver por lá cuida dos seus jardins e plantas com um enorme amor e carinho, dando todo um colorido e charme ao burgo.

Fomos de carro, estacionamos na cidade moderna e caminhamos até a ponte. Nos finais de semana ou no verão os minibus ficam lotados, então preferimos caminhar. Aproximadamente 2 quilômetros na ida e mais 2 na volta, em tudo meia hora de caminhada para cada trajeto.

civita-di-bagnoregio-12

Procurando dicas de outros destinos nos arredores de Roma? Leia também:

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

19 thoughts on “Civita di Bagnoregio: a “cidade que morre” nos revela toda a sua beleza

    1. Eu estacionei na Piazza Battaglini. Dali a pé devem ser uns 20 minutos a pé até o alto da cidade.
      Boa viagem,
      Luciana

  1. Ui, ainda me lembro da telenovela Esperança… as novelas da Globo passavam sempre em Portugal! E esse local é mesmo bonito, parece uma vila parada no tempo! 🙂 E bem perto de Roma, dá para ir num dia e voltar! Obrigada pela dica!

  2. Que as novelas lançam moda e lugar isso é certo. Eu não lembro muito do cenário da novela, mas achava lindo. Porém na minha cabeça não era tão espetacular como suas fotos. Preciso conhecer esse lugar antes que “morra” (ou eu ou a cidade hahaha). Parabéns pelo post e pelas fotos.

  3. Que lugar lindo!! Tomara mesmo wue não morra no nunca!! Vamos fazer uma campanha “Não deixe Civita de Bagnoregio morrer”? 🙂 Com certeza o seu blog está fazendo a sua parte, quem sabe mais gente passe a visitar e familias se instalem por la? Parabéns pelo post!

  4. Poxa, fico triste e ao mesmo tempo sinto uma necessidade tremenda de conhecer esses lugares que um dia vão deixar de existir como Veneza (que já fui) que dizem que vai afundar. Adorei a ideia do laço para indicar que nasceu um bebê naquela casa. Enfim, muito legal o lugar, preciso conhecer em breve!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top