You are here
Home > Arte > As esculturas de Arnaldo Pomodoro em Roma

As esculturas de Arnaldo Pomodoro em Roma

Visitar Roma e arredores, além do Vaticano, é uma ótima oportunidade para poder conhecer (ou aprofundar o conhecimento) do trabalho em um dos mais importantes escultores italianos dos nossos tempos: Arnaldo Pomodoro.

Pomodoro nasceu em 1926 e seu irmão Giò Pomodoro (falecido em 2002) também era um escultor.

No site da fundação que leva o seu nome, o escultor afirma que uma exigência prioritária do que trabalho é que haja sempre uma relação da obra com o ambiente no qual é colocada.

esfera-arnaldo-pomodoro-roma-9

Pomodoro ficou famoso pelas suas “esferas de bronze” espalhadas pelo mundo afora, como aquela da sede da ONU em Nova York, ou da Universidade de Tel Aviv e também no Trinit College de Dublin.

Existem algumas esculturas de Arnaldo Pomodoro em Roma, algumas em espaços públicos e outras dentro dos museus.

A esfera de bronze dos Museus Vaticanos

Assim que entramos no Cortile della Pigna (Pátio da Pinha), um dos pátios externos dos Museus Vaticanos, damos de cara com a enorme esfera de bronze que quase ofusca a importância da Pigna, uma enorme pinha, escultura do séc. I-II d.C., que originalmente era usada no meio de um chafariz. A pinha está no pátio dos Museus Vaticanos desde 1608 e a esfera, criada nos anos 80, foi doada em 1990 pelo próprio escultor.

as-esculturas-de-arnaldo-pomodoro-em-roma

A esfera de bronze dos Museus Vaticanos está apoiada em uma base, fazendo com que ela gire lentamente graças ao vento. De todas as esferas e demais obras em Roma (e Vaticano) essa é a mais bem conservada. Parece que saiu da embalagem ontem!

museus-vaticanos
E essa é a Pigna, a escultura antiga que dá nome ao pátio dos Museus. Antes ela reinava absoluta, mas agora divide a atenção do público com a esfera de Pomodoro.

A esfera de bronze da Farnesina

Ao lado do estádio Olímpico e do Foro Itálico, dois complexos fascistas dos anos 20, e em outro pátio, encontramos mais uma das esferas de bronze do escultor. Ela fica na frente da Farnesina, a sede do Ministério das Relações Exteriores italiano.

as-esculturas-de-arnaldo-pomodoro-5

A esfera foi criada em 1968 e no mesmo ano foi posicionada no pátio de um dos prédios que, em Roma, é um dos grandes exemplos de obras do racionalismo italiano.

as-esculturas-de-pomodoro-em-roma-4

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Seguros Promo, parcelado em até 12 vezes. Digite ROMAPRAVOCE5 e ganhe 5% de desconto.

A pequena esfera de bronze da Galleria Nazionale di Arte Moderna

Estamos tão acostumados a ver esferas de bronze grandes e imponentes, que é quase uma surpresa descobrir a pequena esfera que se encontra na GNAM, a Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma.

as-esculturas-de-arnaldo-pomodoro-em-roma-6

Ela foi esculpida em 1963, portanto precede de mais de duas décadas as outras esferas grandes que se encontram espalhadas pelo mundo afora.

O “obelisco moderno” incompreendido e abandonado

Uma das mais imponentes esculturas de Arnaldo Pomodoro foi posicionada em uma das praças mais feias e abandonadas da cidade, no periférico e burguês bairro EUR. Aqui na cidade temos monumentos e esculturas altamente controversos, como o Vittoriano e a estátua do Papa João Paulo II, em Termini.

as-esculturas-de-arnaldo-pomodoro-em-roma-8

Podemos dizer que o obelisco de Pomodoro se uniu a esses. Não porque a sua estética seja de gosto duvidoso. Mas a primeira pergunta espontânea que surgiu era: por que colocar essa escultura cônica ou fálica no meio de uma praça sem a menor graça ou importância, que na verdade é um estacionamento ao lado do ponto final de alguns ônibus?

Primeiro foi necessário explicar o que a escultura representava. A escultura, cujo nome é Novecento, deveria ser uma espécie de obelisco moderno, um marco para quem vem de zonas mais periféricas e chega em Roma passando pelo EUR. Outra razão foi justamente tentar dar um pouco de dignidade e esplendor à praça. Mas não funcionou.

as-esculturas-de-arnaldo-pomodoro-em-roma-9

A verdade é que o chafariz que deveria circundar a escultura nunca foi ativado, e a escultura ainda é um assunto para muitas polêmicas

Fui até lá fotografar e, sim, o lugar é horrível!

O arco de Pomodoro, em Tivoli

Bem no meio da piazza Garibaldi, uma das principais praças de Tivoli e a primeira visão que temos da cidade após percorrer a estada estatal Tiburtina, também existe uma escultura de Pomodoro.

Ela se chama Arco dei Padri Costituenti e foi inaugurada em 2009, após grandes obras de reforma da praça.

visitar-villa-este-tivoli_7-1024x768 (1)

Importante dizer que essa praça fica bem pertinho da entrada da Villa d’Este, portanto, não perca a chance de vê-la.

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top