You are here
Home > Atrações > Praça Navona para os íntimos

Praça Navona para os íntimos

 tour guiado em roma 728x90

Um das praças barrocas mais bonitas de Roma, a Praça Navona dá o melhor de si nas primeiras hora da manhã. Uma oportunidade única de observá-la antes que outros turistas cheguem ao local. Ela deve a sua beleza principalmente às mãos dos rivais Bernini e Borromini.

Se você for um turista matineiro, Roma pode revelar-se uma “outra cidade”. Cheia na maior parte do ano, muitas vezes é quase impossível até mesmo ser o protagonista das suas próprias fotos… porque cada espaço será dividido com outras pessoas que, assim como você, querem imortalizar a sua viagem.

praca-navona-em-roma-3
Fontana del Moro, bem em frente à embaixada brasileira. O prédio amarelo no fundo, com uma faixa vermelha na janela é o Palazzo Braschi, uma das sedes do Museu Romano e onde tem uma ótima cafeteria, a Vivi Bistrot.

Por algumas coincidências do destino (trabalho voluntário e insônia de verão) tive a chance de descobrir como é Roma nas primeiras horas da manhã, mais ou menos entre as 7h e 9h. A emoção de ter a cidade “só para mim” foi única.

Por isso no verão passado, resolvi ir fotografar a Praça Navona nas primeiras horas da manhã. Nem cheguei lá assim tão cedo não… eram 8h. Um horário um pouco “duro” para quem está de férias, mas para quem está acostumada a acordar cedo durante a semana, me parecia nada assim tão drástico levantar cedo da cama em um sábado de manhã.

praca-navona-em-roma-4
Fachada da Igreja de Santa Agnese in Agone

Uma das primeiras coisas que me impressionou e me fez rir foi a cumplicidade de outras poucas pessoas que estavam ali também. Um casal de americanos que estava tirando as fotos da mesma fonte que eu, me deu uma piscadinha de olhos (ele) e um largo sorriso (ela), para depois dizer que se sentiam felizes por terem acordado cedo. Rimos juntos e depois eles me pediram fotos!

Outro motivo que muito me “emociona” ao passear por Roma de manhã cedo é a oportunidade de sentir o jorrar das suas fontes. Sim! Esse era o único e agradável som que eu escutava àquela hora da manhã.

praca-navona-em-roma-7
Fontana dei Quattro Fiumi. Também é linda durante a noite, iluminada, com o reflexo da luz/água nas esculturas.

Meu conselho: pelo menos um dia da sua viagem, desfrute de algum “momento íntimo” com uma atração turística ou monumento romano. Minhas dicas: Fontana di Trevi e Pantheon. Poder jogar suas moedas na fonte, cercados de poucas pessoas (como diz em 2014, pouco antes das 8 da manhã), não tem preço!

Um pouco sobre a história da Piazza Navona:

Na antiguidade, a praça era o Estádio de Domiciano e não por acaso ela ainda conserva a sua forma oval. Domiciano foi um dos três imperadores da dinastia Flavia (ou Flaviana), a mesma que construiu o Coliseu. A construção do estádio é do ano 85 d.C.

E a boa surpresa é que hoje em dia é possível conhecer parte das escavações e os subterrâneos da Praça Navona. Saiba como lendo o nosso post:

Mas foi graças à poderosíssima família Pamphili, nobres e emparentados com o Papa Innocenzo X (Giovanni Battista Pamphilj) cujo palácio dá de frente para a Praça, que vários artistas trabalharam para construir a beleza do local. O Palazzo Pamphili é a Sede da Embaixada do Brasil em Roma.

praca-navona-em-roma-5
Palazzo Pamphili, sede da embaixada brasileira em Roma.

Gianlorenzo Bernini esculpiu a fonte principal da praça, a Fonte dos Quatro Rios, representados pelas divindades. Trata-se dos rios: Nilo, Danúbio, Ganges e Rio da Prata. Representando desse modo os quatro maiores continentes do mundo: África, Europa, Ásia e América.

Francesco Borromini, seu rival, foi o arquiteto responsável pela Igreja de Sant’Agnese in Agone e por uma das galerias do Palazzo Pamphili.

Nas laterais da praça há duas fontes menores: a Fonte do Moro (Fontana del Moro), bem de frente para a embaixada do Brasil, e a Fonte do Netuno (Fontana del Nettuno). Ambas são obra do arquiteto Giacomo della Porta, porém a Fonte do Moro mais tarde foi retocada pelas mãos de Bernini.

praca-navona-em-roma-2
Mais uma foto da Fontana del Moro

De frente para a Piazza Navona, também se encontra um dos museus mais importantes de Roma, o Museu de Roma no Palazzo Braschi. Ali há uma ótima cafeteria, a qual já apresentamos no post: Bares e cafeterias na (ou pertinho da) Praça Navona. Nos meses mais quentes, a cafeteria coloca mesinhas no átrio do palácio, e é uma boa opção para comer bem e barato na Piazza Navona.

praca-navona-em-roma-8
Fontana del Netuno. Estão vendo aquela portinha com um cartaz vermelho ali atrás? Se trata de uma das entradas para visitar os subterrâneos da Praça Navona. Adoro essa foto “guerreira” de Netuno. Vira e mexe tiro fotos dessa fonte!

Onde fica a Praça Navona?

Muito perto do Pantheon e do Campo de’ Fiori, e a uma distância razoável do Vaticano. Veja no mapa:

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

2 thoughts on “Praça Navona para os íntimos

  1. Eu fiquei hospedada na praça Navona e tive o prazer de vê-la, fotografa-la e ouvi-la nas primeiras horas da manhã. É minha praça preferida mesmo. Acho a dica incrivel ate para outros lugares incriveis de Roma.

Deixe uma resposta

Top