Você está aqui
Home > Atrações > Fontana di Trevi: a Mais Majestosa e Famosa Fonte de Roma

Fontana di Trevi: a Mais Majestosa e Famosa Fonte de Roma

A Fontana di Trevi é uma das fontes mais visitadas e fotografadas do mundo.

A cidade de Roma é conhecida pelas suas inúmeras fontes, quase todas projetadas pelos artistas mais importantes dos períodos de construção. Caminhando pela cidade, vemos muitas delas decorando praças e cantinhos charmosos.

E de todas elas a protagonista pela sua beleza, harmonia, quedas d’água e pela importância que tem no imaginário coletivo, podemos dizer que a Fontana di Trevi é a principal dentre as fontes de Roma.

Leia mais:

fontana di trevi roma

Conhecer a Fontana di Trevi em 8 curiosidades

  1. A Fontana di Trevi começou a ser construída em 1732 e só foi completada 30 anos depois. Papa Clemente XII fez um concurso cujo vencedor foi o arquiteto Nicola Salvi. Mas quem completou a obra foi Giuseppe Panini. Muitos afirmam que Salvi se inspirou em um antigo projeto de Bernini, pois outros papas haviam tentado reconstruir a fonte que já existia no local.
  2. Ela foi construída no local onde já existia uma queda d’água natural. A água que a alimenta vem de um dos mais antigos aquedutos romanos: o Aqueduto Acqua Vergine.
  3. Assim como todos aqueles que a visitam, não esqueça de lançar a sua moedinha. Segunda a superstição, isso garantirá o seu retorno à Cidade Eterna. Muitos dizem que quem estiver à procura de um amor, deve lançar ainda mais moedas. Será verdade? Não custa tentar!
  4. Já famosa, a fonte foi imortalizada pela famosa cena do filme La Dolce Vita, de Federico Fellini, em que os atores Anita Ekberg e Marcello Mastroianni entram na água. Marcello irritado com a temperatura fria da água, usava uma roupa de mergulhador por baixo do terno. 
  5. Todas as moedinhas da Fontana são recolhidas e doadas para instituições de caridade. E quem tentar roubá-las, é preso! E há sempre alguém que tenta roubá-las!
  6. Também não é permitido tomar banho, mergulhar e nem mesmo molhar os pés na Fonte.
  7. Em Outubro de 2007 um vândalo jogou um colorante e toda a água da fonte ficou vermelha. Houve temor que o mármore ficasse manchado, a fonte foi fechada, mas depois que a água limpa voltou a circular, tudo voltou ao normal.
  8. De meados de 2014 a final de outubro de 2015 foi o ano da “desilusão” para muitos turistas. A fonte passou por reformas e ficou 10 meses fechada, sem a possibilidade de jogar moedinhas ou fazer fotos. Foi reinaugurada com toda a pompa e circunstância, para nossa felicidade!
fontana di trevi roma
2014-2015: fotos do período triste em que a Fontana di Trevi estava em obras

Jogar a moedinha na Fontana di Trevi

A fonte aguça o lado supersticioso dos turistas que visitam Roma. E a superstição é ligada por lançar uma moedinhas nas suas águas cristalinas.

Se vocês não conhecem esse “talismã da sorte”, ao visitarem pessoalmente o local, verão várias pessoas virarem de costas para a fonte e lançarem uma ou mais moedas na água.

Segundo a tradição, o ritual garantirá sempre o retorno à Cidade Eterna, ou também um grande amor para quem está em busca de encontrar a sua metade da laranja.

Obviamente há quem vá muito além de faça todo o tipo de pedido. Moedinhas vai, moedinha vem, estima-se que ao ano sejam recolhidos pelo menos um milhão e meio de euros em moedas. As quais são doadas para obras de caridade do Vaticano.


A Fontana di Trevi e o cinema

A Fontana di Trevi é um fenômeno do turismo mundial graças também às imagens que o cinema traz para a nossa casa. Quantas vezes vemos algum lugar famoso no mundo e temos vontade de visitar?

Como já enumerado acima nas curiosidades sobre a fonte, um dos filmes mais famosos é o clássico italiano La Dolce Vita, do diretor Federico Fellini. O filme é de 1960 e mostra os personagens Marcello e Sylvia, vividos por Marcello Mastroianni e Anita Ekberg (atriz sueca e sexy symbol da época) tomando um banho na fonte.

fontana di trevi no cinema

Outro filme famoso que usou a fonte como locação foi A princesa e o plebeu com Audrey Hepburn e Gregory Peck.

Em 1974 o premiado diretor italiano Ettore Scola se inspira em La Dolce Vita, e seus personagens também gravam cenas memoráveis na fonte.

Uma das comédias mais premiadas cujo tema é a Fontana di Trevi, é o filme americano Tre coins in the fountain. Conta a história de três jovens americanas que jogam a moedinha na fonte para encontrar o amor de suas vidas. O filme inclusive ganhou dois prêmios Oscars, um deles pela música original que também se chamava Three coins in the fountain.


Como ver a Fontana di Trevi Vazia?

O que as fotos dos postais não mostram e muitos guias turísticos não contam, é que jogar a moedinha e tirar uma foto é tarefa para os fortes e pacientes.

E como moradora de Roma, aquela multidão permanente na fonte mais famosa de Roma, e caminhar a passos lentos nas ruas nos seus arredores durante a alta temporada exige um pouco de paciência!

fontana-di-trevi-roma-2

Mas recuperei o meu amor pela fonte quando passei a visitá-la bem cedinho

Fontana di Trevi vazia: o segredo é ir cedo ou tarde da noite

Um dia no qual tinha que estar cedo no centro de Roma, e fui ver a fonte por volta das 7:30 da manhã. Saiba que até 8:15-8:30 da manhã ainda é possível tirar boas fotos, sem muita multidão ao redor. Você também pode ter o seu momento todo especial. Vale m-u-i-t-o a pena.

fontana-di-trevi-roma-3
Aqui a foto foi feita à noite. Tinha gente, mas não estava super lotada!

Você pode dizer que eu estou louca (risos), que nunquinha acordará cedo para ver uma atração turística. Se posso dar uma conselho de amiga: vá, contemple a fonte, tire as fotos, jogue suas moedas e, se for o caso, volte para o hotel e durma mais um pouco.

fontana-di-trevi-roma-5

No dia em que cheguei lá por volta das 7:20 da manhã, e ainda estava amanhecendo (sim! no inverno é assim!), encontrei duas ou três famílias ali sentadas, vendo a fonte, tirando várias fotos sem ninguém junto, batendo papo… tudo no maior silêncio e tranquilidade.

fontana-di-trevi-4
Ainda está meio escuro porque é inverno, mas já eram quase 8 horas da manhã.

O melhor disso tudo: escutar o jorrar da fonte em pleno silêncio parece uma orquesta para os nossos ouvidos. A emoção é única! Nem Mastercard paga!


Onde fica a Fontana di Trevi?

Ela fica bem no centro histórico de Roma, no bairro Trevi e a breve distância de muitas atrações turísticas. As fontes famosas mais próximas são a Fontana del Tritone e a Fontana della Barcaccia, ambas de Bernini.

Um ótimo percurso para quem vem de Termini, é chegar até a Fontana a pé, passando pela Via Nazionale ou pelo bairro Quirinale.

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

12 thoughts on “Fontana di Trevi: a Mais Majestosa e Famosa Fonte de Roma

  1. Boa tarde!! Gostaria de saber se vc há dificudades de viajar até a Italia sem saber o idioma kkk eu e o meu namorado estamos com viajem marcada para o mes de Julho… estamos um pouco apreensivos, até gostariamos de talvez contratar uma guia Brasileira em Roma e em Veneza, alguem para indicar? Há mas uma coisa, o site Get Your Guide é confiavel? Estavamos pensando em comprar os acessos aos pontos culturais por esse site! para evitar filas nos museus e locais de acesso com grandes filas, o que vc acha? Beijos, adorei o artigo!

  2. Oi Luciana, tudo bem?
    Antes de viajar pra Roma no ano passado eu li aqui e em alguns outros blogs essa dica de ir cedinho na Fontana de Trevi e foi ótimo! Até escrevi sobre isso no meu blog, o Viajando na Dica!
    Obrigada por ter me ajudado a encontrar a Fontana vazia!
    Beijos,
    Isabela 🙂

  3. Adorei a sugestão, que já tinha ouvido de minha irmã. Estou indo para lá e vou aproveitar todas as suas dicas!!!!

  4. Luciana!A gente sempre vê as atrações pelo mundo todo, sempre vazia e linda, pura ilusão, né?
    Todas são muuuuito lotadas, mas essa dica de ir cedo ou bem, a noite é mto boa.

    abraço

    1. Mas não é?
      Dá aquele desânimo ver tudo lotado. Mas indo cedo, é realmente outra coisa!
      Um abraço,
      Luciana

  5. A fontana Realmente é algo espetacular. Sempre que vou a Roma a trabalho, busco uma brechinha pra ir lá na Fontana.
    Sou fotógrafo e quando tenho clientes querendo produzir algo de fotos por lá, meu primeiro conselho é justamente esse: CEDO! Bem cedo! E rápido! Porque logo cedo enchem de turistas.
    Abraço e adorei o artigo.
    Vou deixar meu link aqui para quem quiser contato para fotografo brasileiro em Roma. Ok?

  6. Oi Lu!!! Vc saberia dizer se a Fontana “fecha” ou “pára” de madrugada? Outra perguntinha, a Fontana foi restaurada, mas atualmente, algum dos prédios ao redor está em restauração com aqueles ferros na fachada?

    1. Ela nunca para ou fecha. Funciona 24 horas por dia.
      Acredito que, sim, ainda tenha um prédio perto com fachada em obras. Mas não é um prédio colado na fonte.
      Não atrapalha em nada a foto!
      Abs,
      Luciana

  7. Concordo com você. Fiz isso quando estive em Roma, visitei Trevi por diversas vezes, sempre lotada de gente. Uma manhã de inverno cheguei na fonte às 8:00h da manhã e não tinha mais do que cinco pessoas. Vale a pena vê-la sem ninguém…a magia é diferente quando ela está vazia!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top