You are here
Home > Atrações > A multifacetada Piazza di Spagna, do barocco berniniano às marcas de luxo

A multifacetada Piazza di Spagna, do barocco berniniano às marcas de luxo

 tour guiado em roma 728x90

A Piazza di Spagna é uma daquelas atrações imperdíveis de Roma, e está em todos os guias turísticos como lugar para ir enquanto estiver na cidade.

A praça sempre foi bonita e cinematográfica, mas nos últimos anos houve algumas transformações irrefreáveis e agora ela é mais um dos endereços das compras de luxo na capital italiana.

praça-de-espanha-roma-3

A fonte dos Berninis

Mas a sua fama se deve principalmente por que ali há uma das mais belas fontes berninianas de Roma: La Fontana della Barcaccia. Muitos sabem que ela é de Bernini, mas ignoram que, na verdade ela é de dois Berninis: o pai (Pietro) e o filho (Gian Lorenzo) trabalharam juntos nessa escultura. Afinal, foi na bodega de seu pai, que também era escultor, que o “maior e mais famoso dos Berninis” afinou o seu talento.

fonte-barcaccia-bernini

Barcaccia em italiano significa um barquinho qualquer, de pouco valor, ou até mesmo feio. A lenda conta que a fonte tem esse nome porque em 1598, após uma inundação do Tibre que alagou a cidade de Roma, uma barca ficou encalhada no local depois que as águas baixaram.

praca-de-espanha-roma-8

Fato está, é que a baixa pressão da água no local não permitia a construção de uma fonte alta e majestosa, então, a forma de um barco foi a solução ideal. Ela foi inaugurada em 1627.

A Escadaria Espanhola

Mas além da beleza da Barcaccia, a Piazza di Spagna também é famosa porque ali começam os degraus da Escadaria Espanhola (Scalinata di Spagna) que conduz até a Igreja di Trinità dei Monti, cujo teto foi decorado por um dos discípulos de Michelangelo: Daniele da Volterra. Mas não era um discípulo qualquer: a ela foi confiado cobrir a nudez de alguns anjos e alguns santos da Capela Sistina após a morte do grande mestre. A censura à nudez se deu após o Concílio de Trento (1530) Volterra cobriu a nudez com folhas de figo e alguns tecidos. Para tal precisou destruir e raspar parte dos afrescos originais com uma pequena picareta!

primavera-em-roma_4

Durante a primavera, a escadaria è protagonista de uma maravilhosa mostra de azaleias. Nos seus degraus são colocados enormes vasos dessa planta, o que faz com que o local atraia uma quantidade ainda maior de turistas.

piazza-di-spagna-roma-7
A Escadaria Espanhola está em obras para restauração, mas foi aberto “um caminho” onde tem aquelas paredes de vidro ali no lado esquerdo. Degraus lotados!

 

A Coluna da Imaculada Conceição

Outro motivo para a sua enorme fama é porque ali se encontra também uma coluna com a imagem da Imaculada Conceição e, todos os anos, no dia 08/12 (feriado da Imaculada), o Papa vai até o local e durante uma cerimônia solene, presta homenagem à Virgem Maria.

Mas se todas essas belezas não bastarem, a Piazza di Spagna também é muito frequentada porque aqui termina a principal rua das lojas de luxo de Roma: a Via Condotti.

praça-de-espanha-roma-9

Durante a última década a praça alternava a presença de lojas de super luxo, com outras lojas mais anônimas ou até fast fashion locais. Desde que foi fechada ao trânsito de automóveis, virando uma área exclusiva para pedestres, muitas marcas de luxo, ou, de qualquer modo bem famosas, correram para o local. O maior exemplo é a Maison Valentino que ocupa dois prédios enormes bem na parte da praça que fica de frente para a Embaixada da Espanha.

praca-de-espanha.-10

Até a loja da Nespresso, que antes já ocupava uma posição em outra praça de compras de luxo (Piazza San Lorenzo in Lucina), aproveitou a oportunidade e foi para a Piazza di Spagna também ser vizinha das marcas como Dior, Loewe, Pucci, Giuseppe Zanotti, entre outras.

praca-de-espanha-roma-12

 

Curiosidade: Por que o local se chama Piazza di Spagna?

A praça já teve vários nomes, inclusive Praça da França. Mas desde que ali tem sede a embaixada da Espanha para a Santa Sé, a praça foi batizada com esse nome. A embaixada é uma das embaixadas estrangeiras mais antigas de Roma e se hospeda no palácio Monaleschi desde 1647.

praça-de-espanha-roma-11

Cultura e Gastronomia

Para quem está a procura de cultura e gastronomia, a praça também hospeda uma belíssima loja da Illy com um cantinho com cafeteria no andar térreo, e uma trattoria bem cozy com livraria no andar de cima. A praça também hospeda a casa de chás mais chique (e cara!) de Roma: a vitoriana Babington’s Tea Rooms. Temos a impressão de sermos teletransportados diretamente para um chá das cinco com a rainha da Inglaterra.

praca-de-espanha-16

Na Praça de Espanha também residiram os poetas ingleses John Keats e Percy Byshee Shelley e o pintor italiano Giorgio de Chirico. Ambas residências hoje se transformaram em casas-museus abertas ao público.

praca-de-espanha-15

Site do Museu Keats-Shelley Memorial House: http://www.keats-shelley-house.org/

Site da Casa-Museu De Chirico: http://www.fondazionedechirico.org/casa-museo/

Como chegar:

O modo mais rápido é pegar o metrô A e descer na parada Spagna. Você vai sair praticamente dentro da praça!

Mas a praça também está pertinho de outras localidades, como a Fontana di Trevi, por exemplo.

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

One thought on “A multifacetada Piazza di Spagna, do barocco berniniano às marcas de luxo

Deixe uma resposta

Top