Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Museu das Termas de Diocleciano e o Claustro de Michelangelo

Em outro texto aqui do blog, falei sobre a Basílica de Santa Maria dos Anjos e dos Mártires, projeto de Michelangelo para transformar as ruínas das antigas Termas de Diocleciano em uma basílica cristã.

Hoje continuarei falando sobre a extensão desse projeto arquitetônico: o Museu Nazionale Romano alle Terme di Diocleziano.

termas de diocleciano

O Museu Nazionale Romano é um museu arqueológico que reúne coleções que retratam a história antiga de Roma.

A grande maioria das peças vai de 500 a.C. a 300 d.C. Mesmo morando em Roma há mais de vinte anos, posso dizer que é sempre uma enorme surpresa parar para pensar em quanta coisa já aconteceu desde que o mundo é mundo, que a cidade de Roma testemunhou muitos fatos importantes e ainda continua de pé.

termas de diocleciano

E como a linha do tempo continua, todos nós, turistas ou residentes também estamos fazendo parte dessa história!

O Museu Nazionale Romano possui 4 sedes e cada uma delas consta a história de Roma com uma abordagem diferente. São elas: Palazzo Massimo alle Terme, Termas de Diocleciano, Palazzo Altemps e Crypta Balbi.

museu das termas de diocleciano

O Museu das Termas de Diocleciano possui quatro seções:

1) O museu epigráfico: um acervo muito bem distribuído, em instalações muito modernas, conta a história da Roma Antiga através da escrita.

Através de lápides, testamentos, placas comemorativas ou de atividades comerciais, urnas fúnebres (tudo em mármore!) é possível saber como viviam os romanos e o que e porque eles escreviam. Há muito o que ver nessa parte do museu! Muito mesmo!

termas de diocleciano

2) O museu proto-histórico: Nessa parte do museu é possível reconstruir a linha do tempo bem antes da fundação de Roma.

O Lácio, estado italiano cuja capital é Roma, já era habitado desde a idade do bronze. O acervo do museu conta desde o XI século a.C. até VI séc a.C. Muitos dos objetos encontrados são de escavações realizadas no século passado.

museu das termas de diocleciano

3) La Certosa e o Claustro de Michelangelo: Michelangelo projetou o claustro dos monges certosinos, mas muito provavelmente, só acompanhou a preparação inicial para as obras, já que ele faleceu em 1564.

As fontes dão por certo que essa parte da reconstrução das Termas de Diocleciano engrenou mesmo a partir de 1565. O Claustro de Michelangelo é um dos maiores da Itália, com seus 10.000 metros quadrados de superfície.

termas de diocleciano

No local encontram-se expostos sarcófagos, estátuas e altares de época imperial. A época imperial começa em 27 a.C. com a subida de Augusto ao poder.

4) Aula Décima: é um dos ambientes mais bonitos das termas, porque mostra a enorme dimensão dos tetos com abóbada em cruz e ficou fechado para obras de restauração por trinta anos! Reabriu em 2009.

Nele existem alguns túmulos antigos, que foram colocados no local em um segundo momento.

termas de diocleciano

Para ver a aula décima virtualmente: http://www.italiavirtualtour.it/dettaglio_member.php?id=98523&sid=98524

Endereço: Viale Enrico De Nicola, 79

Site: http://archeoroma.beniculturali.it/en/museums/national-roman-museum-baths-diocletian

Meios de Transporte: ônibus: C2, H, 36, 38, 40, 64, 86, 90, 92, 105, 170, 175, 217, 310, 360, 714, 910 – Metrô Linha A, parada: Termini

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

2 respostas

  1. Bom dia. Belo blog, grata surpresa. Roma é uma cidade encantadora. Enquanto não me aposento, a visito de 2 em 2 meses há mais de 10 anos. Muitos bons dias. Belo trabalho. Grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!