You are here
Home > Atrações > Museu Centrale Montemartini: a antiguidade e o pós-modernismo industrial

Museu Centrale Montemartini: a antiguidade e o pós-modernismo industrial

 tour guiado em roma 728x90

Recentemente tive a chance de visitar um museu que estava há muito tempo na minha lista. Aproveitei que tinha um compromisso lá por perto, e programei a visita. O Museu Centrale Montemartini é uma filial dos Museus Capitolinos.

centrale-montemartini_2

 

Já o considero um dos mais importantes da Itália e quiçá da Europa. Por quê? Pela união do passado antiquíssimo com o passado mais recente, um museu montado dentro de uma central termelétrica em desuso, onde estátuas romanas que vão mais ou menos do século III a.C ao século I d.C. estão lado a lado com compressores, válvulas, turbinas, maquinarias enormes e bem pesadas. Um contraste maravilhoso para o olhar, ver todas aquelas máquinas enormes e escuras, junto com mosaicos e estátuas romanas de mármore. Um contraste em preto e branco.

bairro-ostiense-roma
Um prédio abandonado ocupado (squat) por um coletivo estudantil de esquerda.

Os amantes de arquitetura e urbanismo (ma non solo!) considerarão o passeio interessante por si só, porque o bairro Ostiense está passando por um processo de gentifrication, dando novos ares a uma área urbana que nasceu graças às centrais elétricas, gasômetro, ao ex-matadouro (Ex-Mattatoio que hoje também é um museu, escola de música e espaço cultural eclético) e ao mercado geral (um entreposto) que também foi desativado há alguns anos.

Roma_Ponte_Ostiense_001

Recentemente também foi construída uma nova ponte, e o bairro está ganhando restaurantes e bares da moda, além de Eataly Roma. Ostiense também está entre outros dois bairros de tradição operária/popular: Testaccio e Garbatella, que hoje em dia são bairros super cool e cheios de artistas (famosos ou não).

centrale-montemartini_3

O Museu Centrale Montemartini é o que hoje podemos chamar de arqueologia industrial: o estudo, reaproveitamente e uso de velhos ambientes industriais com objetivo cultural e didático. A estrutura é de 1912 e, a partir de 1995, quando já desativada, foi usada como espaço provisório durante reformas dos Museus Capitolinos.

centrale-montemartini_4

Mas, a verdade é que além dos Museus Capitolinos (e outros museus romanos) estarem lotados de estátuas e outros achados arqueológicos, novas excavações trouxeram à luz mais objetos de história romana que precisavam de um espaço. Daí surgiu a idéia da ex-central termelétrica virar uma filial permanente dos Museus Capitolinos.

centrale-montemartini_5

Em comparação com outros museus de história romana, o interessante da Centrale Montemartini é que todos os objetos pertencem a um mesmo sítio arqueológico. Por exemplo: foi descoberta uma antiga domus romana durante as obras do metrô, quando construíam a estação Cavour (que está entre a Estação Termini e o Coliseu).

centrale-montemartini_6

Os objetos mais importantes dessa domus foram todos transferidos juntos, dando uma ideia completa da ambientação romana: estátuas, afrescos e mosaicos.

centrale-montemartini_7

Talvez esse não seja um passeio interessante para quem vem a Roma pela primeira vez, e quer ver as atrações mais clássicas, aquelas que os amigos e parentes perguntam se vimos quando voltamos para casa. Mas se você tiver tempo e interesse, gostar de um turismo mais descolado, aconselho esse passeio e depois ir bater perna por Testaccio (15 min a pé).

centrale-montemartini_8

A visita ao museu também pode ser um complemento para quem vai a Ostia Antiga, já que a Estação Ostiense fica lá perto (10 min a pé). De lá também dá para ir a pé até Eataly Roma (uns 15 min a pé). Tudo pertinho e bem interessante, não é? Não percam essa chance!

Endereço: Via Ostiense, 106 – 00154, Roma – Telefone: 06 574 8042

Site: http://www.centralemontemartini.org/ 

Horário: aberto de 3af a dom, das 9 às 19h. A bilheteria fecha às 18:30

Como chegar:  a parada de metrô mais próxima é a Garbatella, linha B.

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

Top