You are here
Home > Atrações > Palazzo Massimo alle Terme: imperdível museu com antiguidades romanas

Palazzo Massimo alle Terme: imperdível museu com antiguidades romanas

Bem coladinho à Estação Termini está localizado um dos museus mais surpreendentes de Roma: o Palazzo Massimo alle Terme, que reúne um acervo indescritível de objetos antiquíssimos. Qualquer coisa tem pelo menos dezesseis séculos!.

Dividido em quadro sedes, o Museu Nazionale Romano hospedado no Palazzo Massimo alle Terme, um palácio do séc. 19 bem ali do ladinho da Estação Termini, possui uma das melhores coleções de arte antiga.

Esculturas da época republicana, que vai de 509 a.C. a 27 d.C. Se encerra com o assassinato de Júlio César. Graças a essas cabeças esculpidas podemos ver como os antigos se penteavam, como eram as suas fisionomias, se usavam joias, etc.

Imaginem que em uma cidade como Roma, com 26 séculos de história desde a sua fundação_ e pelo menos mais dois antes que ela tivesse agrupado várias pequenas tribos e formado uma cidade_ existe uma quantidade enorme de achados antiquíssimos. Às vezes tenho a impressão que existem achados até demais, considerando a capacidade de contenção dos museus locais. Mas isso é só a minha opinião.

As sedes do Museu Nazionale Romano nos permitem ver objetos desde mais ou menos desde pelo menos séc. IX a.C., no acervo da sede localizada nas termas de Diocleciano. A qual, por sinal, também está poucos metros do Palazzo Massimo.

Pátio interno do Palazzo Massimo.

Nos cinco andares (incluindo o subsolo) do Palazzo Massimo há esculturas, afrescos, mosaicos, ourivesaria da tarda época republicana até os dois primeiros séculos da época imperial. Traduzindo em séculos: do séc. II a.C. ao séc. I d.C. E é uma “viagem” no tempo cara a cara com objetos tão antigos. A gente às vezes até custa a acreditar! E para nossa surpresa, também tem uma múmia italiana.

A coleção inicial estava no complexo da Igreja de Santo Inácio, sede dos jesuítas da Companhia de Jesus. Quando a mesma foi extinta, a coleção passou para a custódia do Estado Italiano, no final do séc. XIX.

Mosaicos de pavimentos de antigas casas romanas

Depois que passou para o controle estatal, pouco a pouco foram adquiridas grandes coleções de arte antiga, pertencentes a outros museus ou mesmo coleções privadas, como a Coleção Ludovisi.

Mas por que falo de coleções? Compreendam, por exemplo, que da Coleção Borghese se originam mais de 300 peças hoje pertencentes ao Louvre. Muitas dessas coleções privadas pertenceram (e algumas ainda pertencem) a famílias aristocráticas e papais. Esse é o caso da Coleção Ludovisi.

Deu para perceber que pars os antigos não existia o conceito de clean e nem minimalista, né?

E desde o século passado, o Palazzo Massimo alle Terme é a sede principal das outras quatro que forma o Museu Nacional Romano, que são: Termas de Diocleciano, Palazzo Altemps e Crypta Balbi.

Além da importância inegável das peças expostas, o museu faz parte daquelas atrações imperdíveis para quem se hospeda perto da Estação Termini.

Imperador Augusto com as vestes de Pontífice Máximo, a maior autoridade religiosa. Muitos acreditam que a estátua é de aproximadamente 14 d.C.

Se seu roteiro em Roma permitir um pouco de tempo, visite-o. Talvez para quem visita as ruínas do Fórum Romano e Palatino, ou ainda a cidade romana de Ostia Antiga, seja interessante conhecer como poderia ser a decoração de uma antiga Domus romana. As Domus equivaliam ao que hoje em dia chamaríamos de mansão, ou seja, as casas para as classes sociais mais abastadas.

E, já que falamos de classes abastadas, graças ao rico acervo também podemos ver como eram as joias que as antigas mulheres romanas usavam. Ourivesaria de pelo menos 20 séculos. Será que encontraremos algo parecido com o design das joias de hoje?

Ou, quem sabe, ver um objeto que fazia parte do cotidiano de todos os cidadãos, independente da classe social: moedas em circulação desde a Roma Antiga, até moedas do Estado Pontifício.


A perfeição grega do pugilista

Uma das esculturas antigas mais famosas do museu é a estátua grega do Pugilista durante o repouso, ou, simplesmente, O Pugilista.

Se trata de uma escultura de bronze grega, provavelmente do séc. V a.C. e que foi encontrada durante uma escavação, na área do Quirinale, em 1885.

O Palazzo Massimo é uma ótima opção cultural para descobrir um pouco mais da vida, dos usos, dos costumes dos antigos romanos.


Os famosos afrescos da casa de Livia

O museu também é muito famoso por conversar um ambiente onde foram colocados os afrescos da casa de Livia. Ela era a quarta e última esposa do Imperador Augusto, mãe do Imperador Tibério (que, porém, não era filho natural de Augusto) e tia-avó do Imperador Calígula.

A casa de Livia possuía afrescos reproduzindo um jardim, com árvores, flores, frutos e pássaros, mais ou menos no mesmo estilo dos afrescos que encontramos em Pompeia.


Palazzo Massimo Alle Terme

Site: http://archeoroma.beniculturali.it/musei/museo-nazionale-romano-palazzo-massimo

Endereço: Largo Villa Peretti 2

Dias e Horários: abre de terça a quinta das 9 às 19:45. A bilheteria encerra às 19h. Fecha dia 1 de janeiro e 25 de dezembro.

Preço: 8 euros (com direito a visitar todas as quatro sedes do Museu Nazionale Romano em 5 dias) e 3 euros o bilhete reduzido. Menores de 18 anos não pagam.

Meios de transporte: ônibus C2, H, 36, 38, 40, 64, 86, 90, 92, 105, 170, 175, 217, 310, 360, 714, 910 – Metrô Linha A e B, parada Termini.


Leia também:

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa

A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comprar os produtos de várias seguradoras. Além de garantir o menor preço, o seu seguro pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Descontos de 5% para pagamentos à vista com boleto bancário. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não confie na sorte.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com

 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito.



Booking.com

Similar Articles

10 thoughts on “Palazzo Massimo alle Terme: imperdível museu com antiguidades romanas

Deixe uma resposta

Top
Close