You are here
Home > Atrações > Passeio surpreendentemente poético no Cimitero Acattolico

Passeio surpreendentemente poético no Cimitero Acattolico

Seguro viagem geral 728x90

Certamente os cemitérios não são as primeiras atrações que vêm em mente quando queremos visitar uma cidade. Roma possui cemitérios lindos e monumentais, que valem uma visita com toda certeza.

Das muitas e maravilhosas atrações que a Cidade Eterna tem a oferecer, existe a possibilidade de conhecer cemitérios simplesmente de uma beleza (e paz!) única.

Leia Também:

cemiterio-nao-catolico-roma-5

Hoje conto uma história engraçada para vocês: quando visitei a Itália pela primeira vez, no longínquo 1996, meus pen friends me levaram para conhecer o cemitério inglês de Florença.

Não compreendi o porquê de uma visita ao cemitério, mas como toda pessoa curiosa, pude observar que tinham vários turistas (e nenhum funeral!) no local. Voltei para casa então com a ideia que para os europeus era normal flanar por cemitérios. Então tá, né?

cemiterio-nao-catolico-roma-11

Anos depois, com mais maturidade e sabedoria, aprendi que existe até a Rota dos Cemitérios Europeus e a Associação de Cemitérios Significativos da Europa (Association of Significant Cemeteries in Europa). Em Roma temos dois cemitérios que fazem parte, e é um deles que eu quero apresentar para vocês hoje.

cimiterio-nao-catolico-em-roma

Naquela gracinha de bairro chamado Testaccio, bem ao lado da Pirâmide Cestia, se encontra um ambiente que é um verdadeiro oásis de paz e beleza, ele se chama Cimitero Acattolico (pt.: Cemitério Não-Católico), também conhecido como cemitério dos protestante.

cimiterio-nao-catolico-roma-8

Ele foi oficialmente inaugurado em 1821 para dar um túmulo a todos aqueles que não professavam a fé católica (protestantes, judeus, ortodoxos, etc.), ou todos aqueles que, por algum motivo religioso não pudessem ser sepultados em um cemitério católico como, por exemplo, os suicidas.

cemiterio-nao-catolico-roma-3
No túmulo de Percy Bysshe Shelley algumas frases da Tempestade, de William Shakespeare

No cemitério não-católico, entre túmulos famosos como aqueles dos poetas ingleses John Keats e Percy ByssheShelley (marido de Mary Shelley, autora do Frankestein) passeamos cercados por pinheiros, ciprestes, loureiros, rosas, margaridas e camélias.

Assim que entramos pelo portão, nosso olhar é imediatamente capturado pelos túmulos de uma beleza rara e única. Surge logo espontânea a pergunta: por que não temos cemitérios assim tão lindos espalhados por todo o canto da cidade. Por que a última recordação da vida terrena não pode ser cercada pelo belo?

cimiterio-nao-catolico-roma-4

Segundo o site oficial, existem quase 4000 túmulos, quase todos estrangeiros: americanos, ingleses, alemães, escandinavos, chineses, russos e árabes. Por isso o local também é um passeio perfeito para os amantes das línguas estrangeiras. Ali há lápides em inúmeras línguas

Apesar da maioria dos túmulos pertencerem a defuntos de religião protestante e ortodoxos, também encontramos confucionistas, zoroastras, budistas, hinduístas e muçulmanos.

cimiterio-nao-catolico-roma-11

O túmulo mais famoso: O anjo da dor

Apesar de tantas estátuas e túmulos raros e belos, a estátua mais célebre do cemitário é o Anjo da dor.

cemiterio-nao-catolico-roma-9

O escultor americano William Wetmore Story a havia esculpido para o túmulo da sua esposa Emelyn. William faleceu logo depois de concluir o trabalho e foi sepultado junto com a esposa e o filho.

Muito romântica e ao mesmo tempo dolorosa a estátua do anjo ajoelhada, e com o rosto escondido.

cemiterio-nao-catolico-roma-10

Portanto, se você não tem “medo do além”, programe uma visita ao encantador Cimitero Acattolico, entre os bairros Piramide e Testaccio.

Cimitero Acattolico

Entrada grátis, mas você pode fazer uma doação para a manutenção do local

Sitehttp://www.cemeteryrome.it/

Abre todos os dias, das 9 às 17h, com último ingresso às 16:30h.

Via Caio Cestio 6

cimiterio-nao-catolico-roma-7

O que mais fazer nos arredores?


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa

A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comprar os produtos de várias seguradoras. Além de garantir o menor preço, o seu seguro pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Descontos de 5% para pagamentos à vista com boleto bancário. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não confie na sorte.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com

 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito.



Booking.com

Similar Articles

One thought on “Passeio surpreendentemente poético no Cimitero Acattolico

  1. É meio esquisito, mas ao mesmo tempo lindo visitar cemitérios ne? Queria, mas não tive tempo de ver o Père Lachaise em Paris, mas o Recoleta em Buenos Aires já visitei várias vezes. Sempre tem muita arte tumular bonita! Só não posso ir sozinha/a noite pq tenho medo!!! kkkk

Deixe uma resposta

Top
Close