You are here
Home > Comer e Beber > As delícias do Mercado de Testaccio e o bar em um bondinho retrô

As delícias do Mercado de Testaccio e o bar em um bondinho retrô

 tour guiado em roma 728x90

Testaccio é um bairro encantador de Roma, coladinho no Trastevere. Ele tem um perfil bem residencial porque, efetivamente, ele não é um bairro turístico. Uma das melhores dicas de onde comer em Roma é explorar as delícias gastronômicas do Mercado de Testaccio. Mas isso não é tudo…

Se você lê o Roma Pra Você (diz que sim, vai!) sabe que já foram publicados alguns artigos sobre Testaccio. O bairro fica do outro lado do Rio Tibre, que o divide do Trastevere. São cinco minutinhos a pé de um para o outro. E também fica a uma distância abordável do Circo Máximo ou do Gueto Judaico.

delicias-do-mercado-de-testaccio-2

Antigo bairro operário, hoje habitado por famílias jovens, artistas, atores, gente da moda (ali há uma das sedes do IED, Istituto Europeo di Design) e até políticos, o bairro consegue equilibrar bem a sua alma popular e seu lado mais “posh”.

Há poucos anos ele passou por um processo de remodelação e a feira livre (it.: mercato) mudou de lugar e foi reconstruída do zero.

delicias-no-mercado-de-testaccio-3
Barraquinha de doces e café, onde também é possívem tomar um copo de vinho sentado no banquinho. Geralmente a gente compra a comida em outro lugar e senta aqui para comer e tomar um vinhozinho.

Claro que, tratando-se da Itália, não foi rápido e nem fácil. Mas a verdade é que o novo mercado nasceu com uma pegada mais gastronômica.

A gente encontra várias barracas de feira com comidinhas deliciosas, além, claro, das tradicionais barracas com frutas e verduras fresquinhas.

onde-comer-em-roma-mercado-de-testaccio-5

Uma das barracas mais famosas é a Morde e Vai. Seu proprietário, um ex-açougueiro aposentado, decidiu passar aos sanduíches gourmet, recheados com molhos da tradição romana. Ali você pode comer um delicioso sanduíche de almôndegas, com picadinho de carne e também muitas opções vegetarianas e veganas, como as famosas alcachofras, verdura onipresente na gastronomia local.

onde-comer-em-roma-mercado-de-testaccio
Esse é o super famoso quiosque Morde e Vai, do Sergio Esposito. Quando passamos ainda era cedo, mas a partir de meio-dia e meia, o lugar começa a lotar e agente tem que pegar número e esperar em meio à aglomeração.

Leia mais:

onde-comer-em-roma-mercado-de-testaccio-3
Aqui é possível compras massas frescas feitas no mesmo dia e levar para casa, ou pode pedir uma pequena porção para comer na hora. Preparam e servem!

Cristina Bowerman, famosa chef com estrela Michelin, também levou para lá uma barraquinha que propõe alguns sanduíches, saladas e frios servidos no seu restaurante e sanduicheria Romeo Chef and Baker, que fica ali nos arredores do Vaticano (ao invés, seu restaurante Michelin está no Trastevere, o Glass Hostaria).

onde-comer-em-roma-mercado-de-testaccio-2

Na hora do almoço o mercado enche, principalmente aos sábados. Considero uma ótima opção para comer bem e barato, em um ambiente totalmente descontraído. E também dá para provar várias comidinhas diferentes nas várias barracas.

onde-comer-em-roma


Como chegar e onde fica?

O Mercado de Testaccio fica entre três ruas. A mais famosa delas é a Via Galvani.

De metrô: Pegue a linha B (a que passa no Coliseu), desça na estação Piramide. Peça indicações para chegar em Testaccio. São 10 minutinhos a pé. Senão, na praça em frente à estação tem um ônibus que pode encurtar o trajeto: o número 3 (direção Estação de Trasvetere). São duas paradas para ficar nas imediações do mercado.

De ônibus: saindo de Termini, pegue o 170 (direção Piazzale Agricoltura) e peça para descer na Piazza Santa Maria Liberatrice, que é a praça principal de Testaccio. De lá para o mercado é um pulinho. Ou saindo do Teatro di Marcello, as linhas 781 (descer na Piazza Santa Maria Liberatrice) e 716 (descer na Via Marmorata) também deixam perto.


Tram Depot: o boteco de bairro em um bondinho retrô

Mas se depois de conhecer e provar as delícias do mercado, você ainda estiver à procura das curiosidades “testaccinas”, que tal dar um pulinho no Tram Depot?

onde-comer-em-roma-mercado-de-testaccio-6

Se trata de um “boteco de bairro” em um quiosque feito com um antigo tram recuperado.

O quiosque abre cedo e fecha tarde, então dá para tomar café da manhã, cafezinho depois do almoço, lanche, mas, no final da tarde (principalmente quando o tempo está bom) começa a ficar cheinho na hora do happy hour.

onde-comer-em-roma-tram-depot

Se passar por lá sem pressa, aproveite e pegue um livro ou revista na cestinha de vime. A leitura é sempre uma ótima companhia para uma xícara de café.

Tram Depot

Via Marmorata 13

Facebook: https://www.facebook.com/tramdepotroma/

Abre das 7:30 às 2h da manhã

Testaccio é um bairro muito interessante do ponto de vista gastronômico e vale a pena ser visitado.


Mais dicas do que fazer no bairro e nos arredores:


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

14 thoughts on “As delícias do Mercado de Testaccio e o bar em um bondinho retrô

    1. Volta sim, Guilherme.
      Estão abrindo vários lugares legais e com comida boa e barata.
      Obrigada por comentar,
      Luciana

    1. Sim, o bairro é ótimo mesmo para hospedagem. E sendo residencial, a maioria das estruturas turísticas é AirBnB e pensões familiares. Atualmente acho que quem compete mesmo com o Trastevere é o Bairro Monti, que ainda continua tb bem residencial.
      De qualquer modo, eu adoro Testaccio.
      Obrigada por comentar,
      Lu

  1. Maneiríssima a dica, pois é um lugar fora dos roteiros turísticos, mas cheio de coisa legal. Eu não conheço Roma, mas pode ser uma opção para quando eu for.
    Obrigada!
    Abraços,
    Carolina

    1. Testaccio é um cantinho muito gostoso de Roma. Acredito que gostarão quando puderem conhecê-lo.
      Abraços,
      Luciana

Deixe uma resposta

Top