You are here
Home > Bairros e Áreas de Roma > Roteiro Domingo em Roma: Porta Portese, Testaccio e Ostiense

Roteiro Domingo em Roma: Porta Portese, Testaccio e Ostiense

 tour guiado em roma 728x90

Em busca de algumas ideias para um domingo de compras, atrações turísticas, cultura e gastronomia? O roteiro Domingo em Roma começa em Trastevere, passa por Testaccio e termina em Ostiense. Todos os três bairros estão um do ladinho do outro.

1. Pela manhã: A Feira de Porta Portese

Porta Portese me lembra muito aquele samba A Feirinha da Pavuna, da Jovelina Pérola Negra. A maior e mais famosa feira de Roma fica no finalzinho do Trastevere, e praticamente na fronteirinha entre mais dois bairros: Portuense e Testaccio que, por sua vez, fica do outro lado da ponte que atravessa o Rio Tibre. Esse é um programa bem “povão” e atrai milhares de italianos e turistas todo santo domingo, chova ou faça sol.

mercatini-roma-2
Crédito: pinkroma.it

Como chegar: a maneira mais fácil é pegar o bonde 8 na Piazza Venezia e descer nas Paradas: Ministero Pubblica Istruzione ou Ippolito Nievo. Se estiver vindo de Termini, pegue o ônibus H e desça nas mesmas paradas.

Roma.Porta_Portese_incisione
Crédito: Wikimedia Commons

A Porta Portese foi construída em 1644 nas Muralhas Aurelianas em substituição à Porta Portuensis. Aqui começa a Via Portuense.

portaportese
Crédito: romapolitica.it

Lá você encontra de tudo. Quando digo tudo, é tudo mesmo: roupas íntimas, cosméticos low cost, tecidos a metro, brinquedos, pashminas e echarpes, sapatos, bolsas, livros usados, bicicletas, peças para carros e motos, móveis, quinquilharias e antiguidades (muita coisa legal para decorar a casa, nas barracas que ficam entre o Viale Trastevere e a Via Ippolito Nievo). Para quem quer comprar produtos de antiquário aconselha-se chegar cedo, de preferência antes das 8h da manhã. Tenho amigos que quando procuram por peças raras chegam lá na feira assim que as barracas abrem! A feira funciona das 6h da manhã às 14h., mas a partir das 13h alguns comerciantes já começam a arrumar as mercadorias para ir embora. Por volta de meio-dia é a hora da pechincha!

l43-mercati-agenda-antiquariato-111105160653_big
Crédito: wholehomefurniture.net
Crédito: 06blog.it

Como já disse, essa feira é frequentada tanto por turistas quanto por italianos. Conheço quem vá pelo menos uma vez por mês comprar coisas por lá.

Fica muitoooo lotado, principalmente depois das 10h da manhã. Fiquem atentos às bolsas e carteiras. Esse não é um programa para fazer com crianças e nem para quem sofre de claustrofobia, porque em alguns domingos a feira fica muito cheia mesmo.

roteiro_domingo_em_roma

Ao sair de Porta Portese, atravesse a ponte e vá até Testaccio. A travessia leva exatamente… 2 minutos!

2014-05-19-10.20.21
Essa foto foi feita no final da ponte. Assim que você terminar de atravessá-la, estará de frente para a Piazza dell’Emporio, no bairro Testaccio.

 

2. Na hora do almoço: Brunch no REC23 em Testaccio

Se você estiver com muita fome, essa é a hora do seu almoço, mas também daremos outra opção para quem quiser comer mais tarde. O brunch custa 17 euros (sem bebidas incluídas).

Rec 23

Endereço: Piazza dell’Emporio 1/2 – Tel: 06/87462147 – Site: http://www.rec23.com/

Ao sair do Rec pegue o ônibus 23 por cinco paradas (de Marmorata/Vanvitelli a Ostiense/Mercati Generali), e va até o esplêndido Museu Centrale Montemartini.

roteiro_domingo_em_roma2

3. Parêntese Cultural: Centrale Montemartini

testa_grossa-e1407699820816

Visite um dos museus mais interessantes de Roma. A Centrale Montemartini hospeda o excesso de acervo dos Museus Capitolinos, do qual é uma “filial” e podemos ver antigas maquinarias super pesadas, usadas na quando aqui funcionava uma usina elétrica, lado a lado com mosaicos e estátuas romanas antigas. Leia aqui o nosso post sobre este museu.

Endereço: Via Ostiense 106 – Abre de terça a domingo, das 9 às 19h e custa 7,50 – Site: http://www.centralemontemartini.org/

4. Outra opção de brunch ou almoço para quem não parou em Testaccio

T-Bar
Foto: Divulgação

Em Ostiense tivemos a oportunidade de conhecer um lugarzinho bem posh, com um varandão com vista para o rio Tibre, algo assim… quando Roma encontra Nova York. O lugar é muito fofo mesmo e se chama T-Bar. Todos os sábados e domingos tem brunch a 15 euros (bebidas excluídas) e são super atenciosos com crianças, afinal todos os proprietários têm filhos pequenos. Visitem o site, para verem um pouco como o lugar é legal: http://www.tbarostiense.it/

T-Bar

Endereço: Via Ostiense 182 – Tel: 06/5740009 – Site: http://www.tbarostiense.it/

Ao sair do T-Bar você estará a menos de três minutos a pé da Basílica Papal de São Paulo Extra-Muros (San Paolo Fuori le Mura). Ao sair do restaurante, atravesse o semáforo e você já estará na parte posterior dos jardins que circundam a Basílica.

5. Atração Turística: Basílica Papal de São Paulo

Você pode terminar seu passeio com a visita à Basílica de São Paulo Extra-Muros, uma das quatro basílicas papais de Roma. Para saber mais sobre as Basílicas Papais, leia nosso texto aqui.

basilica-papal-sao-paulo-extra-muros

Para retornar ao centro de Roma, saiba que a parada do metrô (linha B – parada San Paolo) encontra-se a cerca de 5 minutos a pé da basílica. Também é possível pegar o ônibus 23 (Direção Clodio) que passa no Lungotevere (marginal do Rio Tibre), na altura do Trastevere.

 

Foto em destaque: Wikimedia Commons

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

Deixe uma resposta

Top