Você está aqui
Home > Bairros e Áreas de Roma > Conheça e se apaixone pelo bairro Testaccio!

Conheça e se apaixone pelo bairro Testaccio!

Testaccio é um dos bairros mais tradicionais de Roma. O bairro como o conhecemos hoje nasceu para acomodar a classe operária que trabalhava em alguns estabelecimentos estatais no próprio bairro ou nos arredores: o matadouro, a central elétrica, o mercato generale (entreposto alimentar) e a central de gás.

bairro-testaccio-roma
O Palazzo dell’Emporio, um dos poucos prédios chiques de Testaccio e que não foi construído para abrigar a classe operária.

Testaccio deveria ser um passeio obrigatório para quem quer conhecer um pouco da vida quotidiana de Roma: ex bairro super popular e industrial, hoje é um bairro Posh. Hoje residem por lá muitos atores famosos, artistas, jornalistas e políticos, como por exemplo, o ex-premiê italiano Gianni Letta. Mas o interessante é que convivem várias tribos nos seus 600.000 metros quadrados (sim! O bairro é minúsculo!), tanto os novos-chiques e hypados, como a classe mais popular.

bairro-testaccio-roma-2
Ruínas de muros romanos
Uma das partes do Monte dei Cocci

As origens do bairro remontam à época romana. Ali existia o Porto dell’Emporium, que graças ao Rio Tibre transportava até Roma as mercadorias que desembarcavam no porto de Ostia. O uso comercial do rio Tibre para transporte de mercadorias deu-se até 1842. Testaccio tem uma pequena colina, chamada Monte dei Cocci ou Monte Testaccio. Uma colina artificial que foi criada com todas as ânforas que eram jogadas fora dos navios em época romana. Ou seja, um lixão romano que deu origem a uma colina de 30 metros de altura!

bairro-testaccio-roma-4
Prédios populares, com seus varais e sem varandas, que é uma marca das construções mais econômicas.
bairro-testaccio-5
O interior de um condomínio popular, sem elevadores. Mas não se deixe enganar pelas aparências. Hoje em dia parte dos moradores não têm nada de popular. Muitos fazem parte da pequena burguesia intelectual romana
roma101
Prédio dos correios na Via Marmorata, um ícone da arquitetura fascista. Ano de construção: 1933. Crédito: hotze.net

O bairro é o único caso dentro de urbanização programada dentro da cidade de Roma: decidiu-se como construir, quando construir e quem construir. Foi lá que nasceu o time de futebol A.S. Roma e hoje pelo bairro ainda encontramos muitos clubes e street art a ele dedicados.

Graças às inúmeras linhas de ônibus e à proximidade com a estação Ostiense, é possível chegar a Trastevere, ao Coliseu e a toda a área do Centro histórico em 10 minutos. Para dizer a verdade, dá até para ir a pé do Trastevere até lá: somente o rio Tibre separa os dois bairros.

bairro-testaccio-roma-6

Apesar de ainda manter sua alma popular, o bairro está cheio de bares, restaurantes, lojinhas fofinhas e é um dos melhores points da balada noturna romana. Por lá também há uma sede do IED (Istituto Europeo di Design) onde estudaram Pier Paolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri, que atualmente são os estilistas da luxuosa grife Valentino.

Um dos símbolos do bairro é o ex-Mattatoio (ex-matadouro público) que ficou por anos semi-abandonado, mas que desde a última década vem passando por uma revalorização e hoje em dia abriga uma escola de música, a sede da faculdade de arquitetura da Universidade de Roma III, a Città dell’Altra Economia, um espaço “alternativo” de 3.500 metros quadrados que hospeda feiras, eventos, mercado orgânico, restaurante orgânico, algumas lojas de artesanato e uma das livrarias infantis mais fofas de Roma: a Tana Libera Tutti.

bairro-testaccio-roma-7
Ex-Matadouro, hoje sede do museu MACRO Testaccio. O MACRO é o museu de arte contemporânea de Roma

 

Isso sem falar na inauguração do novo mercado em 2012, que realmente deu uma cara super moderna ao bairro, trazendo também novidades gastronômicas como o Morde e Vai. No mercado de Testaccio, além das barracas de feira, há lojinhas super fofas de decoração, e dentre as ótimas opções de street food, também há uma barraca de pizza e pão sem glúten.

A Piazza Santa Maria Liberatrice é o ponto de encontro dos pequenos, pois lá há uma praça com parquinho e também dos mais idosos, que colocam o papo em dia. Muito papo entremeado por dialeto romanesco!

bairro-testaccio-roma-8

bairro-testaccio-roma-9
A fachada da Igreja de Santa Maria Liberatrice, de frente para a homônima praça.

E durante a noite o bairro muda de cara: lá é um dos principais points de vida noturna de Roma, com ótimas escolhas para quem quer fazer um happy hour, jantar ou dançar: duas ruas com discotecas para quem quer se divertir até o sol nascer.

Testaccio é uma delícia e merece toda a sua atenção durante uma (ou mais) visita(s) a Roma.

Como chegar:

Se você gosta de caminhar, pode ir a pé a partir do Trastevere ou do Circo Máximo. O metrô mais próximo é a linha B, estação Piramide-Ostiense. Mas depois que descer do metrô é necessário caminhar uns 10 minutos.

Da Estação Termini: ônibus 170 – Da Piazza Venezia/Teatro di Marcello: ônibus 780, 781, 83, 716.

testaccio_mappa

Outros posts com dicas de Testaccio:


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

6 thoughts on “Conheça e se apaixone pelo bairro Testaccio!

  1. Boa noite

    Quais os melhroes dias – tirando domingo – para se visitar o bairro e aproveitar bem o mercado? e o horário?

    1. O mercado funciona de segunda a sábado, mas de segunda a sexta é mais tranquilo e com menos filas para comer.
      Um abraço,
      Luciana

  2. Oie, desculpa pelo comentário aleatório, mas estarei em Roma no dia da final da copa e estou procurando algum bar, restaurante que tenha brasileiros para assistir ao jogo! Você saberia me dizer algum?
    Obrigada, Fernanda

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top