You are here
Home > Vaticano > Visitar a Basílica de São Pedro com fura-fila e áudio-guia

Visitar a Basílica de São Pedro com fura-fila e áudio-guia

Depois que comecei a escrever esse blog, descobri que existem “muitas Romas”. Não falo somente das várias caras que a cidade pode ter: antiga, moderna, inusitada, etc. mas também dos vários tipos e formas de visitas que os monumentos e atrações turísticas oferecem. Já visitei o Coliseu de dia, de noite e até partes com passeio “vip” como o subterrâneo e o terraço panorâmico.

Também já vi os Museus Vaticanos cheios (mas isso não é novidade) e vazios, durante a visita noturna, a qual super aconselho.

Foi por isso que passei a investigar e quis fazer passeios mais “personalizados” para conhecer um pouco mais daquela que é a segunda maior igreja cristã do mundo: a Basílica de São Pedro.

cupula-basilica-sao-pedro
A cúpula de Michelangelo

Afinal, já que a visitei pelo menos umas vinte vezes (para ser modesta), queria encontrar uma maneira mais original e entusiasmante de narrá-la para vocês, e ir além dos adjetivos: linda, maravilhosa, interessante e imperdível. Adjetivos aos quais nós, escritores de viagens, estamos mais do que acostumados.

Essa redescoberta da basílica começou com o imperdível (risos! Olha o adjetivo aí de novo!) passeio aos subterrâneos, para conhecer a antiga necrópole e o túmulo de São Pedro.

Quis mais um pouco, e resolvi fazer um passeiozinho bem turístico, porém interessante: visitar a Basílica de São Pedro com fura-fila e áudio-guia em português. Agora, sim, tenho algo a mais para contar.

Informações práticas passo-a-passo

A Basílica de São Pedro é grátis, mas há uma fila que pode variar de 20 a 50 minutos de espera. A fila se dá a causa do detector de metais

O passe que custa 15 euros inclui o fura-fila e o áudio-guia em várias línguas, inclusive o português.

basilica-sao-pedro-sem-filas-10

O passe vale a pena?

Avaliação do fura-fila: Se fosse só pelo fura-fila, esse passe não valeria muito a pena. Por quê? Porque temos que “fazer o check in” e retirar o passe pelo menos uns 15-20 minutos antes. Se a sua visita à basílica for feita na parte da manhã (cedo!) e/o na baixa temporada, o tempo da fila é de 20 minutos, então um passe para furar fila não faria sentido. Obviamente considere alguns fatores: verão (com sol de rachar), inverno (com frio e chuva), viagem com crianças ou idosos. Nesse caso o fura-fila é sempre uma boa opção

Avaliação do áudio-guia: se você não tem condições de contratar um guia de turismo para narrar a visita, ou não quer/não teve tempo de ler um bom guia turístico, o áudio-guia é a salvação! Você não vai ser mais um turista no meio da multidão a ficar olhando para o alto sem saber o que está vendo, ou lembrando apenas aquelas obras mais famosas como a Pietà de Michelangelo, ou o Baldaquim de Bernini. Recomendo o áudio-guia. Além da possibilidade de usufrui-lo com o passe, também é possível alugá-lo à parte, mesmo sem passe, nos quiosques na entrada da basílica.

basilica-sao-pedro-fura-filas-20
Essa é a loja da OPR, que vendem fura-filas para a Basílica, para os Museus Vaticanos, passeio no ônibus hop on hop off e outros tipos de passeios do Vaticano

Após efetuar a compra do passe pela internet, no dia do passeio dirija-se ao guichê da OPR (Opera Romana Pellegrinagi), que fica numa calçada ali de frente para a Praça São Pedro (na Piazza Pio XI, número 9). É necessário levar o voucher imprimido. Mostrar somente o código de barras na tela do celular é uma complicação danada! Sei disso porque imprimi o voucher e o esqueci em casa! Procuraram meu nome, mas tive que esperar um tempão, apesar da sua boa vontade dos funcionários.

Depois do check-in você vai ganhar um bilhete fura-fila e um adesivo para colar na sua camiseta, de modo que a guia saiba quem faz parte do grupo.

No horário do passeio a guia reúne o grupo e conduz todos para o início da fila e/ou para uma fila especial. No nosso dia uma das filas foi inteiramente bloqueada para que o nosso grupo passasse pelo detector de metais.

basilica-sao-pedro-fura-fila-2
O grupo seguindo a guia da OPR rumo à basílica

Depois disso a guia nos acompanha até a porta da Basílica para a retirada dos áudio-guias. Para retirá-los é necessário deixar um documento (atenção, pois não aceitam passaporte) ou deixar uma caução de 20 euros (se mais de uma pessoa for pedir o áudio-guia, eles aceitam uma única caução. Não é necessário deixar 20 euros por pessoa) que será devolvida quando o(s) áudio-guia(a) for(em) entregue(s).

Enfim dentro da basílica com o áudio-guia

Já não me basta mais os dedos das mãos e dos pés para contar quantas vezes visitei a Basílica. Mas essa foi a primeira vez (por que não pensei nisso antes?) que visitei com o áudio-guia.

Junto com o aparelhinho há um mapa com a localização de cada uma das obras de arte.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Seguros Promo, parcelado em até 12 vezes. Digite ROMAPRAVOCE5 e ganhe 5% de desconto.

basilica-sao-pedro-fura-fila-11
Junto com o áudio-guia tem essa mapinha com a posição de todas as obras narradas no áudio.

A introdução com uma trilha sonora com Canto Gregoriano conta a história da construção da basílica, primeiro aquela de Constantino, que fica no subterrâneo, e depois a atual basílica de Michelangelo, do séc. XVI.

Pouco a pouco somos apresentados às esculturas, aos afrescos e aos adornos da Catedral, e também a narração da sua obra durante e depois da morte de Bramante (o primeiro arquiteto) e de Michelangelo.

baldaquim-de-bernini

Para mim foi uma enorme surpresa observar todas as demais estátuas, e procurar com mais curiosidade outras obras de arte, como alguns quadros.

Mais o que mais me chamou a atenção, daquilo que eu nunca havia prestado especial atenção, foi:

O pé direito “gasto” da estátua de São Pedro

basilica-sao-pedro-fura-fila-4

Segundo a tradição, é bom tocar o pé direito da estátua de São Pedro, para receber bênçãos. Fica uma pequena fila de pessoas para tocar o pé, e tanta gente que passa a mão, que o pé direito de São Pedro perdeu a forma. Hoje em dia não se vê mais o relevo das sandálias, ou os dedos dos pés, mas somente um pedaço de mármore liso.

O túmulo dos Stuart

Na nave esquerda, logo depois da entrada, há um túmulo esculpido por Antonio Canova. O túmulo é de 1819 e é uma homenagem à dinastia dos Stuart, que reinou por três séculos na Escócia, a partir de 1371, e até 1714 em toda a Grã Bretanha. Lembram da rainha Mary Stuart? Pois bem, ela pertencia a essa dinastia.

basilica-sao-pedro-fura-fila-7

O motivo da homenagem foi uma longa história que viu um ramo dos Stuart (digna de uma série como Os Pilares da Terra), em uma luta entre o catolicismo e o protestantismo. Ele foi construído em memória de James Francis III, Charles Edward e Henry, que era o cardeal Duque de York.

basilica-sao-pedro-fura-fila-8

O túmulo do papa Gregório XIII, autor das reformas para o calendário Gregoriano!

A estátua com detalhes muito elaborados foi esculpida entre 1715 e 1723 por Camillo Rusconi, um escultor milanês. Papa Gregório XIII foi aquele que mudou o calendário, pois à época do seu papado ainda se usava o calendário que Júlio César havia promulgado em 46 a.C. O calendário de César fazia com que a cada 128 anos, perdêssemos um dia em relação ao calendário solar. Em 1582 Papa Gregório fez com que fossem adiantados 11 dias (pulou do dia 4 de outubro ao dia 15 de outubro) e também mexeu nos anos bissextos.

basilica-sao-pedro-fura-filas-6

Aproveite essa visita para admirar também as cúpulas menores e os tetos cobertos de maravilhosos afrescos.

Como comprar os bilhetes?

Você pode tentar na hora, e ver qual o próximo horário disponível para o mesmo dia ou para os dias sucessivos (caso vá ficar em Roma mais dicas, e queira entrar com o áudio-guia e sem filas;

Você pode comprar on-line no site da OPR. O custo é de 15 euros, com gratuidade para crianças até 5 anos;

Também pode comprar on-line aqui no site do Roma Para Você. A TicketBar, empresa parceira do blog para venda de ingressos com fura-fila em inúmeras cidades no mundo todo, também disponibiliza esse ingresso. A venda e qualquer eventual assistência via e-mail para resolver dúvidas é feita em português. O custo é de 15 euros, com gratuidade para crianças até 5 anos. Serviço testado e aprovado por mim!

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.

 


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

One thought on “Visitar a Basílica de São Pedro com fura-fila e áudio-guia

  1. Ola,

    Programei a minha visita para o museu do Vaticano + Capela Sistina para o dia 10/10/2017 as 9h.
    Qual seria a melhor opcao de comprar o fura fila da Basilica de Sao Pedro?
    Pode me ajudar?

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top