You are here
Home > Arte > Olhe para o alto e surpreenda-se na Igreja de Santo Inácio de Loyola

Olhe para o alto e surpreenda-se na Igreja de Santo Inácio de Loyola

Há algum tempo venho pensando em retomar aquele velho projetinho de continuar a explorar a área ao redor do Pantheon. E hoje temos mais um post com dicas de um passeio: conhecer a Praça e a Igreja de Santo Inácio de Loyola, uma das igrejas mais visitadas em Roma, na qual você será surpreendido ao olhar para o alto! A igreja tem vários efeitos de ilusão ótica!

Quem não matou as aulas de história na escola, certamente lembrará que a colonização do Brasil deu-se também por mãos dos jesuítas da Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola. O que eu só vim descobrir aqui em Roma, é que Inácio de Loyola foi canonizado e virou santo em 1622.

igreja_de_jesus_roma
Reparem a fachada dessa igreja barroca: ela é a Igreja de Jesus (Chiesa del Gesù). Ela é a igreja-mãe da Companhia de Jesus, e vocês poderão perceber que a fachada da Igreja de Santo Inácio de Loyola é bem parecida com essa aqui.

A igreja atual começou a ser construída em 1626, mas no local já existiam prédios de origem eclesiástica: o Colégio Romano, que era o instituto de educação jesuíta. O colégio havia sido fundado pessoalmente por Inácio de Loyola em 1551 como escola gratuita de gramática, humanidades e doutrina religiosa. Logo virou o modelo de educação jesuíta em toda a Europa. Os jesuítas acreditavam que o mundo seria bem melhor se os jovens fossem bem instruídos, por isso dedicaram-se com afinco à propagação da boa educação.

igreja_sant_inacio_loyola_roma_2

Vamos nos deixar surpreender. Toda a beleza está no teto! Se vocês repararem no afresco da abside poderão perceber o primeiro efeito ótico e a maestria do pintor Andrea del Pozzo: as colunas laterais retratadas no afresco são retas, mas o teto onde foram pintadas é curvo.

Triumph_St_Ignatius_Pozzo_2

A foto acima não é minha, mas da Wikipedia Commons. Não conseguiria retratá-la melhor do que isso. Aqui vocês podem ver o ma-ra-vi-lho-so afresco de Andrea del Pozzo. Ele é tridimensional, dando assim a impressão que o teto da igreja é muito mais profundo e mais alto do que ele realmente é. Mas ainda teremos mais um efeito de ilusão ótica.

Em busca de hospedagem em Roma? Clique nos bairros para dicas de hotéis testados e aprovados
 Termini  Fontana di Trevi Campo de' Fiori Pantheon Trastevere
 Circo Máximo  Termini Vaticano Praça Navona Piazza di Spagna
 Termini  Trastevere Coliseu Vaticano Termini

igreja_sant_inacio_loyola_roma_3

A construção da igreja foi bem austera, e feita com pouca grana! Os jesuítas não tinham capital e nem um mecenas (mais ou menos por escolha própria), por isso não houve dinheiro para construir uma cúpula suntuosa. O problema foi resolvido por Andrea del Pozzo, que criou uma pintura tridimensional, criando a ilusão que a igreja possuía uma cúpula. Tenham em mente que hoje em dia o ambiente é bem iluminado, então essa “magia” pode até parecer uma bobagem. Mas imaginem no século XVI e com iluminação natural e/ou à luz de velas! Um míope (como eu!) juraria que a cúpula é verdadeira!

igreja_sant_inacio_loyola_roma_4

A praça só foi construída bem mais tarde: em 1727-1728 pelo arquiteto Filippo Raguzzini, que a projetou em estilo rococó.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
No cantinho direito da foto, onde vemos aqueles vasos de plantas, há um restaurante. Nunca fui mas sei que goza de boa fama, e se vocês forem, peçam uma mesa na praça. Ele se chama Da Sabatino a S. Ignazio. Sempre que passo por ali, fico observando as pessoas comendo nesse ambiente bonito e tranquilo. Não é uma praça que fique lotada de gente, o que colabora para manter a atmosfera mágica durante um almoço ou jantar.

2013-08-08 19.52.47

Como chegar? Veja nosso mapa a seguir, mas o local fica ao lado do Pantheon (em direção à Via del Corso) e atrás da Piazza di Pietra (Templo de Adriano):

Outros posts com dicas de lugares próximos ao Pantheon:

 


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

Compre seus ingressos agora e pule a file!
Filas em Roma? Nunca mais! Ingressos para o Coliseu, Museus Vaticanos, além do Roma Pass, o passe que une meios de transporte às atrações turísticas. A interface do site e o atendimento são em língua portuguesa. Para mais ingressos, visite a página de ingressos do Roma Pra Você.

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

14 thoughts on “Olhe para o alto e surpreenda-se na Igreja de Santo Inácio de Loyola

  1. Olá!!!
    Estou amando o blog e gostaria de saber se vcs indicam algum guia em Português
    pra fazer os principais pontos turísticos de Roma, a pé?
    Obrigada

    1. Vc diz guia comercial desses que a gente encontra em livrarias ou um guia de turismo brasileiro para um passeio? Abs, Luciana

  2. Luciana, a visitei em 2012 e fiquei enlouquecida. Estava com pressa, mas o tempo rolou e eu lá, grudada. Tenho imagens lindas dela, mas nenhuma tão maravilhosa quantos a desse post. Adorei. BjO!

    1. Pois é! Os tesouros dessas igrejas são inestimáveis. E eu adoro aquele cantinho de Roma. Beijosssssssss, queridona. Lu

  3. Olá, Luciana
    Acabei de descobrir seu blog e como estou começando a preparar um roteiro de viagem para Roma, estou devorando todos os seus textos. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada.

Deixe uma resposta

Top