Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Ilusão ótica na cúpula da Igreja de Santo Inácio de Loyola

A Igreja de Santo Inácio de Loyola é uma das igrejas mais visitadas em Roma, na qual você será surpreendido ao olhar para o alto! A igreja tem vários efeitos de ilusão ótica!

Quem não matou as aulas de história na escola, certamente lembrará que a colonização do Brasil deu-se também por mãos dos jesuítas da Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola.

O que eu só vim descobrir aqui em Roma, é que Inácio de Loyola foi canonizado e virou santo em 1622.

Leia Mais:

A igreja atual começou a ser construída em 1626, mas no local já existiam prédios de origem eclesiástica: o Colégio Romano, que era o instituto de educação jesuíta.

são ignacio de loyola
Reparem a fachada dessa igreja barroca: ela é a Igreja de Jesus (Chiesa del Gesù). Ela é a igreja-mãe da Companhia de Jesus, e vocês poderão perceber que a fachada da Igreja de Santo Inácio de Loyola é bem parecida com essa aqui.

O colégio havia sido fundado pessoalmente por Inácio de Loyola em 1551 como escola gratuita de gramática, humanidades e doutrina religiosa.

Logo virou o modelo de educação jesuíta em toda a Europa. Os jesuítas acreditavam que o mundo seria bem melhor se os jovens fossem bem instruídos, por isso dedicaram-se com afinco à propagação da boa educação.

igreja santo inacio de loyola

Vamos nos deixar surpreender. Toda a beleza está no teto! Se vocês repararem no afresco da abside poderão perceber o primeiro efeito ótico e a maestria do pintor Andrea del Pozzo: as colunas laterais retratadas no afresco são retas, mas o teto onde foram pintadas é curvo.

A foto acima não é minha, mas da Wikipedia Commons. Não conseguiria retratá-la melhor do que isso. Aqui vocês podem ver o ma-ra-vi-lho-so afresco de Andrea del Pozzo.

Ele é tridimensional, dando assim a impressão que o teto da igreja é muito mais profundo e mais alto do que ele realmente é. Mas ainda teremos mais um efeito de ilusão ótica.

Leia mais:

A construção da igreja foi bem austera, e feita com pouca grana! Os jesuítas não tinham capital e nem um mecenas (mais ou menos por escolha própria), por isso não houve dinheiro para construir uma cúpula suntuosa.

O problema foi resolvido por Andrea del Pozzo, que criou uma pintura tridimensional, criando a ilusão que a igreja possuía uma cúpula. Tenham em mente que hoje em dia o ambiente é bem iluminado, então essa “magia” pode até parecer uma bobagem.

Mas imaginem no século 16, com iluminação natural e/ou à luz de velas! Um míope (como eu!) juraria que a cúpula é verdadeira!

No cantinho direito da foto, onde vemos aqueles vasos de plantas, há um restaurante. Nunca fui mas sei que goza de boa fama, e se vocês forem, peçam uma mesa na praça. Ele se chama Da Sabatino a S. Ignazio. Sempre que passo por ali, fico observando as pessoas comendo nesse ambiente bonito e tranquilo. Não é uma praça que fique lotada de gente, o que colabora para manter a atmosfera mágica durante um almoço ou jantar.

A praça só foi construída bem mais tarde: em 1727-1728 pelo arquiteto Filippo Raguzzini, que a projetou em estilo rococó.

Como chegar?

Via del Caravita 8a

Veja nosso mapa a seguir, mas o local fica perto do Pantheon (em direção à Via del Corso) e atrás da Piazza di Pietra (Templo de Adriano):

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

16 respostas

  1. Olá!!!
    Estou amando o blog e gostaria de saber se vcs indicam algum guia em Português
    pra fazer os principais pontos turísticos de Roma, a pé?
    Obrigada

    1. Vc diz guia comercial desses que a gente encontra em livrarias ou um guia de turismo brasileiro para um passeio? Abs, Luciana

  2. Luciana, a visitei em 2012 e fiquei enlouquecida. Estava com pressa, mas o tempo rolou e eu lá, grudada. Tenho imagens lindas dela, mas nenhuma tão maravilhosa quantos a desse post. Adorei. BjO!

    1. Pois é! Os tesouros dessas igrejas são inestimáveis. E eu adoro aquele cantinho de Roma. Beijosssssssss, queridona. Lu

  3. Olá, Luciana
    Acabei de descobrir seu blog e como estou começando a preparar um roteiro de viagem para Roma, estou devorando todos os seus textos. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada.

  4. Para mim este é sem dúvida o melhor blog para um turista brasileiro. Você está de parabéns e aproveito para te agradecer por esse trabalho que sempre me ajuda muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!