You are here
Home > Bate-volta > Três bate e volta perfeitos saindo de Roma

Três bate e volta perfeitos saindo de Roma

Seguro viagem geral 728x90

Localizada bem no centro do país, Roma pode ser um bom ponto de partida para visitar outras cidades. Deslocar-se em um país pequeno como a Itália sempre anima turistas e locais a querer acrescentar um lugarzinho aqui, outro ali, mais uma cidadezinha pelo caminho. Mas a verdade é que nem sempre dá!

Eu mesma já tive péssimas experiências com “vamos àquela cidadezinha logo ali” e no final voltei para a casa feliz, sim, mas extremamente cansada!

A Itália é quase 30 vezes menor do que o Brasil, mas nem todas as localidades estão cobertas por uma malha ferroviária e rodoviária eficaz, portanto, ao programar o seu bate e volta, pense principalmente em cinco fatores:

  • No deslocamento do seu hotel ou acomodação até o local para pegar o meio de transporte até o seu bate e volta;
  • O tempo de deslocamento de trem, ônibus ou carro. O seu trem é alta velocidade (caro e com horários pontuais) ou pinga-pinga regional (mais barato, mas com horários sujeitos a atrasos)?
  • Quando você finalmente chegar à cidade, quanto tempo poderá ficar por lá? Por exemplo, bate e volta a Assis ou Siena, requerem aproximadamente 3 horas de ônibus para ir e 3 horas de ônibus para voltar. Quantas horas mesmo você vai ter para conhecer a cidade? De trem parece mais rápido, mas a baldeação nem sempre permite chegar nessas cidades com menos de três horas saindo de Roma.
  • Se seu bate e volta exige compras de passagens ferroviárias dos “trens-bala” (alta velocidade), a compra deve ser feita com pelo menos 60 dias de antecedência para garantir um bom preço.

Três bate e volta perfeitos saindo de Roma

A seguir três bate e volta perfeitos saindo de Roma. Os dois primeiros são ideais para quem se locomove com meios de transporte locais.

Tivoli

Tempo de viagem: 40 minutos a 1 hora

Para saber mais, leia também:

visitar-villa-deste-tivoli-2

Tivoli foi a localidade colinar escolhida desde a época do Império Romano como local de veraneio. Seu clima agradável, proximidade com outras cidadezinhas com produção vinícola e vista de Roma, fez com que com o passar dos séculos ela continuasse a ser escolhida como cidade perfeita onde fugir do calor da cidade, ou para agradáveis passeios em meio à natureza. Ela também reserva surpresas, como hotéis com piscinas de águas termais.

Os três passeios mais clássicos a Tivoli são a Villa Adriana, a Villa d’Este e a Villa Gregoriana. As duas primeiras são patrimônios da humanidade Unesco, e a terceira ainda é candidata.

Ostia Antiga

Tempo de viagem: 30-40 minutos

Para saber mais, leia também:

ostia-antiga-18

Ostia Antiga fica no município costeiro de Ostia, coladinho em Roma. Muitos chamam a cidade de Ostia Antiga de “Pompeia Romana”, porque aqui também é possível conhecer as ruínas de uma antiga cidade romana. Passeio perfeito para os dias primaveris ou outonais, durante aproximadamente três horas você vai caminhar no meio a ruínas de um antigo anfiteatro, ruas com pavimentação romana, verá os mosaicos das termas, ruínas de uma antiga basílica, além de um fantástico museu de antiguidades romanas dentro do sítio arqueológico.

No verão você pode aproveitar e ir até a cidade moderna de Ostia, tomar um sorvete, e fazer um happy hour nos inúmeros quiosques a beira-mar.

Os burgos de Viterbo: Cività di Bagnoregio e Calcata

civita-di-bagnoregio
Civita di Bagnoregio na primavera

Tempo e distância: Chegar de Roma até a província de Viterbo leva cerca de 1 hora de carro, pegando a autoestrada A1. Esse é o melhor meio para visitar a região sem depender dos horários dos ônibus ou trem. Mas uma opção muito interessante é se hospedar em Viterbo e dali fazer passeios que podem ser de trem, ônibus ou carro para os burgos e cidades nos seus arredores. Também há possibilidades de fazer passeios a pé nas trilhas da Via Francigena, antiga via dos peregrinos que da França chegam até Roma.

Para saber mais, leia também:

Viterbo é uma cidade cercada de antigas muralhas, mas também tem uma ampla província cheia daqueles burgos e cidadezinhas que a gente acha que só existem nos filmes ou nas aberturas de novela. Vocês sabiam que em um dos burgos de Viterbo foram gravados os capítulos de abertura da novela Esperança, da Rede Globo? Ou que ali também há burgos que foram quase abandonados e maravilhosas vilas renascentistas?

calcata-lazio
Calcata no inverno

Sou um pouco suspeita porque confesso despudoradamente que essa é a minha província preferida aqui na nossa região. Em Viterbo tem de tudo: lagos vulcânicos, lagoa, praia, cachoeira, uma cozinha maravilhosa e muitas festinhas de tradição popular.

 

Saiba mais sobre bate e voltas emMilão com o blog Milão nas Mãos, Bolonha com o Blog Italiana, Toscana com o Viva Toscana e Veneza com o blog Italia Per Amore.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com



Booking.com

Compre seus ingressos agora e pule a file!

Ingressos para o Coliseu, Museus Vaticanos, Galleria degli Uffizi e inúmeras atrações no mundo todo, sem ter que enfrentar filas.

Para mais ingressos, visite a página de ingressos do Roma Pra Você.

Similar Articles

5 thoughts on “Três bate e volta perfeitos saindo de Roma

Deixe uma resposta

Top
Close