You are here
Home > Dicas práticas > Tiburtina: a segunda maior estação ferroviária de Roma

Tiburtina: a segunda maior estação ferroviária de Roma

Muitos daqueles que viajam de/para Roma passam pela segunda maior estação de Roma: a Tiburtina, na zona sul da cidade. Ela é a segunda maior estação da capital e, entre polêmicas e até atentados (incêndio doloso), em 2011 foi inaugurada a nova estação moderna, com novo estacionamento, um shopping center que aos poucos está atraindo mais comerciantes. Mas toda essa mudança deu-se principalmente porque a empresa Italo Treno, principal concorrente da Trenitalia, fez desse terminal um dos principais da cidade, junto também com o da Estação Ostiense. Essa sim, uma estação pequena, mas bem estratégica porque está coladinha no Eataly.

roma_tiburtina_2

Estação Tiburtina ou Termini, pros e contras

Comparando com Termini, e com a nova reforma, a Tiburtina é maior, mas eu a acho menos prática e mais cansativa. Em Termini as plataformas estão todas no mesmo patamar. Quem sai do metrô, claro, tem que percorrer corredores. Mas quem chega a pé, de ônibus ou de táxi, encontra facilmente as plataformas de embarque.

roma_tiburtina_3

Leia também:

Na Tiburtina, eu acho que os corredores de saída do metrô são mais apertados e, na hora do rush, tenho quase a impressão que não dão conta da quantidade de passageiros. Também é necessário sair da “velha estação” (onde fica a saída do metrô) e caminhar uns 200m. (passando por um pátio) até a nova estação, para de lá subir e descer escadas rolantes e elevadores para ter acesso à plataforma.

Eu que sou aquela pessoa que sempre tem “medo” de se perder, evito a Tiburtina (risos!). Mas essa sou eu, né?!

roma_tiburtina_11
Sendo uma estação nova, os ambientes são espaçosos e há lojas, cafeterias, bares e livrarias. O corre-corre e muvuca de passageiros é muito menor do que em Termini. Acho que a presença de golpistas e meliantes também é bem menor. Dá uma sensação de mais segurança. Estima-se que passem 140.000 pessoas por dia na Tiburtina, enquanto em Termini a estimativa é de 480.000 passageiros. Por outro lado, circulam cerca de 400 trens diários pela Tiburtina e 800 por Termini.

roma_tiburtina_10

Também tem outro fato a ser considerado: em caso de greve dos meios de transporte, eu acho bem mais fácil conseguir um modo de chegar a Termini, do que até a Tiburtina. Até porque as greves italianas são anômalas e há muitos ônibus com ponto final no Terminal em frente a Termini.  Saiba como/porque os ônibus podem circular, mas o metrô muitas vezes não! Leia: Saiba como sobreviver a uma greve dos transportes em Roma. Para dizer a verdade, no último ano os dias das greves oscilam, mas geralmente é possível saber com pelo menos 15 dias de antecedência, procurando pela palavra sciopero (greve) no Google ou nas mídias sociais, principalmente no Twitter.

Lá também passa o trem parador que vai para o aeroporto Fiumicino. O mesmo que depois passa na Estação Trastevere.

Vantagens para passageiros da empresa Italo Treno

roma_tiburtina_12

Por outro lado, se você for passageiro da Italo Treno, eu acho que a Tiburtina é o seu lugar ideal. O antigo monopólio estatal faz com que a Trenitalia domine todos os espaços em Termini. Há somente um guichê com atendimento personalizado da Italo Treno e poucas (e recentes) máquinas automáticas. Nos dias de muito movimento (feriados, férias, etc.), a Italo Treno costuma “montar uma barraquinha” com uma funcionária, mas nem sempre existe esse atendimento extra. Já na Tiburtina, a Italo Treno tem até um lounge super confortável para os passageiros e mais máquinas automáticas. Pense nisso!

Geralmente a gente compra o bilhete e embarca. Mas e se precisarmos de um atendimento de última hora?

Keep Calm e Não desanime!

roma_tiburtina_8

Organizando a viagem de metrô (a Tiburtina é a quarta parada de metrô após Termini) e se você não estiver com muitas malas, dá para encarar numa boa. Só não aconselho começar a se locomover na última hora. Sendo uma estação nova, os ambientes são espaçosos e há lojas, cafeterias, bares e livrarias. O corre-corre de passageiros é muito menor do que em Termini.

Terminal de ônibus para dentro e fora do país

A cerca de 300 metros da estação encontra-se um dos maiores terminais de ônibus de Roma, onde é possível embarcar para todo o país. E até para fora dele. Os ônibus para os países do leste europeu, por exemplo, saem de lá.

Como chegar na Estação Tiburtina?

Basta pegar a linha B do metrô e descer na Estação de metrô cujo nome também é Tiburtina. De Termini até lá são menos de 10 minutos.

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

47 thoughts on “Tiburtina: a segunda maior estação ferroviária de Roma

  1. Olá boa noite. Vou alugar um carro em Veneza e devolver em Roma. Estou com dúvida em qual local escolher para devolver o carro alugado: Termini ou Tiburtina?

    1. Termini é bem central, mas ambas possuem estações do metrô caso depois você tenha que se locomover para o hotel.
      Abs,
      Luciana

  2. Boa tarde Luciana, estou indo para a Itália em Julho, passando primeiro em Assisi, quero pular Roma, apesar do Valor e da distância estou quase preferindo fazer ida e volta por Veneza, que é meu destino final, pq farei parada em Cortona e Assisi, muito mais simples não? Apesar de ser mais caro e longo? O que vc me sugere?

    1. Bom dia, Gislene
      Não sei o que sugerir, porque não entendi seu itinerário.
      De qualquer modo, meu blog é mais especializado em Roma e arredores, portanto nem sempre tenho
      dicas e sugestões de roteiros pela Itália.
      Abs,
      Luciana

  3. Olá Luciana, estou montando o roteiro para subur de Roma para Umbria.Achei melhor ir primeiro à Cascia e de lá subir para Assisi. Você sabe se o ônibus de Cascia para Spoleto tem parada na estação de trem? Super obrigada

  4. VOU DE ROMA PARA MILÃO, DEIXAR AS MALAS LÁ, AI VOU PARA LAGO DE COMO.
    O MELHOR PREÇO É DE ÔNIBUS. VOCÊ SABE COMO SÃO OS ASSENTOS? DÁ PARA DORMIR, POIS VAMOS PEGAR LÁ PARA DEZ ONZE HORAS DA NOITE E CHEGAR LÁ DE MANHÃ.

  5. Ola. Eu comprei a passagem de florença a tiburtina, porém verifiquei que meu hotel é proximo da termini, sabe me dizer se posso descer em termini mesmo o bilhete estando direcionado para tiburtina? Se não, sabe me dizer se consigo alterar?

  6. Olá Luciana.
    Vou fazer uma viagem por Itália sendo que vou viajar para Milão e depois pretendo ir para Roma. Tinha pensado fazer este percurso (Milão-Roma) de comboio. O que me aconselha? Tren italia ou italo? Vou ficar hospedada no centro de Roma, é melhor sair em Tiburtina ou Termini?
    Obrigada.
    Vou continuar dando uma olhada no seu blogue.

  7. Oi Luciana, parabéns pelo Blog.
    Estou fazendo um tour pela Itália e no final da viagem vou de Roma para Florença e volto para Roma para ir a Madrid.
    Qual é o melhor: Parar na estação Tirbutina ou Termini para ir para o aeroporto Fiumicino?

    1. De Termini sai o trem Expresso (14 euros) e da Tiburtina o trem parados (8,50 euros).
      Eu preferiria sair de Roma com o expresso, porque além de pontual, em caso de greves o serviço é garantido.
      Abs,
      Luciana

  8. Luciana, gostei muito de seu blog. Gostaria de uma ajuda: estou num albergo na Via Della Sette Chiese, Garbatella em Roma e vou para Venecia de trem, melhor tomar em Tiburtina ou Termini? Grato.

  9. Oi Luciana.
    Parabéns pelo seu blog!
    Qual dica para ir da estação tiburtina ao aeroporto ciampino, sendo que meu voo é as 7:00 hs AM
    Grato. Frederico

    1. A essa hora da manhã o mais seguro (seguro = conseguir chegar em tempo) é você pegar um táxi.
      Não há transporte direto da Tiburtina para Ciampino, Você tem que passar pela Estação Termini.
      Abs,
      Luciana

  10. Super legal seu blog. Me ajudou bastante no meu planejamento. Tenho algumas poucas horas sobrando. Sabe se tem lockers para malas em tiburtina? e tem algo legal para ver lá perto? Obrigada!!!

    1. Fanny,
      Tiburtina é bem problemática quanto a lockers, porque o “oficial” da estação até pouco tempo não tinha sido inaugurado, apesar do site dizer que sim.
      Abs,
      Luciana

  11. Parabéns a vossa página está muito bem organizada .
    Estou a planear ir pela primeira vez a Roma com a família, e vamos ficar hospedados em Cavour.
    Chegaremos ao aeroporto de Flumicino e para fugir aos táxis pensamos ir de combóio, visto não haver metro neste aeroporto.
    Gostaría de pedir a vossa opinião da maneira mais prática e segura para chegar à estação do Metro de Cavour.
    Muito obrigado e saudações de Lisboa

    1. Após chegar no terminal central (Termini), vocês pegam o metrô e Cavour é a primeira parada da Linha B (a linha Azul).
      Abs,
      Luciana

  12. olá , irei para Itália em julho e tenho na minha rota taormina, perugia , assis e roma nesta ordem….vc acha que consigo horáriso de trem com opções para aproveitar bem os dias de estadia..

  13. Boa noite!
    Não tem muita diferença então pegar o trem de Veneza para a a Tiburtina ou para Termini, né? Consigo facilmente ir de Tirbutina para a estação Termini, caso me hospede por lá? Aliás, seria o melhor ponto para se hospedar em Roma e fazer boa parte das atrações a pé? Obrigado desde já e parabéns pelo blog.

    1. Oi, Lucas,
      Mas o trem que vem de Veneza geralmente para primeiro na Tiburtina e depois em Termini.
      De qualquer modo, tem metrô. Da Tiburtina até Termini dá 5 minutos.
      Abs,
      Luciana

  14. Boa noite!
    Não tem muita diferença então pegar o trem de Veneza para a a Tiburtina ou para Termini, né? Consigo facilmente ir de Tirbutina para a estação Termini, caso me hospede por lá? Aliás, seria o melhor ponto para se hospedar em Roma e fazer boa parte das atrações a pé? Obrigado desde já e parabéns pelo blog.

    1. Oi, Vinicius,
      De trem! A Nomentana está depois da Tiburtina (nem 5 minutos) e custa 1 euro o trecho.
      Boa viagem,
      Luciana

  15. Bom dia, Luciana!
    Em junho estarei em Roma e gostaria de saber se para duas caipiras paulistanas que estarão viajando para o exterior pela primeira vez, é viável hospedar-se na Via Emanuele Ciaceri? Obrigada.

    1. Stella,
      Esse lugar é muitoooooo longe. Mas muito longe, mesmo.
      Com poucos meios de transporte e quase perto da autoestrada. A menos que seja uma hospedagem grátis, na casa de amigos ou parentes, não pague hotel para ficar lá.
      De qualquer modo: tem uma linha de ônibus (acho que só uma mesmo!) que as deixa na linha B do metrô. Considere, porém, que é uma área residencial, e que para chegar ao centro, vocês levarão pelo menos 1 hora.
      Abraços e boa viagem,
      Luciana

  16. Boa Tarde!
    Luciana, quero em primeiro parabeniza-la pelo blog, saber que como ir do Aeroporto de Roma, para estação Tiburtina, Pergunto também, Já que vou para Salerno, será dela a melhor opção, ou devo ir pela Termine.

    1. Você pode pegar o trem parador (trajeto de Fiumicino para a cidade de Fara Sabina), na plataforma 2, e descer na Tiburtina. O bilhete custa 8,50.
      Se você for a Termini, depois vai ter que pegar o metrô para a Tiburtina. Acho menos prático.
      Um abraço e boa viagem.
      Luciana

  17. Luciana, para ir do Aeroporto a Florença, qual trajeto mais facil?
    – pegar o trem no aeroporto direto para Florença, com troca de trem na Tiburtina?
    – ou pegar o expresso Leonardo da Vinci até a Termini e lá comprar bilhete para Florença.
    Estou pensando em não conseguir me encontrar na Tiburtina, pois estarei com a passagem já comprada, no aeroporto.
    Outra coisa, é que necessito comprar um cartão telefônico, e onde posso enocntrar?
    Agradeço

  18. Oi Luciana! Irei para Roma de Assis num sábado – pelo site da Rail Europe eu vi que tenho a opção de chegar por Tiburtina ou Termini. E na segunda-feira viajo para Lisboa pelo Fiumicino. Gostaria de ficar em Trastevere, mas vou sozinha e não gostaria de gastar muito com táxi/transfer. Você acha viável me hospedar em Trastevere? Em caso positivo, eu deveria chegar de Assis por Tiburtina? Desde já agradeço!

    1. Trastevere está tão do outro lado da cidade, que não fica perto nem de Termini, nem da Tiburtina.
      Mas de Termini tem ônibus (linha H) que passa no Trastevere. E o bairro é tão legal que vale a pena. Há bons meios de transporte e dá para fazer coisas a pé.
      Boa viagem!
      Luciana

  19. Oi Luciana, tudo bem? Estou em processo de cidadania e em maio vamos para Roma e de lá para Nápolis, onde me encontro com o pessoal. Vou de trem através da Italo pela estação de Tiburtina. Como sou marinheiro de primeira viagem, pergunto se é dificil localizar a plataforma de embarque para Nápolis. Grato

    1. Não, não é nada difícil porque há grandes letreiros como aqueles do aeroporto. E também há letreiros menores nas escadas rolantes e já na plataforma, exatamente com o número do seu trem. A plataforma costuma aparecer no letreiro pelo menos uns 20 minutos antes da chegada do trem. Boa viagem e boa sorte no processo de cidadania! Abs, Luciana

  20. Oi, Luciana. vc acha q vale a pena se hospedar próximo a estação Tiburtina ou não?
    E parabéns pelo blog!! simplesmente MARAVILHOSO!!
    Beijos

    1. Tem metrô, que é a mesma linha que leva ao Coliseu, por exemplo. Tem muitos transportes e é um bairro residencial. Não acho ruim, não. Abs, Luciana

      1. Obrigada, Luciana. Então da p chegar tranquilo nas atrações turísticas e tbm no trastevere, né?! Ou é muito longe e demorado? Obrigada 🙂

        1. Uma média de 20 a 40 minutos para chegar às atrações e pelo menos uns 40 min para chegar ao Trastevere. Mas a região (considerando que vocês estarão perto da Estação Tiburtina, certo?) tem muito transporte. Abs, Luciana

  21. Viajamos de Florença para Roma com a Italo treno e descemos na Tiburtina. Achamos super tranquilo pois tem um terminal de ônibus na porta (que usamos para chegar no AP alugado). Em contrapartida o marido na volta teve problemas de atraso devido a um furto cometido por um imigrante ilegal no seu trem.

    Bjs
    Dani

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top