You are here
Home > Dicas práticas > Ver o Papa: tudo o que você precisa saber e fazer!

Ver o Papa: tudo o que você precisa saber e fazer!

Você quer ver o Papa durante uma visita à Itália?

Ver o Papa é um dos maiores sonhos dos visitantes católicos ou daqueles que, independente do seu credo religioso, simpatizam com a carismática figura do Papa Francisco.

Então saiba todas as opções, possibilidades e como se organizar para esse momento.

Perceberam quantas mãos/braços/cabeças saem nas nossas fotos, né? E isso porque estávamops muito bem posicionadas!

Passo 1: Saber quando ver o papa

Em quais dias é possível ver o papa?

Encontros semanais:

O papa celebra a audiência geral todas as quartas-feiras na Praça São Pedro ou no Auditório Paolo VI (às vezes, durante o inverno) e o Angelus aos domingos, da janela do seu escritório. Esses são os encontros nos quais há maior probabilidade de ver o sumo pontífice.

Datas especiais:

O papa também celebra missas em datas especiais (que não são necessariamente as quartas e domingos), tanto na Basílica de São Pedro quanto em outras igrejas de Roma, ou até ao ar livre.

Algumas dessas datas especiais são: via crucis na sexta-feira santa, quarta-feira de cinzas, domingo de páscoa, Dia de São Pedro e Paulo (padroeiros de Roma) em 29 de junho, Festa da Imaculada (8 de Dezembro), Missa do Galo (24 de Dezembro), Missa vespertina de 31 de dezembro.

Mês de Férias e Viagens ao exterior:

Em Julho não há audiências com o papa e durante o ano o papa faz algumas viagens ao exterior. Geralmente, porém, o Angelus acontece aos domingos.

Como saber se o papa celebrará missas?

Muito simples! Você só precisa consultar a agenda do papa, publicada com meses de antecedência. Para tal é só visitar o site do Vaticano: http://www.vatican.va/various/prefettura/it/udienze_it.html. Ali você vai poder conferir os compromissos do Papa, mês a mês.

papa francisco em roma
No inverno a audiência é celebrada no Auditório Paolo VI, com capacidade para mais de 6.000 pessoas

Passo 2: Organizar-se para ver o papa

O Angelus na Praça São Pedro

O Angelus é uma celebração que dura 15 minutos e começa pontualmente ao meio-dia dos domingos. Fiéis de todas as partes do mundo se reunem na Pração São Pedro para um momento muito especial. Não é necessário reservar. Basta chegar meia hora antes e encontrar um bom lugar na Praça.

angelus-praca-sao-pedro
Na agenda do papa tem todas as datas nas quais ele celebrará o Angelus.

Outra possibilidade, sem ter que reservar antecipadamente, é ir diretamente à Praça São Pedro, aos domingos pela manhã.

Pontualmente ao meio-dia o papa aparece na janela do seu escritório.

Saiba mais sobre essa a celebração do Angelus na Praça São Pedro

Nesse dia o Vaticano fica bem cheio, e você já percebe isso desde a saída do metrô Ottaviano.

angelus-na-praca-sao-pedro-2
Olhem a muvuca esperando para atravessar o sinal, mas notem também a quantidade de gente lá no fundo da foto! Ali fica a fila para passar no detector de metais.

Tem muito policiamento nas ruas, também para controlar o trânsito porque tem uma quantidade enorme de pessoas se direcionando à Praça São Pedro.

Ao chegar bem pertinho é necessário esperar na fila para passar nos detectores de metais, como nos aeroportos. O procedimento é o mesmo, geralmente a única coisa que não podem é parar tirar os sapatos.

Aguardei cerca de 15 minutos na fila. Por volta das 11:35 eu estava já dentro da Praça.

angelus-na-praca-sao-pedro-3
Todos esperando e virados para a janela. Estava sol e tinha pessoas se protegendo com guarda-chuvas.

Daí me juntei aos milhares de fiéis que a todo momento olham para a janela. Se trata da segunda janela (da esquerda para a direita) da fileira de cima.

Pontualmente às 11:50h a janela abre e colocam o “pano vermelho” na janela. Todos aplaudem porque sabem que logo verão Francisco.

angelus-na-praça-sao-pedro-4

Meio-dia o papa finalmente aparece na janela. Uma alegria contagiante no Angelus da Praça São Pedro.

Ele saúda os fiéis e, como a celebração dura quinze minutos, passa logo à homilia do dia. O sermão que escutei foi sobre Mateus e a parábola da porta larga e da porta estreita.

ver-o-papa-angelus
A gente vê o papa assim dessa distância, mas há telões espalhados por alguns pontos da praça. A voz é bem audível! Parace que ele está falando do nosso lado.

Em dois momentos o papa pediu que todos ficassem em silêncio e refletissem sobre suas vidas, seus erros e acertos. Também dedicou um momento ao terrorismo e à violência do mundo atual, exortando-nos à paz.

Após o sermão é rezado o Angelus em latim, com outras vozes masculinas além daquela do papa e, por fim, outra ave-maria em italiano.

O papa também pede que os fiéis nunca esqueçam dele nas suas orações e depois também saúda algumas delegações do mundo todo. Nessa hora os fieis começam a agitar as suas bandeiras, e também a levantar cartazes e faixas.

ver-o-papa-no-angelus-domingo

Finalmente Francisco deseja bom domingo e que todos voltem para casa em paz.

O ambiente na praça é bem família, bem positivo, há pessoas que se emocionam e choram, muitos levam crianças de carrinho e de colo.

O que é o Angelus?

O Angelus é uma antiguíssima oração católica, cujo nome se original da anunciação que o anjo Gabriel fez a Maria, do milagre da encarnação: Angelus Domini nuntiavit Mariae

Portanto, os versos da anunciação são alternados com a Ave Maria. Isto é o Angelus.

Dá pra ver bem o papa?

Para ver razoavelmente bem o papa é bom ficar na parte direita da praça. Mas há telões que transmitem ao vivo o Angelus na Praça São Pedro. A qualidade do som é ótima e a gente ouve muito bem tudo o que o papa diz.

angelus-praca-sao-pedro-9


As audiências gerais às quartas-feiras

Para participar da audiência geral é necessário requisitar os convites ao Vaticano. Por hora, os convites podem ser requisitados diretamente ao Vaticano por fax ou carta, ou preenchendo um formulário na internet, disponibilizado pela Igreja de Saint Patrick. Os convites são gratuitos, mas se você resolver requisitá-lo através do site dos padres americanos, saiba que eles pedirão uma oferta pelo serviço. Por oferta entendo uns 5 euros pelo menos.

convite para ver o papa

Como pedir os bilhetes da audiência geral por e-mail

Geralmente os bilhetes podem ser pedidos no site da Igreja de Saint Patrick, no site https://stpatricksamericanrome.org/

A igreja de Saint Patrick (São Patrício) é uma das paróquias da comunidade estadunidense em Roma.


Como fazer

1. Vá ao link: https://stpatricksamericanrome.org/index.php/pilgrims-in-rome/papal-audiences

2. Vai abrir uma página com um formulário online, no qual preencher: nome, e-mail, data da audiência, número de convites.

3. No dia anterior à audiência, passe na sacristia da Igreja de Saint Patrick das 16:30 às 18:15. Endereço: Via Boncompagni 31 (praticamente ao lado da Embaixada dos Estados Unidos e da Via Veneto)

4. No site também informa que a sacristia abre às terças-feiras para distribuir os convites. Pedem aos fiéis para não chegarem antes das 16:30.

5. Eles também avisam que devido ao grande número de pedidos, não é possível mandar confirmação de recebimento do pedido.

Os bilhetes são grátis, mas há um botão do Paypal para doações. Faça uma doação porque, aleluia, alguém finalmente facilitou a vida dos fieis oferecendo esse serviço por e-mail.


Como saber se vai ter convite para você?
O Vaticano não tem mais enviado convites por correio e nem mandado confirmação. Porém, saiba que é muito raro não conseguir um convite. Para garantir seu convite, peça com antecedência. Em caso de missas e audiências especiais (Natal, Páscoa, Reveillon, etc. peça seu convite com pelo menos 45 dias de antecedência). Geralmente no caso de missas em datas festivas, o pedido de convite encerra-se pelo menos 1 mês antes da cerimônia

Para quem não pediu o bilhete, mas quer ver o papa

Se você não pediu um convite, mas quer ver o papa, chegue cedo no dia da audiência e peça ao guarda para entrar. Geralmente eles deixam entrar e se acomodar na Praça São Pedro.

Por cedo entendo 7:30h, mais tardar 8h da manhã. Há quem chegue até antes das 7h para pegar os melhores lugares.

Mas preste atenção: se para você é muito importante ver o papa, e principalmente se estiver participando de uma comitiva com muitas pessoas, peça o convite e tenha certeza que conseguirá ver o papa.

Em Agosto, audiência sem ter que pedir bilhetes

Como Agosto é o mês de férias dos italianos, e a cidade fica vazia, nesse mês não é necessário pedir bilhetes para a audiência geral. Basta chegar lá e entrar.


Passo 3: O que acontece no dia da audiência geral

Saiba que a audiência é uma cerimônia que costuma durar das 10:00 às 11:00 (oficialmente). O papa se locomove em meio aos fiéis com o papa móvel, se aproxima do público, abraça crianças e idosos.

Todos esperando o passa passar com o Papa Móvel

O último horário de entrada é às 9h, mas muita gente chega cedíssimo, antes das 7h da manhã, para pegar os melhores lugares, de modo a poder ficar mais perto dos lugares onde o papa passa.

Se a audiência for nos meses mais quentes (de Abril a Outubro) e celebrada na praça são Pedro, você pode ficar do lado das barreiras de isolamento, e mesmo assim ver a cerimônia. Porém saiba que mesmo do lado de fora da Praça São Pedro o espaço é disputado.

cerimônia para ver o papa

Benção do papa aos recém-casados no religioso

Durante a celebração da audiência geral, o papa reserva um momento para abençoar os recém-casados.

Então se você é um recém-casado no religioso pode participar desse momento especial.

bencao-papa-recem-casados

Passo-a-passo para receber a bênção aos recém-casados:

Condição obrigatória:

Ter casado no religioso. Não é possível receber a bênção sendo casado somente no civil e nem em casos de união estável.

A bênção é somente para recém-casados, ou seja, ter no máximo três meses de casado no dia da bênção. Exemplo: você casou dia 5 de janeiro, pode participar da cerimônia até dia 5 de abril.

Os noivos devem estar vestidos a rigor: a noiva com seu vestido de noiva e o noivo com o traje do casamento (terno e gravata). Caso o vestido seja decotado, com os ombros de fora, tomara-que-caia, etc… providencie um véu para cobrir os ombros/as costas.

Dito isso, o procedimento é quase o mesmo da audiência papal.

É necessário requisitar um bilhete gratuito para participar da cerimônia.

Para tal, faça o download do formulário que se encontra no site da Prefettura da Casa Pontificia, no link: http://www.vatican.va/various/prefettura/it/biglietti_it.html

  • Preencha o formulário indicando:
  • Data da Audiência:
  • O número de bilhetes:
  • Nome / Nome do Grupo: (em caso de mais pessoas, indique somente o nome de uma pessoa ou do grupo)
  • Endereço:
  • Número de telefone ou fax:
  • Na parte final onde está escrito NOTE: escreva que quer participar da bênção do papa aos recém-casados durante a audiência geral (Vorrei sollecitare la benedizione papale ai Novelli Sposi durante l’udienza generale)
  • Envie uma cópia da sua certidão de casamento no religioso

O número do fax para o envio do bilhete está no rodapé do formulário. Os bilhetes podem ser retirados no dia anterior (terça-feira) das 15 às 19h. Ou no mesmo dia à partir das 7:30.

Atenção: O Vaticano geralmente responde, confirmando a data. Por isso eu acho melhor enviar um número de fax para não precisar contar com os correios.

Caso não receba a resposta: apresente-se no dia anterior, com o comprovante do fax e leve uma cópia da sua certidão de casamento. Se tiver enviado tudo pelo correio, comunique seu nome.

Boa cerimônia!

Foto em destaque: Reprodução. Demais fotos: Solange Souza.

Como ver o Papa sem reservar a audiência: algumas dicas ou segredinhos

Recentemente no quadro de anúncios da igreja aqui perto de casa (Basílica de San Pancrazio) tinha um agendamento para a missa das famílias do bairro com o papa. Era somente necessário colocar o nome na lista da paróquia. No caso de muitos pedidos, a preferência é para quem frequenta a igreja. Minha experiência pessoal com padres e freiras é que todos são bem disponíveis. Se você estiver em Roma e perto do seu hotel houver alguma igreja, dê uma olhada no quadro de anúncios.

Passeando por Roma descobri que o Papa Francisco celebraria a missa da quarta-feira de cinzas na Basílica de Santa Sabina, no bairro Aventino (aquela colina que fica de frente para o Circo Máximo). Dependendo do tamanho da igreja são distribuídos bilhetes para os lugares sentados, mas é possível assistir a missa em pé, ou sentado do lado de fora graças ao telão.

santa-sabina-roma
O pórtico da Basílica de Santa Sabina no Aventino com colunas com ornamentação do tipo capitel coríntio.

Outra maneira é ir até o site do Vaticano e ver a agenda de compromissos do papa. Inclusive quando ele faz viagens ao exterior. Outra chance é participar da procissão da Via Crucis (durante a páscoa) ou no dia 29 de Junho, que é festa dos santos patronos de Roma (São Pedro e São Paulo) e o Papa costuma celebrar a missa na Basílica de São Paulo (Bairro Sao Paolo – metrô linha B – estação San Paolo). Então, consulte sempre a agenda do papa!

fontana-del-mascherone
A Fontana del Mascherone fica entre a Basílica de Santa Sabina e o Giardino degli Aranci (Jardim das Laranjeiras)

Enfim, como muitos sabem, em Roma há muitos hotéis e pensões religiosos. A maioria é administrado por padres e freiras, às vezes são quartos de um antigo convento transformados em quartos para hóspedes. Se você ficar em um hotel religioso, peça aos padres ou freiras se existe a possibilidade de assistir a uma missa com o papa. Conheço amigos que conseguiram convites dessa maneira, sem esforço e em menos de 48 horas realizaram o sonho de estar junto ao Santo Papa.

Como foi a missa da quarta-feira de cinzas

Quando saí de casa não tinha ideia de como seria uma missa celebrada pelo Papa quando ele não está no Vaticano. A igreja escolhida foi a lindíssima basílica de Santa Sabina, muito procurada para casamentos. Ela fica ali pertinho do Circo Máximo, e está perto de muitos pontos turísticos de Roma: Boca da Verdade, Buraco da Fechadura e também perto das igrejas de Santo Anselmo e Santos Alessio e Bonifacio. O bairro chama-se Aventino, e é um bairro de classe média alta.

como-ver-o-papa
A polícia municipal controlando o trânsito e algumas pessoas já à espera do papa, aqui no Circo Máximo.

A missa estava marcada para as 16:30h. Todos esperavam ansiosamente para ver o Papa. Por volta das 16:20 ele chegou. Estava num carro preto, com a janela do carro meio aberta, sorriu e acenou para o público. Sua passagem foi muito rápida e ele foi direto para a igreja de Santo Anselmo. Estávamos todos na praça em frente à igreja de Santa Sabina, esperando por ele. Eu não tinha convite e inicialmente fiquei do lado de fora, mas depois consegui entrar na igreja.

O início da cerimônia foi todo filmado, então assistíamos tudo pelo telão. Os dez primeiros minutos da missa foi reservado somente ao clero. Depois todos se levantaram e começaram a procissão, mais ou menos na seguinte ordem: primeiro os padres, depois os bispos, atrás desses os cardeais, e por fim o papa. Me desculpem mas não entendo muito de hierarquia eclesiástica, mas assim me pareceu.

como-ver-papa
Pensei que ele chegaria cercado por muitos policiais. Praticamente tinha somente duas motos da polícia. Logo atrás da moto o carro do Papa. Essa foto da praça foi feita por volta das 16h. Quando a procissão começou, pontualmente às 16:30 a praça estava cheia, mas muitos estavam em pé, perto das grades de contenção, na esperança que o Papa fosse se aproximar do público.

Todos nós assistíamos pelo telão até que apareceu o Papa, que junto dos demais eclesiásticos passou pelo pórtico da igreja.

Até então eu estava do lado de fora, mas percebi que algumas pessoas estavam conseguindo entrar na igreja. Me aproximei de uma das barreiras de segurança e, apesar dos seguranças inicialmente dizerem que a igreja já estava cheia, acabaram deixando mais dois ou três grupos de 10-15 pessoas entrarem. Eu estava no penúltimo grupo que entrou.

comer-ver-o-papa-2
As duas fotos de cima mostram o papa descendo do carro e iniciando a celebração da procissão na Ingreja de Santo Anselmo. Depois ele sai da igreja, passa pelo pórtico e entra na igreja onde estamos sentados do lado de fora (Igreja de Santa Sabina). A última foto mostra o início da missa na Igreja de Santa Sabina.

A missa foi compridíssimaaaa: aproximadamente 1 hora e 45 minutos. Mesmo para quem não é muito religioso, devo dizer que o ritual, as cores, o ambiente, enfim… foi tudo muito lindo. Toda a missa foi cantada em latim pela Schola Cantorum do Vaticano, com vozes masculinas e feminininas.

Sendo uma missa de quarta-feira de cinzas, além da comunhão, os padres também ungiram a cabeça dos fiéis com cinzas.

como-ver-o-papa-3
Eu estava lá non fundão e sem a minha máquina profissional. Sorry, mas essa é a qualidade das fotos com o Smartphone.

Foi uma tarde especial, queria ver o Papa Francisco sem ter reservado a audiência geral e tivemos sucesso no meu intento. Se você também quiser tentar, consulte a agenda do papa.


Dica certeira: Ver o Papa dia 8 de Dezembro

Dia 8 de Dezembro é feriado nacional, a Festa dell’Immacolata, ou seja a Festa da Imaculada Conceição.

Nesse dia o Papa celebra uma missa diante da coluna da imaculada conceição, bem na Piazza di Spagna, de frente para o prédio da Embaixada da Espanha para a Santa Sé.

(Foto: via)

Obviamente milhares de pessoas vão para o local, porque sabem que o Papa celebra essa grande festa italiana.

Se estiver passando pelo local, não deixe de ir.


Mais sobre o Vaticano:

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

8 thoughts on “Ver o Papa: tudo o que você precisa saber e fazer!

  1. Excelentes dicas!
    Irei para Roma na Páscoa, para solicitar convites para a Missa de Pascoa no domingo sigo o mesmo procedimento das audiencias (pelo site stpatricksamericanrome.org preenchendo o formulário?

  2. OLA, ESTAREMOS EM 11 PESSOAS SENDO 4 CRIANÇAS. DURANTE A AUDIENCIA PAPAL QUAL O MELHOR LUGAR PARA FICAR PARA VER O PAPA E TALVEZ CONSEGUIR QUE ELE ABRACE AS CRIANÇAS? OUTRA COISA, AS CRIANÇAS PODEM IR DE SHORT? IREMOS EM MAIO DE 2019.

    1. Melhor lugar perto dos tapumes (vocês os verá quando entrar na Praça) e as crianças não devem ir de short.
      Abs,
      Luciana

  3. Olá!!
    Para os eventos especiais tipo Dia de São Pedro e Paulo (padroeiros de Roma) em 29 de junho é necessário solicitar o convite?
    Em julho o Papa faz os Angelus? Existe algum jeito de vê-lo em julho?
    Obrigada.

    1. Você tem que ver no site as datas que eles dizem ser necessário solicitar convite. Para S Pedro e S Paulo, pode ter convites para a Basilica (dificil de conseguir) e para a Praça (para ver no telao).
      Não, não tem como ver o Papa em Julho.
      Abs,
      Luciana

  4. O site é realmente incrível! Estaria perdido sem ele.
    Consegui a Audiência Geral em abril, e gostaria de tirar uma dúvida.
    Será que eu consigo assistir a Audiência Geral, ir nos Museus Vaticano e depois na Basílica e Cúpula no mesmo dia?
    Pensei até em sair mais cedo da Audiência, tipo 11:00, para chegar nos Museus 11:30… Não sei se é possível.
    O que você acha?
    Muito obrigado!
    Abs,
    André

    1. Oi, André,
      Será cansativo, mas dá, sim.
      Curta bastante e depois volta pra contar como foi a experiência.
      Abs,
      Luciana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top