Você está aqui
Home > Transporte > Táxi em Roma: preços e dicas para evitar furadas

Táxi em Roma: preços e dicas para evitar furadas

Sempre pego táxi em Roma. Aliás, confesso que, já peguei táxi em varios lugares do mundo: peguei táxi em Nova York e em Paris saindo do aeroporto de Orly. Ambas péssimas experiências com motoristas desonestos.

Por outro lado, peguei táxi com um motorista simpaticão na Jordânia, que convidou a mim e meu marido para conhecer a família dele.

Poderia continuar enumerando viagens de táxi mundo afora (China, Egito, São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa, Milão, Zurique), mas o que quero é dizer para vocês é que pra mim motorista de táxi é mais ou menos tudo igual. Então, de experiência em experiência, quis contar um pouco sobre o que esperar dos serviços de táxi em Roma.

Leia também:


Táxi em Roma? Se preferir, vá direto para o tópico de interesse:


Como pegar um táxi em Roma: no ponto ou na rua

Em algumas cidades da Itália (me parece que em Milão é assim) os táxis nao pegam passageiros na rua. Ou você vai para o ponto de táxi ou chama o táxi pelo aplicativo e, nesse caso, ele vai direto para o endereço da chamada.

Aqui em Roma os táxis param onde você fizer sinal, mas, como a frota de táxis não é enorme como em cidades como Nova York ou Londres, em horários de pico ou no centro de Roma nem sempre é facil conseguir um táxi em qualquer esquina.

Como eu trabalho como guia de turismo em Roma, geralmente quando termino passeios e meus clientes resolvem retornar ao hotel de táxi, eu sempre os acompanho a um dos pontos de táxi em Roma. Isso porque eu conheço de cabeça quase todos os pontos de táxi perto das atrações turisticas mais famosas de Roma.

Senão, eu apelo para a tecnologia…


Pegar um táxi em Roma chamando com um torpedo ou aplicativo

Eu gosto muito de usar a tecnologia quando preciso chamar um táxi em Roma. Muito antes do avanço tecnológico do uso de aplicativos, a maioria das cooperativas de táxi usavam um serviço de chamada de táxi com torpedo. Digo para vocês que esse serviço é meu bichinho de estimação, porque continuo usando e é rapido e fácil.

Mas para utilizar essa modalidade para chamar um táxi em Roma, é necessário ter um celular com chip italiano.

Pra mim é a alternativa mais rápida, fácil e indolor, além de ser econômica: um torpedo!


Como usar o serviço de torpedo?

1. O número de celular para pedir um táxi é: 366 673 0000 e você deve ter um celular com chip italiano. Eles não mandam resposta para celulares estrangeiros.

2. Você deve enviar um torpedo com a [CIDADE] + [ENDEREÇO] + e eventualmente o [BAIRRO]. Nesse caso, dou um exemplo: ROMA VIA DEL CORSO 120.

3. Após enviar o torpedo, a cooperativa de táxi, por sua vez, enviará uma resposta dizendo que estão procurando um táxi e que dentro de alguns minutos responderão com um outro torpedo de confirmação.

Logo em seguida chega mais um torpedo com o número de identificação do táxi e o número de minutos que ele levará para chegar até o local. O número de identificação do táxi, geralmente composto do nome de uma cidade italiana e um número (exemplo: ROMA 28), encontra-se do lado de fora da porta.

A minha experiência é: geralmente entre mandar o torpedo, receber a resposta e a chegada do táxi, passam no máximo 10 minutos. Uso esse serviço há anos e funciona bem.

E se houver algum problema?

Se não houver um táxi disponível (algo raro!), a empresa manda um torpedo avisando e pedindo para que você mande um novo torpedo após alguns minutos. Pela minha experiência nunca precisei mandar mais de dois torpedos.

Se o endereço estiver errado, eles mandam um torpedo de volta, dizendo que o endereço é inexistente. Uma vez o atendente me telefonou para confirmar o lugar onde eu estava, e para saber se deveria mandar o táxi para tal lugar (mandei um torpedo dizendo: táxi em frente ao museu de arte moderna _ risos_ porque a placa com o endereço estava muito longe, e eu estava com dor no pé!)


Lista dos principais aplicativos de táxi em Roma

Caso não tenha um celular com chip italiano, mas um celular com conexao à internet, então existem algumas cooperativas que trabalham com aplicativos. Também funcionam bem e são super rápidas no atendimento.


Pegar um táxi em Roma é seguro? Não pegue táxis-pirata!

Bom, eu sempre pego táxi em Roma a qualquer hora do dia ou da noite e nunca me encontrei em nenhuma situaçã de dificuldade. Obviamente, sendo mulher, se volto para casa de madrugada, eu escolho chamar um táxi com aplicativo ou sms, porque a chamada fica registrada.

Mesmo nos casos nos quais eu simplesmente fui a um ponto de táxi, eu nunca passei por nenhum problema de segurança, assédio ou qualquer coisa. Porém, digo que aconteceu raramente, mas já peguei motoristas que dao uma boa enrolada no percurso, e já tive que solicitar que ele fizesse um caminho mais curto.

Uma das vezes nas quais o motorista queria me enrolar, eu peguei o táxi falando portugues com duas amigas brasileiras. Tenho certeza que ele pensou que fossemos turistas.

Leia também:

Mas falando em segurança… jamais pegue um táxi-pirata!

Apesar das várias opções para chegar do aeroporto de Fiumicino e do aeroporto de Ciampino até o centro de Roma, muitos viajantes optam por pegar um táxi até o destino final, principalmente quem chega das 23h às 5:20h da manhã, horário em que os trens não circulam.

Meu conselho é: ao chegar nos principais aeroportos e estações de trem, esteja sempre atento aos motoristas de táxi pirata.

Os táxis oficiais, registrados e legalizados possuem o símbolo do Comune (Município) e um número. Além disso, os táxis oficiais são sempre brancos. Algumas vezes também possuem impresso na porta o telefone da cooperativa a que pertencem.

Outra dica muito importante: ao entrar no táxi oficial, você perceberá que do lado de dentro da porta traseira (normalmente na porta esquerda) tem uma placa com o nome e sobrenome do motorista, ou pelo menos de quem tem a licença para dirigir aquele carro. No táxi pirata não existe alguma placa de identificação do motorista e nem do carro!

Muitos motoristas de táxis pirata usam o mesmo tipo de carro dos táxis oficiais, inclusive da mesma cor. Tentarão todos os tipos de truques para distrair o cliente, inclusive inventando mentiras.

A placa dos táxis romanos tem o símbolo de Roma, junto com o nome Comune di Roma
Ou esta placa aqui, escrito ROMA CAPITALE (a nova “marca registrada” da Cidade de Roma), com o número da licença e os preços dos táxis.

Normalmente esses motoristas agem da seguinte maneira: abordam o turista assim que ele se aproxima/ passa pela porta de desembarque do aeroporto ou da estação de trem. Dizem: “Taxi”, “Taxi, Mister”.

Algumas vezes abordam dentro do aeroporto mesmo, normalmente nos horários noturnos, contando com o cansaço do turista. E quanto mais tarde e maior a fila para os táxis regulares, maior e mais insistente será o número dos motoristas de táxi pirata.

Os táxis oficiais também possuem um letreiro luminoso com a palavra TAXI | Crédito da Foto: site www.mollicone.it

Os táxis pirata não têm seguro como carro de transporte de passageiros e há muitos casos de turistas que foram vergonhosamente ludibriados e acabaram pagando no mínimo o triplo de uma corrida normal.

Se você não domina o idioma, não conhece a cidade e está viajando sozinho(a), vá por mim: não pegue um táxi pirata. Tenho amigos italianos que já passaram por experiências no mínimo desagradáveis.


Tem Uber em Roma? Nao seria uma alternativa aos táxis?

Más notícias! Tem Uber em Roma, sim. Mas o Uber não foi plenamente legalizado na Itália, então, esqueça pegar Uber em Roma ou pegar Uber na Itália em geral.

O Uber “não pegou”. Houve muitas batalhas jurídicas, boicotes e greves por parte dos motoristas de táxi (uma corporação forte demais na Itália e com grande poder de lobby) e, no final, a imagem do Uber é de um serviço não legalizado.

Na maioria das vezes em que eu fiz simulação de preços entre táxi e Uber, havia uma diferença irrisória de preço… quanto tinha! Na maioria das vezes o Uber custava tanto quanto um táxi ou até mais caro. A frota do Uber é pequena, então muitas vezes você vai esperar bastante até conseguir um carro disponível.

Leia também: Pegar o Uber em Roma vale mesmo a pena?


Sair dos aeroportos: quanto custa pegar um táxi?

Todos os táxis com licença municipal que vão para o Aeroporto de Fiumicino e que levam até o Aeroporto de Ciampino possuem um preço fixo tabelado até o Centro de Roma (Mura Aureliane). A seguir as tarifas:

De/Para o Aeroporto de Fiumicino: 48 euros

De/Para o Aeroporto de Ciampino: 30 euros

Essas tarifas consideram que o passageiro está indo/vindo para uma hospedagem no Centro de Roma e outros bairros limítrofes.

Já o site oficial do ADR (Aeroporti di Roma – Fiumicino), anuncia os seguintes preços:

  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Stazione Ostiense: 45 euros
  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Mura Aureliane: 48 euros
  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Stazione Tiburtina: 55 euros
  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Porto di Civitavecchia: 120 euros
  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Castello della Magliana: 30 euros
  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Nuova Fiera di Roma: 25 euros
  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Ciampino Aeroporto: 50 euros

A localidade Porto di Civitavecchia é uma zona portuária, onde se embarca nos ferries para a Sardenha, Barcelona e Córsega. De lá também saem cruzeiros para todo o resto da Europa e para o Mediterrâneo.

A grande maioria dos leitores do blog se encaixará na categoria que vai dos 45 aos 55 euros. Esses preços incluem também o preço das bagagens e qualquer eventual pedágio.


Se você precisar desse meio de transporte, saiba que há pontos de táxi em Roma próximos às principais atrações turísticas, e que todos os bairros (dos mais centrais aos mais periféricos) possuem pelo menos 1-2 pontos de táxi.

Todos os aeroportos também possuem pontos de táxi logo ao sair do setor de desembarque, e as principais estações de trem também possuem pontos de táxi logo na saída (Termini, Tiburtina, Estação de Trastevere) ou nas imediações.

A seguir a lista dos principais pontos de táxi, todos assinalados no mapinha do Google Maps. Quase todos aqueles que interessam aos turistas estão dentro do Municipio I (Centro e Centro Histórico)

A seguir documento PDF com os endereços. Eesse documento é elaborado pela Prefeitura de Roma.

https://www.comune.roma.it/PCR/resources/cms/documents/parcheggi_taxi_new.pdf


Preço de uma corrida de táxi para circular por Roma

Antes de colocar a lista de preços dos táxis em Roma, conto a minha experiência e a dos clientes que atendo nos passeios guiados. Geralmente para circular pelo centro de Roma, por exemplo, ir da Termini ao Vaticano, gasta-se uma média de 15 euros.

Se você estiver no centro e pegar um táxi, por exemplo, no Coliseu, geralmente uma corrida fica em torno de 10 euros. O máximo que gasto com táxis é pagando bandeira 2 quando volto para casa tarde da noite, e raramente passo dos 20 euros.

Tarifas dos táxis em Roma:

  • Taxímetro fixo de partida das 6 às 22h: 3 euros
  • Taxímetro fico de partida das 6 às 22h, aos domingos e feriados: 4,50 euros
  • Taxímetro fixo de partida a partir das 22h: 6 euros

O que sigfinica o taxímetro fixo de partida? Que uma corrida nunca começa sem cobrança. Existe sempre um serviço mínimo a ser pago pelo passageiro.

  • Preço por quilômetro: bandeira 1 = 1,10 euros
  • Preço por quilômetro: bandeira 1 = 1,30 euros

Lista com os pontos de táxi em Roma

táxi em roma

Coliseu: O ponto de táxi fica a alguns metros do monumento, na direção contrária à Piazza Venezia. Endereço: Piazza del Colosseo esquina com Via Capo d‘Africa.

Vaticano (Praça São Pedro e Museus Vaticanos): O ponto de táxi fica Piazza Risorgimento esquina com Via Ottaviano, mas passam bastante táxis na Praça São Pedro, apesar de não existir um ponto de táxi por lá.

Pantheon: O ponto de táxi está do lado esquerdo do monumento. Endereço: Via della Rotonda 21/26

Piazza Navona: O ponto está a poucos metros da rua “ao lado” da praça. Endereço: Piazza delle Cinque Lune 109

Piazza Venezia – Vittoriano: O ponto fica no cantinho perto da coluna de Trajano. Endereço: Piazza della Madonna di Loreto

Fontana di Trevi: O ponto mais perto é aquele que fica no Largo Chigi, e na frente de uma das saídas da Galeria Alberto Sordi. Endereço: Largo Chigi 12

Via Veneto: Há um ponto de táxi na rua que fica ao lado da embaixada americana. Endereço: Via Ludovisi 49

Piazza Barberini/Via Veneto: O ponto fica em frente ao Hotel Bernini, na esquina da Piazza Barberini com a Via Veneto. Endereço: Piazza Barberini 23

Via Nazionale: Há um ponto bem em frente ao Museu Palazzo delle Esposizioni. Endereço: Via Nazionale 194

Piazza di Spagna: Há dois pontos de táxi e um deles fica na altura da embaixada da Espanha, praticamente de frente para a Maison Valentino. Piazza di Spagna 52-54 e Piazza di Spagna 93.

Piazza del Popolo: Há um ponto de táxi na esquina entre a Via del Babuino e a praça, praticamente de frente para o Bar Canova. Endereço: Piazza del Popolo 16-18

Via del Corso: Há dois pontos de táxi: um deles fica no Largo Goldoni, bem ao lado da loja da Fendi. O outro ponto de táxi fica na Piazza San Carlo al Corso, de frente para o Hotel Plaza

Campo de’ Fiori: Os pontos de táxi mais próximos estão no Largo Argentina, no Pantheon ou na Piazza Navona. O ponto de táxi do Largo Argentina fica praticamente em frente à Livraria Feltrinelli. Endereço: Corso Vittorio Emanuele 10

Trastevere: O ponto de táxi está na Piazza G. G. Belli, no Viale Trastevere (a avenida onde passa o bonde 8). Endereço: Piazza G. G. Belli (ou mais popularmente Piazza Belli).

Basílica de Santa Maria Maggiore: O ponto de táxi está na calçada esquerda (vendo a basílica de frente)

Basílica de São Paulo Extra-Muros: Endereço: Largo Leonardo da Vinci, no centro da praça.

Basílica de São João em Latrão: Endereço: Piazza di Porta San Giovanni

Mapa com a indicação dos pontos de táxi em Roma:


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

7 thoughts on “Táxi em Roma: preços e dicas para evitar furadas

  1. Bastante esclarecedor esse post sobre como usar táxi em Roma! Sabe que uma vez, em Buenos Aires, pegamos um táxi e o taxista ficou dando voltas, meu marido percebeu e pediu pra parar…

  2. Eu nunca pego táxi quando viajo. Sempre acho que não vale a pena pelo preço. Mas as suas dicas são valiosíssimas para quem procura um serviço de táxi em Roma. Interessante o sistema do torpedo.

  3. Adorei seu post sobre pegar táxi em Roma porque sempre ficamos na dúvida qual a melhor forma de se locomover na cidade que vamos visitar. Bom saber q Uber não é a melhor opção .Seu post está completo.

  4. Post super esclarecedor sobre pegar táxi em Roma. Essas dicas de segurança são essenciais pra mim. Também muito importante saber que não vale a pena pegar Uber, a gente já tá mal acostumada, rs.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top