Início Comer e Beber Sorveterias Imperdíveis no Centro de Roma

Sorveterias Imperdíveis no Centro de Roma

Publicado em:

Provar o verdadeiro gelato italiano é um dos pontos altos de uma viagem à Itália. Não importa a estação do ano: as sorveterias italianas ficam abertas quase 365 dias.

O produto é tão bom, que mesmo no inverno encontramos quem compre sorvete. Muitas das principais sorveterias das cidades, grandes ou pequenas, também fornecem o produto para bares e restaurantes, então, a demanda pelo produto não para.

Escolhi uma lista com as melhores sorveterias do centro histórico de Roma. Acho que ano após ano, essas gelaterie italianas, continuam trabalhando e mantendo a qualidade do produto no nível 4-5 estrelas.

Leia também:

Todos os bairros de Roma, dos mais centrais aos mais periféricos, dos mais chiques aos mais populares têm as suas sorveterias.

A sorveteria é um estabelecimento comercial tão importante e corriqueiro quanto o supermercado, cabeleireiro e jornaleiro. E para os italianos, mais do que uma simples sobremesa, um sorvete pode ser quase uma refeição.

sondaggio-gelato
Cono é o sorvete de casquinha e Coppetta é o sorvete de copinho

Vamos o que interessa: uma lista de sorveterias imperdíveis em Roma

Siga sem medo as indicações a seguir, se você quiser ter uma ótima experiência gastronômica com os sorvetes de Roma.

Gelateria della Palma: mais de 150 sabores

sorveteria-em-roma
Foto: Divulgação

Fazem mais de 150 sabores (porque possuem uma boa seleção de sorvetes feitos com leite de soja). No verão costumam fazer sorvete de champanhe.

Um paradoxo, mas o sorvete de champanhe foi a minha primeira decepção em anos e anos de sorvetes comprados por lá.

Existe uma boa oferta de semifreddo.

Endereço: Via della Maddalena 19/23 (bem pertinho do Pantheon) | Site

sorveteria-em-roma-2

Gelateria Fassi: a mais antiga da Itália

A Gelateria Fassi é uma sorveteria com mais de 120 anos de história, serviu sorvete aos soldado americanos que ajudaram a liberar a Itália dos facistas e nazistas, está no bairro Esquilino, que fica colado na Estação Termini.

O ponto forte da sorveteria Fassi são as tortas e semifreddos de sorvete. Principalmente as de nozes, chocolate, pistache e avelã. Para as tortas e semiffredos eu dou nota 10 cum laude.

Endereço: Via Principe Eugenio 65, perto da Estação Termini | Site

Gelateria San Crispino: produção pequena e bem artesanal

São cinco lojas em Roma, e a arte do sorvete também passa de geração em geração. Possui os sabores clássicos e às vezes alguma nova invenção.

Quem quiser passar por lá, há uma loja pertinho da Fontana di Trevi e outra a menos de 50 metros do Pantheon. Nunca fui muito fã de sorvete de chocolate, mas o deles é muito gostoso.

Endereço: Piazza della Maddalena 3 (2 minutos a pé do Pantheon) | Site

sorveteria-em-roma-3
Merengue al caramelo e torrone aromatizado com rosas! Teria comido uns 10 copinhos de torrone com rosas. Sabor único! Provem!

sorveteria-em-roma-4
Fazem aproximadamente 20 sabores, se comparados com outras sorveterias não é nada. Mas o lema deles é fazer pouco, mas com sabor excelente.

Giolitti: a “sorveteria da Michele Obama”

A Giolitti também está bem perto do Pantheon. Ficou ainda mais famosa porque foi lá que levaram Michele Obama e as filhas para tomar sorvete, quando o Presidente Obama ainda estava no seu primeiro mandato.

Esse bar e sorveteria abriu em 1900! Em dias mais quentes fica uma fila enorme do lado de fora.

Endereço: Via degli Uffici del Vicario 40 (Fica quase ao lado do Café Espressamente Illy, que citei no post sobre os melhores cafés de Roma.) | Site

sorveteria-em-roma-5

sorveteria-em-roma-6

Gelateria del Teatro: pequena seleção e bem artesanal

Sorveteria artesanal, a Gelateria del Teatro não faz uma quantidade enorme de sabores, mas todos são muito deliciosos. Trabalha praticamente com os sabores da temporada, ou seja, os sabores de fruta quase sempre só estão disponíveis na temporada da safra.

Um dos charmes da loja é ver os sorveteiros trabalhando os produtos (o laboratório tem uma grande parede de vidro que dá para a rua) e, além dos deliciosos sorvetes, também fazem chocolates e pequenos doces.

Endereço: Via dei Coronari 65/66 | Site

Ciampini: sorveteria e bar de um restaurante “exclusivo”

A Ciampini é a sorveteria mais inusual para mim. Na verdade eu sempre vou ao restaurante, mas eles também tem um bar e no verão oferecem sorvete. Fato está, que pedi um sorvete de sobremesa após o almoço: creme e morango.

Me arrependi de ter pedido o morango também, porque o creme era tão bom, mas tão bom, que fiquei com pena de ter pedido um outro sabor.

Quando terminei de tomar o sorvete, tive um forte ímpeto de pedir mais um sorvete de creme, mas, como ainda tínhamos mais algumas ambições gastronômicas, me segurei. Então, fica a dica: provem o sorvete de creme do Ciampini.

Endereço: Piazza Trinità dei Monti S/N | Site

Verde Pistacchio (Via Nazionale, Metrô Repubblica)

Depois que a família Fassi vendeu as suas ações para uma grupo coreano (apesar de ainda continuarem administrando a sorveteria), um dos herdeiros da “dinastia de sorveteiros” abriu uma lojinha super fofa chamada Verde Pistacchio (Verde Pistache) e, como diz o nome, há algumas variações de sabores feito com pistache.

Além do sorvete ótimo, a lojinha também é um deleite para os olhos, onde os potes de sorvete ficam dentro de uma kombi vintage.

Endereço: Via Nazionale 239. Site: http://www.verdepistacchiolab.it/

Gelateria dei Gracchi (Prati/Vaticano e Piazza del Popolo)

A sorveteria dei Gracchi dispensa qualquer tipo de apresentação para os locais, porque todos sabem que é uma das melhores sorveterias ali pros lados do Vaticano (fica bem perto do Castel Sant’Angelo) e há alguns anos abriram uma segunda filial quase na Piazza del Popolo.

Aposta nos sabores mais tradicionais, com algumas variações de chocolate (chocolate amargo, chocolate com laranja, etc.) e muitos sorvetes de frutas. (Para alegria dos brasileiros expatriados, há alguns anos a manga também entrou nas graças das sorveterias locais!). Muito bom o sorvete de café e o de tiramisù.

Endereço: Via dei Gracchi 272 – Site: http://www.gelateriadeigracchi.it/

Frigidarium (Piazza Navona)

A boa regra italiana diz que esses “potes inchados” cheios de sorvete muitas vezes anunciam sorvetes de qualidade ruim, porque colocam muito adensante para o sorvete “inchar”, ao invés de concentrar-se na qualidade da matéria-prima.

Para quebrarmos os paradigmas e preconceitos, podemos dizer que… o gelato da Frigidarium é bom, muito bom, sim senhor. Aqui a aposta são os sabores mais clássicos, mas nem só de sabores inusitados vivem as sorveterias italianas. Vá sem medo!

Endereço: Via del Governo Vecchio 112 – Site: http://www.frigidarium-gelateria.com/

GROM (Piazza Navona, Campo de’ Fiori, Termini, Pantheon, etc.)

A GROM é uma das melhores sorveterias dessas mais populares, com várias filiais espalhadas pelo território italiano. Houve (e ainda há) um certo blá-blá-blá por parte dos “puristas”, questionando como/se uma rede enorme de sorveterias consegue fazer um produto verdadeiramente artesanal.

A verdade é que (para o meu modesto gosto) há sorvetes melhores, mas há sorvetes muitoooo piores. Daria uma nota 8.0. Eles também trabalham com o sabor do mês, conforme a melhor época de maturação das frutas, por exemplo e começaram a fazer picolés artesanais.

Endereço: Via dei Giubbonari 52 – Sitehttp://www.grom.it/

I dolci di Nonna Vincenza (Campo de’Fiori ou Piazza Montecitorio)

A patisserie siciliana trouxe os verdadeiros sabores da Sicília para Roma e, aqui, além de iguarias doces e salgadas típicas da ilha mediterrânea, também é possível deliciar-se com sorvetes. Fazem pouco sabores, mas ótimos. Os meu preferido: pistache!

Endereço: Piazza Montecitorio 116 – Site: http://www.dolcinonnavincenza.it/

Leia também:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

4 COMENTÁRIOS

  1. Para ter uma ideia de quantos sorvetes vou tomar por dia 😉 haha , quanto custa um sorvete de casquinha? 🙂 aqui um baccio de late ou vipiteno sai por R$12 o médio.

    Thanks!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -