Início Atrações Pontos Turísticos de Roma Inesquecíveis Para a Sua Viagem

Pontos Turísticos de Roma Inesquecíveis Para a Sua Viagem

Publicado em:

Se você estiver planejando uma viagem para Roma, sobretudo para a sua primeira vez, e estiver montando o seu roteiro, saiba quais são as principais atrações e pontos turísticos de Roma.

Grande parte das atrações turísticas mais famosas de Roma estão no centro da cidade, por isso em 1999 a Unesco declarou todo o centro como Patrimônio da Humanidade.

Portanto, as dicas a seguir visam sobretudo aqueles que visitarão a cidade pela primeira vez, e que estão indecisos sobre o que ver, para não voltar para casa e descobrir depois que ficou faltando alguma coisa.

Leia também:

Apesar de que, se isso acontecer, você já terá uma desculpa para voltar à Cidade Eterna!

Então vamos descobrir juntos qual são os principais pontos turísticos de Roma, de modo que você possa começar a organizar o seu itinerário.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Principais atrações e pontos turísticos de Roma: ruínas antigas

Coliseu

O Coliseu é o campeão absoluto de visitas (pelo menos 7 milhões de visitantes por ano), aquele cujo nome oficial era Anfiteatro Flávio e uma das sete maravilhas do mundo moderno faz parte da programação de todo visitante de primeira vez em Roma. Palco de batalhas entre gladiadores, penas capitais, além de lutas e apresentações com animais ferozes, acolhia de 50 a 75.000 espectadores. Os espetáculos duraram de 80 d.C. com a inauguração monumental a mando do imperador Tito Flávio até o ano 523 d.C.

atrações e pontos turísticos de Roma

O Coliseu costuma lotar. Clique aqui para comprar os bilhetes fura-filas para o Coliseu

Fórum Romano e Palatino

A enorme área arqueológica em comum do Fórum Romano e do Palatino, nos permite passear por ruínas que nos permitem duas diferentes leituras sobre a vida da Roma Antiga. Nas ruínas do fórum vemos o que sobrou do suntuoso e majestoso centro político, econômico, administrativo e religioso.

atrações e pontos turísticos de Roma

Para aguçar a nossa imaginação, imaginemos como se fossemos transportados por uma máquina do tempo e pudéssemos ver como era um centro da cidade há 2 mil anos com ruas e avenidas, templos, fóruns de justiça e muito mais.

Já no Palatino, além de pisarmos no lugar onde nasceu Roma (data da fundação: 21 de Abril de 753 a.C.), e as ruínas dos palácios imperiais: lá onde moraram personagens como Calígula, Nero, Tibério, Augusto e Domiciano, por exemplo.

++ Leia Mais | Passeio no Fórum Romano e Palatino, com mapa detalhado

Roma: pontos turísticos em monumentos espalhados pela cidade

Monumento a Vitor Emanuel II ou Altar da Pátria

Vittoriano, Monumento a Vitor Emanuel II, Altar da Pátria e Túmulo do Militar Desconhecido são os nomes oficiais do controverso monumento que é popularmente conhecido como Bolo de Noiva e Máquina de Escrever.

atrações e oontos turísticos de roma

Infelizmente ele não caiu nas graças dos romanos, os quais o consideram o principal culpado pela demolição de uma graciosa parte da Roma de Idade Média. Há troca da guarda a cada hora do dia.

Pantheon

O templo para todos os deuses, na sua atual versão construído pelo Imperador Adriano entre os anos 120 e 124 d.C. De todos os monumentos pagãos que chegaram ate nós ele é o mais bem conservado e o que mais é fiel à construção original.

principais pontos turísticos de roma

O que mais nos chama a atenção é a abertura no topo da sua cúpula, que serviu de inspiração para grandes arquitetos do Renascimento como Brunelleschi e Michelangelo. Desde o ano 608 o Panteão é uma igreja católica e também é o túmulo dos primeiros reis da Itália e do pintor Rafael Sanzio.

++ Leia Mais | As ruas das compras de luxo em Roma, com mapas

Castelo Sant’Angelo ou Mausoléu de Adriano

Se tiver tempo, entre e visite o Castelo Sant’Angelo por dentro, porque de lá temos uma vista panorâmica maravilhosa de Roma. Caso contrário, observe sua estrutura maciça. O Imperador Adriano começou ainda em vida a construir o segundo maior túmulo imperial depois daquele de Augusto, mas morreu antes da conclusão da sua construção.

Mesmo assim, após terminado, suas cinzas foram depositadas lá e ele foi usado como túmulo imperial pelo menos até a época de Caracala. Com o aproximar-se à queda do império, mas sobretudo após ela, o mausoléu do Adriano virou fortaleza, castelo (quando passou a ser chamado Castelo Sant’Angelo), prisão, cofre dos tesouros do Vaticano e hoje em dia é um museu.

Principais atrações e pontos turísticos de Roma: Praças e Fontes

Praça do Capitólio

A Piazza del Campidoglio, conhecida em português como Monte Capitólio ou Praça do Capitólio era uma das sete colinas da fundação de Roma. Localizada de frente para o Palatino, ela era uma espécie de acrópole, onde pelo menos cinco séculos antes de Cristo foram construídos os templos da tríade capitolina: Júpiter, Juno e Minerva.

Era aqui também que os imperadores (e sucessivamente os generais) triunfantes recebiam as condecorações pela sua vitória e, já no Renascimento, é daqui que parte a Renovação Urbana de Roma, contando com a genialidade de ninguém mais, ninguém menos que Michelangelo.

Fontana di Trevi

Um dos maiores ícones de Roma, a monumental e neoclássica Fontana di Trevi atrai milhares de visitantes ao longo do dia, faça chuva ou sol, frio ou calor. Sua fama cresceu graças a filmes icônicos como a Dolce Vita, no qual os personagens interpretados pela louríssima Anita Eckberg e o charmosão Marcello Mastroianni entram na fonte.


Mas ela também tem a fama de realizar desejos, sobretudo aquele de voltar a Roma: basta jogar uma simples moedinha e voilà!

++ Leia Mais | Ostia Antiga: um dias nas ruínas conhecidas como a “Pompeia Romana”

Praça Navona

A quintessência da praça monumental e barroca, a Praça Navona afunda as suas raízes em épocas imperiais. De fato, no local existia o Estádio de Domiciano, uma construção monumental construída pela mesma dinastia de imperadores que construíram o Coliseu.

Mas o que hoje captura a nossa atenção são as fontes que decoram a praça, com a protagonista Fonte dos 4 Rios, uma das obras-primas de Bernini, e a fachada do Palácio Doria Pamphili, sede da embaixa do Brasil em Roma. A praça é um charme só!

Campo de’ Fiori

Uma das praças mais animadas de Roma, todas as manhãs acolhe uma colorida feira-livre, além de ser cercada de bares, restaurantes, mercearias. Mas nem todo mundo sabe que por vários séculos, o Campo de’ Fiori serviu com palco de condenações e penais capitais, e um dos mortos mais ilustres foi Giordano Bruno, queimado em plena praça em 1600, acusado de heresia. Não por acaso, hoje no local existe uma estátua monumental a ele dedicada.

++ Leia Mais | Dirigir em Roma: estacionamento e Zona de Tráfego Limitado (ZTL)

As vizinhas Piazza di Spagna e Piazza del Popolo

As vizinhas Piazza di Spagna e Piazza del Popolo, uma mais íntima, a outras mais monumental, fazem com que compreendamos porque Roma, na antiguidade era conhecida como cidade das água: fontes, chafarizes, cascatas artificiais era uma das maneiras não só de decorar a cidade, como mostrar riqueza, poder e ostentação.

Hoje a Piazza di Spagna, com a monumental Escadaria Espanhola, se encontra no centro das ruas para compras de luxo.

Enquanto a Piazza del Popolo, com seus milênios de tradição, abriga um dos mais antigos obeliscos que os imperadores trouxeram para Roma.

Principais pontos turísticos de Roma: bairros pitorescos

Anotem aí esses dois nomes: Trastevere e Monti.

Trastevere é o mais famoso e, para mim, Monti é o que corresponde às expectativas de um turismo (ainda) genuíno. Em ambos encontraremos resquícios de Idade Média (nesse quesito o Trastevere é vencedor), lugares charmosinhos e característicos para comer e beber, e se sentir em uma atmosfera de outros tempos.

Principais atrações e pontos turísticos de Roma: o Vaticano

Praça e Basílica de São Pedro

A praça e a basílica que são o coração do Cristianismo. Uma história que percorre milênios e que começa antes do Cristianismo, quando ali era os jardins da casa do Imperador Calígula, o qual construiu um circo (hoje o correspondente do nosso hipódromo para corrida de cavalos), onde seu sobrinho Nero, décadas mais tarde massacrou os cristãos.

Ali teria diso enterrado o apóstolo Pedro, dando futuramente origem à construção da Basílica. A Basílica de São Pedro é uma explosão de cores, obras-primas e trabalhos realizados pelos maiores artistas de todos os tempos: Rafael, Bramante, Michelangelo e Bernini, entre outros.

Museus do Vaticano

Museus, no plural. Os Museus do Vaticano nascem das coleções de arte privadas de papas e cardeais, muitos dos quais também convidaram os melhores artistas de todos os tempos para decorarem os seus aposentos, escritórios, bibliotecas. Desta espécie de cidadela fortificada, nascem, em parte os Museus Vaticanos.

O que temos de mais famoso, talvez, seja a Capela Sistina, uma das obras-primas de Michelangelo. Mas seus corredores estão cheios de maravilhas supremas. Muitos dizem que para conhecer e visitar minuciosamente todos os museus seria necessaria uma semana.

Os Museus do Vaticano costumam lotar. Evite filas e clique aqui para comprar o seu bilhete.

Pontos de Informação Turística: mapas grátis e informações sobre os pontos turêsticos de Roma

Os pontos de informações turísticas são quiosques espalhados por Roma, onde um ou mais funcionários fornecerão todas as informações para você aproveitar bem a sua viagem a Roma. Ali há mapas, brochuras, panfletos, pequenos guias turísticos para aproveitar o melhor da cidade. Geralmente todo o material está redigido em italiano e traduzido principalmente para o inglês, francês, espanhol. Infelizmente nunca vi nada redigido em português.

Nos PIT também é possível comprar o Roma Pass na hora ou retirar o Roma Pass para quem já o comprou on-line.

O melhor PIT de Roma: perto do Coliseu

Na minha opinião o melhor PIT de Roma é aquele que situa-se na Via dei Fori Imperiali, a poucos metros do Coliseu. Ele é bem grande, moderno, tem um pátio com um quiosque e umas mesinhas para repousar um pouco (pelo menos nas épocas mais quentes do ano, porque o pátio está localizado ao ar livre).

ponto-informacao-turistica-roma-2

Ademais, comparando com outros quiosques, eles também têm muitoooo material para quem vai visitar Roma. Inclusive foi lá que peguei o meu guia de restaurantes e tratorias recomendados pela Secretaria de Turismo de Roma. Quer saber mais sobre esse guia? Leia o post: O guia gastronômico da prefeitura de Roma.

Por lá também tem uma lojinha que vende lembrancinhas básicas tipo: guias, canecas, canetas, camisetas e postais de Roma. No local é possível reservar os serviços de um guia de turismo oficial para acompanhar durante a visita por Roma. Mas, dada a pouca procura pelo português, comparando com outras línguas, é mais complicado chegar lá e reservar um guia na hora ou para o mesmo dia.

Endereço:

Via dei Fori Imperiali 1. Das 9.30 às 19.00h.

Considere também os PIT no aeroporto de Fiumicino, no aeroporto de Ciampino e o da estação Termini.

Outros endereços:

Nos seguintes Pontos de Informações Turísticas da Prefeitura de Roma:

  • PIT Castel S. Angelo, Lungotevere Vaticano (Piazza Pia). Das 9.30 às 19.00h
  • PIT Ciampino, Aeroporto G.B.Pastine – Setor de Chegadas Internacionais, área de retirada das bagagens. Das 9.00 às 13h e das 16:15 às 20:45h
  • PIT Cinque Lune, Piazza delle Cinque Lune (Piazza Navona). Das 9.30 às 19.00h
  • PIT Fiumicino, Aeroporto Leonardo Da Vinci – Setor de Chegadas Internacionais Terminal 3. Das 8.00 às 19.30h
  • PIT Minghetti, Via Marco Minghetti (esquina com Via del Corso). Das 9.30 às 19.00h
  • PIT Nazionale, Via Nazionale (Palazzo delle Esposizioni). Das 9.30 às 19.00h
  • PIT Termini, Estação Termini – Via Giovanni Giolitti, 34. Das 8.00 às 19.30h
  • Complesso del Vittoriano– Via di San Pietro in Carcere
  • Scuderie del Quirinale, Via XXIV Maggio, 16
  • PIT Barberini, Via di San Basilio 51. De 2a a 6af das 9:30 às 19h.

No mapa a seguir você encontra todos os quiosques do Centro de Roma:

Roma: Pontos Turísticos famosos ao vivo na webcam

Sabe aquele dia que a gente acorda com uma vontade enorme de estar em um lugar e, simplesmente, não dá? E a resposta para a saudades de Roma? Pontos turísticos famosos para serem vistos ao vivo na webcam.

Graças às webcams espalhadas pelo mundo, a gente pode matar um pouquinho de saudades de lugares que estivemos ou, quem sabe, bisbilhotar algum destino do mundo que queremos conhecer.

Que tal uma viagem a Roma sem sair de casa? Graças a 11 webcams espalhadas pela cidade, podemos admirar os mais famosos pontos turísticos de Roma.

Fontana di Trevi

Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/fontana-di-trevi.html

Piazza Venezia

Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/piazza-venezia.html

Piazza Navona

Link | https://www.skylinewebcams.com/webcam/italia/lazio/roma/piazza-navona.html

Campo de’ Fiori

Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/campo-de-fiori.html

Pantheon

Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/pantheon.html

Coliseu

Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/colosseo.html

Piazza Barberini

Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/piazza-barberini.html

Encomendada pela famosa família Barberini, a praça é ornamentada por uma das mais belas fontes de Roma, a Fontana del Tritone, mais uma obra-prima de Gian Lorenzo Bernini.

Crédito: Shutterstock

Castelo Sant’Angelo

Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/castel-santangelo.html

Trinità dei Monti

Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/roma-skyline.html

No cume da escadaria mais famosa de Roma, a Escadaria Espanhola, a vista de Trinità dei Monti é uma das mais bonitas da cidade, principalmente durante o período em que a escada hospeda a mostra de azaleias.

roma pontos turisticos
Crédito: Shutterstock

Piazza del Popolo

Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/piazza-del-popolo.html

Mais dicas de atrações para você curtir em Roma

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

5 COMENTÁRIOS

  1. O que mais tenho curiosidade de conhecer é o Pantheon, justamente pela abertura no teto.. imaginar que foi feita há tantos anos..
    Amei Monti, daqueles lugares pra ficar andando e se perdendo nas ruazinhas né!

  2. Esse post é um excelente ponto de partida para quem está planejando uma viagem para Roma!
    Tua lista enumera perfeitamente as atrações que são imperdíveis, dentre as inúmeras que a cidade oferece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -