Você está aqui
Home > Uncategorized > Natal em Roma: como curtir bem a Cidade Eterna

Natal em Roma: como curtir bem a Cidade Eterna

Passar o Natal em Roma pode ser uma ótima maneira de curtir as férias de fim de ano, em uma atmosfera mágica e especial. Jingle Bells, Jingle Bells! Os feriados de fim de ano fazem com que vivamos uma época de alta temporada na cidade. Durante as festividades, muitos turistas italianos e também estrangeiros escolhem a capital italiana como destino para as férias e passam o Natal em Roma.

As comemorações de fim de ano em Roma já começam no feriado do dia 08 de Dezembro, Festa da Imaculada Conceição, quando, inclusive o Papa participa da celebração na Piazza di Spagna. Oito de Dezembro também é a data tradicional, quase oficial, em que as famílias se reúnem para a montagem da árvore de natal.

Então, depois que a árvore está montada, a gente já começa a se preparar para os dias 24, 25 e 26 de dezembro, porque são nesses 3 dias que se concentram as comemorações do Natal em Roma.


24, 25 e 26 de Dezembro: entenda as datas e o feriado

O Natal na Europa pode ter suas peculiaridades, de país para país. Aqui na Itália o Natal gira entorno a essas três datas, sendo que 24 de Dezembro não é feriado, mas sim os dias 25 e 26 de dezembro.

Então, no dia 24 as lojas, supermercados e quase todas as atividades comerciais encerram seu horário comercial às 18h. Vai estar tudo cheio, tudo muito lotado.

Como as escolas têm um período de recesso que geralmente vai do dia 22 de dezembro ao dia 07 de janeiro, muitas famílias tiram alguns dias de repouso, então saiba que as atrações turísticas estarão cheias. Não encare o Coliseu e nem os Museus Vaticanos sem ter o seu bilhete antecipado com direito a fura-filas.

árvore de natal em roma na praça veneza

No dia 24 festejamos a Vigilia di Natale, ou seja, a véspera de natal, com um jantar que começa mais ou menos na mesma hora que o nosso jantar durante o resto do ano. A árvore de Natal estará enfeitada com os presentes, os quais serão abertos em família somente no dia 25.

Dia 25 de Dezembro geralmente comemora-se com um café da manhã leve, porque sabemos que depois nos aguarda as fartas refeições de natal: almoço e jantar. Nesse dia não abre nenhuma atração turística e a maioria dos restaurantes que abrem funcionam no esquema de cardápio de natal.

Dia 26 continuamos as comemorações com o feriado dedicado a Santo Estevão, mas nesse dias várias atrações turísticas abrem, com exceção dos Museus Vaticanos, que não abrem em dias de feriados religiosos. Dia 26 também o dia da tombola, ou seja, jogar bingo em casa com os parentes e amigos. Além da diversão, é a oportunidade de servirmos aqueles restinhos de doces que sobraram do Natal: Panetone, Torrone, Pandoro, vinhos e espumantes.

Curiosidades: Aprenda um pouquinho sobre as comemorações de Natal em Londres e Natal em Portugal.


Que atrações abrem durante o Natal em Roma

Dia 24/12

Coliseu abre

Museus Vaticanos não abrem

Basílica de São Pedro abre somente na parte da manhã e depois volta a abrir às 21:30 para a Missa do Galo. Para participar da Missa do Galo é necessário solicitar os convites pelo menos 60 dias antes da data, no site da Prefettura della Casa Pontificia.

Dia 25/12

Coliseu não abre

Museus Vaticanos não abrem

Basílica de São Pedro não abre para visitas turísticas, mas pode ser necessário requisitar ingressos se houver missas celebradas pelo Papa. Geralmente às 12 horas em ponto, o Papa celebra uma benção Urbi et Orbi, no mesmo modelo do Angelus.

Dia 26/12

Coliseu abre

Museus Vaticanos não abrem

Basílica de São Pedro abre somente na parte da manhã, mas pode ser necessário requisitar ingressos se houver missas celebradas pelo Papa.


Comer em Roma durante as festividades de Natal

No dia 24 no almoço você não terá algum problema para encontrar restaurantes abertos.

Já na noite do dia 24, almoço e jantar do dia 25, a maioria dos restaurantes funcionará no esquema de cardápio de Natal. Geralmente os cardápios completos custam a partir de 80-100 euros e incluem da entrada à sobremesa, com direito também ao vinho para acompanhar a refeição.

mesa de natal em roma

No dia 26, sendo ainda feriado, os restaurantes voltam a trabalhar com o cardápio normal.

Uma boa opção para quem vem passar as festividades de fim de ano em Roma é certificar-se se o seu hotel tem um bom bar, bistrô ou restaurante, e reservar com eles a sua refeição de final de ano. Quase todos os hotéis quatro estrelas e cinco estrelas em Roma possuem bons bares e restaurantes, abertos, inclusive para quem não é hóspede.


Meios de Transporte durante o Natal

O horário dos meios de transporte durante o Natal em Roma será restrito, portanto, é fundamental que você se hospede em um bairro central, onde é possível voltar para o hotel a pé, ou com uma breve corrida de táxi.

Dia 24/12 – Metrô, ônibus, bondes e trens locais: o serviço se encerra às 21h.

Dia 25/12 – Serviço das 8:30 às 13h e das 16:30 às 21h.

Dia 26/12 – Funcionamento normal, mas sendo feriado, prepare-se para um serviço lento!

Para informar-se sobre os transporte, consulte o site oficial dos transportes públicos em Roma.


O que fazer e o que dá para visitar durante as festividades?

Dá pra fazer muita coisa se você vai passar o natal em Roma!

Roma é um verdadeiro museu a céu aberto. Então se é verdade que o Coliseu fecha no dia 25, e que os Museus Vaticanos estarão sempre fechados durante esses três dias citados, há uma infinidade de coisas para ver: Fontana di Trevi, Piazza Navona, vistas panorâmicas como o Gianicolo, o Jardim das Laranjeiras ou o Terraço Panorâmico do Vittoriano. Você também pode passear e se perder a pé pelo Trastevere, por Monti e pelo Quirinale. Pode passear e alugar um tuc tuc ou uma bicicleta para percorrer a Villa Borghese.

natal na praça são pedro

Também pode ser a ocasião certa para desbravar itinerários menos batidos como a arquitetura mágica do Bairro Coppedè, os Gigantes Fascistas do Foro Itálico ou conhecer o Bairro Futurista EUR.

Não irão faltar alternativas e você vai curtir muito!

Aproveitando o ensejo: Buon Natale a Tutti!


 

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

16 thoughts on “Natal em Roma: como curtir bem a Cidade Eterna

  1. Olá, gostaria de saber se no feriado do dia 08/12 abrem às lojas do centro e comércio em Roma, pois estarei na cidade e não estou encontrando essas informações

  2. Que onda visitar Roma no Natal, heim? Amei a possibilidade, estava aqui mostrando ao meu marido, pois temos recesso nessa época do ano!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top