Ali pertinho da Estação Termini encontra-se a sorveteria mais antiga da Itália: Gelateria Fassi também conhecida como Palazzo del Freddo. Tudo começou em 1880 quando a família Fassi abriu um bar, mas logo começaram a fazer seus próprios sorvetes artesanais. Tiveram várias sedes em Roma: perto da Piazza Barberini, Piazza Navona, Via Piave e finalmente na Via Principe Eugenio. É importante ressaltar que o fundador Giovanni Fassi havia sido sorveteiro e confeiteiro real, ou seja, trabalhou para a realeza italiana, os Savoia.
Durante o período da ocupação nazista, a sorveteria _que fica bem próxima à antiga sede da embaixada alemã em Roma, que hoje em dia hospeda o Museo della Liberazione_tinha os oficiais alemãs da SS como clientes. Não havia escolha!
Quando as tropas americanas liberaram Roma, o exército americano e a Cruz Vermelha fizeram um acordo com a sorveteria, para que virassem fornecedores oficiais de gelato para os soldados americanos durante um período de dois anos.
Além de delicioso, o sorvete da Fassi é cheio de história!
Voltei lá recentemente e estava bem lotada, mas era feriado. Não é a primeira vez que a vejo assim cheia, mas o caixa é super rápido e há muitos balconistas para servir. Entre a fila e esperar para sermos servidos, acho que aguardamos uns 10 minutos.
Um ponto forte é que o copinho de 2,50 euros tem a mesma quantidade de sorvete de outras sorveterias que o vendem a 3 euros ou até 3,50 como a ótima Gelateria della Palma, por exemplo.
Ao lado da caixa tem umas amostras de plástico (super kitsch) mostrando o tamanho de todos os sorvetes que eles produzem: copinho, casquinha, biscoito recheado com sorvete, tortas de sorvete, etc. E uma coisa que achei bem fofa, é que eles distribuem gratuitamente cartões postais com fotos históricas e anúncios com propagandas antigas da sorveteria.
Esta é uma ótima opção gastronômica nos arredores da Estação Termini.
Endereço: Via Principe Eugenio 65
Como chegar: A estação do metrô mais próxima é a parada Vittorio Emanuele (Linha A). Mas caminhar de Termini até lá leva uns 10 minutos.
Outras dicas para quem busca boas sorveterias na cidade:
- Gelato Tour 2015
- Três sorveterias imperdíveis no Vaticano e arredores
- As melhores sorveterias do centro histórico de Roma
- Sorveterias no Trastevere
Dica anotada aqui pra quando eu for pra Roma!! Que sacrifício hehehe
Mais que pelo sorvete, quero visitar esse local pela sua história! Adoro os sorvetes italianos e já marquei esse lugar no meu mapa.
Já anotei a dica. Os sorvetes italianos são os melhores e esse parece ótimo. Fiquei com vontade de experimentar o de torrone. Adoro!
Por isso que eu sou apaixonada pela Itália, até uma “simples” gelateria é cheia de histórias pra contar 🙂