Início Atrações A Troca da Guarda do Vittoriano

A Troca da Guarda do Vittoriano

Publicado em:

Apesar de nada glamourosa se comparada àquela mais famosa do mundo _a de Londres_, Roma também tem o seu emblemático ritual diário de troca da guarda do Vittoriano.

Todos os dias milhares de turistas visitam um dos monumentos mais (mal) falados de Roma: o Vittoriano ou Altar da Pátria, sobem seus degraus para fazerem fotos panorâmicas, visitam seus museus (que são gratuitos). Muitos também vão até o terraço panorâmico cuja vista de Roma é fenomenal, mas não imaginam que os dois “guardinhas” que ficam ali parados ao lado da chama em homenagem ao Militar Desconhecido, troquem a guarda pontualmente todos os dias e a todas as horas.

troca-guarda-roma-6

Quando o Vittoriano foi construído o objetivo era homenagear Vittorio Emanuele II, o primeiro monarca italiano. Mas desde 1921, quando acolheu o túmulo do militar desconhecido, morto na primeira guerra mundial, o monumento também passou a ser conhecido como Altar da Pátria e, por isso, todas as forças armadas italianas participam da sua guarda de honra e à homenagem aos militares mortos na primeira e segunda guerra mundial.

Já que a guarda do Vittoriano conta com a participação de todas as forças armadas, a cada dia da semana a troca da guarda conta com um corpo militar diferente: exército, marinha, aeronáutica.

troca-guarda-vittoriano-3

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

A guarda vigia o local 24 horas por dia.

Se quiser testemunhar esse momento singelo, mas muito simbólico é só comparecer ao Vittoriano todos os dias, a cada hora pontual: 9, 10, 11h até o horário de encerramento das visitas ao monumento. Quando o monumento está fechado, só é possível ver a troca de longe, do lado de fora das grades.

troca-guarda-vittoriano

Como a troca da guarda é pequena e breve, saiba que ela dura bem pouco. O ritual se dá em cerca de 5 minutos, portanto, seja pontual mesmo!

Horário de abertura do monumento: das 9:30 às 17:30h no verão e das 9:30 às 16:30h no inverno.

O Vittoriano fica bem na Piazza Venezia, ao lado da Piazza do Campidoglio e ao lado da Via dei Fori Imperiali, caminho obrigatório para o Coliseu.

Dois pequenos vídeos com a Troca da Guarda:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia de turismo credenciada para passeios guiados em Roma e no Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos, e também idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -