Início Atrações GNAM, a Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma

GNAM, a Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma

Publicado em:

Sei que corro o risco de ser repetitiva, e por outro lado compreendo que o grande catalisador dos viajantes que vem a Roma é ver as suas antiguidades.

Mas há muito mais do que isso: arquitetura moderna, street art, bairros surpreendentes, uma periferia rica e museus que nos deixam boquiabertos porque quebram totalmente com o paradigma de quem vem à cidade para ver ruínas, arte antiga e arte clássica.

galeria-arte-moderna-roma-2

Vejam bem, todos sabemos que sem o antigo não teríamos o moderno, mas pelo menos para mim, é importante ver Caravaggio e Tiziano, mas também admiro um Pistoletto, um Guttuso ou obras ainda mais modernas, frescas, que foram criadas praticamente “ontem”.

Leia também:

GNAM-ROMA-3

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

E o lugar certo, e que consegue equilibrar a antiguidade e a modernidade, é justamente um dos museus mais famosos de Roma: a GNAM, Galleria Nazionale di Arte Moderna, que fica às margens da Villa Borghese (ó, vai aí uma dica para os “ratos de museu”: pode ser um passeio bem legal fazer uma dobradinha Galleria Borghese + GNAM).

galeria-arte-moderna-roma-5

A GNAM também fica cercada de museus e centros/institutos culturais fantásticos. Nos centros culturais sempre há mostras, cinema em língua original e eventos ao longo do ano. Muitos deles totalmente gratuitos.

GNAM-Roma-2

GNAM-ROMA---

A GNAM possui a supremacia nacional como o museu com o maior número de peças de arte moderna e contemporânea: 4400 pinturas e 13000 desenhos e impressões.

Mas na verdade em suas 55 salas estão expostas somente 1100 obras. Todo o demais acervo fica nos depósitos do museu, que também é aberto ao público!

As visitas se dão às quintas-feiras, das 10.30 às 12h e devem ser reservadas através do e-mail: gnam.edu@gmail.com. Essa visita está incluída no ingresso do museu.

galleria-nazionale-arte-moderna-6
Pintura do Gran Tour. O Gran Tour era a viagem de jovens europeus ricos e aristocráticos faziam pelo Sul da Europa (cuja metal final era a Itália) para aprimorar seu conhecimento da pintura, literatura ou simplesmente para flanar. Aqui temos quadros inspirados nessa realidade e que retratam algumas paisagens da Itália e, sobretudo, Roma. Em destaque temos o Coliseu (séc. XIX) e uma foto do animadíssimo carnaval de Roma, cujo cortejo passava pela Via del Corso.

A maioria dos artistas ali expostos são de nacionalidade italiana e as obras são na sua maior parte dos séculos 19 e 20.

A GNAM foi inaugurada em 1883 e ficava na Via Nazionale, onde hoje temos o Palazzo delle Esposizioni, outro museu imperdível de Roma.

Outros Museus em Roma:

hercules-e-licas
Hércules e Licas, de Antonio Canova. Vale a pena ver a Venux Victrix na Galleria Borghese e depois vir até aqui ver ela “beleza tesuda” de Hércules. Esse é um dos espaços top da Galleria. Fico sempre aqui boquiaberta olhando aquela folha de figo cobrindo as pudendas do moço!

hercules-e-licas-antonio-canova

Mas como o acervo não parava de aumentar, a GNAM logo foi transferida para o local atual, um prédio que foi construído para a Exposição Universal de 1911.

Durante a guerra, muitas das obras foram retiradas do museu e “escondidas” em outros museus fora de Roma e até no Castelo Sant’Angelo.

E graças à falta de espaço da GNAM nasceu o MAXXI, projeto de Zaha Hadid

A GNAM possui ainda algumas sedes menores destacadas, mas havia a necessidade urgente de hospedar a arte de hoje, ou seja, do séc. XXI.

galleria-GNAM

Houve projetos e propostas para criar mais uma sede destacada, aproveitando prédios semi-abandonados de velhos quartéis às margens do Rio Tibre, o que no final acabou dando a Roma a oportunidade de ter mais um fantástico museu, o MAXXI, um acrônimo que significa Museo delle Arti del XXI Secolo.

Para os amantes dos museus e da arte, é uma ótima oportunidade poder visitar os museus de arte antiga, mas também poder ver o que a arte italiana produziu depois dos “grandes mestres” dos séc. 16, 17 e 18.

galleria-nazionale-arte-moderna-10
A galeria também possui essas janelas um pouco voyeuses. Alguns pequenos jardins e pátios internos são decorados por esculturas e podemos observá-las de dentro das janelas, quando percorremos os corredores.

GNAM-Roma

Entre os artistas da coleção permanente estão: Klimt, Courbet, Modigliani, Picasso, Morandi, Rodin, Boccioni, Braque, Mirò, Giacometti, Degas, De Chirico, Morandi, Van Gogh, Guttuso, Pollock, Fontana, Schifano, Burri, Calder, Monet, Hayez, Canova.

Acredito que você não se decepcionará ao visitar a GNAM.

O museu tem uma das cafeterias mais bonitas de Roma. Elegante sem ser altiva, e com precinhos bem abordáveis. No verão a cafeteria também ocupa um espaço externo bem agradável. Não é necessário ir ao museu para poder entrar na cafeteria, porque ela tem uma entrada externa, na lateral esquerda do prédio.

GNAM-Roma-8

GNAM

Site: http://www.gnam.beniculturali.it/

Endereço: Viale delle Belle Arti 131. Os bondes 3 e 19 passam na porta. A linha 19 faz ponto final na Piazza Risorgimento, a poucos metros do Vaticano (para quem quiser fazer uma dobradinha). Também é possível pegar o metrô A, descer na estação Piazza del Popolo, passar por dentro da Villa Borghese e chegar lá.

Dias e horários: de terça a domingo, das 8:30 às 19:30. A bilheteria fecha 45 minutos antes do horário de encerramento.

Preço: 4 euros e grátis todos os primeiros domingos do mês.

Guttuso-GNAM
Guttuso por ele mesmo. Renato Guttuso (1911-1987) foi um dos principais protagonistas da pintura neorrealista italiana.

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -