You are here
Home > Transporte > Principais tipos de trens e passagens de trem na Itália

Principais tipos de trens e passagens de trem na Itália

Como aqui no Roma Pra Você existe uma grande procura por informações sobre viagens de trem, acredito que chegou a hora de explicar os principais tipos de trens e também os tipos de passagens de trem na Itália. Consequentemente, há comparação de tarifas e regras para cada tipo de passagens de trem na Itália.

Se pudesse dividir os trens em categorias, para que vocês compreender bem o que eles tem a oferecer em termo de conforto e principalmente pontualidade, os chamaria de:

  1. Super Velozes: os trens de alta velocidade, cujo serviço foi inaugurado na década passada. A dizer: FrecciaRossa, FrecciaArgento e FrecciaBianca, que vão de 250 km/h a 300 km/h.
  2. Os que eram os trem velozes de antigamente: Intercity. Antes que os trens de alta velocidade existissem, o Intercity era o trem mais rápido da Itália. Ele alcança 200 km/h.
  3. O pinga-pinga expresso: Regionale Veloce. Trens que geralmente circulam na mesma região ou regiões limítrofes, e que não param em todas as estações, o que faz dele um pinga-pinga bem rapidinho.
  4. O pinga-pinga com muito sofrimento: Regionale. Aquele que para em todas as estações e atrasa (quase) sempre.
Classe econômica do Frecciarossa (Trenitalia)

Explicando em detalhes: do mais rápido (e caro) ao mais vagaroso (e barato)

Para começar, ao comprar passagens de trem na Itália usando o site da Trenitalia, existe a possibilidade de escolher: Todos os Trens [Tutti i treni], só os Frecce (os de alta velocidade) ou somente os Regionais [Regionali].

todos_os_trens


Trem “Freccia” [Sigla: AV de alta velocidade]

A aposta nos trens de alta velocidade é ligar as principais capitais do país. Portanto, quem vai para qualquer cidade “secundária” ou para o interior de qualquer região, deve saber que terá que usar o serviço do Intercity (#aleluia), ou, na pior das hipóteses, terá que contar com os regionais (#desespero).

Obviamente essa escolha muito comercial e elitária da principal companhia ferroviária do país gerou e ainda continuará gerando infinitas polêmicas.

O Freccia tem uma pontualidade enorme no serviço. Ele geralmente consegue recuperar os atrasos, chegando (quase) sempre na próxima estação no horário pontual. Ele nunca atrasa? Claro que atrasa, senão estaríamos na Suíça e não na Itália! Porém na minha experiência foram atrasos de 10-15 minutos quando peguei o trem em Bolonha, mas acabei chegando em Roma no horário previsto.

O Freccia só funciona com assentos com lugar marcado, portanto, você não corre risco de viajar em pé. Ele também é mais confortável e viajando nas classes “diferenciadas” (Executiva, Business, Primeira Classe) há serviço de bordo com café da manhã e um jornal, e até uma taça de Prosecco (na minha opinião não era o melhor que já bebi na minha vida!) com uns petiscos (besteiras tipo amendoim, batata frita, etc.) durante a viagem.

Obviamente, esse serviço diferenciado, rápido e pontual custa mais caro. Para conseguir bons preços é necessário reservar com o máximo de antecedência possível, ou ficar grudado no site da companhia ferroviária esperando alguma promoção.

O Freccia tem prioridade de passagem na linha ferroviária do país inteiro, porque ele não pode atrasar. Já me ocorreu de estar em um trem regional que ficou 35 minutos parado na linha, porque havia muitos Frecce circulando e a prioridade era deles. Vida de pobre não é fácil!

viajar-de-trem-pela-italia
As principais siglas ao lado dos trens

Intercity [Sigla: IC]

O Intercity cumpria o seu papel de trem rápido e razoavelmente confortável antes da chegada dos trens de alta velocidade.

Hoje em dia, ele é a segunda escolha para quem quer chegar rápido de uma cidade à outra. Porém, como dizem as más-línguas, como a companhia ferroviária quer vender os bilhetes caros do Freccia, os horários do Intercity muitas vezes são péssimos. E venho percebendo que há sempre menos Intercity em circulação.

O Intercity é um tipo de trem sujeito a atrasos. Quanto antes comprar a passagem, maior será a sua chance de encontrar bons preços.


Regionale Veloce [Siga RV]

O Regionale Veloce; quando funciona bem, é simplesmente uma maravilha. Os bilhetes são bem mais baratos do que os Frecce e o Intercity. São também uma ótima opção para quem vai fazer um bate-volta para uma cidade próxima, por motivo de turismo ou até mesmo trabalho.

O preço do bilhete não muda. Comprando com antecedência ou na hora, o valor é sempre o mesmo.

São muitos os italianos que se deslocam de um estado a outro para trabalhar e, principalmente, para cursar uma universidade em uma cidade grande.

Poltroninhas do Regionale e do Regionale Veloce

O RV não tem lugar marcado e não existe diferença fundamental entre primeira e segunda classe.

Com a mudança efetuada a partir do dia 01/08/2016, os bilhetes do RV passam de dois meses de validade para somente 1 dia de validade até 23:59h. Ou seja: você comprá-los com antecedência, mas se o bilhete não for usado na data reservada até as 23:59h, ele perde a validade.

Caso necessite mudar o bilhete, deve efetuar a mudança nas máquinas automáticas da estação (gratuitamente), na bilheteria da Trenitalia (gratuitamente), ou nas casas lotéricas e tabacarias (com um custo de 0,50 centavos).

Se tiver comprado o bilhete em uma agência de viagem, a agência também pode efetuar a mudança de bilhete, cobrando o quanto quiserem pelo serviço.

No site da Trenitalia há vídeos com tutoriais para compra e troca dos bilhetes: http://www.trenitalia.com/tcom/Treni-Regionali/Biglietto-regionale


Regionale [Sigla R]

O Regionale tem a mesma estrutura do Regionale Veloce, com o diferencial que ele é um trem parador mesmo. Para de estação em estação durante o trajeto.

O preço do bilhete não muda. Comprando com antecedência ou na hora, o valor é sempre o mesmo.

Ele geralmente circula dentro de um mesmo Estado, e é a linha que serve a população local: trabalhadores e estudantes, residentes locais. Mas também os turistas!

Nos horários de rush está sempre cheio. Assim como o Regionale Veloce, ele não tem lugar marcado e não existe diferença fundamental entre a primeira e segunda classe.

Vagão do Regionale e Regionale Veloce

Com a mudança efetuada a partir do dia 01/08/2016, os bilhetes do RV passam de dois meses de validade para somente 1 dia de validade até 23:59h. Ou seja: você comprá-los com antecedência, mas se o bilhete não for usado na data reservada até as 23:59h, ele perde a validade.

Caso necessite mudar o bilhete, deve efetuar a mudança nas máquinas automáticas da estação (gratuitamente), na bilheteria da Trenitalia (gratuitamente), ou nas casas lotéricas e tabacarias (com um custo de 0,50 centavos).

Se tiver comprado o bilhete em uma agência de viagem, a agência também pode efetuar a mudança de bilhete, cobrando o quanto quiserem pelo serviço.

No site da Trenitalia há vídeos com tutoriais para compra e troca dos bilhetes: http://www.trenitalia.com/tcom/Treni-Regionali/Biglietto-regionale


Outras Siglas: EC/ECN, M, D/DD

Dependendo da região onde viajarão, os trens regionais podem ter siglas como M (Metropolitano) que pode ser um metrô ou uma linha regional breve, D ou DD para Direto e Diretissimo, trens regionais que ligam uma localidade à outra sem efetuar paradas. Geralmente essas siglas diferentes são de pequenas ferrovias regionais, como a antiga Circumvesuviana que levava de Nápoles até Pompeia, por exemplo.

As sigas EC e ECN são para os trens Eurocity e Eurocity Noturno, geralmente os trens que ligam a Itália a outros países como Suíça e França.


Usar bilhete do RV no R e vice-versa

Como o preço costuma ser o mesmo, você pode usar o bilhete do Regionale Veloce para pegar o Regionale e vice-versa.

passagens-de-trem-italia
Um trem Regionale

Trem Parador do aeroporto Fiumicino para o Centro de Roma

O trem parador do aeroporto de Fiumicino para o Centro de Roma se encaixa na categoria dos trens R (Regionale).


Para quem viaja com a empresa Italo Treno

A empresa ItaloTreno, concorrente privada da Trenitalia, só oferece serviços em trens de alta velocidade.

Para chegar em algumas localidade secundárias, a empresa oferece um serviço de mini ônibus ou van.

A sigla para os trens da Italo é ITALO AV.


Outros textos sobre transporte de trem:


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top