You are here
Home > Bairros e Áreas de Roma > Sorveterias no Trastevere

Sorveterias no Trastevere

Seguro viagem geral 728x90
Sorveterias no Trastevere: uma boa maneira de descobrir o lado gastronômico do bairro mais boêmio de Roma.

Com o final do inverno e início da primavera, as sorveterias voltam a abrir as portas. Para dizer a verdade, algumas abrem até durante o inverno, às vezes com dias e horários reduzidos e com uma oferta de sabores um pouco menor.

Recentemente tomamos estivemos em algumas sorveterias no Trastevere e gostaria de compartilhar as minhas impressões. São elas: La Fonte della Salute, Fata Morgana, Fior di Luna e Gelateria del Viale.


La Fonte della Salute

sorveterias-no-trastevere

Aqui fazem sorvetes há 35 anos. Os sabores geralmente são mais tradicionais, os mesmos que a gente encontra em outras centenas de sorveterias pela cidade. Por lá você não encontra sorvete de gorgonzola, ou de champanhe, ou ainda chocolate com pimenta, por exemplo. Tradicionais, mas não banais, como, por exemplo: maçã com canela ou toranja com vinho moscato.

sorveterias-no-trastevere-2

Tudo o que fazem é realmente bem feito. O sorvete é artesanal, orgânico, sem conservantes, sem emulsionantes, com uma preocupação de fornecer sabores para pessoas com restrições alimentares (sem lactose e sem glúten) e uma enorme tabela com indicação dos ingredientes para quem adota a dieta vegana.

sorveterias-no-trastevere-3

Tem como não amar esse cuidado todo? Quando esse lado do Trastevere tinha pouquíssimas (boas) sorveterias, La Fonte della Salute era a minha escolha sem pestanejar. Continuo indo lá, mas também passo em outras onde há escolhas de sabores mais “arrojados”.

Endereço: Via Cardinale Marmagi 2-4-6 – Site: http://www.gelateriafontedellasalute.it/


Fata Morgana

sorvetes-no-trastevere-4

Acho que essa é a sorveteria que eu recomendaria com certeza, pois ela está mais em conformidade com a minha curiosidade por sorvetes com combinações um pouco inusitadas. Fata Morgana abriu a primeira filial em 2003, e hoje possui várias lojas em Roma.

sorvetes-no-trastevere-5

Os proprietários são um casal de atores que veio morar em Roma procurando sorte nas suas carreiras, o que não aconteceu. Mas Maria Agnese tinha uma paixão desde a sua adolescência: fazer sorvete em casa, graças a um livro de receitas usado. Um dia resolveu transformar seu sonho em realidade, fazendo uma escolha corajosa: sorvete com sabores diferentes. Ela mesma conta que logo no início, os clientes diziam que a sorveteria dela era a “sorveteria estranha”.

sorveterias-no-trastevere-5

Todas as vezes que vou à Fata Morgana, geralmente como dois copinhos de sorvete. Alguns dos meus sabores preferidos: creme caramelado (algo entre creme e caramelo, e é um manjar dos deuses), chocolate com pimenta, morango ou pêssego no vinho branco, groselha (ribes rosso) e para lembrar um pouco o nosso Brasil, às vezes tomo sorvete de maracujá. Há vários tipos de chocolate: dos mais docinhos ou mais amargos, ou até aromatizado com laranja.

Endereço: Piazza San Cosimato (Via Roma Libera 11) – Site: http://www.gelateriafatamorgana.com/web/


Fior di Luna

sorveterias-no-trastevere-6

Passo há anos na porta dessa sorveteria e nunca tinha entrado, mas sempre reparei que eles possuem um cantinho com venda de produtos orgânicos. Mas por que dessa vez resolvi entrar? Olhem que loucura! Nossa médica de família (clínica geral do SUS) é louca por comida e viagens. E sempre que vamos à consulta, os últimos dez minutos são dedicados a bater papo sobre amenidades. Trocamos dicas de restaurantes e afins. Dessa vez ela disse ao meu marido que tínhamos que tomar sorvete nesse lugar. E lá fomos nós!

sorveterias-no-trastevere-7

Aqui também trabalham com sabores mais tradicionais e, como disse aqui em cima, a grande maioria das sorveterias italianas trabalha assim. Há mais ou menos cinco anos explodiu esse boom de novos sorveteiros fazendo sabores mais loucos, mas tomar um bom sorvete de creme, flocos ou chocolate nunca fez e nunca fará mal a ninguém.

sorveterias-no-trastevere-8

A Fior di Luna trabalha com produtos orgânicos e na medida do possível com frutas da temporada. Em Janeiro (pleno mês de inverno na Europa) você dificilmente vai encontrar um sorvete de abacaxi, porque não é a época da fruta. O sorvete de creme estava bem cremoso, e também comi morango e abacaxi. Adoro sorvetes de frutas.

sorveterias-no-trastevere-9

Com certeza você encontrará outras sorveterias e bares com sorvetes no Trastevere. Mas nas nossas bateções de perna por lá, acho que atualmente essas três são ótimas escolhas.

sorveterias-no-trastevere-10

Endereço: Via della Lungaretta 96 – Site: http://www.fiordiluna.com/


Gelateria del Viale

A descoberta da Gelateria foi bem casual. Em um dia de calor, passávamos ali na porta e as crianças estavam loucas por um sorvete. Inicialmente tive vontade de recusar. Por quê? Porque ali naquela calçadinha sempre funcionaram atividades bem anônimas, e até uma sede de um Partido Comunista.

Por sorte… ou desespero porque as crianças queriam imediatamente um sorvete, entramos.

Logo fiquei surpresa com o ambiente todo bonitinho, um pouco shabby chic, mas sem exageros.

Além dos sabores clássicos, alguns gostos mais inusitados como o sorvete de rosas logo chamou a minha atenção. E o balconista nos dava várias provinhas de sorvete.

Saímos de lá satisfeitos com o atendimento e a qualidade do produto e, quando passo na porta, raramente resisto a uma casquinha de sorvete

Endereço: Piazza G. G. Belli 9 (Viale Trastevere) – Site: https://www.facebook.com/Gelateria-del-Viale-Roma-dal-1985-176193389245880/



Buon gelato a tutti!

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa

A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comprar os produtos de várias seguradoras. Além de garantir o menor preço, o seu seguro pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Descontos de 5% para pagamentos à vista com boleto bancário. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não confie na sorte.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com

 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito.



Booking.com

Similar Articles

4 thoughts on “Sorveterias no Trastevere

  1. Luciana
    Eu já conheci a Fior de Luna e adorei,
    Das “biológicas” que conheci achei a com a melhor proposta e sorvetes muito gostosos. Apesar de não ter todo o apelo visual das outras geladeiras acho que vale muito a visita.
    Bjs
    Dani Bispo

  2. Particularmente, eu e minha filha não aprovamos a Fior de Luna como uma das melhores de Roma. Além do sabor, o fato de não ser servido no cone, perde um pouco a “magia” do gelato italiano. Em Trastevere também provamos Old Bridge…infelizmente não levamos muita sorte nas escolhas. O melhor gelato de Roma está mesmo no centro Histórico.

    1. Lou, eu provei os sabores de fruta e gostei. Achei que tinham mesmo o gostinho da fruta. Agora, não saberia dizer sobre os sabores mais cremosos. Atualmente a Fior di Luna é uma das queridinhas dos críticos de gastronomia, talvez pelo fato da pureza mesmo dos ingredientes. Ou seja: eles não usam aromatizantes para “corrigir” o sabor, nem colorantes para o sorvete ficar com aquela “cor bonita”. Mas, acho que nem sempre o nosso paladar se acostumar com essa pureza toda, e vou contar isso num post futuro sobre uma sorveteria na Isola Tiberina. Provei os sabores bem puros (chocolate e pistache), e o de pistache, apesar de bom, me deu a sensação de estar bebendo azeite/óleo. Um abraço, Luciana.

Deixe uma resposta

Top
Close