You are here
Home > verão em roma > Roma no verão e o mito do “tudo fechado” em Agosto

Roma no verão e o mito do “tudo fechado” em Agosto

roma no verao

Na Itália ainda vige bastante o regime de “férias coletivas”. Em Agosto grande parte dos italianos estará engarrafada na autoestrada, lotando as filas de embarques dos aeroportos e pagando três vezes mais por duas ou três semanas de férias que, em junho ou setembro são muito mais baratas. Mas fazer o quê? Se você está vindo para cá, saiba como fica Roma no verão.

Nos anos do grande boom econômico pós-bélico, ou seja, no auge das décadas de 50-60, quem comandava a vida do italiano médio era o ritmo das fábricas. Com as fábricas fechando no mês mais quente do ano, as férias eram “em Agosto ou nunca”.

Tudo fechado mesmo em Roma no verão? Boato ou verdade?

Mas o que realmente acontece? Será mesmo verdade que fecha tudo? Onde dormir, onde comer, onde comprar? Suas férias em Roma no verão valerão a pena ou não?

visitar-roma-em-agosto

Apesar de morar na Itália há mais de 15 anos, levei um tempo para compreender como funciona o suposto “tudo fechado em Agosto”.

Na verdade, tudo depende se você vai viver a vida do cidadão normal, em um bairro residencial, onde a maioria das atividades comerciais é de propriedade de comerciantes locais, e alguns deles até são seus vizinhos… ou se você vai viver a vida de turista, em bairro de turista e fazendo programa de turista. Seria como ir para o Rio de Janeiro e se hospedar na Tijuca (e viver como um local) ou em Copacabana (e viver como um turista).

Se o seu caso for o primeiro, não, você não vai morrer de fome em Roma no verão, mas muitas atividades comerciais fecham, principalmente a partir da segunda semana de agosto, com o auge do “fechamento de massa” mais ou menos do dia 07 até o dia 20/08.

Os supermercados e as farmácias ficam abertos, alguns bares também. As farmácias funcionam em um esquema de turnos: cada bairro deve ter um certo número de farmácias abertas algumas horas do dia (e da noite), conforme o contingente de habitantes.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

roma no verao
Como podem ver na foto, até as paróquias fecham para férias, convidando os fiéis a retornarem às missas a partir de Setembro. Aqui na foto o aviso estava na porta da Igreja de Santo Antônio dos Portugueses, perto da Piazza Navona.

Os supermercados provavelmente fecharão aos domingos e nos demais dias da semana funcionarão normalmente.

Portanto, saiba que o comércio local, nos bairros residenciais, fica bem reduzido.

Roma no verão nos bairros turísticos: vida (quase) normal

Se o seu destino for o Trastevere, o Campo de’ Fiori, Termini, Piazza di Spagna, Vaticano saiba que dá pra sentir bem menos o efeito “férias italianas”.

Apesar de muitos locais abertos serem aqueles do tipo caça-turistas, com um pouco de paciência, principalmente fora das datas que citei acima (no auge do êxodo de massa) e do feriado de Ferragosto (no dia 15/08), você encontrará o que comer, o que comprar e, com certeza o que fazer.

As principais e mais famosas atrações turísticas (Coliseu, Basílica de São Pedro, Museus Vaticanos) não fecham em Agosto e há muitos eventos no verão romano: cinema ao ar livre, discotecas ao ar livre, etc.

Há o que fazer, sim! Ficou animado? Calma! O problema, meus amigos, não é tanto o fato do comércio fechar, mas, sim, ter forças para turistar em Roma no verão, porque o calor é insuportável! Mas isso é papo para outro post…


E o feriado de Ferragosto?

Quando vim morar na Itália, no dia 15 de Agosto, o famoso feriado de Ferragosto, era um dia entregue às moscas.

Todos os italianos aproveitam essa data para fazer uma scampagnata, ou seja, um dia na praia, um piquenique nos parques, um passeio em cidadezinhas de montanha. Geralmente os restaurantes de hotéis fazenda e as praias com quiosque-restaurante estarão lotados.

Na cidade algo já mudou! Ano passado, por exemplo, muitas grandes redes de supermercado (como o Carrefour), anunciou que ficariam abertos no horário normal. Outras redes de supermercados abriram em regime de meio expediente. Portanto, se você se hospedar em um apartamento residencial, tipo Air Bnb, provavelmente terá um supermercado aberto, mas as atividades menores fecham.

Para quem está no centro, em bairros turísticos, haverá sempre lugares para comer e beber. As atrações turísticas principais abrem nesse dia, com exceção dos Museus Vaticanos. Aliás, é até fácil que nessa data os monumentos estejam lotados, afinal é feriado!

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.



Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

13 thoughts on “Roma no verão e o mito do “tudo fechado” em Agosto

  1. Boa tarde! Li seu post. Estava organizando todo o meu roteiro para chegar em Roma dia 14/08 e sair dia 18/08. Vi que as atrações turísticas não fecham, mas fiquei insegura. Pela sua experiência, acha que esse período pode estragar minha viagem? Obrigada!

    1. Oi, xará
      Tudo bem?
      Há muitos anos que Agosto não é mais um mês morto. Todas as atrações estarão abertas.
      Pode ser um pouco complicado se locomover dia 15/08 porque é feriado. Mas mesmo assim tudo fica aberto.
      Boa viagem
      Luciana

      1. Exato. Conversei com uma amiga que mora na Italia. Ela disse que o circuito turístico se mantém funcionando. Vida praticamente normal no centro de Roma. Sei disso porque, assim como a Luciana Lorenzon tambem chegarei em roma no dia 15 Ago 2017 e quando comecei a procurar na internet levei o maior susto. hehe
        Enfim… boas férias para nós! =D

  2. Achei muito legal sua página, vou pesquisar mais coisas. Acabei caindo aqui porque estava procurando lojas de artigos esportivos para fazer umas compras em Roma e foi quando descobri o feriado de 15/08/2017. Faremos um pernoite para depois seguirmos para a Croácia e nosso plano inicial era comprar algumas coisas neste tempo. Já conhecemos Roma no auge do verão e fizemos muitas coisas, mas não saímos para fazer compras. Pelo relato, será por tentativa. Acho que o mais apropriado é entrar em contato com a própria loja, estou certo?

  3. Olá…quero dizer primeiro que as dicas são ótimas e que o blog está me ajudando muito! Também estarei em Roma no dia 15/08 existe alguma programação especial para esse dia? Você saberia informar se tem alguma atração que podemos aproveitar para ver ou visitar no feriado? Abraços. Alessanda

      1. Acho que não me expressei bem..quis dizer alguma festa, apresentação ou atração específica por conta do feriado mesmo, uma programação que aconteça especificamente devido ao feriado, como aqui em SP no aniversário da cidade temos shows e outras atrações. Programações que normalmente quem é turista não sabe..rs..mas de qualquer forma agradeço a pronta resposta! E mais uma vez parabéns pelo trabalho!

  4. Oi . Estarei indo para Roma tb de 13 a 18 de agosto desse ano .Fiquei tenso qdo li sobre o Ferragosto . Cancelo a viagem??

    1. Oi, Ronaldo.
      Não cancela, não. As cidades turísticas não estarão funcionando a todo vapor, mas quase! Os pontos turísticos principais abrem.
      Particularmente eu adoro Agosto em Roma!
      Um abraço,
      Luciana

  5. Oi Luciana! Suas postagens estão me ajudando muito! Vamos para Roma em Agosto com meus 2 filhos pequenos. Chego dia 5 e retorno dia 16/08, mas nesse meio tempo também vamos para Paris. Vc tem alguma sugestão do que fazer com as crianças no dia 15? Eles tem 1 e 4 anos =)
    Obrigada!
    Laiz

  6. Oi Luciana! Acabei comprando as passagens sem saber e vou visitar a Toscana bem na semana do Ferragosto… Estava me programando para alugar um carro e devolvê-lo em Firenze exatamente no dia 15. Sabes se as locadoras de carro funcionam durante o feriado? Obrigada!

    1. Provavelmente não abrem, mas muitas indicam o lugar onde você pode estacionar o carro e deixar as chaves.
      Abs,
      Luciana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top