You are here
Home > Atrações > Piazza del Campidoglio, uma das obras-primas de Michelangelo

Piazza del Campidoglio, uma das obras-primas de Michelangelo

A Piazza del Campidoglio, chamada de Praça ou Monte Capitólio em português, é uma das sete colinas históricas sobre as quais Roma foi fundada. Hoje ela é uma das “praças do poder” de Roma, porque ali está a sede do Comune de Roma (que seria algo equivalente às prefeituras brasileiras).

Esta colina sempre esteve ligada ao poder e ao mesmo tempo às celebrações religiosas.

piazza-del-campidoglio-11

O Imperador Augusto construiu ali um templo dedicado a Marte, cujas ruínas estão dentro dos Museus Capitolinos. Já Adriano e Marco Aurélio remodelaram o local, que nas suas épocas era somente um lugar de culto a divindades.

Na idade média a Praça era a sede de instituições de administração da cidade.

A praça remodelada por Michelangelo

Em 1534-1538 Michelangelo trabalhou para remodelar a praça, que nesta época, ficava virada para o Fórum Romano. Se você não sabe, da lateral esquerda da praça e da sua parte posterior é possível ter uma bela vista panorâmica dos fóruns imperiais e do Coliseu.

Uma das maiores mudanças que Michelangelo fez foi projetar a Cordonata, o nome da escada através da qual temos acesso à praça. Antes existia ali uma rampa de terra!

piazza-del-campidoglio-18

Michelangelo morreu antes que a praça fosse concluída. Viu pronta somente a Cordonata e o posicionamento das estátuas do Nilo e do Tevere. Além disso, também foi sua ideia colocar aqui a estátua de Marco Aurélio, que naquela época ficava na praça em frente à Basílica Papal de São João em Latrão.

Quando e por que a estátua de Marco Aurélio foi substituída pela réplica?

A resposta é simples: Roma foi bombardeada durante a segunda guerra mundial, e decidiram proteger a estátua. Primeiro foi colocada uma edícula blindada que a cobria por completo, depois ela foi retirada da praça, em 01/06/1943.

A00149069
Fonte: Istituto Luce

Quando ela foi retirada da praça, também deram-se conta que a estátua que é do ano 176 d.C. estava bem desgastada a causa da poluição e da exposição atmosférica.

piazza-del-campidoglio-14

Depois da guerra ela voltou à praça e somente nos anos 80 foi retirada novamente para restauração, e depois foi colocada dentro do museu, onde se encontra até os dias atuais.

Vale a pena ver a tanto a réplica, que foi colocada ali em 1999, quanto a versão original.

statua-marco-aurelio
A original dentro dos Museus Capitolinos

Outras estátuas monumentais: os rios Tibre e Nilo

Assim como as Quatro Fontes do Quirinale, na Praça do Campidoglio também há duas estátuas gigantescas que representam os rios Tibre e Nilo. As estátuas foram colocadas ali à época da conclusão da escadaria. Provavelmente foi Michelangelo que decidiu o seu posicionamento.

piazza-del-campidoglio-16
Estátua representando o Rio Tibre. Nas suas mãos uma cornucópia, símbolo de alimento e abundância.
piazza-del-campidoglio-15
Estátua representando o Rio Nilo, que também carrega consigo uma cornucópia, praticamente abraçando-a do lado esquerdo.

Ela também é a praça dos casamentos

Ali na praça, na porta à direita daquela dos Museus Capitolinos, encontra-se um dos cartórios civis para celebração de casamentos, a “sala rossa” (“sala vermelha”). Dos cartórios civis, esse é o mais chique e o mais requisitado. Portanto, se passar pela praça, principalmente na parte da manhã, com certeza verá muitos casais de noivos prontos para o “sim”.

O que ver na Piazza del Campidoglio e arredores?

Onde fica a Piazza do Campidoglio? Vejo no Google Maps

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com



Booking.com

Compre seus ingressos agora e pule a file!

Ingressos para o Coliseu, Museus Vaticanos, Galleria degli Uffizi e inúmeras atrações no mundo todo, sem ter que enfrentar filas.

Para mais ingressos, visite a página de ingressos do Roma Pra Você.

Similar Articles

Deixe uma resposta

Top
Close