You are here
Home > Atrações > Campo de’ Fiori: de teatro a tribunal, e hoje uma feira super colorida

Campo de’ Fiori: de teatro a tribunal, e hoje uma feira super colorida

 

Com sua feira colorida nas manhãs romanas, e parte da movida romana a partir do final da tarde, a praça Campo de’ Fiori é um dos locais mais coloridos e pitorescos da capital.

Um pouco de história… para quem quer fazer um passeio pelo Campo de’ Fiori:

Na antiguidade: a ruína de um dos 3 teatros mais antigos de Roma

Na época da Roma antiga existiam três grandes teatros em Roma: 2 públicos (SPQR) e 1 privado. Eles eram respectivamente o Coliseu, o Teatro de Marcelo e o Teatro de Pompeo.

Na verdade era proibido que cidadãos construíssem seus próprios teatros em concreto (permanentes), mas somente provisórios (em madeira). Pompeo era um cônsul, e construiu esse teatro para comemorar as suas vitórias. Para poder burlar a ordem do império, ele decidiu fazer um templo dedicado à deusa Vênus Victrix, e a escadaria interna do templo era redonda e em forma de teatro grego.

campo-de-fiori-7

Foi construído um prédio bem alto utilizando a velha estrutura do teatro, e ele encontra-se de costas para a estátua de Giordano Bruno, ao lado do Cinema Farnese.

Se vocês entrarem em alguns prédios do Campo de Fiori, dá para ver as ruínas do teatro no subsolo.

Na idade média: o campo das flores e o tribunal da inquisição

Muitos dizem que seu nome, Campo de Flores, se dá ao fato que, no séc. XV, antes que a praça fosse construída, ali existia um gramado cheio de flores muito coloridas.

Graças aos vários projetos de urbanização que duraram do séc. XV até o séc. XIX a praça ganhou o aspecto atual.

campo-de-fiori-12

A praça começou a ter uma certa importância quando o mercado público foi transferido da Piazza Aracoeli (Campidoglio) para a Praça Navona, em 1478. Considerando que a Praça Navona é bem pertinho do Campo de’ Fiori, o florescer do novo mercado aumentou o movimento de ambas as praças, e surgiram várias atividades comerciais, entre elas locandas e prostíbulos.

Bem na esquina da praça com a Via del Gallo se encontra o prédio onde nasceu a terrível Lucrécia Borja, uma das filhas do Papa Alessandro Borja.

Mas o local também passou à história porque ali eram realizadas as penas capitais, com corpos queimados na fogueira.

campo-de-fiori-9

Um dos executados mais ilustres foi o monge e cientista Giordano Bruno, cuja estátua se encontra no centro da praça. A estátua está localizada exatamente onde ficava o tribunal de execuções.

Giordano Bruno foi executado em 1600, mas a estátua só foi colocada ali em 1889.

Nos dias atuais: a feira mais colorida de Roma e happy hours que bombam

Mas o Campo de’ Fiori é conhecido sobretudo pela feira ao ar livre mais colorida de Roma. Todos os dias pela manhã (mais ou menos das 7 às 13:30h) você vai encontrar por ali inúmeras barraquinhas de frutas, verduras, legumes, queijos e, infelizmente, também algumas barraquinhas com produtos alimentares caça-turistas. Geralmente barraquinhas com pacotes de macarrão coloridos e limoncello, além de outros licores de qualidade duvidosa. Evite-as.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

campo-de-fiori

Após o entardecer a praça fica cheia e as cores e sabores da feira são substituídos pelo vai e vem de quem procura um happy hour ou uma diversão no fim do dia.

campo-de-fiori-4

 

Duas ótimas dicas gastronômicas para happy hours e refeições nos imediatos arredores da praça:

Ruggeri: bem ali na praça uma das melhores mercearias de Roma

Mas se no meio da praça muitas barraquinhas de produtos típicos devem ser evitadas, há uma maravilhosa opção para comprar vinhos, licores, pão italiano fresco, pizzas, queijos e embutidos italianos e estrangeiros da melhor qualidade: o Alimentari Ruggeri. Alimentari em italiano significa mercearia ou bodega.

campo-de-fiori-8

Paquere a vitrine, não se acanhe e entre, nem que seja para paquerar os produtos mais de perto. E se paquerar não for o suficiente, entre e compre pelo menos um bom presunto de Parma ou, quem sabe, um pedaço de pecorino di Pienza ou um pecorino romano (O pecorino é um queijo feito de leite de ovelha. Aquele de Pienza, é o produto típico da cidade de Pienza, na Toscana. E o pecorino romano, como já diz o nome, é feito nas áreas rurais nos arredores de Roma).

campo-de-fiori-10

Onde fica o Campo de Fiori?

O Campo de’ Fiori está na metade do caminho entre Pantheon, Piazza Navona e Gueto Judaico. E do “outro lado do rio” em relação ao Trastevere, que pode ser alcançado em menos de 10 minutos de caminhada.


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

3 thoughts on “Campo de’ Fiori: de teatro a tribunal, e hoje uma feira super colorida

  1. “Barraquinhas com produtos caça-turistas”. Bem, claro que vamos visitar o Campo de’ Fiore pelo melhor que pode oferecer, mas tem um item de zuação que queremos, aquele macarrão colorido do Davi kkkk

  2. Lu, acredita que estava doida querendo ir ao Campo de’ Fiori e não consegui dessa vez (e pensar que estava tão perto)?!? Precisarei voltar e certamente vou dar um pulo lá de manhã. Amei as fotos!!! Bacione, D

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top