Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

MAXXI: o museu vanguardista do século XXI de Zaha Hadid

Na “upper class” zona norte de Roma, ou “Roma Nord” como dizem os locais, nasceu um dos maiores tesouros arquitetônicos do séc. XXI, o museu MAXXI.

Projeto da arquiteta Zaha Hadid, com objetivo de recuperar e reurbanizar velhos quartéis militares abandonados.

Nessa parte da cidade com bairros de classe média alta, como Parioli e Flaminio estão o Estádio Olímpico, o Estádios dos Mármores com as famosas estátuas gigantes fascistas, a moderna Ponte da Música e também uma das pontes mais antigas de Roma: a Ponte Milvia.

Leia também:

Também há maravilhosos museus nos arredores e dentro da Villa Borghese, como o Museu Etrusco de Valle Giulia, a Galleria Borghese, a GNAM (Galleria Nazionale di Arte Moderna).

É nesse contexto que se encontra o MAXXI, acrônimo de Museo delle Arti del XXI Secolo

museu-maxxi-roma-zaha-hadid-6

Seu acervo abriga a arte e a arquitetura do Séc. XXI, por isso podemos dizer que na verdade existem dois museus em um: MAXXI Arte e MAXXI Arquitetura. Na minha humilde opinião, um lugar imperdível.

A ideia de criar o museu nesses antigos quartéis desativados nasceu nos anos 90. Foram apresentados 273 projetos por arquitetos do mundo todo, mas na primeira seleção, só quinze projetos foram selecionados para a fase successiva.

Em fevereiro de 1999 o júri comunicou que a vencedora tinha sido a arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid.

museo-maxxi-roma-zaha-hadid-10
Esse prédio branco é um dos antigos quartéis abandonados. Vejam como ele foi integrado na enorme parte de concreto armado no novo museu. Dá para ver mais na foto a seguir.

A obra levou mais de uma década para ficar pronta e o museu foi inaugurado em 2010.

museu-maxxi-roma-zaha-hadid-11

O MAXXI foi o primeiro museu italiano dedicado completamente à criatividade do século XXI, como afirma seu site oficial e posso dizer que é um museu muito vivo. Saiba porquê:

MAXXI: um museu onde acontece de tudo: mostras, palestras, cinema, etc.

O que sempre me chamou a atenção no MAXXI é que ele vai muito além do que a gente espera de um museu, pelo menos dos museus italianos.

Por lá acontece de tudo, com um programa cultural super eclético e repleto de eventos durante o ano inteiro. Por lá nunca existe a “baixa temporada”.

museu-maxxi-roma-zaha-hadid-4

Além da coleção permanente, geralmente há pelo menos 10 mostras simultâneas que duram uma média de 2 meses. Portanto, é um tipo de museu que sempre oferece algo de novo.

museu-maxxi-roma-zaha-hadid-8
Uma mostra linda, de 2011, com 100 obras de Michelangelo Pistoletto, com a maravilhosa La Venere degli Stracci (A Vênus dos Trapos). Nunca havia ouvido falar de Pistoletto e o amei desde o primeiro momento. Uma mostra memorável! Fotos Wikimedia Commons.

Outro aspecto interessante são os ciclos de palestras sobre os autores ou temas das exibições. Em alguns casos são até ministrados breves cursos com frequência semanal. Os ciclos de palestras e cursos dedicados à arquitetura são muito interessantes.

MAXXI: o museu cuja estrutura em si já é uma obra-prima

Uma das características mais marcantes do MAXXI é o fato do próprio museu ser uma obra-prima. Não falo do seu acervo, mas da sua estrutura mesmo!

Em 2010, ano da inauguração, lhe foi concedido o Stirling Prize for Architecture por parte do Royal Institute of British Architects, dedicado a novos e importantes prédios recém-inaugurados.

museu-maxxi-roma-zaha-hadid-3

O que nos chama a atenção são os amplos espaços, com grandes escadarias, nos dando uma impressão de sobreposição entre um andar e outro.

Predominam as cores branca, vermelha e preta. Tudo é tão lindo e tão moderno, que em uma cidade “vetusta” como Roma, chega até a chocar… mas de modo positivo!

museu-maxxi-roma-zaha-hadid-2

Um dos maiores objetos de “fetiche” é sua fachada com espelhos, que reflete a imagem de alguns prédios nos arredores do museu. Ela é super fotografada!

museu-maxxi-roma-zaha-hadid-12

MAXXI: lá tem uma papelaria-livraria que é um desbunde

Se você é uma dessas pessoas que ama livrarias e papelarias de museu, o MAXXI é o lugar ideal.

Lá se encontra uma das papelarias mais fantásticas de Roma, com ofertas desde de mapas para viagem a óculos de design, sem falar dos cadernos, lápis, agendas coloridas e centenas de pequenas coisas que a gente tem vontade de trazer para casa imediatamente.

museu-maxxi-roma-zaha-hadid-14

Não deixe de passar pelo MAXXI durante uma visita a Roma. Conselho que dou principalmente aos arquitetos e amantes da arquitetura.

museu-maxxi-roma-zaha-hadid-13

MAXXI

Site: http://www.fondazionemaxxi.it/en/

Dias e horários: Fecha às segundas-feiras, 25/12 e 01/01.

De terça a sexta das 11 às 19h.

Sábados de 11 às 22h.

Domingos de 11 às 19h.

Preço: 12 euros ou um passe de 15 euros que dura 48 horas e dá direitos a 2 entradas no primeiro dia e 2 entradas no segundo dia. Gratuidade: a galeria cinco (arquitetura) é grátis todas as terças-feiras.

Endereço: Via Guido Reni 4A

Leia também:

museo-maxxi-roma-zaha-hadid-12

Mais dicas de viagem, cultura e história:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

2 respostas

    1. O Maxxi é um museu fantático em todos os sentidos: arquitetura, acervo e também a localidade.
      Abs,
      Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!