You are here
Home > Arte > O êxtase da Santa Teresa D’Avila, de Bernini: beleza, eros e até psicanálise

O êxtase da Santa Teresa D’Avila, de Bernini: beleza, eros e até psicanálise

 tour guiado em roma 728x90

Considerada uma das estátuas mais emblemáticas do fervor religioso, a escultura “O êxtase da Santa Teresa D’Avila”, de Bernini, muitas vezes suscita uma interpretação que está mais para o carnal do que para o espiritual.

O êxtase em grego significa “sair para fora de si”. Ou seja, aquele estado psíquico em que um fenômeno místico toma a mente de uma pessoa e a leva para um plano espiritual extracorpóreo. Uma total anulação de si mesmo para uma plena identificação espiritual com Deus.

Um dos maiores símbolos desse forte raptus espiritual foi Santa Teresa D’Avila, freira e mística espanhola.

Teresa foi autora de vários textos nos quais fala desse misticismo, desse momento de entrega total ao divino.

Tudo muito religioso, não é? Até entrar Bernini na história!

O famoso escultor trabalhou cinco anos (1647-1652) na criação da Capela Cornaro e da escultura do êxtase de santa Teresa D’avila, que se encontra na Igreja de Santa Maria della Vittoria, entre a Estação Termini e a Via Veneto.

A questão é que para muitos históricos e críticos da arte, a escultura comunica um forte apelo erótico:

A santa com os olhos semi-fechados que olha para o céu, os lábios como se quisesse emitir um gemido, enquanto ao mesmo tempo um cupido com um sorrisinho malicioso nos lábios e uma flecha nas mãos (que simboliza o amor de Deus), abre o vestido da santa para flechar o seu coração.

Na verdade, Bernini apenas interpretou ao pé da letra a declaração da própria Teresa:

“Um dia me apareceu um anjo com uma beleza nunca vista antes. “Eu vi em sua mão uma longa lança de ouro cuja ponta parecia ser uma ponta de fogo. Ela parecia penetrar várias vezes no meu coração e perfurar minhas entranhas. A dor era tão grande, que me fez gemer, muitas vezes, em alta voz, e ainda assim foi superando a doçura desta dor excessiva, eu não pude querer livrar-me dela. Nenhuma felicidade terrestre pode dar um prazer assim tão grande. Quando o anjo tirou a sua lança, senti um enorme amor por Deus.”

Prazer ou orgasmo são as palavras mais comumente usada para descrever esse momento de êxtase.

O prazer erótico foi inclusive tema de discussão de um seminário ministrado por Lacan em fevereiro de 1964, em Paris. Para o psicanalista era claro que a santa sentiu um prazer carnal, quando afirma “elle jouit, ça ne fait pas de doute”.

Deixando de lado a dicotomia entre carne e espírito, prazer do corpo e prazer da alma, o que nossos olhos podem ver é uma verdadeira obra-prima. Uma doçura e delicadeza que extrapolam a frieza e dureza do mármore.

Uma obra teatral, viva e dinâmica concebida para uma igreja católica, que após o Concílio de Trento, tenta manter a sua posição hegemônica contra a expansão do protestantismo através Contra-Reforma. Assim como a Santa Teresa, várias obras e igrejas desse período usam do espetacular e teatral para que, através dessas imagens de santos, o povo possa ver Deus.

Quem melhor do que Bernini, para traduzir esse sentimento, ainda que contrastante entre espiritual e carnal?


Leia também:


Êxtase de Santa Teresa D’Avila

Igreja de Santa Maria della Vittoria

Via 20 Settembre 17

Horário para visitas: 8:30 às 12h e 15:30 às 18h.



Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

Deixe uma resposta

Top