You are here
Home > Dicas práticas > Saiba como evitar multas na Itália

Saiba como evitar multas na Itália

Muitas pessoas que viajam de carro pela Itália voltam para casa com a desagradável surpresa de, semanas ou meses após a viagem, serem notificadas que foram multados. Geralmente a notificação chega à locadora, e a mesma repassa a multa ao cliente. Por isso é importante saber como evitar multas na Itália.

Um papo sério antes de você continuar a ler esse texto:

 Dirigir na Itália não é para motoristas descuidados, mas não existe nenhuma “máfia de multas” e nem “indústria de multas”, muito menos conluio entre locadoras e polícia municipal (a responsável pelas multas).  Os principais desafios para quem dirige e quer evitar multas na Itália são:

  • muitas placas de proibição (divieto);
  • Os centros históricos raramente dão acesso ao carro de quem não é residente;
  • Muitas estradas que passam dentro de cidades pequenas têm uma mudança constante nos limites de velocidade. Portanto, fique atento às placas de limite de velocidade.

As principais preocupações para quem vai dirigir Itália

Os centro históricos de quase todas as cidades italianas, sobretudo cidades bem pequeninas (tipo as da Toscana, por exemplo) são quase que completamente fechados ao trânsito de carros, exceto se você for residente no bairro ou cidade, ou se for estacionar no hotel.

multas na itália
Estão vendo esse grande círculo vermelho? Ele é o símbolo das zonas de tráfego limitado no centro histórico. Ao ver essa placa, entre no centro somente se você telefonou antes ao hotel, e se o hotel tem como tirar a sua placa da lista negra da polícia municipal.

Os centros históricos de quase todas as cidades grandes têm:

ZTL (Zona de Tráfego Limitado) ou seja, algumas ruas em determinados dias e horários não são abertas ao trânsito. Se você passar por elas será multado. E se passar várias vezes, vai levar várias multas!

Faixas preferenciais para táxis e ônibus. Se você circular por elas será multado. Já passei por uma dessas de madrugada, achando que não seria multada (afinal, naquela hora não tinha ninguém circulando pela preferencial). Resultado? Tomei multa!

Geralmente as faixas preferencias têm escritas e linhas amarelas indicando quais categorias de veículos podem circular nelas. Em algumas estradas de longa percorrência, muitas vezes não há escritas e faixas amarelas, mas simplesmente a escrita CORSIA PREFERENZIALE.

Escassez crônica de estacionamentos pagos, o que dirá gratuitos! Os estacionamentos pagos são por hora. Sobretudo em cidades pequenas e muito turísticas, te dou um conselho: não pague por 2 horas se você sabe (ou acha) que vai ficar mais. Sua chance de ser multado é grande. Já aconteceu comigo, nos arredores do Vaticano. Cheguei para pegar o carro 15 minutos após o horário em que o estacionamento terminava e já encontrei a multa. Tenha sempre muitas moedas para pagar o estacionamento ou compre o raspa-raspa na tabacaria.

Essas “raspadinhas” de estacionamento são vendidas nas tabacarias. Basta raspar o início do horário em que estacionou o carro e colocar 1 para cada hora. Posicionar dentro do vidro do carro.

Os limites de velocidade

  • Nas ruas dentro da cidade: 50 km/h
  • Estradas extraurbanas: 70 km/h
  • Superestradas: 90 km/h
  • Autoestrada: 130 (faixa à esquerda) – 110 (faixa intermediária) – 90 (faixa à direita)

A “pegadinha” das estradas extraurbanas. Muita atenção!

Para mim, as extraurbanas são as estradas mais sujeitas a multas. Por quê? Muitas delas cortam a Itália de norte a sul, passando por dentro e fora de cidades de muitos tamanhos e, em alguns trechos essas estradas são praticamente desertas. A gente fica com aquela sensação de liberdade, sempre que nos aproximamos dei centri abitati (cidades habitadas) há constantes avisos para diminuirmos a velocidade.

Então são tipos de estradas que exigem uma constante atenção à velocidade.

Muitas têm placas indicando controle eletrônico da velocidade, popularmente conhecido como autovelox.


Conhecer as principais placas para evitar multas na Itália

Placas nas cores vermelha e azul indicam sempre alguma proibição de estacionar. São chamadas cartelli di divieto.

Ao avistar essas placas você já sabe que não vai poder parar o carro. Depois é importante ver a placa secundária, a qual explica quando-come-onde você não pode parar.

As mais populares são as placas a seguir:

Preste atenção nas setinhas: a setinha para cima indica início da proibição de estacionamento, as setas duplas significam proibição em continuação, e a seta para baixo significa que naquele ponto termina a proibição de estacionamento. Então, ao ver essa placa, observe se ela tem setas. Também há proibições somente para os dias da semana (GIORNI FERIALI) e para o fim de semana (GIORNI FESTIVI), às vezes também em determinados horários. Quando houver o símbolo do guindastem significa que além da multa, o carro pode ser sujeito a ser rebocado pelo guindaste.

Mais placas de proibição de estacionamento:


Meus conselhos para evitar multas na Itália

Antes de viajar, estude o seu itinerário. Hoje temos o Google e muitos outros aplicativos para planejar a sua viagem.

Conheça e imprima as placas.

Respeite os limites de velocidade.

Saiba que cidadezinhas lindas, minúsculas e charmosas são aquelas com mais pegadinhas e proibições para estacionar. Algumas (como as cidades da Costa Amalfitana ou Assis) possuem estacionamento, mas, claro, não são super baratos.

Em muitas dessas cidades você terá que deixar o carro fora dos muros medievais da cidade e continuar o seu passeio a pé.

Consulte o seu hotel para saber se você pode estacionar. Em algumas cidades é possível entrar no centro histórico somente para deixar as malas no hotel, e logo depois sair do centro histórico. Neste caso é importante comunicar a placa do carro, de modo que a recepção do hotel a comunique à polícia municipal e a número seja retirado da lista de multas.


Como pagar as multas na Itália?

Se você tiver a desagradável surpresa de encontrar uma multa no pára-brisa do carro, saiba que as multas podem ser pagas nas tabacarias e nas agências dos correios. Nas cidades grandes as agências centrais dos correios funcionam das 8 às 19h. Em bairros ou cidades pequenas as agências funcionam até as 14h.

As tabacarias geralmente funcionam das 7:30 às 13:30 e das 15:30 às 19:30. Nas estações centrais de trem as tabacarias costumam funcionar das 7:30 às 20h.

Se forem pagas em até cinco dias úteis da emissão, a multa tem 30% de desconto no pagamento! Parece piada, né?!

Se a multa chegar meses depois (mas antes de 360 dias), a melhor solução é você verificar se a prefeitura (comune) que emitiu a multa aceita pagamento online com cartão de crédito. Busque na internet a seguinte frase: pagamento contravvenzione online comune [nome da prefeitura que emitiu a multa]

Em Roma, por exemplo, o link para o pagamento de multas é: http://www.tributi.comune.roma.it/PagoWEB/application/PagoWEB

Não é necessário inscrever-se ao site.

Se você não tiver um cartão de crédito (O que eu duvido! Mas hoje em dia tem sempre um amigo, parente, etc. que tem), contrate os serviços de um despachante (it.: agenzia di disbrigo pratiche). Saiba que os consulados ou quaisquer repartições diplomáticas não efetuam pagamento de multas.

Caso a multa chegue na sua casa após 360 dias da data de emissão, ela não tem mais validade (conforme o artigo 201 do Código da Estrada) mas parece ser necessário recorrer na justiça. Procurando na internet, achei inclusive informações em português sobre como fazer o recurso, além do modelo já pronto. Para tal leiam o texto: Multas de trânsito feitas na Itália.


Leia Mais


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

Deixe uma resposta

Top