You are here
Home > Uncategorized > Devoção em Roma, cidade dos ex-votos e das Nossas Senhoras

Devoção em Roma, cidade dos ex-votos e das Nossas Senhoras

 tour guiado em roma 728x90

Algo que ainda me impressiona quando caminho pela cidade, principalmente no centro, é a quantidade de Nossas Senhoras que encontramos pelo nosso caminho. Há tantas“Madonne”, que poderíamos dizer que há devoção em Roma para dar e vender.

Mas se a quantidade de imagens santas causa uma certa impressão, imaginem o estupor ao ver fieis nas ruas, em uma calçada qualquer, rezando ou acendendo velas diante dos ex-votos.


Em Trastevere, o maior muro de ex-votos de Roma

No Viale Trastevere, a principal avenida do homônimo bairro, e bem de frente para o Ministero della Pubblica Istruzione se encontra o maior muro de ex-votos de Roma.

devocao-em-roma
O maior concentrado de placas devocionais fica nesse muro, no Viale Trastevere.

Quando vim morar em Roma já existia um número considerável de placas no local, mas percebo que elas aumentam consideravelmente a cada ano.

As P.G.R. (Per Grazia Ricevuta/Pela Graça Recebida) são inúmeras e é curioso observá-las de perto.

Algumas são simples, concisas, discretas e quase misteriosas. Carregam somente um sintético agradecimento da graça. Há também alguns poucos agradecimentos simples, escritos à mão, com uma simples caneta.

devocao-em-roma-3

Outras possuem pequenas frases, nas quais dialogam com Deus e com Nossa Senhora. Lemos: “Obrigado”, “Tive fé, orei e recebi (a graça)”, “Pedi com muita fé, alcancei a graça e te agradeço”, “Apesar de ser um caso sem esperança, você me respondeu”.

Mas também há uma grande placa na qual um fiel exorta a todos a confiar na mãe de Deus. Essa é uma das mais antigas, de 1971.

As primeiras PGR do Trastevere são dos anos 70, mas também encontramos placas bem recentes.


As Nossas Senhoras: o símbolo máximo da devoção em Roma

Enquanto a maior concentração de ex-votos se encontra nesse muro no Trastevere, as nossas senhoras podem ser encontradas em qualquer canto da cidade. Às vezes no muro de algum convento ou igreja (e posso dizer que nessa cidade o que não falta são prédios eclesiásticos), mas em qualquer tipo de muro.

devocao-em-roma-4

Sempre achei que a “Madonna” era uma imagem simbólica de devoção, mas pelo menos 3 ou 4 vezes vi pessoas pararem nas calçadas bem movimentadas, e começarem a rezar no meio da rua.

Geralmente nos bairros mais periféricos os ex-votos são mais simples e modernos.

devocao-em-roma-10
A imagem mais antiga é a Madonna Vallicelliana. Ela está na Via del Governo Vecchio e foi pintada no final do séc. XVII.

Ao invés, no centro de Roma encontram-se verdadeiras obras de arte, algumas delas com pelo menos trezentos anos.

A maioria dos prédios renascentistas, que pertenceram a famílias nobres ou importantes, e as principais ruas do centro da capital possuem brasões ou edículas com imagens de Nossa Senhora.

devocao-em-roma-9
Madonna col Bambino, do ano 1756, na Via del Governo Vecchio

Existe um enorme concentrado nos arredores da Praça Navona e do Pantheon. Mas também no Trastevere, Campo de’ Fiori e em incontáveis fachadas.


Devoção em Roma, sim, mas com humor

Muitas Madonnas espalhadas por Roma são antiquíssimas, verdadeiras obras de arte. São catalogadas e conservadas pelo Ministério dos Bens Culturais.

Em 2000, em ocasião do Jubileu, um das edículas foi retirada para que a imagem fosse restaurada. A questão é que o Jubileu passou e, dezesseis anos depois, a Madonna não voltou para o seu lugar original. Parece que se encontra na Igreja de San Giovanni Battista dei Fiorentini.

devocao-em-roma-7
Essa Madonna fica na Via di Panico, nos arredores da Praça Navona. As duas fotos à direita são reproduções com copyright gratuito.

Um artista de rua fez uma intervenção, colocando uma foto da cantora Madonna, no lugar da outra Madonna, a mãe de Deus. Fez o maior furor!

Hoje em dia substituíram a rainha do pop com o desenho da Pietà de Michelangelo.

Não podemos dizer que os italianos não tenham bom humor, não é?

 

[/su_box]
Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

Deixe uma resposta

Top