You are here
Home > Atrações > A Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, seus mosaicos bizantinos e a escala de Bernini

A Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, seus mosaicos bizantinos e a escala de Bernini

As quatro basílicas papais de Roma, além da sua importância por serem as principais de basílicas de Roma, também dão ao público a chance de conhecer tesouros “escondidos” ou pouco previsíveis. Não poderia ser diferente com a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore.

Quer você visite uma igreja pequena ou grande, anônima ou famosa, em qualquer lugar da Itália, mas principalmente em Roma, nunca subestime a sua capacidade de lhe apresentar pequenas (ou grandes descobertas) e tesouros inestimáveis.

santa-maria-maggiore-2

Muitas igrejas e basílicas em Roma foram construídas em cima de ruínas antigas, e isso nos proporciona a chance de fazer maravilhosos e inesperados passeios guiados nas estranhas da cidade. Outras possuem obras-primas da arte mundial, como quadros e esculturas dos mais importantes artistas italianos.

Leia também:

A Basílica Papal de São Paulo Extra-Muros

Você sabia que existe “outra” Capela Sistina em Roma?

As origens da basílica Papal de Santa Maria Maggiore

Sou totalmente suspeita e parcial para falar dessa que é a minha basílica papal preferida em Roma. Para mim é a mais bonita de todas!

basilica-santa-maria-maggiore-roma-4

Ela foi construída no séc. V d.C. e das quatro basílicas patriarcais, é a única que manteve a mesma estrutura desde então. A basílica de São Pedro que conhecemos atualmente foi construída por cima de outra basílica que existia antes. Já a de Santa Maria Maior, apesar de ter passado por vários “retoques” e redimensionamentos arquitetônicos, conserva sempre o prédio original.

santa-maria-maggiore-roma-7

A sua origem é de inspiração divina. A tradição conta que Nossa Senhora apareceu em sonho tanto ao papa Libério quanto ao patrício Giovanni, dizendo a ambos que deveriam construir uma igreja em sua honra. No sonho, a Madonna dizia que o local de construção da igreja seria indicado por um fenômeno milagroso. Era o ano 432, quando no dia 5 de agosto, começou a nevar em pleno verão romano em cima de uma igrejinha que já existia no local. Este foi o sinal divino para que o Papa e o patrício compreendessem que ali deveria nascer a primeira igreja de Roma a ser dedicada a Maria.

santa-maria-maggiore-roma-9

Todos os anos, no dia 5 de agosto, uma chuva de pétalas de rosas brancas cai do teto da capela Paolina, para lembrar o extraordinário evento que deu origem à igreja.

O teto de ouro graças ao mal-falado Papa Borja

No século XV, a basílica ganhou um maravilhoso teto de ouro, o que faz dela verdadeiramente uma das igrejas mais lindas cidade.

basilica-santa-maria-maggiore-3

O teto marca um affaire entre a Itália e a Espanha. Rodrigo Borja, então cardeal e futuro (odiado) papa com o título de Alessandro VI, usou toda a sua influência e poder de modo que os monarcas espanhóis doassem quilos e quilos de ouro das explorações na recém-descoberta América. O outro doado foi usado para cobrir o teto da nave central e desde então todos os reis espanhóis tem o título de canônico honorário da Basílica. Ah! O papa também era pai de Lucrécia Borja, graças a uma relação clandestina, mas que caiu na boca do povo.

santa-maria-maggiore-11

Os mosaicos da nave principal

Os mosaicos bizantinos da nave e da abside são antiquíssimos, do séc. V d.C. Aproxime-se bem do baldaquim e contemple-os porque são verdadeiramente lindos.

basilica-santa-maria-maggiore-8

Capelas Majestosas: a Sistina e a Paolina

A Basílica também possui capelas majestosas, das quais as duas mais famosas são a Capela Sistina e a Capela Paolina, respectivamente dos séc. XVI e XVII, e localizadas próximas ao altar, e no lado direito e no lado esquerdo da basílica.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Seguros Promo, parcelado em até 12 vezes. Digite ROMAPRAVOCE5 e ganhe 5% de desconto.

cappella-sistina-santa-maria-maggiore

O curioso é que muitas pessoas nem imaginam que Roma possui “outra” capela Sistina além daquela mais famosa, que se encontra no Vaticano.

Com uma cúpula majestosa e lindos candelabros em forma de anjos dourados, O único problema é que ela só abre das 7 da manhã ao meio-dia, mas já me ocorreu de dar com a “cara na porta” já por volta das 11:45h. Cheguei lá e estavam fechando os portões que a separam do restante da igreja.

cappella-sistina-santa-maria-maggiore-3

Enquanto a Capela Sistina é aberta à visitação dos turistas quando não há missas, e é possível tirar fotos no local, a Capela Paolina dá acesso somente àqueles que querem um momento de recolhimento ou oração. As fotos são absolutamente proibidas, mas entre silenciosamente, sente em um dos bancos e admire com seus olhos (que são a melhor máquina fotográfica do mundo!) a beleza desse lugar. Ela também é ricamente decorada com pinturas, afrescos e muito ouro.

A visita guiada aos mosaicos bizantinos da fachada e à escala helicoidal de Bernini

Para quem tem tempo e vontade, é possível fazer alguns passeios guiados à parte (e pagos) pela basílica. Um deles, que dura cerca 30 minutos, é dedicado aos lindíssimos mosaicos bizantinos da fachada original da igreja e à escala helicoidal construída por Bernini.

Para comprar o passeio, com vários horários durante o dia e ao custo de 5 euros, basta ir ao guichêzinho que fica ali na entrada ou na sacristia, comprar o ingresso e esperar o horário da visita.

santa-maria-maggiore-13

No momento da visita o guia da própria basílica vai explicando o passeio simultaneamente em italiano e inglês, se houver público para os dois idiomas.

À diferença dos mosaicos internos que são bem mais antigos, aqueles da fachada são “somente” do séc. XIII e alguma das suas cenas narram a história da origem da basílica: os sonhos que originaram a sua construção.

santa-maria-maggiore-15
A beleza dessa e das demais estátuas de anjos é indescritível. Você tem que ver ao vivo!

No pórtico onde estão os mosaicos também há lindos anjos com vestes douradas, e da sacada è possível ver a Via Merulana, e lá no fundinho outra basílica Papal de Roma: a Basílica de San Giovanni in Laterano.

santa-maria-maggiore-14

Após ver os mosaicos, precisamos passar pela sala dei papi (sala dos papas) para termos acesso à escada de Bernini.

A sala dos papas é um ambiente pequeno, construído pelo Papa Paulo V durante o seu pontificado (1605-1621) e nas paredes há retratos dos papas que foram muito ligados à história da igreja, alguns que até residiram ali, ou que mandaram construir capelas ou túmulos como jazigo de família.

scala-bernini-santa-maria-maggiore

Após visitar ambiente, passamos à parte “curiosa” do passeio: uma obra arquitetônica de Bernini. Essa escada estreita ainda se encontra em uso até hoje, porque há aposentos eclesiásticos em alguns ambientes da igreja. Mas o que ela tem de tão especial? Se você observar a foto, a escada è “vazia” no meio, ela não possui um eixo. Para evitar que a escada desmoronasse sem o eixo, ele usou duas estratégias. Os degraus na verdade são “enfiados” dentro das paredes e dos andares do prédio, e essa é a sua sustentação. Outro truque é a inclinação quase imperceptível dos degraus, fazendo com que o peso do corpo humano fique na ponta do degrau e não no meio dele.

Curiosidade

Bernini morou em uma casa que fica de frente para a lateral esquerda da igreja. Existe uma placa na frente da casa, dizendo que ela morou ali com seu pai, o também escultor Pietro Bernini.

casa-del-bernini-roma

Após seu falecimento, o corpo foi enterrado em um jazigo no interior da basílica.

Basílica Papal de Santa Maria Maggiore

Endereço: Piazza di Santa Maria Maggiore 42

Site: http://www.vatican.va/various/basiliche/sm_maggiore/index_en.html

Horário: Abre todos os dias das 7h às 19h.

Visitas guiadas: Há visitas guiadas aos mosaicos e escala de Bernini (a que eu fiz!), quanto aos subterrâneos da Basílica (nunca fiz!). As visitas custam 5 euros e tem uma a cada meia hora das 10 às 16h.

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

2 thoughts on “A Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, seus mosaicos bizantinos e a escala de Bernini

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top