A efervescência da Street Art, em Roma, nasceu tanto em bairros periféricos quanto naqueles que estão bem próximos ao centro, mas que viveram décadas de desvalorização após o fechamento das fábricas que davam vida à essas áreas, e que outrora atraíram a classe operária.
O Wall of Fame, que fica num cantinho de Roma que acho super criativo, e que conheci porque a minha melhor amiga (e irmã de alma) morava em um loft em frente ao muro super colorido.
Posso ousar dizer que a Wall of Fame que fica na Via dei Magazzini Generali, no bairro Ostiense, é a irmãzinha mais jovem da East Side Gallery de Berlim.
Os grafitti começaram a ser criados durante o Out Door Urban Festival de Roma, em 2010, pelo artista JB Rock, que pintou os rostos de personagens famosos pelos quais ele tinha uma admiração pessoal, ou que em algum modo influenciaram o seu percurso pessoal e artístico. A sua arte pode ser vista nos vinte e seis rostos pintados no muro vermelho.
Em 2011 foi pintado o muro azul, com a colaboração de artistas italianos e estrangeiros.
O Out Door Urban Festival, que esse ano iniciará em 20 de setembro, está com motos bens inpiradores: “The street is changing” e “Arte como extraordinário instrumento de diálogo e união” (original: Arte come straordinario istrumento di dialogo e aggregazione).
Será que após a edição de 2014 teremos mais painéis extraordinários cobrindo os muros da cidade?
Veja mais um pouco do mix em arte de rua e arquitetura popular + pós industrial do Bairro Ostiense:
Como chegar:
O mural fica na Via dei Magazzini Generali.
A Estação de metrô mais próxima é a parada Piramide, linha B.