viver na europa sem ralo

Pensei que tivesse virado definitivamente a página e me acostumado para sempre em não morar em uma casa com ralos até o dia em que… tive filhos! E a partir daí comecei novamente a me dar conta que Viver na Europa é viver sem ralo!

De vez em quando as crianças deixam alguma comida ou bebida (geralmente suco, iogurte ou sorvete) caírem no chão, e tenho que dar tantas passadas de pano de chão, que tudo o que eu desejo nessa hora é uma normal casa com um ralo.

Mas já que viver na Europa é se acostumar sem manicures brasileiras, sem babás e empregadas domésticas, sem tanque de lavar roupa, muitas vezes sem varal para estender a roupa… diante dos tantos “sem” da vida na gringolândia, o que é viver sem ralo???

A coisa mais engraçada e, pela qual felizmente nunca passei, é que muitos brasileiros simplesmente resolvem dar um faxinão na casa (leia-se faxina brasileira e não faxina europeia com paninhos molhados!) e jogam um baldão de água com sabão na cozinha e no banheiro, depois colocam bastante sabão, ligam o rádio no pagode/sertanejo, e começam a esfregar com a vassoura…

Muitas vezes não satisfeitos jogam mais água e mais sabão, até perceber que a água não está escoando.

viver sem ralo na europa
Crédito: Shutterstock

Incrédulos, a primeira coisa que vem em mente é… o ralo com certeza está entupido!

Partindo da premissa do ralo entupido, é hora de começar a procurar pelo dito cujo. Com certeza ele deve estar escondido em algum canto de casa.

A essa altura do campeonato, dependendo do grau de limpeza, o cômodo já virou uma piscina e começa a subir aquele frio pela espinha. Pois é, caro(a) amigo(a), você vai ter que pegar todas as toalhas da casa para enxugar o banheiro ou a cozinha todo ensaboados!

Esperando que o restante da casa não seja de carpete ou de compensado de madeira, e que a água não invada os outros cômodos.

Uma das minhas amigas me contou as suas agruras para conseguir enxugar 2 cômodos totalmente alagados. Demos muitas risadas, mas acredito que na hora, deve dar mesmo é muita raiva e desespero!

Calma! O problema pode ter solução…

viver-na-europa
Crédito: Sportsteridersitaly

Se você mora em um apartamento construído pelo menos até os anos 60, e em cujo banheiro não foi feita nenhuma grande obra pelo menos de mudança do piso, vai encontrar uma tampa de metal que só é aberta com uma chave de fenda. Pois bem, essa tampa esconde uma espécie de “ralo à italiana”. Para esse ralo são mandadas as tubulações da pia, da banheira e do bidê. Eu não teria coragem de abrir isso aí não! Bleargh!

Portanto, querido(a) leitor(a) muita atenção antes de querer deixar a sua casa brilhando e faça como os europeus: aposente o seu rodo e renda-se definitivamente ao esfregão mop, que aqui na Itália se chama mocio!

Crédito imagem destacada: Shutterstock.


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

8 thoughts on “Viver na Europa é viver sem ralo!

  1. Fiquei curiosa, porque não existem muitas manicures brasileiras por ai? falta de mão de obra ou a manicure não consegue sobreviver sendo manicure?

    1. As razões são várias: o pessoal não faz tanta unha como a gente no Brasil; para ser manicure é necessário fazer o curso de esteticista e ter um negócio próprio ou trabalhar dentro de uma clínica de estética (e não no salão de cabeleireiro).

  2. Sou afortunada! Além de Manicure brasileira, tenho quarto de lavar com tanque e varal no sol. O meu banheiro tem um ralo desses aí, eu nunca abri. Mas quando minha mãe e tia vieram me visitar, acharam que a casa merecia uma esfregada das boas com água e sabão! Abriram o tal ralo e verteu um cheiro horrível por dias!!! Afff.
    Mas viver na gringa é abstrair que quem serve a sua comida toca no dinheiro, e tudo bem! Isso sim me cobra esforço. Beijos desde a Espanha, olé.

    1. Uma vez vi abrirem esse ralo, quando fizeram obra no meu outro apartamento. Blearghhhhhhhh. Nojentíssimo! Quanto a tocar na comida com a mão de dinheiro… prefiro fechar os olhos! Porque isso é realmente péssimo. Beijosssssssss, Poli!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.