Você está aqui
Home > Atrações > Visitar o Castelo Sant’Angelo no dia das atrações grátis

Visitar o Castelo Sant’Angelo no dia das atrações grátis

Roma não é uma cidade com atrações e museus baratos. Porém a cidade é um museu ao céu aberto! Mas todas as atrações que se encontram na lista top ten dos mais visitados da cidade são pagos, com exceção dos primeiros domingos do mês quando as atrações e museus sob a égide do Ministério dos Bens Culturais são grátis. Para saber a lista completa, clique aqui.

castelo-sant-angelo-8

Então, para poupar alguns euros e fazer um crash test, dessa vez resolvi visitar o Castelo Sant’Angelo no dia das atrações grátis. Por ser um dia de domingo eu sabia que teria fila, então o problema era saber se eu teria paciência para esperar. Cheguei na fila às 15:19 e às 15:42 eu estava dentro do castelo. Valeu a pena!

Um monumento eclético

De túmulo do Imperador Adriano, a fortaleza papal, prisão, aposentos renascentistas elaborados inclusive pelas mãos de Michelangelo

O imperador Adriano mandou construir o monumento em 123 d.C. para que fosse o seu sepulcro e também o dos seus familiares. Para um grande imperador, um grande túmulo!

castelo-sant-angelo-13
Em um dos pátios internos, a fachada da Capela de São Cosme e Damião, santos patronos dos Médicis de Florença. Projeto de ninguém menos que Michelangelo!

Funcionou como sepulcro até 403 d.C., quando por vontade do imperador Onório, foi transformado em um castelo fortificado. Várias riquíssimas famílias romanas tentaram ser proprietárias, para ali se protegerem.

Papa Nicolò III, que pertencia à família Orsini, uma das proprietárias da fortaleza, mandou construir o Passetto di Borgo: a passagem coberta e protegida que liga o Castelo diretamente ao Vaticano.

castelo-sant-angelo-9
Essa muralha que liga o Castelo ao Vaticano, é o famoso “corredor de fuga dos papas” chamado Passetto di Borgo.

Em 1367, papa Urbano V se refugiu ali após o exílio de Avignon. A partir desse momento os papas usam o local como refúgio fortificado em caso de perigo.

Do século XVI até o século XIX o Castelo perdeu pouco a pouco a função de fortaleza, para virar uma prisão. Muitos opositores dos papas foram aprisionados ali, pelo menos até 1870, quando Roma foi proclamada capital do Reino da Itália.

castelo-sant-angelo-3

Você pode ler a história completa no site oficial do Castelo: http://www.castelsantangelo.com/castello.asp

Arte, beleza e afrescos

Papa Júlio II, aquele que encomendou o Moisés a Michelangelo, e que mandou construir a Via Giulia em 1508 (com 1 km de extensão era a rua mais comprida de Roma naquela época), morou no Castelo Sant’Angelo por aproximadamente 1 ano, enquanto decidia as obras dos seus aposentos no Palácio Vaticano. Resolveu colocá-las nas mãos de Rafael Sanzio e foi assim que nasceram as Estâncias de Rafael.

castelo-sant-angelo-10

Justamente graças ao fato de ter sido uma residência papal há salas ricamente decoradas com afrescos e ouro.

Ademais, o Castelo hospeda um museu onde podem ser vistos desde esculturas de época romana, cerâmicas e porcelanas, a quadros e objetos militares da época em que o local ainda era uma fortaleza.

O momento mais esperado: a vista panorâmica 360 graus

Em quinze anos que moro em Roma acho que essa foi a terceira visita ao Castelo Sant’Angelo. Sem negar em momento algum a importância histórica do monumento, a cada andar que eu subo, procuro logo por janelas, sacadas e pórticos… ou seja, um modo para observar a maravilhosa vista panorâmica de Roma em 360 graus.

castelo-sant-angelo-12

castelo-sant-angelo

castelo-sant-angelo-11

Que eu saiba só existem 4 lugares em Roma onde é possível ter uma vista panorâmica de todos os lados da cidade: o Castelo Sant’Angelo, a Villa Maraini (sede do Instituito Suíco), o terraço do Vittoriano e a Cúpula da Basílica de São Pedro.

castelo-sant-angelo-4

Nesse domingo à tarde a luz de outono estava perfeita, com um lindo céu azul e uma brisa que temperava o clima: nem quente, nem frio. Estava tudo perfeito!

E que modo melhor de poder admirar a Cidade Eterna em toda a sua beleza?

castelo-sant-angelo-14

Museo Nazionale di Castel Sant’Angelo

Endereço: Lungotevere Castello 50

Horários: De terça a domingo, das 9 às 19:30h. A bilheteria fecha às 18:30h.

Site: http://castelsantangelo.beniculturali.it/

Preço: 10,50 euros


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

4 thoughts on “Visitar o Castelo Sant’Angelo no dia das atrações grátis

  1. Parabéns pelo blog, sucesso! Adorei o post, também estou fazendo um no meu blog sobre esse tema, se quiser dar uma olhadinha, sempre é bom trocar figurinhas, né? hahahaha

    Um abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top