Início Atrações Castelo Sant’Angelo, Roma: O Antigo Túmulo do Imperador Adriano

Castelo Sant’Angelo, Roma: O Antigo Túmulo do Imperador Adriano

Publicado em:

Uma das principais atrações turísticas de Roma, podemos dizer que o Castelo Sant’Angelo é uma atração de atravessou os milênios de forma eclética:

De túmulo do Imperador Adriano, a fortaleza papal, prisão, aposentos renascentistas e arquiteturas elaboradas pelas mãos do Michelangelo e outros grandes artistas

O imperador Adriano mandou construir o monumento em 123 d.C. para que fosse o seu sepulcro e também o dos seus familiares e dos imperadores vindouros. Para um grande imperador, um grande túmulo!

Leia Mais:

A sepultura foi construída no que na época era uma periferia de Roma, o Ager Vaticanus, localizada do outro lado do Rio Tibre.

Infelizmente Adriano morreu antes de ver o túmulo pronto. Será o imperador seguinte, Antonio Pio, a concluir as obras e transportar então as cinzas do Adriano para lá.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

castelo-sant-angelo-8

Castelo Sant’Angelo: monumento que acompanha a história de Roma

O Castelo Sant’Angelo funcionou como sepulcro até 403 d.C., quando por vontade do imperador Onório, foi transformado em um castelo fortificado.

Várias riquíssimas famílias romanas tentaram ser proprietárias, para ali se protegerem dos eminentes perigos que poderiam ser invasões, mas também inundações ou epidemias de peste.

castelo-sant-angelo-13
Em um dos pátios internos, a fachada da Capela de São Cosme e Damião, santos patronos dos Médicis de Florença. Projeto de ninguém menos que Michelangelo!

Papa Nicolò III, que pertencia à família Orsini, uma das proprietárias da fortaleza, mandou construir o Passetto di Borgo: a passagem coberta e protegida que liga o Castelo diretamente ao Vaticano.

Se você assistiu ao filme Anjos e Demônios, com certeza lembra quando os personagens protagonistas percorrem o corredor.

castelo-sant-angelo-9
Essa muralha que liga o Castelo ao Vaticano, é o famoso “corredor de fuga dos papas” chamado Passetto di Borgo.

Em 1367, papa Urbano V se refugiu ali após o exílio de Avignon. A partir desse momento os papas usam o local como refúgio fortificado em caso de perigo. Inclusive por volta de 1395, os papas decidem transformar o Castelo no refúgio dos tesouros do Vaticano.

Em 1527, durante a invasão dos lanquenês, o Papa Clemente VII se refugiou por vários meses dentro do castelo.

A partir do século 19, o Castelo perdeu pouco a pouco a função de fortaleza, para virar uma prisão. Muitos opositores dos papas foram aprisionados ali, pelo menos até 1870, quando Roma foi proclamada capital do Reino da Itália.

castelo-sant-angelo-3

Arte, beleza e afrescos do Castelo Sant’Angelo

Papa Júlio II, aquele que encomendou o Moisés a Michelangelo, e que mandou construir a Via Giulia em 1508 (com 1 km de extensão era a rua mais comprida de Roma naquela época), morou no Castelo Sant’Angelo por aproximadamente 1 ano, enquanto decidia as obras dos seus aposentos no Palácio Vaticano.

Resolveu colocá-las nas mãos de Rafael Sanzio e foi assim que nasceram as Salas de Rafael.

castelo-sant-angelo-10

Justamente graças ao fato de ter sido uma residência papal há salas ricamente decoradas com afrescos e ouro.

Ademais, o Castelo hospeda um museu onde podem ser vistos desde esculturas de época romana, cerâmicas e porcelanas, a quadros e objetos militares da época em que o local ainda era uma fortaleza.

++ Leia Mais | Fontana di Trevi: a mais majestosa e famosa fonte de Roma

O momento mais esperado: a vista panorâmica 360 graus

Em vinte anos que moro em Roma acho que essa foi a terceira visita ao Castelo Sant’Angelo.

castelo-sant-angelo-12
Sem negar em momento algum a importância histórica do monumento, a cada andar que eu subo, procuro logo por janelas, sacadas e pórticos… ou seja, um modo para observar a maravilhosa vista panorâmica de Roma em 360 graus.

castelo-sant-angelo

castelo-sant-angelo-11

Que eu saiba só existem 4 lugares em Roma onde é possível ter uma vista panorâmica de todos os lados da cidade: o Castelo Sant’Angelo, a Villa Maraini (sede do Instituito Suíco), o terraço do Vittoriano e a Cúpula da Basílica de São Pedro.

castelo-sant-angelo-4

Nesse domingo à tarde a luz de outono estava perfeita, com um lindo céu azul e uma brisa que temperava o clima: nem quente, nem frio. Estava tudo perfeito!

E que modo melhor de poder admirar a Cidade Eterna em toda a sua beleza?

castelo-sant-angelo-14

Museo Nazionale di Castel Sant’Angelo

Endereço: Lungotevere Castello 50

Horários: De terça a domingo, das 9 às 19:30h. A bilheteria fecha às 18:30h.

Site: http://castelsantangelo.beniculturali.it/

Preço: 10,50 euros

Você pode ler a história completa no site oficial do Castelo: http://www.castelsantangelo.com/castello.asp

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo blog, sucesso! Adorei o post, também estou fazendo um no meu blog sobre esse tema, se quiser dar uma olhadinha, sempre é bom trocar figurinhas, né? hahahaha

    Um abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -