Os Museus do Vaticano são uma das atrações mais visitadas do território italiano ou, a bem da diplomacia, do Vaticano.
Geralmente as filas dobram o quarteirão para visitá-lo durante o dia, por isso independente de visitá-lo de dia ou à noite, ou em qualquer época do ano, a solução ideal para desfrutar do que o museu tem para oferecer de melhor é se organizar e comprar o bilhete fura-filas com antecedência.
Ao invés, os sortudos que visitarem Roma entre a primavera e o outono, a dizer entre a última sexta-feira de abril e a última sexta-feira de outubro podem comprar ingressos para a visita noturna aos Museus do Vaticano.
Leia também:
- Passeio Guiado na Capela Sistina: Contrate uma guia brasileira em Roma
- Via Ápia, Roma: A Beleza Rústica do Parque dos Aquedutos
- Devoção em Roma, cidade dos ex-votos e das Nossas Senhoras
A visita é efetuada das 19 às 23h, com última entrada às 21h30. Conforme explicado no próprio site, o museu começa a ser evacuado meia hora antes do encerramento, ou seja, às 22h30. Os bilhetes são vendidos em lotes de horários a cada meia-hora: 19h, 19h30, 20h, 20h30, 21h. Geralmente os bilhetes para o primeiro horário acabam rapidamente
Com a abertura à noite, essa é uma das poucas ocasiões para poder ver a Capela Sistina vazia. Acredite, isso é possível.
Não perca seu precioso tempo em filas enormes!
Como realizar a visita noturna aos Museus do Vaticano?
Para participar da visita noturna aos Museus do Vaticano é necessário reservar com antecedência. Não são vendidos bilhetes na hora, portanto, não vá para a fila. A venda abre disponibilidade 60 dias antes da data da visita.
Segundo o próprio site oficial dos Museus Vaticanos, o percurso é resumido e é possível ver somente: o museu Pio Clementino, o Museu Egípcio, as galerias superiores (Galeria dos Candelabros, Galeria dos Tapetes e dos Mapas), as Salas de Rafael, o Apartamento Borja, a Coleção de Arte Religiosa Moderna e a Capela Sistina.
Portanto, para uma visita noturna mais relaxada e sem correrias, programe-se para entrar no primeiro horário (19h) ou no máximo no segundo (19h30).
O site oficial fica em: www.museivaticani.va
Passo a passo dos ingressos para ver os Museus do Vaticano à noite
A seguir simulei algumas opções para a compra de ingressos para os Museus do Vaticano. Vejam as disponibilidades a seguir:
Para o mesmo dia: ingressos somente para as 21:00h
Para a semana seguinte: não há mais ingressos para o primeiro horário (19h)
Essa simulação foi feita em Maio e monitorei bastante as visitas durante a média e alta temporadas. Muitas pessoas me perguntam se é realmente necessário comprar bilhetes com antecedência e, caso não o façam, quanto tempo ficarão na fila. Acredito que em Junho e Julho será necessário comprar com uma antecedência ainda maior.
Dicas para aproveitar ao máximo a visita noturna aos Museus do Vaticano
Compre ingressos para as 19h ou no máximo para as 19h30. Meu conselho é que você compre para as 19h. Por quê? Porque vai entrar no primeiro horário e, realmente, vai ver o museu quase vazio. Quando eu estava terminando a visita, vi que já estava “meio cheinho”. Claro que nunca vai se comparar à muvuca das visitas diurnas. Nunca!
Clique nos bairros para dicas de hotéis testados e aprovados em Roma | ||||
---|---|---|---|---|
Termini | Fontana di Trevi | Campo de' Fiori | Pantheon | Trastevere |
Circo Máximo | Termini | Vaticano | Praça Navona | Piazza di Spagna |
Termini | Trastevere | Coliseu | Vaticano | Termini |
Para conseguir o horário das 19h, principalmente nos meses de julho e agosto, é necessário reservar com pelo menos 2 semanas de antecedência.
Chegue “relativamente cedo” na fila. Eu cheguei às 18h45. Por volta das 18h50, a fila já começou a andar e fomos posicionados na frente dos detectores de metais. Às 19h em ponto os primeiros da fila já estavam dentro do museu.
O resumo de tudo é: reservar com antecedência e chegar uns 15-20 min antes do horário de abertura.
Dá para fazer o percurso em 2 horas.
Como é a visita noturna aos Museus do Vaticano?
As imagens falam mais do que mil palavras.
Vejam essa foto de uma visita feita há alguns meses, no horário diurno. A foto está tremida, porque estava muito cheio e não dava nem tempo para parar e fotografar.
Vejam as fotos a seguir da visita noturna, chegando no primeiro horário.
A melhor recordação foi ter visto a Capela Sistina quase vazia, com lugar para sentar nos bancos e apreciar o teto. Não cheguei a contar, mas éramos menos de 70 pessoas dentro da Capela Sistina.
Não preciso dizer que vale a pena! Uma experiência mais do que inesquecível.
Site e bilheteria oficial dos Museus Vaticanos: http://www.museivaticani.va/
Como chegar aos Museus do Vaticano e quando abre?
Os Museus do Vaticano ficam praticamente colocados na Praça e Basílica de São Pedro, mas a entrada fica “virada para o outro lado”. Então leva-se cerca de 10 minutos a pé da Praça/Basílica para os Museus e vice-versa.
Há duas estações de metrô (linha A, de cor laranja) que deixam pertinho: Ottaviano e Cipro. São cerca de 5 minutos a pé.
Os museus abrem de segunda a sábado das 9 às 18h. Abrem somente um domingo por mês (o último) quando a entrada é gratuita, mas o horário é reduzido: das 9 às 14h.
Ele também não abre em feriados religiosos, nem no Natal ou Reveillon.
Mais dicas de viagem, história e cultura:
- Império Romano: História e Curiosidades da Roma Antiga
- Supplizio: happy hour perto do Campo de’ Fiori
- Bagnaia e o esplêndido jardim italiano da Villa Lante
- Euro: a Moeda Comum de 19 países da União Europeia
- Mercato Campagna Amica: Feira e Mercado Gastronômico perto do Circo Máximo
Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem
- Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
- Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
- Aluguel de carro
Luciana!!!! Que post mais lindo!!!! Muito obrigada!!! Acabamos de comprar nosso ingresso para a visita noturna em 27/09!!!! Vai ser muito especial!!!! Grazie,grazie,grazie!!!!
Espero que vocês curtam bastante. Depois me contem como foi.
Abs,
Lu
Há possibilidade de adquirir no local auidoguia em português para a visita noturna? Já comprei os ingressos e não observei isso.
Sim, tem guichê para audioguia, inclusive em portugues, dentro do museu.
Abs,
Luciana
Obrigado pelas fotos, dá para comparar muito bem entre a visita diurna e noturna – e que diferença! Acho que depois disto ninguém vai querer visitar de dia rsrsrsrs 🙂
Filipe,
Realmente a visita noturna é uma experiência totalmente diferente e muito mais positiva.
Avs,
Luciana
Acabei de comprar ingressos para maio. Não consegui o horário de 19h, pois o primeiro que estava aberto para a compra era as 20hrs. Obrigada pelas dicas. E parabéns pelo blog, está incrível.
Oi, Luciana! Comprei agora o ingresso noturno para maio seguindo a sua dica, visito sempre seu site! Adoro! 😀
bahh q otima dica! nao sabia q dava pra visitar a noite, assim aproveita o maximo de sol la fora!
Cho-ca-da!!! Museu do Vaticano sem multidão!!! Dica anotada para a próxima ida em Roma. Fiquei só sonhando com a Capela Sistina quase só para mim…
Ai, tudo que eu queria. Adoro museu e essa possibilidade noturna faz o dia render mais. Pena que é só na baixa estação. Nós que viajamos em férias escolares não temos como aproveitar essa opção.
Nem imaginava que havia estas visitas noturnas, considerando a foto da visita diurna super lotada, vale muito a pena!
Que demais! Vale muito a pena mesmo, hem? Detesto lugares cheios e com certeza toparia ir aos Museus Vaticanos em uma visita noturna.
Que dica excelente! Não fazia ideia que existia esse tour noturno. O Vaticano é perfeito e poder ver isso com mais tranquilidade é tudo que a gente quer. Parabéns pelo post!
Eu visitei de dia e estavam seguranças na Capela Sistina a insistir para as pessoas irem sempre andando…. uma multidão, tive que fingir que não entendia o segurança para conseguir apreciar um bocadinho do tecto. Certamente experimentarei a visita noturna no futuro…
Olá, entrei no site dos ingressos do vaticano e em visita noturna, mas acredito que não aparece o passeio descrito aqui. Só abre para compra no mês de abril também?
Saberia dizer se ainda é só nas sextas feiras? Não estarei em Roma em uma sexta e gostaria muito de fazer o passeio com menos pessoas…
Abre 60 dias antes. Então agora em Fevereiro estará online.
E, sim, ainda é às sextas-feiras.
Abs,
Lu
pena chego 29/10…
Mas nessa época começa a baixa temporada e as filas começam a ser um pouco menores.
Abraços,
Luciana
Dia 20 de outubro teria possibilidade de visitar noturna Vaticano?
Dura até dia 28 de outubro.
Boa viagem!
Luciana
Oii! Irei em maio, vou participar de uma audiência com o Papa e pensei em ver os museus depois disso, mas agora lendo seu Post sobre as visitas noturnas, fiquei muito mais empolgada. Compensa mais? E dos dois possíveis caminhos qual é mais bonito e interessante?
A abertura noturna possui um percurso reduzido, mas dá para ver todos os principais ambientes dos Museus.
Quanto à abertura diurna, o que aconselho é ***não*** pular Le Stanze di Raffaello para chegar antes na Capela Sistina.
Os aposentos papais pintados por Rafael (na minha humilde opinião) possuem uma beleza à altura da Capela Sistina.
Abs e boa viagem 🙂
Oi!! Estou indo na última semana de maio e estamos na dúvida se vale mais a pena comprar o ingresso para o primeiro horário para quarta feira, ou o primeiro horário da noite na sexta feira. Preferia ter a opção de ver todos o museu, uma vez que a noite é uma visita menor permitida. Será que na quarta feira de manhã vai estar muito cheio?? Obrigada pelas dicas!
Olha, eu fiquei realmente encantada com a visita noturna. Não sei a trocaria por uma diurna, mesmo que seja no primeiro horário.
Acredito que na quarta pela manhã não deve estar lotado porque tem a audiência geral com o Papa e muitos vão primeiro à Praça São Pedro.
Porém, certeza de uma visita “vazia”, somente aquela noturna mesmo.
Abs e boa viagem
Oi!
Estou adorando suas dicas sobre Roma.
O Omnia Vatican Pass dá direito a essa visita?
Obrigada!
Não! As visitas noturnas não estão incluídas nos passes. Abs, Luciana
Quem tem o Omni pass pode fazer esse passeio noturno?
como faço para fazer a reserva ?