You are here
Home > Atrações > Museu Crypta Balbi: a Cidade Eterna revela os seus segredos

Museu Crypta Balbi: a Cidade Eterna revela os seus segredos

Há muitos anos passo regularmente bem perto, quando não na porta mesmo, do Museu Nacional Romano Crypta Balbi. Com tanta coisa para ver e conhecer em Roma, e com a facilidade de ir quando quero, fui sempre deixando para depois, para depois, para depois… até que no verão passado resolvi tirá-lo da minha lista de lugares para ver/coisas para conhecer.

museo-romano-crypta-balbi-2
Uma das colunas do Pórtico

Minha curiosidade voltou a aumentar desde que a alguns poucos anos decidiram colocar esse enorme painel na fachada do museu, com a frase La città svela i suoi segreti (trad.: A cidade revela os seus segredos). Digamos que a chamada é bem intrigante, não é? Mexe com a nossa curiosidade, afinal, se não fossemos curiosos, revistas como a Caras e similares não fariam tanto sucesso!

museus-de-roma-crypta-balbi-10
Para vocês verem um exemplo do percurso: aqui nessa parte é explicada a evolução geográfica do local em época imperial (que vai mais ou menos do I séc a.c. ao IV séc d.c.). O local onde estamos é esse na parte frontal do teatro semi-circular.

E foi com vontade de conhecer os segredos da minha cidade, que reservei algumas horas para visitar o Crypta Balbi. Aconselho reservar no mínimo (mas mínimo mesmo, hein!) 3 horas para visitar este museu. A proposta dele é percorrer mais ou menos doze séculos de história romana.

museus-de-roma-crypta-balbi-2
Muitas ânforas e vasos romanos encontrados durante as escavações. Vistos pessoalmente são lindos. Minhas pobres fotos não realçam a beleza original vista com os nossos olhos! Ademais, fotografar com reflexo do vidro também não ajuda, né? 🙂
museo-crypta-balbi-roma
Além das ânforas foram encontrados muitos objetos de metal para montar a cavalo, o que fez deduzir que a um certo ponto o lugar foi utilizado como estrebaria.

Cada uma das quatro sedes do Museu Nacional Romano, mesmo tendo a proposta em comum de revelar a antiguidade ao público, possui uma característica diferente. O Museu Crypta Balbi (Cripta de Balbo) nos conduz pela evolução dessa parte da cidade e nos mostra como o prédio em questão, além de todos os prédios ao redor, mudaram o seu uso durante esses 10-12 séculos. Ali existia um dos mais imponentes pórticos romanos: o Pórtico Minucia. Outro de igual importância, e que hoje pode ser visto no Gueto Hebraico, é o Pórtico de Otávia.

museus-de-roma-crypta-balbi-3

Grandes transformações ocorreram tanto durante o auge do Império Romano, quanto após o seu declínio (sem esquecer de citar os saques de Roma por tribos bárbaras a partir mais ou menos do ano 450 d.C.) e durante a Idade Média, época em que muitos prédios pagãos foram destruídos, transformados em igrejas ou depredados, tendo suas partes mais preciosas (mármore, por exemplo) sido retiradas para construir vilas de famílias ricas e palácios de cardeais e papas, por exemplo.

museus-de-roma-crypta-balbi-5

Essa sede do museu romano é uma das poucas que permite percorrer a evolução da cidade de Roma, através da análise da transformação urbanística ocorrida nessa área de Roma que se chamava Campo Marzio (Campo de Marte), e o museu está no Largo Argentina (antiga área sacra onde Júlio Cesar foi esfaqueado e assassinado por Brutus), Piazza Venezia, Gueto Hebraico e Trastevere.

museus-de-roma-crypta-balbi-6
Coleção de moedas antigas: moedas do Império Romano e do Reino Ostrogodo. Saibam que a partir do séc V d.C. Roma foi invadida pelas populações bárbaras do norte da Europa.

No local existia um antigo teatro, um dos três teatros romanos existentes na Roma Antiga (o único que restou intacto até hoje é o Teatro de Marcelo), construído pelo aristocrata, político e militar Lucio Cornelio Balbo, em 13 a.C. Desde então o conjunto de prédios que existia no local teve vários usos: teatro, pórtico, igreja com convento, armazém, lojas de artesãos, matadouro e até um lixão! Pasmem!

museus-de-roma-crypta-balbi-7
Foto do subterrâneo: cada degrauzinho desse (cheio de limo!) representa como a cidade foi “subindo”. Cada um representa mais ou menos 1 a 1,5 séculos de história.
museo-romano-crypta-balbi-3
A visita guiada ao subterrâneo é feita a cada hora, em italiano e inglês e explica toda a evolução daquela área de teatro, templo, igrejas e bodegas, por esse motivo o nome da rua é Via delle Bottege Oscure (Rua das Bodegas Escuras)

No museu existe todo um percurso explicando essas transformações não só do conjunto de prédios, mas de toda a área urbana ao redor, exibindo também todos os achados das escavações feitas até os anos 80 do século passado. Também é possível visitar a área subterrânea do museu e ver como a cidade antiga era bem mais embaixo do que a cidade atual: nessa localidade a diferença era de aproximadamente 8 metros.

museus-de-roma-crypta-balbi-8
Essa foto mostra a altura das antigas várias fases de Roma e, hoje em dia, a rua onde passam os ônibus, a Via delle Botteghe Oscure.

Pessoal, o acervo do museu é bem vasto. Sei que nem todos têm muito tempo em uma viagem para dedicar muitas horas a museus, mas se você tiver uma oportunidade, vai por mim, o Museu Crypta Balbi merece o seu tempo e a sua atenção.

museus-de-roma-crypta-balbi-9
Uma foto panorâmica de uma das salas, onde também podemos ver alguns frescos romanos.

Boa visita!

Museo Nazionale Romano Crypta Balbi

Site: http://archeoroma.beniculturali.it/en/museums/national-roman-museum-crypta-balbi

Endereço: Via delle Botteghe Oscure 31

Preço: O bilhete custa 7 euros, é válido 3 dias e dá direito a visitar todos os quatro museus nacionais romanos.

Dias e Horários: Fechado às segundas-feiras. De terça a domingo, das 9 às 19:45. A visita ao subterrâneo (para ver o subsolo de Roma) nos seguintes horários: 10.45, 11.45, 12.45, 14.45, 15.45, 16.45. De outubro a Fevereiro, excluído o horário das 16:45.


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

10 thoughts on “Museu Crypta Balbi: a Cidade Eterna revela os seus segredos

  1. Pingback: Visitar as quatro sedes do Museu Nazionale Romano com apenas 7 euros | Turismo em Roma
  2. Nossa, adoro esse tipo de museu!! Anotei aqui pra minha visita a Roma, que não tem data ainda, infelizmente, mas já estou salvando tudo porque depois vc não lembra + onde leu o que…(vou salvando tudo em um Google Maps)

    1. Fernanda, também tenho uma pastinha no meu computador onde guardo informações para viagens/destinos que me interessam. Espero você aqui em Roma :-), Lu

      1. Então não sei se já esteve na cripta arqueológica em Paris, na frente da Notre Dame. Esse post me lembrou muito de lá! Eu adorei e foi uma bela surpresa (conheci Paris 10 anos atrás e a cripta não estava em nenhum guia e não existiam blogs pra contar os segredos pra gente rs, foi realmente uma descoberta!)

        1. Nunca estive na de Paris, mas, quem sabe, em uma próxima visita. Obrigada pela dica! Adoro trocar figurinhas sobre viagens.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top