Início Outros Destinos Campania As deliciosas muçarelas de búfala de Paestum

As deliciosas muçarelas de búfala de Paestum

Publicado em:

Dependendo do seu roteiro, programe uma viagem gastronômica no sul da Itália e curta todas as oportunidades de provar as iguarias regionais.

De norte a sul do país há verdadeiras delícias gastronômicas. Algumas delas conquistaram o paladar de todo o país e também do mundo inteiro, e outras ficam bem a nível regional mesmo.

Hoje contaremos a degustação de um dos produtos italianos que mais fazem sucesso no mundo: a muçarela de búfala.

Leia também:

Tivemos o privilégio de irmos até um dos tradicionais locais de produção: Battipaglia, na província de Salerno. Essa localidade geográfica da Itália é conhecida como Cilento.

Caso a sua viagem inclua Nápoles, Pompeia, a Costa Amalfitana, ou se estiver viajando em direção ao sul da Itália, percorrendo a autoestrada Salerno-Reggio Calabria, faça um desvio de percurso e vá até Battipaglia ou Paestum.

muçarela de búfala

Existem duas localidades famosas na Itália pelas muçarelas de búfala e ambas estão no sul. Além de Battipaglia (Salerno) também há grande produção em Mondragone (Caserta). Quem estiver viajando de Roma para o Sul, passará primeiro por Caserta e depois por Salerno.

Já saímos de Roma com os endereços dos produtores que queríamos visitar.

Como nosso objetivo também era conhecer Paestum, tivemos sorte, porque a fazenda que escolhemos ficava coladinha no sítio arqueológico e no museu arqueológico.

O produtor possui um pequeno restaurante, onde há várias opções para degustar os produtos da búfala crus (muçarela, ricota e outros queijos feitos com leite de búfala) ou pratos cozinhados (linguiças ou até guisado feito com a carne desse animal).

++ Pizza Napolitana: a história da pizza que conquistou o mundo

++ 20 comidas típicas italianas para provar na sua viagem

O que comemos?

Nos trouxeram um amuse bouche que era um rocambole de muçarela de búfala com presunto cru e rúcula. Acompanhado de um cestinho de pães bem gostosinhos.

Pedimos uma panzanella de pão integral com tomates e uma muçarela de búfala. O garçom nos aconselhou a não pedir outro prato antes que terminássemos esse, porque provavelmente ele saciaria a nossa fome e não daria espaço para mais nada. Dito e feito!

Mas somos gulosos e decidimos provar a torta caseira recheada com ricota de búfala e peras. Estava muito boa.

O vinho que bebemos também era do território local.

Gastamos 34 euros para duas pessoas: prato principal, vinho (três copos), água, sobremesa e café.

No local também há um supermercadinho e vendem tudo o que a gente possa imaginar, feito com a carne ou o leite da búfula. Pasmem, mas até o sabão líquido do banheiro é feito com leite de búfula.

Foi ótimo, gostei da experiência de degustação de produtos da búfala, diretamente do produtor para a mesa. Só fiquei com pena de não ter podido ir também ao outro produtor. Isso porque mudamos de planos e resolvemos ir jantar em Castellabate.

Azienda Agricola Barlotti

Via Torre di Paestum 1 – Tel: 0828/811146

Site: http://www.barlotti.it/

Mais dicas da Itália para a sua viagem:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: