Dependendo do seu roteiro, programe uma viagem gastronômica no sul da Itália e curta todas as oportunidades de provar as iguarias regionais.
De norte a sul do país há verdadeiras delícias gastronômicas. Algumas delas conquistaram o paladar de todo o país e também do mundo inteiro, e outras ficam bem a nível regional mesmo.
Hoje contaremos a degustação de um dos produtos italianos que mais fazem sucesso no mundo: a muçarela de búfala.
Leia também:
- Passes para visitar Nápoles, Pompeia, Costa Amalfitana e arredores
- O que fazer em Pompeia [Guia com Mapas]
- Como chegar em Pompeia saindo de Roma
Tivemos o privilégio de irmos até um dos tradicionais locais de produção: Battipaglia, na província de Salerno. Essa localidade geográfica da Itália é conhecida como Cilento.
Caso a sua viagem inclua Nápoles, Pompeia, a Costa Amalfitana, ou se estiver viajando em direção ao sul da Itália, percorrendo a autoestrada Salerno-Reggio Calabria, faça um desvio de percurso e vá até Battipaglia ou Paestum.
Existem duas localidades famosas na Itália pelas muçarelas de búfala e ambas estão no sul. Além de Battipaglia (Salerno) também há grande produção em Mondragone (Caserta). Quem estiver viajando de Roma para o Sul, passará primeiro por Caserta e depois por Salerno.
Já saímos de Roma com os endereços dos produtores que queríamos visitar.
Como nosso objetivo também era conhecer Paestum, tivemos sorte, porque a fazenda que escolhemos ficava coladinha no sítio arqueológico e no museu arqueológico.
O produtor possui um pequeno restaurante, onde há várias opções para degustar os produtos da búfala crus (muçarela, ricota e outros queijos feitos com leite de búfala) ou pratos cozinhados (linguiças ou até guisado feito com a carne desse animal).
++ Pizza Napolitana: a história da pizza que conquistou o mundo
++ 20 comidas típicas italianas para provar na sua viagem
O que comemos?
Nos trouxeram um amuse bouche que era um rocambole de muçarela de búfala com presunto cru e rúcula. Acompanhado de um cestinho de pães bem gostosinhos.
Pedimos uma panzanella de pão integral com tomates e uma muçarela de búfala. O garçom nos aconselhou a não pedir outro prato antes que terminássemos esse, porque provavelmente ele saciaria a nossa fome e não daria espaço para mais nada. Dito e feito!
Mas somos gulosos e decidimos provar a torta caseira recheada com ricota de búfala e peras. Estava muito boa.
O vinho que bebemos também era do território local.
Gastamos 34 euros para duas pessoas: prato principal, vinho (três copos), água, sobremesa e café.
No local também há um supermercadinho e vendem tudo o que a gente possa imaginar, feito com a carne ou o leite da búfula. Pasmem, mas até o sabão líquido do banheiro é feito com leite de búfula.
Foi ótimo, gostei da experiência de degustação de produtos da búfala, diretamente do produtor para a mesa. Só fiquei com pena de não ter podido ir também ao outro produtor. Isso porque mudamos de planos e resolvemos ir jantar em Castellabate.
Azienda Agricola Barlotti
Via Torre di Paestum 1 – Tel: 0828/811146
Site: http://www.barlotti.it/